Autor Tópico: Desabafo e pedido de aconselhamento  (Lida 5184 vezes)

pedrom76

• Recem chegado

• *
  • 7
Desabafo e pedido de aconselhamento
« em: 25 de Outubro, 2014, 16:17:40 »
Olá a todos,

Chamo-me Pedro e este é o meu primeiro post neste fórum para além do de apresentação que já realizei. Trata-se de um desabafo e de um pedido de aconselhamento a quem já viveu ou possa ajuizar sobre a situação que passo a descrever.

Há pouco mais de um ano, encontrei à venda um FIAT Barchetta Limited Edition de 1998 na cor Verde Stelvio cujo estado me levou a pensar que o dono não sabia a raridade que tinha em mãos. Para quem está a par desta versão, deve saber que foram produzidas aproximadamente 500 unidades nesta cor.

Decidi que o carro merecia um maior cuidado e acabei por comprá-lo por uma pechincha. Lentamente, iniciei a recuperação do carro: detalhe interior, repor a originalidade do carro, substituir peças que apresentassem um desgaste excessivo, etc… Enfim, o lento e habitual processo de recuperação que terminaria numa pintura e detalhe exterior.

No meio deste processo, no dia 21 de Agosto, entrego um carro a um mecânico cujo nome estava bem cotado num fórum de uma marca italiana. Sim, fiz questão de procurar alguém que oferecesse garantia de um bom serviço nem que para isso tivesse de percorrer umas boas dezenas de quilómetros. O objectivo desta minha ida era simplesmente mudar óleos, filtros, kit de distribuição (+ bomba de água) e resolver um problema do airbag (luz acesa). Na altura, pensava-se que o problema se prendia com a fita do airbag. No entanto, veio a descobrir-se que a origem do problema era a centralina do airbag.     

No dia 21 de Outubro consegui finalmente levantar o carro, após várias tentativas frustradas para o fazer. As desculpas para o carro não ser levantado tinham que ver sobretudo com a questão da centralina e, nos últimos dias, com o facto do carro ainda não ter ido à inspecção, um serviço que acabei por pedir dados os atrasos sucessivos.

Na oficina, aquando do levantamento do carro, fiz uma pequena vistoria ao carro e tudo me pareceu OK. Mal saio com o carro da oficina, deparo-me com um primeiro problema: um dos difusores de ar da parte central estava partido. Bastou uma subida ligeiramente íngreme para este difusor me cair no colo. Ao chegar a casa, olho para o forro do hardtop e descubro que este tinha partes descoladas. Noto que o carro foi entregue com o forro em boas condições. Para terminar, ao estacionar o carro na garagem, deparo-me com um bocado de plástico que me parecia familiar junto à alavanca de velocidades. Era apenas uma  parte do botão da porta do lado do condutor que permite activar o fecho central!

Obviamente, telefonei imediatamente ao mecânico e confrontei-o com estas situações. "Vamos averiguar o método" ou "Vamos averiguar o que se passou" foram expressões que ouvi recorrentemente do outro lado da linha. Talvez dada a minha imensa frustração, não pude deixar de sentir um vazio nestas palavras. Espero estar enganado. A verdade é que passados estes dias, ainda espero o telefonema prometido desse mesmo mecânico com a tão recorrentemente referida "averiguação do método".

Na eventualidade da oficina não assumir a responsabilidade pelo que fez, que medidas sensatas acham que devo tomar? Paguei por um serviço de reparação/manutençao e termino com um carro a necessitar de peças novas!

Obrigado.

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Desabafo e pedido de aconselhamento
« Responder #1 em: 25 de Outubro, 2014, 17:23:27 »
É uma oficina mesmo ou é alguém que "trabalha" na garagem lá de casa?

Tens factura dos serviços que pagaste?

Caso seja uma empresa com porta aberta, eu começava por reclamar por escrito no livrinho vermelho... Depois fazia uma reclamação por carta registada para a morada da empresa com cópias para o Centro de Arbitragem do Sector Auto e para a ASAE.

Após isto aguardas a reacção da oficina... Se não houver reacção e se achares que "a coisa tem pernas para andar" a teu favor, recorres ao Julgado de Paz da tua área de residência.

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

pedrom76

• Recem chegado

• *
  • 7
« Responder #2 em: 25 de Outubro, 2014, 17:38:34 »
É uma oficina mesmo ou é alguém que "trabalha" na garagem lá de casa?

Tens factura dos serviços que pagaste?

Caso seja uma empresa com porta aberta, eu começava por reclamar por escrito no livrinho vermelho... Depois fazia uma reclamação por carta registada para a morada da empresa com cópias para o Centro de Arbitragem do Sector Auto e para a ASAE.

Após isto aguardas a reacção da oficina... Se não houver reacção e se achares que "a coisa tem pernas para andar" a teu favor, recorres ao Julgado de Paz da tua área de residência.

É uma oficina mesmo e tenho factura dos serviços que paguei. Obrigado pela dica; parece-me a melhor estratégia a seguir.

Deveria existir um site nacional com a avaliação do serviço prestado pelas oficinas  (se existe, não conheço). Iria evitar alguns dissabores aos consumidores mais incautos.

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #3 em: 25 de Outubro, 2014, 17:49:04 »
É uma oficina mesmo e tenho factura dos serviços que paguei. Obrigado pela dica; parece-me a melhor estratégia a seguir.

Deveria existir um site nacional com a avaliação do serviço prestado pelas oficinas  (se existe, não conheço). Iria evitar alguns dissabores aos consumidores mais incautos.

Nós aqui no forum temos 2 tópicos (EMPRESAS SEM BRIO) e (EMPRESAS COM BRIO) onde tentamos ir separando o trigo do joio, de acordo com as experiências e os feedbacks que cada um de nós vai tendo.

Se quiseres, passa pelo tópico respectivo e identifica a empresa, relatando sucintamente a tua má experiência!
« Última modificação: 25 de Outubro, 2014, 18:35:54 por Artur Branco »

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

T S

• Abarth

• *
  • 3244
« Responder #4 em: 25 de Outubro, 2014, 18:31:27 »
Que grandes artistas trabalham nessa oficina  :boxing_smiley:
Seguindo os bons conselhos do Artur, espero que consigas reparar os danos que anteriormente não existiam...o gajo não liga, chateia-o tu!

Boa sorte  ;)
   Fiat Panda YOUNG

pedrom76

• Recem chegado

• *
  • 7
« Responder #5 em: 26 de Outubro, 2014, 23:09:13 »
Obrigado pelas sugestões.

Vou fazer para que nos próximos dias haja alguns desenvolvimentos neste caso.

afonsopatrao

• Zagato

• *
  • 1737

Masculino
« Responder #6 em: 27 de Outubro, 2014, 06:05:46 »
Ora bem, dá-me a sensação que alguém na oficina fez do Barchetta um carro para impressionar e usou-o como seu, porventura sem grandes cuidados. Quantos kms tinha a mais?

Quanto à reacção: eu começava por escrever uma carta identificando os danos e estabelecendo um prazo para a sua reparação. Esta carta tem pelo menos o efeito jurídico da interrupção da prescrição e do início de contagem de juros de mora.

Se ele não responder nem actuar, eu tentava de seguida um Centro de Arbitragem (seja o que o Artur falou, seja o centro de arbitragem de litígios de consumo de Coimbra). Se a oficina aceitar sujeitar-se a arbitragem, a resolução é rápida e barata.

Espero que corra tudo pelo melhor...

pedrom76

• Recem chegado

• *
  • 7
« Responder #7 em: 27 de Outubro, 2014, 23:53:17 »
Hoje, já tive um avanço significativo neste processo. A oficina acabou por assumir a responsabilidade pelos danos causados.

Obrigado pelo apoio.  :t_up:

jmonteiro

• Abarth

• *
  • 3829

Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
« Responder #8 em: 28 de Outubro, 2014, 10:42:51 »
Boa sorte na resolução..
Só uma questão, como resolveram o problema da luz do airbag acesa?

pedrom76

• Recem chegado

• *
  • 7
« Responder #9 em: 28 de Outubro, 2014, 22:18:58 »
Boa sorte na resolução..
Só uma questão, como resolveram o problema da luz do airbag acesa?

Obrigado. Não resolveram. Vou ter de ser eu a arranjar uma centralina usada (TRW 46443798). Felizmente, há a barchettaparts.com e o ebay.

jmonteiro

• Abarth

• *
  • 3829

Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
« Responder #10 em: 29 de Outubro, 2014, 09:47:59 »
Obrigado. Não resolveram. Vou ter de ser eu a arranjar uma centralina usada (TRW 46443798). Felizmente, há a barchettaparts.com e o ebay.
é que o meu punto mk2 acho que esta com mesmo problema.
http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=32467.msg541980#msg541980

NetEnforcer

• Moderação
  • Abarth

• 2720
« Responder #11 em: 30 de Outubro, 2014, 09:06:32 »
Há muito, muito tempo atrás, venderam-me uma história que os airbags tinham uma "validade" e passado essa validade, a luz acendia e ficava para sempre acesa.

Se é verdade ou não.....deixo aqui pos experts da cena!

Quanto à oficina, acho que já te deram aqui bons conselhos! Tenta resolver a bem e vai até onde a tua paciencia te permitir...se não der a bem, então aí passas a resolver a mal.

Boa sorte!
Alfa Romeo 146 1.4 Twin Spark Lusso 1999 <-- Adeus bom amigo!
Lancia Dedra 2.0 Turbo 1991 <-- Roubado :(
Fiat Punto 1.3jtd Sound 2005 <-- Au revoir!
Fiat Tipo 1.4 DGT 1990 <-- Panzer
Lancia Y10 1.1 Elite 1994 <-- Fun fun fun!
Lancia Dedra 2.0 ie 1990 <-- A relíquia!

jmonteiro

• Abarth

• *
  • 3829

Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
« Responder #12 em: 30 de Outubro, 2014, 11:04:58 »
Também já venderam isso.. Mas eu experimentei 2 airbag's.. eu acho que as fichas estão a precisar de ser limpas  :P

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #13 em: 06 de Novembro, 2014, 18:17:56 »
A validade está no selo, a luz indica anomalias  :t_up:

jmonteiro

• Abarth

• *
  • 3829

Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
« Responder #14 em: 07 de Novembro, 2014, 10:58:31 »
A validade está no selo, a luz indica anomalias  :t_up:
A partida é as fichas que ligam a centralina de airbag que precisam de ser limpas  ;)