Olá pessoal cá estou de novo para vos relatar mais uma ocorrência. (tenho que criar o DB)

Mesmo assim:
Descobri que não vale a pena limpar a EGR sem desmontar o corpo da borboleta e ver o estado em que está o colector de admissão.
Bem, nunca tinha visto nada assim.....
Anexo foto seguidamente.
Isto nunca foi limpo...!!!
Daí não adiantar substituir MAF, pois o problema reapareceu poucos Km depois, a MAP, nem se via, estava esférica com tanto carvão. teve que estar de molho para amolecer.
Para limpar a admissão há três alternativas ou se desmonta aquela gaita toda incluindo a distribuição, pois há uns quantos parafusos que não saem devido ao posicionamento da bomba.
A outra é tentar aspirar aquela porcaria toda correndo o risco de aquele carvão se entalar nas válvulas e ele nunca mais pegar (que foi o meu caso)

, ou com um spray próprio para limpeza de admissões.
Não pode ser daqueles para travões ou similares que contenham éter ou álcool quando não as bielas podem vir espreitar cá fora do bloco

E pronto, ele está na oficina para mais uns mimos e deve ficar pronto hoje (espero)...
Gostei de partilhar mais esta experiência convosco pode ser sempre útil a alguém.
Grande abraço.