Autor Tópico: Bravo 1.2 de 2000 com motor com comportamento estranho  (Lida 7693 vezes)

orestes

• Piccolo

• *
  • 62
Re: Bravo 1.2 de 2000 com motor com comportamento estranho
« Responder #15 em: 23 de Junho, 2015, 19:51:06 »
Já vi algures algo semelhante e tinha a haver com o pedal de acelerador...gostava de conseguir ajudar mais!

MrOverclock

• Encartado

• *
  • 89
« Responder #16 em: 24 de Junho, 2015, 10:47:01 »
Verifica os tubos do vácuo, a ver se tens algum rachado ou roto.

Já verifiquei e pareceu-me tudo normal

Já vi algures algo semelhante e tinha a haver com o pedal de acelerador...gostava de conseguir ajudar mais!

Não me parece ser o caso, o pedal até tem alguma folga. Há dias com o tubo de admissão fora do sitio reparei que quando ele demora a voltar ao relantim normal ele vai fechando a borboleta lentamente e por passos. Ele é que mantem a borboleta aberta sozinho, não é o acelerador que está preso ou algo do género

Não sei se ajuda, mas não sei se isto são dois problemas, ou são as duas coisas consequencia de uma só avaria:

Ao relantim manda rateres, depois em andamento fica acelerado e demora a voltar ao relantim, e quando volta fica a mandar pequenos rateres. Estes problemas são intermitentes. Por exemplo: Hoje quando o meti a trabalhar logo de manhã trabalhou bem e arrancou ali algo entre as 1500~2000 rpm. Em alguns segundos desceu para as 1100 (motor frio) e não notei rateres. A meio caminho já começou, às vezes, a ficar acelerado, e quando estacionei, uns 2 ou 3km depois, já estava a mandar os rateres outra vez. A sequencia pode trocar, ou seja, pode arrancar aos rateres e quando vou a estacionar já no destino está ele impecável. E pelo que tenho reparado não é dependente da temperatura do motor. Isto tanto acontece a quente como a frio

NOTA: em andamento não manda rateres!
NOTA2: Acho que o escape está a ficar roto, mas não se ouve um ronco notório. Nota-se que há ali algures uma fuga.. mas nada de mais. Descarto a possibilidade de ser isto o problema, porque se assim fosse, aquele pessoal que mete escapes "racing" estava bem lixado  :sombrero:
« Última modificação: 24 de Junho, 2015, 10:50:07 por MrOverclock »
Fiat Bravo 1.2 Sport

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #17 em: 24 de Junho, 2015, 13:28:20 »
Pelo relato, aponto para o sensor de posição da borboleta.

Eu pessoalmente, limpava a borboleta, o sensor do relantim e o sensor de posição da borboleta e via como ficava.

MrOverclock

• Encartado

• *
  • 89
« Responder #18 em: 24 de Junho, 2015, 17:59:34 »
Desses todos só falta o sensor da borboleta, todos os outros já foram limpos. Há algum tutorial?
Fiat Bravo 1.2 Sport

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #19 em: 24 de Junho, 2015, 18:14:07 »
Desses todos só falta o sensor da borboleta, todos os outros já foram limpos. Há algum tutorial?

Não tem muito que saber, desapertas os parafusos, limpas e remontas...

orestes

• Piccolo

• *
  • 62
« Responder #20 em: 24 de Junho, 2015, 21:10:55 »
Apesar de incerto, julgo que o pedal de acelerador seja electrónico, não fica "preso" e no entanto pode ter anomalias.

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #21 em: 25 de Junho, 2015, 01:10:57 »
Apesar de incerto, julgo que o pedal de acelerador seja electrónico, não fica "preso" e no entanto pode ter anomalias.

Nessa altura ainda se usava o cabo.

orestes

• Piccolo

• *
  • 62
« Responder #22 em: 25 de Junho, 2015, 09:21:30 »
Era isso que não sabia. Pensei que fosse como o meu punto mk2 que tem o mesmo motor. Já agora, os 8v são todos de cabo,certo?

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #23 em: 25 de Junho, 2015, 10:11:26 »
Já agora, os 8v são todos de cabo,certo?

Que eu tenha conhecimento, sim.

orestes

• Piccolo

• *
  • 62
« Responder #24 em: 25 de Junho, 2015, 12:52:54 »
Obrigado! Desculpa o OT...

MrOverclock

• Encartado

• *
  • 89
« Responder #25 em: 25 de Junho, 2015, 20:14:55 »
Este 1.2 é de 16v e é de cabo.

Ainda não limpei nada, só vou ter tempo no fim de semana, tenho chegado a casa sem vontade de me agarrar a isto.

No entanto experimentei carregar no acelerador a fundo repetidamente algumas vezes e com alguma força... aparentemente ficou melhor... tenho feito isso sempre que vou pegar no carro e parece que está melhor, embora ainda não esteja a 100%!

Se for mesmo mesmo do sensor da posição da borboleta acho que isto faz sentido.
Fiat Bravo 1.2 Sport

MrOverclock

• Encartado

• *
  • 89
« Responder #26 em: 26 de Junho, 2015, 14:17:10 »
Contrariamente ao que tinha dito, ontem quando cheguei a casa pus-me a desmontar o motor/sensor da borboleta. Consegui desmontar até ao motor, mas o sensor está selado, não é facil abrir.. De qualquer das formas rodei as peças com algum vigor, voltei a montar tudo e a colocar no sitio e finalmente ficou resolvido!

Já nem parece o mesmo carro! Agora trabalha sempre certinho, tanto ao relantim como em andamento!

Muito obrigado a todos os que opinaram, bem ou mal sempre acabaram por contribuir para a resolução!

:D
Fiat Bravo 1.2 Sport

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #27 em: 26 de Junho, 2015, 14:25:11 »
Contrariamente ao que tinha dito, ontem quando cheguei a casa pus-me a desmontar o motor/sensor da borboleta. Consegui desmontar até ao motor, mas o sensor está selado, não é facil abrir.. De qualquer das formas rodei as peças com algum vigor, voltei a montar tudo e a colocar no sitio e finalmente ficou resolvido!

O sensor em si, não se desmonta, apenas se limpa com spray limpa travões e lubrifica-se com wd40...o sensor do relantim é a mesma coisa, não se desmonta o se4nsor em si, apenas se limpa e lubrifica.

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #28 em: 26 de Junho, 2015, 14:26:46 »
Muito obrigado a todos os que opinaram, bem ou mal sempre acabaram por contribuir para a resolução!

:D

Obrigado não, são 50€ sem fatura, vou-te mandar o meu nib... :d_smokin:

orestes

• Piccolo

• *
  • 62
« Responder #29 em: 26 de Junho, 2015, 17:09:51 »
X2
 :buba: