Autor Tópico: Acidente! Como proceder agora?  (Lida 4593 vezes)

Inferi

• Piccolo

• *
  • 56
Acidente! Como proceder agora?
« em: 10 de Agosto, 2015, 12:21:46 »
Boas tardes,
Na madrugada de Sábado tive um acidente, em que o outro condutor entrou em despiste e veio colidir contra mim e bem para dentro da minha faixa de rodagem.
Chamada a polícia, eles fizeram lá o croki com as medidas que andaram a tirar, preenchi a papelada deles onde tive de descrever o acidente por minhas palavras, mas foi só isto.
Só fiquei com o contacto do pai da condutora do outro veículo, com o número da apólice do outro seguro e com o nome da companhia de seguros, pois ela foi para o hospital. Não foi preenchida folha de DAAA nenhuma, nem a polícia sequer falou disso.
Já liguei à minha companhia de seguros, que me informou que posso enviar uma folha de DAAA devidamente preenchida por mim e apenas assinada por mim, que eles depois vão à polícia e resolvem por eles quem é o culpado. Ou posso entrar em contacto com o outro interveniente e preencher tudo em que ele assuma a culpa, e se ele não aceitar?
Mas aqui há um problema julgo eu, o carro está em meu nome, e o seguro está em nome do meu pai. Mas tendo em conta que a culpa não foi minha, isto não tem influência directa com a minha companhia, ou estarei a pensar mal?

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
Re: Acidente! Como proceder agora?
« Responder #1 em: 10 de Agosto, 2015, 12:30:44 »
Não existe nenhuma problema com o teu seguro, esquece o pormenor de o carro estar em teu nome e o seguro em nome do teu pai.

Faz participação à tua companhiade seguris e informa que existe um auto da ocorrência feito pela GNR/PSP e a tua companhia trata de todo o processo.
Quanto à DAAA, ela não foi preenchida devido a existir ferido no acidente.

Inferi

• Piccolo

• *
  • 56
« Responder #2 em: 13 de Agosto, 2015, 10:04:50 »
Ora vamos lá meter os pontos nos "i's" Já não gostava de seguradoras, então agora, muito menos!!! A porra da declaração foi submetida ontem, o perito vai amanhã à garagem, mas, veículo de substituição só dão após apurarem de quem foi a responsabilidade, e isso pode levar até 30 dias!!! Ou seja, sou obrigado praticamente a desenrascar-me por minha conta durante 30 dias?! Pagasse e pagasse bem, para isto. Até lá se quiser alugar por é por minha conta e responsabilidade, e deve ficar qualquer coisa como 50€ por dia!! Coisa esperta.

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
« Responder #3 em: 13 de Agosto, 2015, 10:34:21 »
Ora vamos lá meter os pontos nos "i's" Já não gostava de seguradoras, então agora, muito menos!!! A porra da declaração foi submetida ontem, o perito vai amanhã à garagem, mas, veículo de substituição só dão após apurarem de quem foi a responsabilidade, e isso pode levar até 30 dias!!! Ou seja, sou obrigado praticamente a desenrascar-me por minha conta durante 30 dias?! Pagasse e pagasse bem, para isto. Até lá se quiser alugar por é por minha conta e responsabilidade, e deve ficar qualquer coisa como 50€ por dia!! Coisa esperta.

Ora eu ha mt que, seguros vai plo mínimo, contra todos os riscos só viaturas novas.
Qt ao aluguer eu n tenho a certeza pq as xs depende como o agente faz a "jogada" mas se a culpa for do outro acho que te restituem o guito desde que devidamente comprovado, claro esta.
Teoricamente ninguem pode ser "prejudicado" se nao for culpado. Mas da teoria a pratica vão anos luz de diferença ou se sabe mexer bem"os cordelinhos".

Eu inclusive já fui culpado tendo a viatura parada. Provar que estava parado e que pronto,... palavra contra palavra...

Boa Sorte!!!

naso

• Moderação
  • Maserati

• 8755

Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
« Responder #4 em: 13 de Agosto, 2015, 21:36:03 »
Se é seguro que não tens culpa, falas com eles e dizes que precisas de um meio de transporte, perguntas se eles te arranjam esse meio ou se tens de ser tu a resolver e no fim eles que te paguem a conta.
Quando a responsabilidade é clara, todos sabem isso olhando para os papeis, mas usam todo o tipo de desculpas para pagar o menos possível...

89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

Inferi

• Piccolo

• *
  • 56
« Responder #5 em: 17 de Agosto, 2015, 17:04:01 »
Bem, o carro foi peritado na 6ª feira.
Mas tem a necessidade de ser desmontado, o que significa que o perito vai lá voltar na 4ª feira..
Cheira-me que isto vai ser demorado...

TugasMadrid

• Giannini

• *
  • 360

Masculino
« Responder #6 em: 17 de Agosto, 2015, 17:57:35 »
Como funcionam os seguros:
- Telefonas e dizes "Tenho seguro, a culpa do acidente não é minha e preciso de carro para me deslocar. Como preferem que proceda? Têm alguma empresa de taxi especifica ou chamo qualquer uma? Querem os recibos em meu nome ou vosso?"

Dependendo da resposta e se por algum acaso precisas de carro para trabalhar e se a tua empresa ajudar fazes a seguinte pergunta ao teu seguro "Como preciso de carro para executar o meu trabalho a empresa 'x' precisa de saber como vos fazer chegar o pedido diário de indeminização por não poder usar a minha viatura no meu dia de trabalho"

Geralmente acaba com um "O carro de substituição poderá ser levantado em... "

:t_up:
TugasMadrid

Fiat Linea 1.3 Mjet - Grande companheiro e o meu primeiro Fiat, trocado a custo...
Fiat 500X 1.6 Mjet - O carro da familia
Alfa Romeo GT 1.9 JTD - O primeiro dos 4 de sonho!

sersantos

• Encartado

• *
  • 94
« Responder #7 em: 17 de Agosto, 2015, 23:05:30 »
Como funcionam os seguros:
- Telefonas e dizes "Tenho seguro, a culpa do acidente não é minha e preciso de carro para me deslocar. Como preferem que proceda? Têm alguma empresa de taxi especifica ou chamo qualquer uma? Querem os recibos em meu nome ou vosso?"

Dependendo da resposta e se por algum acaso precisas de carro para trabalhar e se a tua empresa ajudar fazes a seguinte pergunta ao teu seguro "Como preciso de carro para executar o meu trabalho a empresa 'x' precisa de saber como vos fazer chegar o pedido diário de indeminização por não poder usar a minha viatura no meu dia de trabalho"
o que geralmente acaba com um "O carro de substituição poderá ser levantado em... "

:t_up:

É isto mesmo.
O ano passado também tive um azar com o Stilo, em que para mim a culpa teria que ser sempre da outra parte.
Depois de participar ao seguro, pedi carro de substituição até há peritagem. A companhia de seguros, diz que só a conseguia marcar para cerca de 4 dias depois. Embora o carro andasse, tinha um pneu que ficou com um corte, pelo que recusei poder andar com o carro naquelas condições. A companhia sugeriu montar o suplente, o que recusei, alegando que o carro não o tinha. Questionei se queriam ser eles a tratar do aluguer de um carro ou se ficaria ao meu critério. Isto terá sido um pouco antes de almoço. Cerca das 15h tinha a peritagem marcada para o dia seguinte, com carro de substituição para esse dia.
Depois da peritagem, a companhia de seguros da outra parte, alegava que ainda não tinha um veredicto sobre a responsabilidade do acidente, e que necessitava de mais averiguações, o que podia demorar até um mês. Voltaram a dizer que não tinha carro de substituição porque o carro podia circular, segundo a informação do perito. Exigi então um documento escrito em que se responsabilizassem por circular com o pneu naquelas condições (o pneu suplente ficou em casa aquando da peritagem), o qual se negaram a passar.
Solicitei então à minha companhia que questionasse a outra seguradora como queriam fazer: alugo um carro por minha conta ou para todas as deslocações da minha esposa, incluindo todos os dias a deslocação Pereira (Coimbra) - Pombal -Pereira, chamaria um táxi, cujos custos seriam apresentados à seguradora caso a responsabilidade lhes fosse imputada.
Neste mesmo dia, assumiram a responsabilidade, e a reparação marcada para dois dias depois, continuando com o carro que já tinha.

Claro que isto só é possível fazer se tivermos a certeza que  a responsabilidade vai ficar totalmente da outra parte.

jmonteiro

• Abarth

• *
  • 3829

Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
« Responder #8 em: 18 de Agosto, 2015, 11:55:43 »
Com as seguradoras tens de saber os teus direito e manter te firme conforme este testemunho acima.
Caso não tenhas culpa nenhuma nunca podes ser lesado por isso e ficar sem viatura para te deslocar..

Inferi

• Piccolo

• *
  • 56
« Responder #9 em: 27 de Agosto, 2015, 19:55:27 »
por acaso fui para os algarves e so cheguei agora.
liguei a pouco para eles, ja foi dada ordem de reparação, mas, entre espera de peças e disponibilidade da oficina só lá para o fim da próxima semana é que começam a reparar o carro.
E até lá, não posso exigir um carro?? é ridiculo só darem um carro enquanto o meu está a arranjar

sersantos

• Encartado

• *
  • 94
« Responder #10 em: 28 de Agosto, 2015, 14:27:05 »
Sim, podes pedir um carro por todo o tempo de inatividade do veículo.

jmonteiro

• Abarth

• *
  • 3829

Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
« Responder #11 em: 28 de Agosto, 2015, 15:15:27 »
Sim, podes pedir um carro por todo o tempo de inatividade do veículo.
dado o caso de não ter culpa a companhia é obrigada a pagar as despesas com transportes ou viaturas de substituição.

Inferi

• Piccolo

• *
  • 56
« Responder #12 em: 02 de Setembro, 2015, 14:20:00 »

70€uma lâmpada de xénon?
« Última modificação: 02 de Setembro, 2015, 17:00:15 por Inferi »

jmonteiro

• Abarth

• *
  • 3829