Autor Tópico: Aumento nos consumos - MAF?  (Lida 6245 vezes)

breakpulse

• Moretti

• *
  • 160
Aumento nos consumos - MAF?
« em: 09 de Fevereiro, 2015, 09:42:22 »
Boas companheiros,

Venho relatar uma situação que tem vindo a acontecer no meu GP Sport.

Á uns meses valentes que tenho sentido o rendimento do carro a decrescer, digo, performance a diminuir e consumos a aumentar. Posso dizer que fazia na boa 5 litros aos 100 e neste momento é raro fazer abaixo de 6, então o ultimo foi 7L/100.
Quando tudo começão prai em outubro, levei o carro a um mecânico da zona, ligado à maquina fomos puxar pelo carro, e aquilo a pressão do turbo não estava normal, desligou-se a MAF e depois já acusava a pressão certa, ele disse-me que era a MAF que estava marada.

Não a troquei ainda, tenho andado a ver se arranjo aquilo mais barato, porque 200€ pela MAF parece-me excessivo, mas mesmo assim o consumo nunca foi tão alto como agora...

A MAF poderá mesmo, aumentar assim os consumos desta maneira?

Outra pergunta, é se tenho mesmo de meter uma MAF com a referência igual, ou posso usar uma MAF por exemplo de outro carro que tenha um 1.3 da Fiat? tipo Corsas, doblo, fiorino, strada, etc? apesar de terem outro codigo

Já me disseram que bastava ter os 4 pinos que iria funcionar... Estava mais numa de gastar até 60/70€ numa MAF de algum carro acidentado ou assim...

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
Re:
« Responder #1 em: 09 de Fevereiro, 2015, 10:10:02 »
Tás a ver se gastas dinheiro duas vezes? Nisso o barato sai sempre caro,quantos kms é que já fizeste depois de ires ao mecânico?
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

breakpulse

• Moretti

• *
  • 160
Re: Aumento nos consumos - MAF?
« Responder #2 em: 09 de Fevereiro, 2015, 10:16:40 »
Bem, fiz a volta de 15 mil

http://www.mister-auto.pt/pt/medidor-de-massa-de-ar/fiat-punto-grande-punto-199-1-3-d-multijet-90cv_v18900_g3926.html

Será que se comprar o da bosch mais barato não funciona na mesma? É que eu já vi , pelo menos a olho, é igual nos GP's pré/pós 2007
« Última modificação: 09 de Fevereiro, 2015, 10:22:33 por breakpulse »

Borgata

• Zagato

• *
  • 1505

Masculino
  • Texto Pessoal
    Borgata Performance
    • Borgata Performance
« Responder #3 em: 09 de Fevereiro, 2015, 10:24:33 »
Limpa o sensor MAP primeiro

Abraço

breakpulse

• Moretti

• *
  • 160
« Responder #4 em: 09 de Fevereiro, 2015, 10:58:04 »
Obrigado, vou fazer isso antes de mais.  :t_up:

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #5 em: 09 de Fevereiro, 2015, 11:49:48 »
Já me disseram que bastava ter os 4 pinos que iria funcionar...

O caudal do grande punto de 90 cv é maior do que o do punto de 75 cv, daí haver a necessidade de utilizar Maf diferente no de 90 cv...

Funcionar até acredito que funcione, mas, está "limitada" na leitura do caudal ou seja lê menos do que a necessidade do motor do teu carro.

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #6 em: 09 de Fevereiro, 2015, 11:53:56 »
Outra pergunta, é se tenho mesmo de meter uma MAF com a referência igual, ou posso usar uma MAF por exemplo de outro carro que tenha um 1.3 da Fiat? tipo Corsas, doblo, fiorino, strada, etc? apesar de terem outro codigo

Da marca Fiat com os mesmos cv, será compatível, de outras marcas não recomendo...a opel utiliza um sistema de leituras de parâmetros diferente da Fiat.

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #7 em: 09 de Fevereiro, 2015, 11:54:24 »

Borgata

• Zagato

• *
  • 1505

Masculino
  • Texto Pessoal
    Borgata Performance
    • Borgata Performance
« Responder #8 em: 09 de Fevereiro, 2015, 12:45:51 »
O caudal do grande punto de 90 cv é maior do que o do punto de 75 cv, daí haver a necessidade de utilizar Maf diferente no de 90 cv...

Funcionar até acredito que funcione, mas, está "limitada" na leitura do caudal ou seja lê menos do que a necessidade do motor do teu carro.

As mafs são iguais no 75 e no 90, leem até 1200gr mais até do que precisam, e electrónicamente estão programadas muito identificamente e a quantidade admissao pouca diferença tem, e na opel o que muda é injeção e componentes da distribuição, e programação diferente, todos os outros sensores são iguais. Caixa etc muda também mas não interessa para o caso.

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #9 em: 09 de Fevereiro, 2015, 13:06:16 »
Borgata não estou de acordo contigo.

O de 95 cv, tem o coletor de admissão com entrada maior, os tubos da admissão maiores, o sensor map diferente, o intercooler com diâmetro superior e o difusor da caixa do filtro de ar com diâmetro maior, do que o de 75 cv...se isto é uma pequena diferença!   

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #10 em: 09 de Fevereiro, 2015, 13:38:58 »
As mafs são iguais no 75 e no 90, leem até 1200gr mais até do que precisam, e electrónicamente estão programadas muito identificamente e a quantidade admissao pouca diferença tem, e na opel o que muda é injeção e componentes da distribuição, e programação diferente, todos os outros sensores são iguais. Caixa etc muda também mas não interessa para o caso.

A única coisa que sei, é que as maf são iguais esteticamente ou seja têm o mesmo diâmetro, comprimento...quanto às leituras não sei, portanto e como sei que tens acesso às leituras acredito em ti.

Agora, o que sei é que várias peças da admissão do 95 cv são de diâmetro superior ao de 75 cv e como as referências das Maf na fiat são diferentes, deduzi que fariam/façam leituras dispares.

Borgata

• Zagato

• *
  • 1505

Masculino
  • Texto Pessoal
    Borgata Performance
    • Borgata Performance
« Responder #11 em: 09 de Fevereiro, 2015, 19:53:17 »
Primeiro não estou a falar do de 95cv, estou a falar do 75cv e 90cv, e como tal tudo o que disse é o que é. A nível de admissao a única diferença é o turbo ser geometria variavel é exactamente o mesmo mas variavel. Maf, map, colector, egr, tudo igual.
O 95cv é já bastante diferente mas isso não interessa para nada visto que o dele é de 90cv e eu só falei da compatibilidade do 75 com o de 90

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #12 em: 09 de Fevereiro, 2015, 22:11:42 »
Primeiro não estou a falar do de 95cv, estou a falar do 75cv e 90cv, e como tal tudo o que disse é o que é. A nível de admissao a única diferença é o turbo ser geometria variavel é exactamente o mesmo mas variavel. Maf, map, colector, egr, tudo igual.

Se reparares, estava a falar do 90 cv, desde o inicio, no último post enganei-me e escrevi 95 , quando queria escrever 90 , que é o motor que o carro do breakpulse tem.

Borgata, eu não gosto de alimentar mal-entendidos, sempre foste muito porreiro comigo quando te pedi ajuda... :t_up:

Só para esclarecer a situação estou a falar do grande punto de 75 e 90 cv, será que é destes carros que falas!? :huh:

Caso seja, acredita no seguinte, em comparação ao de 75cv o de 90 cv tem diferente;

-O coletor de admissão com bocal de diâmetro superior
-Os tubos da admissão com diâmetro superior
-O map diferente
-O intercooler com bocais de diâmetro superior

Mais, ainda tem mais uma quantas peças diferentes de mecânica...

Eu, quando falo das coisas é com conhecimento de causa.

Abraço.

Borgata

• Zagato

• *
  • 1505

Masculino
  • Texto Pessoal
    Borgata Performance
    • Borgata Performance
« Responder #13 em: 09 de Fevereiro, 2015, 22:36:11 »
E eu falo porque leio na internet, não mexo nesses motores quase todos os dias, nem tenho para lá peças dessas carroças aos pontapés.

Abraço

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #14 em: 09 de Fevereiro, 2015, 22:52:18 »
Esta discussão a mim, não me afeta minimamente, pois não tenho oficina aberta, portanto, quem ler estes comentários e comparar as peças que aqui falamos, tira as suas conclusões...

Abraço.