Autor Tópico: Punto 1.3 multijet Van - direcção assistida eléctrica morreu  (Lida 1868 vezes)

rramalho

• Recem chegado

• *
  • 4
Punto 1.3 multijet Van - direcção assistida eléctrica morreu
« em: 22 de Dezembro, 2014, 14:53:01 »
Boas,

Já procurei no fórum sobre o assunto mas encontrei resposta para o que queria. O meu Fiat Punto começou há uns tempos a acender a luz da DA. Ao fim de algum tempo o motor desliga-se e a direcção fica muito pesada, o que é esperado.

No meu mecânico foram soldadas as pistas do motor, o que durante algum tempo resolveu o problema. Agora, com o Inverno voltaram os problemas.

Pelo que percebi o meu Punto mk2 é do tipo B, porque tem os faróis grandes. Pelo que li já em vários lugares o que pode ter morrido é o sensor de binário...

A única coisa que acho realmente estranha é que isto só acontece quando chove. Se parar de chover, um ou dois dias depois a luz nem acende e tudo funciona às mil maravilhas.

Tenho medo de ir gastar dinheiro (a coluna de direção é MUITO cara), e depois o problema ser outra treta qualquer, relacionada com problemas eléctricos mais... Esotéricos... :(

Alguém me consegue ajudar nisto???

Muito obrigado desde já...

Feliz Natal a todos!

--
Ricardo

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Punto 1.3 multijet Van - direcção assistida eléctrica morreu
« Responder #1 em: 22 de Dezembro, 2014, 15:08:54 »
Verifica os pontos de massa no compartimento do motor.

Hás de ter um por baixo do tabuleiro da bateria e depois na cx de velocidades. Desaperta, vê a integridade do cabo e limpa a zona com uma escovinha de aço. Depois proteges com massa de cobre e voltas a apertar.

Um mau contacto nos pontos de massa é capaz de provocar inúmeros problemas desses... Esotéricos!!!

Outro ponto a verificar é as ligações do motor da DA à centralina que fica por baixo do volante. Fichas fora e um pouco de spray limpa-contactos lá para dentro!

Costuma-se dizer que "cautela e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém".

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

rramalho

• Recem chegado

• *
  • 4
Re: Punto 1.3 multijet Van - direcção assistida eléctrica morreu
« Responder #2 em: 22 de Dezembro, 2014, 15:28:49 »
Ok,

Vou tentar fazer isso. Não me parece nada do outro mundo. :) O meu pai tem o carro numa garagem seca e tem andado com ele, e diz-me sempre que a luz nem sequer acende. Se o trago para casa e começa a chover (não tenho garagem e vivo em Sintra... Aqui está sempre húmido mesmo...), no dia seguinte, máximo dois dias depois começa a passar-se.

Obrigado!

Se houverem mais sugestões agradeço!