Autor Tópico: Engasganços Dedra 2.0ie  (Lida 2300 vezes)

NetEnforcer

• Moderação
  • Abarth

• 2720
Engasganços Dedra 2.0ie
« em: 16 de Junho, 2014, 17:45:24 »
Viva malta!

O meu 2.0ie 117 cv's lembrou-se num dia após ter levado uns miminhos (mudança de oleo e um rotor novo, a tampa não havia na altura) começar a engasgar-se forte e feio.... não subia de rotação, com pata a fundo, demorava imenso a subir das 2.000 para as 2.500 rpm's, etc..

Meti o rotor antigo e a coisa lá "melhorou". Pensei eu...bem, isto está mesmo a precisar de uma tampa nova.

Ontem meti a tampa nova e o bicho ficou melhor, mas mesmo assim ainda se nota um engasgo. Entretanto, faz-me uma nova: se fizer uma rotunda a fundo, à medida que o carro se inclina, parece que corta completamente a gota...o carro deixa de responder...quando endireita, o carro volta a ganhar vida.

Será que há problemas na bomba de gasolina/tubagens? Tubagem à saida da bomba?

Entretanto o que levou novo:

- Velas (tem tipo 4 meses)
- Rotor e tampa do distribuidor da Intermotor (o rotor novo é mais estreito que o que lá estava...a referência é a certa. Há problema?)
- Filtro de ar e de óleo

Ficou a faltar filtro de gasolina e ver as tubagens. Só que o carro ficou assim quando meti o rotor novo e não troquei a tampa. A partir daí nunca mais ficou direito.

Palpites/dicas?
Alfa Romeo 146 1.4 Twin Spark Lusso 1999 <-- Adeus bom amigo!
Lancia Dedra 2.0 Turbo 1991 <-- Roubado :(
Fiat Punto 1.3jtd Sound 2005 <-- Au revoir!
Fiat Tipo 1.4 DGT 1990 <-- Panzer
Lancia Y10 1.1 Elite 1994 <-- Fun fun fun!
Lancia Dedra 2.0 ie 1990 <-- A relíquia!

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Engasganços Dedra 2.0ie
« Responder #1 em: 16 de Junho, 2014, 18:26:29 »
mete gota :P
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

NetEnforcer

• Moderação
  • Abarth

• 2720
« Responder #2 em: 16 de Junho, 2014, 18:38:01 »
mete gota :P

LOL

Tenho 11 litros no depósito :p

Ah desde que esta situação começou, quando tenho tipo 5 ou 6 lts (de acordo com o painel digital), o gajo nas subidas começa a falhar mesmo do género "não tenho gota nenhuma"...

Antes daquela revisão "geral", estava tudo ok. Deverei ver tubagens e bomba de gasolina?

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #3 em: 16 de Junho, 2014, 19:08:26 »
Ya, mete meio deposito, eles não gostam de andar secos, e vê se esse tem filtro de gota

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
« Responder #4 em: 16 de Junho, 2014, 20:28:04 »
Por acaso n teras dado cabo da ligaçao em nenhum cabo da tampa? De qq forma n perdes nada em meter meio deposito e ver se melhora. ;)
Ou entao tinhas outra opçao, mas agora ja e tarde... Nao mexias!!!  :laugh:  :P

NetEnforcer

• Moderação
  • Abarth

• 2720
« Responder #5 em: 16 de Junho, 2014, 22:49:42 »
Por acaso n teras dado cabo da ligaçao em nenhum cabo da tampa? De qq forma n perdes nada em meter meio deposito e ver se melhora. ;)
Ou entao tinhas outra opçao, mas agora ja e tarde... Nao mexias!!!  :laugh:  :P

Ainda pensei nisso..aliás...quando mexi, disse à pessoa q estava comigo (*coff LUKE *coff*) "estes gajos não gostam de revisões nem cuidadinhos...sempre que lhes dás um mimo, os gajos ficam chateados e arreia sempre qq coisa"... não é que acertei mesmo?  :lol: :help:

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #6 em: 17 de Junho, 2014, 01:05:55 »
pah, o material tem sempre razão, agora tem de se perceber a razão do material :P

quanto a bomba de gota, elas não gostam de andar com o deposito seco.... remember the Croma?

NetEnforcer

• Moderação
  • Abarth

• 2720
« Responder #7 em: 17 de Junho, 2014, 08:28:30 »
pah, o material tem sempre razão, agora tem de se perceber a razão do material :P

quanto a bomba de gota, elas não gostam de andar com o deposito seco.... remember the Croma?

Pois....tenho de lhe meter meio depósito e praí de 98 com aditivos e o catano, a ver se a porcaria salta toda...secalhar o gajo tá todo entupido a tentar queimar impurezas em vez de gasolina  :sombrero:

Mas ontem saí com o gajo e continua a abanar-se todo sempre no mesmo regime: 1800 até as 2000 rpm's. A partir daí fica tranquilo. Mas nessa faixa, parece que estou dentro duma maquina de lavar na centrifugação.

Eu não mexi no avanço daquela porra...será alguma questão de afinação?

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #8 em: 17 de Junho, 2014, 09:59:02 »
Não, não deve ser daí, o ideal era medir a pressão de gota, maa tem de se ver se ha filtro ou não, o deposito com os anos fica sujo no fundo, e andnado com pouca gota, alem de gripar a bomba por sobreaquecimento, enfia com o lixo todo no sistema

rfsbaptista

• Zagato

• *
  • 1431

Masculino
  • Texto Pessoal
    Ruben Baptista - Almada
« Responder #9 em: 17 de Junho, 2014, 17:50:32 »
Sem alimento não se trabalha, seja uma pessoa ou um carro.  :D

Tens a certeza que a boia está a marcar bem? Ainda há umas duas semanas tive uma chatisse com a minha burra alemã que teimava em falhar em subidas valentes e curvas para a direita. Pensei que tinha o tubo de pesca dentro do depósito solto, já que só falhava quando a gota fugia do lado onde a tubagem a vai buscar. Quando fui tirar o gasoil do depósito para o poder abrir, tinha 3 litros lá dentro e marcava 1/4.  :laugh:

Não, não deve ser daí, o ideal era medir a pressão de gota, maa tem de se ver se ha filtro ou não, o deposito com os anos fica sujo no fundo, e andnado com pouca gota, alem de gripar a bomba por sobreaquecimento, enfia com o lixo todo no sistema

Vai uns tempos que no Tipo a bomba simplesmente agarrou com a lama que havia no fundo do deposito, de andar quase sempre na reserva. Já fora do carro foi ligar a uma fonte e "esforça-la" até largar a porcaria. Lá acabou por limpar e foi pôr no sítio.  :)
A bomba anterior a esta gripou por sobreaquecimento porque na altura já andava á anos a trabalhar com o depósito vazio. Mas a família não aprende e qualquer dia vai a actual ás couves.
/F/I/A/T/ Tipo 1.4 i.e. mk1 \'93 http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=26302.0

Opel Astra F Caravan 1.7. TD Turbo Intercooler '95

/F/I/A/T[/i][/u]/ Cinquecento 899 \'93 - Adeus e obrigado meu velho companheiro - http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=29922.0

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #10 em: 17 de Junho, 2014, 17:56:26 »
Pisa lá em baixa rpms com mudança alta, se o começar aos saltos é bobine nas couves...
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Fiat 600 71

• Ferrari

• *
  • 12363
« Responder #11 em: 18 de Junho, 2014, 04:14:04 »
O meu turbo ie a certa altura andou-me a fazer algo muito identico ao que relatas.

Vi bobine, troquei velas, troquei a tampa do rotor, o rotor, até o debimetro e tubos de vácuo de tudo e mais alguma coisa.. andei a apalpar todas as porcarias á volta.. o carro só o fazia ás vezes e nas condições que tu falas.. falhas, custar a subir de rpm e a partir de determinada rpm parecia que não tinha literalmente gasolina e eu não percebia o pq... pq pegava bem, ao relenti tava bom...

- Resumindo, no meu caso e parece-me que seja o teu também, era problema de ignição.. troquei os cabos de vela e ficou bom.. á vista os cabos estavam bons.. á noite aquele cofre parecia uma discoteca com 1 ou 2 cabos de vela a mandarem patanisca directa á cabeça..

- Também já apanhei um cujos sintomas eram falhar ligeiramente até ás 3000, começar a falhar que se farta até ás 4000 e a partir das 4000 calava-se praticamente (exactamente aquele sintoma de que falas da falta de gasolina)... era a bobine nas couves.

Se já trocaste as peças que trocaste... experimenta outros cabos de vela e particularmente aquele que vai da bobine ao rotor.. vê se ele anda encostado a alguma zona susceptivel de fazer patanisca a um ponto de massa qualquer.. se persistir experimenta outra bobine (só usa uma acho eu..)

Se não te safares, sabes onde é o tasco e onde se compram sagres. ;)

Joined 13 May, 2004

600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003

Member nº 182