Autor Tópico: O motor não atinge os 90º  (Lida 9886 vezes)

ismenio

• Novato

• *
  • 19
O motor não atinge os 90º
« em: 06 de Agosto, 2015, 11:49:39 »
Bom dia

Tenho um pequeno..espero eu...problema.

Sou proprietário de um Lancia Y 1.2 60cv de 2000, o sensor de temperatura marca mais ou menos entre os 70 e 80º, isto já é um problema antigo, na altura levei o carro a FIAT e na maquina de diagnostico dizia que o motor estava nos 90º.

Alguém tem ideia do que possa ser ? Inclusive já troquei o quadrante e ficou igual.

PS: Comprei um odb2 mas como aquilo tem duas garras de pressão uma vermelha e uma preta fiquei na duvida como se liga, se é necessário ligar a bateria ou se basta ligar ao cabo de diagnostico, quem souber explicar agradeço.

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: O motor não atinge os 90º
« Responder #1 em: 06 de Agosto, 2015, 12:38:51 »
esses crocodilos são para ligar à bateria, vermelho +, preto -

a ventoinha dispara? quando dispara, o manometro está a marcar quanto?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

ismenio

• Novato

• *
  • 19
« Responder #2 em: 06 de Agosto, 2015, 12:41:49 »
esses crocodilos são para ligar à bateria, vermelho +, preto -

a ventoinha dispara? quando dispara, o manometro está a marcar quanto?

Obrigada pela resposta

A ventoinha dispara entre os entre os 70 e 80º segundo o manómetro.

jmonteiro

• Abarth

• *
  • 3829

Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
« Responder #3 em: 06 de Agosto, 2015, 14:35:24 »
iria dizer que era o termostato mas pelo que falas talvez não  :ninja:

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #4 em: 06 de Agosto, 2015, 16:07:05 »
não sei se o teu carro ainda é à antiga ou se já é a centralina que manda no manómetro e na ventoinha...

mas sendo á antiga, é a electrovalvula no radiador que dispara a ventoinha e é o sensor na cabeça que dá leitura para o manómetro, é preciso ver se ambos estão a funcionar correctamente.
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

ismenio

• Novato

• *
  • 19
« Responder #5 em: 06 de Agosto, 2015, 18:02:06 »
Obrigada.

Vou ver então, vou tentar medir a temperatura da agua com uma pistola de infravermelhos.
E vou ver se consigo ver a temperatura na centralina.

Depois dou notiçias

ismenio

• Novato

• *
  • 19
« Responder #6 em: 02 de Setembro, 2015, 01:13:37 »
Boa noite, tenho notícias.

Bem, quinta feira passada chego as bombas para meter gasolina e quando volto ao carro vejo agua a cair ao chão... :d_roll:
Lá olhei por baixo e vi agua a cair pelo filtro de oleo, aquilo parou e não perdeu mais agua, levei ao mecânico e era o tubo que fica entre o motor e os colectores que tinha uma fuga. Vá la menos mal.

Agora o problema da temperatura do quadrante, o problema da maior parte do software gratuito é que não permite ler a minha ECU uma Magneti Mareli IAW 16F SP1, mas ao procurar na net pela centralina encontrei o software gratuito.....la liguei o portátil a ECU e conclusão....o ventilador dispara aos 93º, agora a minha duvida é, será que existe um segundo sensor de temperatura para o quadrante ?

Já andei a procura do esquema eléctrico do carro na net para ver se descubro de onde vem o sinal para o quadrante porque tenho a certeza que o quadrante não esta avariado.

Alguém tem mais ideias onde pode estar o problema ?

pedro303

• Vignale

• *
  • 871

Masculino
« Responder #7 em: 02 de Setembro, 2015, 09:36:03 »
Boa noite, tenho notícias.

Bem, quinta feira passada chego as bombas para meter gasolina e quando volto ao carro vejo agua a cair ao chão... :d_roll:
Lá olhei por baixo e vi agua a cair pelo filtro de oleo, aquilo parou e não perdeu mais agua, levei ao mecânico e era o tubo que fica entre o motor e os colectores que tinha uma fuga. Vá la menos mal.

Agora o problema da temperatura do quadrante, o problema da maior parte do software gratuito é que não permite ler a minha ECU uma Magneti Mareli IAW 16F SP1, mas ao procurar na net pela centralina encontrei o software gratuito.....la liguei o portátil a ECU e conclusão....o ventilador dispara aos 93º, agora a minha duvida é, será que existe um segundo sensor de temperatura para o quadrante ?

Já andei a procura do esquema eléctrico do carro na net para ver se descubro de onde vem o sinal para o quadrante porque tenho a certeza que o quadrante não esta avariado.

Alguém tem mais ideias onde pode estar o problema ?

Boas, procura na cabeça do motor, junto à vareta do oleo vê se tens lá um sensor com um fio ligado.
FIAT UNO 45 S EVOLUTION, 1990 -

FIAT PUNTO 1.2 ELX 16V, 2001 -

FIAT PUNTO 1.3 MJET, DYNAMIC, 2003 -

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #8 em: 02 de Setembro, 2015, 11:41:52 »
Coloca-te  de frente para o carro e o sensor está no lado direito do motor na cabeça.

ismenio

• Novato

• *
  • 19
« Responder #9 em: 02 de Setembro, 2015, 15:08:10 »
Viva.

Antes de mais obrigada pela vossa ajuda.

Pela hora de almoço fui ao carro ver que sensores tinha lá, aproveitei desliguei e limpei os contactos com um produto próprio e voltei a colocar os mesmos no sitio.

O unico senão é que não sei que sensores são ! A um que desconfio o que seja e outro que sei o que não é de certeza, mas vou colocar umas fotos para ser mais facil.

Sensor no lado esquerdo do motor na parte de trás do mesmo, sei que não é o sensor de pressão de oleo porque desliguei o mesmo e voltei a ligar o carro e a luz do oleo com o carro a trabalhar desligou.....agora o que é não faço ideia !

https://drive.google.com/open?id=15SWgpUkMO8-h6nW75lgBN7KLCuA-ZQld_g

Sensor no lado direito do motor na parte de trás do mesmo, não faço ideia do que é !

https://drive.google.com/open?id=1d2cUOYrBOqFK8VW433YI6wAZYODNjCNtZw

Sensor a direita do radiador, penso que activa quando chega aos 90º para fazer disparar a ventoinha do radiador.

https://drive.google.com/open?id=1Y74PP9m_O9UrMmPRWsB46k98B6FJ85UDPg

Por fim onde fica o ponteiro da temperatura.

https://drive.google.com/open?id=109vG84JureOZtVu5Q2iSP1P0IFYWyjHA1g

Peço desculpa por colocar os links para as imagens e não as imagens directamente mas estou com problemas para as fazer aparecer
« Última modificação: 02 de Setembro, 2015, 15:56:36 por ismenio »

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #10 em: 02 de Setembro, 2015, 16:41:37 »
Viva.

Antes de mais obrigada pela vossa ajuda.

Pela hora de almoço fui ao carro ver que sensores tinha lá, aproveitei desliguei e limpei os contactos com um produto próprio e voltei a colocar os mesmos no sitio.

O unico senão é que não sei que sensores são ! A um que desconfio o que seja e outro que sei o que não é de certeza, mas vou colocar umas fotos para ser mais facil.

Sensor no lado esquerdo do motor na parte de trás do mesmo, sei que não é o sensor de pressão de oleo porque desliguei o mesmo e voltei a ligar o carro e a luz do oleo com o carro a trabalhar desligou.....agora o que é não faço ideia !

https://drive.google.com/open?id=15SWgpUkMO8-h6nW75lgBN7KLCuA-ZQld_g

Sensor no lado direito do motor na parte de trás do mesmo, não faço ideia do que é !

https://drive.google.com/open?id=1d2cUOYrBOqFK8VW433YI6wAZYODNjCNtZw

Sensor a direita do radiador, penso que activa quando chega aos 90º para fazer disparar a ventoinha do radiador.

https://drive.google.com/open?id=1Y74PP9m_O9UrMmPRWsB46k98B6FJ85UDPg

Por fim onde fica o ponteiro da temperatura.

https://drive.google.com/open?id=109vG84JureOZtVu5Q2iSP1P0IFYWyjHA1g

Peço desculpa por colocar os links para as imagens e não as imagens directamente mas estou com problemas para as fazer aparecer

O sensor do lado direito informa a ecu e sensor do lado esquerdo informa o quadrante.

Quanto a mim, o termostato está aberto ou terás o sensor que informa o quadrante marado ou ambas as situações.

ismenio

• Novato

• *
  • 19
« Responder #11 em: 02 de Setembro, 2015, 16:49:31 »
Muito obrigada.

A ECU diz que o motor esta a 93º quando dispara o ventilador, portanto se estiver a pensar bem é o sensor do quadrante avariado....ou não ?

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #12 em: 02 de Setembro, 2015, 18:17:10 »
Muito obrigada.

A ECU diz que o motor esta a 93º quando dispara o ventilador, portanto se estiver a pensar bem é o sensor do quadrante avariado....ou não ?

Exatamente... :t_up:

ismenio

• Novato

• *
  • 19
« Responder #13 em: 02 de Setembro, 2015, 22:14:12 »
Boa noite

Realmente o sensor do lado esquerdo do motor junto da vareta do oleo é o sensor de temperatura do quadrante...mas tambem é da ECU !!! Sem ele ligado a ECU não sabe a temperatura a que esta a agua.
Se a ECU detecta a temperatura correcta porque motivo o quadrante não da o valor correcto ?
O sensor do lado direito do motor nem imagino o que seja.

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #14 em: 02 de Setembro, 2015, 22:30:57 »
Boa noite

Realmente o sensor do lado esquerdo do motor junto da vareta do oleo é o sensor de temperatura do quadrante...mas tambem é da ECU !!! Sem ele ligado a ECU não sabe a temperatura a que esta a agua.
Se a ECU detecta a temperatura correcta porque motivo o quadrante não da o valor correcto ?
O sensor do lado direito do motor nem imagino o que seja.

Se despertares o sensor do lado direito do motor verás liquido de refrigeração a sair, logo, é o que informa da temperatura à ecu.