Autor Tópico: Brava 1.2 16 v aquece e não dispara a ventuinha  (Lida 4792 vezes)

trevas

• Recem chegado

• *
  • 9
Brava 1.2 16 v aquece e não dispara a ventuinha
« em: 14 de Abril, 2015, 23:50:45 »
Boa noite é a primeira vez que tou a postar.
Comprei um brava 1.2 16v de 1999 para mulher e tava a dar um jeito ao carrito pintura óleos filtros uma pequena revisão.o carro tinha uma coisa que eu não gosto de ver nos carros era o deposito de compensação com agua e todo sujo. Como aquilo  tava tao sujo que não se via a agua ou liquido. Tirei o deposito velho pus o novo tirei as mangueiras do radiador para a agua escorrer abri as duas purgas e fui juntando anticongelante ate sair pelo radiador montei as mangueiras no radiador ate sair pelas purgas. Pus o carro a trabalhar ate o termostato abrir e abri novamente as duas purgas até deitar liquido por ali e fechei as mesmas. fiz isto duas vezes e esperei que a ventoinha dispara se . Mas o que aconteceu não voltou a disparar sangrei novamente e não dispara.  Já tirei termostato já mudei a válvula de temperatura, já montei outra bomba de agua, já revi os fusiveis já não sei o que fazer. Pergunto o carro aquece até ao meio não passa dali a temperatura  ( a temperatura normal é no meio?)mas começa a ganhar pressão e manda o liquido pela tampa do deposito.
 o que posso fazer?
obrigado

er.loves fiat

• Maserati

• *
  • 5091

Masculino
Re: Brava 1.2 16 v aquece e não dispara a ventuinha
« Responder #1 em: 15 de Abril, 2015, 01:13:51 »
mas ja fazia isso antes? não deve passar do meio. se tiver pressão em demasia ~e mau

podes é ter a junta queimada....
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
« Responder #2 em: 15 de Abril, 2015, 08:19:28 »
Pelo que li no teu processo de sangrar o carro nao vi referido algo tipo "passar a sofagem para o quente" as vezes o facto de ficar ar no radiador da sofagem traz novos problemas, nao sei se nao sera esse o caso.

De qualquer forma se nao fazia isso antes parece-me demasiada coincidencia, precisamente na mesma altura que fazes limpeza ao circuito de refrigeraçao, avariar algo mais que impeça a ventoinha de ligar.
Eu julgo que seja o circuito ainda com ar...  :dry: mas nao posso dar a certeza.
Um componente a testar e o sensor que liga o ventilador...

trevas

• Recem chegado

• *
  • 9
« Responder #3 em: 15 de Abril, 2015, 15:48:17 »
sim já tinha posto a solfagem no quente , até já cheguei a tirar o termostato neste momento o carro não tem ligação á solfagem porque um dos tubos que vai para lá aquecia mas o que saia por vezes vinha quente mas outras vezes tava frio. mas mesmo assim a temperatura não passa do meio, e começa a mandar fora o liquido pelo deposito  desligo a fichada temperatura  e ele perde a pressão. pode ser a junta? pode ser o relé? que mais poderei fazer?
obrigado

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #4 em: 15 de Abril, 2015, 15:53:38 »
sim já tinha posto a solfagem no quente , até já cheguei a tirar o termostato neste momento o carro não tem ligação á solfagem porque um dos tubos que vai para lá aquecia mas o que saia por vezes vinha quente mas outras vezes tava frio. mas mesmo assim a temperatura não passa do meio, e começa a mandar fora o liquido pelo deposito  desligo a fichada temperatura  e ele perde a pressão. pode ser a junta? pode ser o relé? que mais poderei fazer?
obrigado

Pera lá que agora perdi-me... portanto anulaste a sofagem. E agora já tem termostato?
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

trevas

• Recem chegado

• *
  • 9
« Responder #5 em: 15 de Abril, 2015, 22:22:52 »
no termostato retirei o seu interior pois já não tinha a certeza se estava aberto ou não. Em relação a solfagem  fiz ligação directa sem passar pela mesma indo logo ligar a cabeça do motor.

naso

• Moderação
  • Maserati

• 8755

Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
« Responder #6 em: 16 de Abril, 2015, 00:34:16 »
Não é facil dizer o que pode ser, não sei se a tampa do vaso está boa, se o sistema está com pressão normal (em quente trabalha a 1 bar), se a temperatura do motor fica nos 90 graus ou sobe mais, basta estar algo com anomalia para o sistema não trabalhar bem.

Tens de testar a tampa a ver se veda até 1 bar, se perder pressão antes disso, está avariada, depois com o sistema purgado, por a temperatura proxima dos 90 graus e verificar se tem perto de 1 bar de pressão, testar se a ventoinha trabalha, etc... é testar do mais simples até ao mais complicado, se tudo estiver bem até pode ser a junta, mas não vale pensar logo no pior... digo eu  :blush:

89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

Mickey

• Zagato

• *
  • 1299

Masculino
Re:
« Responder #7 em: 16 de Abril, 2015, 11:51:00 »
Faz um teste rápido e simples, liga a ventoinha directamente e vê se a mesma funciona, podemos estar a mandar hipóteses para o ar e o problema ser mesmo a ventoinha avariada.

Outra situação a ver é de facto a tampa do reservatório, se já não estiver a 100% não vai "segurar" a pressão dentro do circuito e consequentemente vai sair o anticongelante.

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

trevas

• Recem chegado

• *
  • 9
« Responder #8 em: 16 de Abril, 2015, 18:20:38 »
obrigado pelas vossas ideias, já tinha testado a ventoinha diretamente e ela trabalha bem, falta ver com a tampa nova. Mas é muito estranho só queria mudar o raio do deposito porque tava híper porco e não se via nada para dentro e se calhar vou acabar por ter gastar mais do que podia obrigado mais uma vez.

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #9 em: 16 de Abril, 2015, 21:47:52 »
obrigado pelas vossas ideias, já tinha testado a ventoinha diretamente e ela trabalha bem, falta ver com a tampa nova. Mas é muito estranho só queria mudar o raio do deposito porque tava híper porco e não se via nada para dentro e se calhar vou acabar por ter gastar mais do que podia obrigado mais uma vez.

Tem calma, a junta num queima assim, mete a tampa e boa sorte...  :t_up: :t_up: :t_up:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

trevas

• Recem chegado

• *
  • 9
« Responder #10 em: 16 de Abril, 2015, 22:13:16 »
obrigado

trevas

• Recem chegado

• *
  • 9
« Responder #11 em: 20 de Abril, 2015, 22:33:14 »
Boa noite e obrigado pelas respostas afinal o problema maior era a tampa do vaso não aguentava a pressão.

naso

• Moderação
  • Maserati

• 8755

Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
« Responder #12 em: 21 de Abril, 2015, 22:28:55 »
Boa noite e obrigado pelas respostas afinal o problema maior era a tampa do vaso não aguentava a pressão.

Até nem é mau de todo quando os problemas são assim...  :smash: :smash:

89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #13 em: 22 de Abril, 2015, 00:01:51 »

Obrigado nada, prepara aí 1,5€, o proximo é teu:

:yeah: :yeah: :yeah: :yeah:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2