Autor Tópico: Colunas  (Lida 7453 vezes)

pafp

• Piccolo

• *
  • 20
Colunas
« em: 06 de Junho, 2014, 13:41:12 »
Boas o meu fiat Brava de 2001 tem 6 colunas de origem que nunca foram mudadas.
Como comprei um rádio novo pionner mvh-160ui 4x50 queria mudar de colunas qual é que aconcelham comprar, 2 vias separadas com crossover.
Ou metendo só um amplificador nas colunas antigas resolve o problema?
Ob

« Última modificação: 06 de Junho, 2014, 13:50:50 por pafp »

pafp

• Piccolo

• *
  • 20
Re: Colunas
« Responder #1 em: 08 de Junho, 2014, 22:02:41 »
Não há ninguém que me possa ajudar por favor.

MrOverclock

• Encartado

• *
  • 89
« Responder #2 em: 09 de Junho, 2014, 01:20:50 »
As colunas das portas ainda são as de origem? Quando comprei o meu (de 2000) vinha com essas colunas todas rotas e davam um som muita ranhoso! De origem vem lá com umas ovais meias manhosas de uma medida quase impossível encontrar. Se não encontrares essa medida, eu pelo menos, consegui lá colocar umas de 17" redondas da Pioneer (marca do meu rádio), que trouxe do carro antigo.

As colunas da frente (as que estão no tablier ao pé do vidro) são apenas uns tweeters muito pequenos que em principio não deverão precisar de mudar. Não dá para lá colocar umas colunas. Eu desmontei a grelha e o que está no meu carro está em bom estado, não mexi!

Atrás o antigo dono deixou-me umas colunas bem grandes na chapeleira com potencia QB... portanto no meu caso só troquei o rádio e as colunas das portas.

Na minha opinião: esquece amplificadores em colunas fracas/velhas. Mais vale ter um rádio porreiro (que já parece teres) com umas colunas porreiras. Amplificador só mesmo se tiveres montado mais de 4 colunas ou um subwoofer. Lembra-te que à frente não são propriamente colunas, não contam... Pode dar-se o caso de quereres instalar umas colunas todas XPTO que justifiquem um amplificador... Mas penso que nunca se justifica nas colunas de origem. As da frente acho que até eram de 35W... Esse rádio até tem potencia a mais para elas :p

Espero ter ajudado
« Última modificação: 09 de Junho, 2014, 01:25:47 por MrOverclock »
Fiat Bravo 1.2 Sport

pafp

• Piccolo

• *
  • 20
« Responder #3 em: 09 de Junho, 2014, 09:15:52 »
Desde já ob, sim as colunas são todas de origem eu quando comprei o carro era novo de stand.
Tenho 2 tweetrs a beira dos vidros, 2 nas portas frente e 2 traseiras.
Então o que aconselhas comprar?

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #4 em: 09 de Junho, 2014, 11:03:30 »
Desde já ob, sim as colunas são todas de origem eu quando comprei o carro era novo de stand.
Tenho 2 tweetrs a beira dos vidros, 2 nas portas frente e 2 traseiras.
Então o que aconselhas comprar?

Tens 6 tweeters? :huh:

Eu aconselho-te a comprares colunas novas com mais potência, mas, antes diz-nos que potência têm as que tens instaladas.

pafp

• Piccolo

• *
  • 20
« Responder #5 em: 09 de Junho, 2014, 11:15:34 »
Tens razão não me expliquei bem, só tenho dois tweeters na frente por cima do tablier, mais dois nas portas da frente penso ser woofers e mais 2 nas traseiras.
No manual do carro dizem ser de 35W mas nunca confirmei isso nas próprias colunas.
Não consigo desfradar a porta para ver as colunas que estão lá.

« Última modificação: 09 de Junho, 2014, 11:18:57 por pafp »

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #6 em: 09 de Junho, 2014, 11:32:52 »
Não consegues desfardar, por desconhecimento do procedimento!

Eu esquecia os tweeters e trocava as colunas com potência apropriada ao novo autorádio.

pafp

• Piccolo

• *
  • 20
« Responder #7 em: 09 de Junho, 2014, 11:36:22 »
Não consegues desfardar, por desconhecimento do procedimento!

Eu esquecia os tweeters e trocava as colunas com potência apropriada ao novo autorádio.

Sim por desconhecimento será dificil?
que aconselhas então para as colunas frente e traseiras e desde já o meu ob.

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #8 em: 09 de Junho, 2014, 11:44:03 »
Coloca  4 colunas de 50W, já cumprem a função.

Quanto ao desfardamento, será uma operação bastante simples, basta que procedas à remoção de todos os parafusos de fixação e o restante será pernos de encaixe, que facilmente desencaixam com um pequeno puxar.
« Última modificação: 09 de Junho, 2014, 11:53:50 por lovefiat »

pafp

• Piccolo

• *
  • 20
« Responder #9 em: 09 de Junho, 2014, 11:52:47 »
Coloca  4 colunas de 50W, já cumprem a função.

Quanto ao desfardamento, será uma operação bastante simples, basta que procedas à remoção de todos os parafusos de fixação e o restante será pernos de encaixe, que facilmente desencaixam com um pequeno puxar.

Se poderes dizer que marca deva comprar e modelo agradecia.
Ob

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #10 em: 09 de Junho, 2014, 12:02:52 »
Se poderes dizer que marca deva comprar e modelo agradecia.
Ob

Marcas existem muitas, a escolha é mediante o teu poder de compra, de preferência marcas conceituadas (sony,pioneer...).
Quanto ao modelo, lá está, terás de desfardar as portas ou se tiveres acesso às mesmas pelo exterior e veres que colunas tens, pois a compra terá de obedecer ao espaço disponível, até pode dar-se o caso de já terem potência suficiente para o novo autorádio, só verificando.

pafp

• Piccolo

• *
  • 20
« Responder #11 em: 09 de Junho, 2014, 13:01:49 »
Marcas existem muitas, a escolha é mediante o teu poder de compra, de preferência marcas conceituadas (sony,pioneer...).
Quanto ao modelo, lá está, terás de desfardar as portas ou se tiveres acesso às mesmas pelo exterior e veres que colunas tens, pois a compra terá de obedecer ao espaço disponível, até pode dar-se o caso de já terem potência suficiente para o novo autorádio, só verificando.

Ok vou tratar disso e depois digo alguma coisa.
Vou desfradar uma das portas e ver que coluna está lá, a traseira é mais fácil pq tenho acesso a ela.
Obrigado

MrOverclock

• Encartado

• *
  • 89
« Responder #12 em: 10 de Junho, 2014, 03:07:51 »
Deixo aqui umas fotos o estado em que encontrei as minhas colunas, como é o local onde elas estava e as colunas que lá coloquei.

Estas não são nada de especial. Se bem me lembro custaram-me à volta de 35€ e hoje em dia há uma versão mais atual que no nome só acrescenta uma letra. Mas penso que seja praticamente a mesma coisa. O preço mantem-se abaixo dos 40€, se não estou em erro! Dão bom som, mas nada do outro mundo... Tem poucos graves.

« Última modificação: 10 de Junho, 2014, 03:08:58 por MrOverclock »
Fiat Bravo 1.2 Sport

T S

• Abarth

• *
  • 3244
« Responder #13 em: 10 de Junho, 2014, 09:34:30 »
Estavam em muito mau estado :huh:

está diferente o som?  :d_grin:
   Fiat Panda YOUNG

pafp

• Piccolo

• *
  • 20
« Responder #14 em: 10 de Junho, 2014, 19:00:03 »
Aqui estão as fotos das colunas da porta da frente ovais 16 cm e das traseiras 13 cm.
Não diz a potencia delas, agora a questão o que comprar dentro destes diametros?

« Última modificação: 10 de Junho, 2014, 19:04:56 por pafp »