Autor Tópico: Montar coluna direcção seiscento no cinquecento  (Lida 11574 vezes)

Mocetao

• Piccolo

• *
  • 61

Masculino
Montar coluna direcção seiscento no cinquecento
« em: 31 de Agosto, 2015, 20:02:56 »
Boa tarde Amigos,
Abri este tópico na expectativa de que algum de vcs me possa ajudar, vou tentar montar uma coluna de direcção do seiscento no cinquecento, para isso necessito do esquema eléctrico da centralina e da coluna. A coluna tem dois cabos, um liga na centralina o outro é um terminal com duas linhas necessito de saber o que se liga ali, a centralina tem dois terminais, num liga um cabo que bem da coluna e o outro com quatro terminais necessito saber o que se liga ali.
vou anexar algumas fotos para que entendam melhor as minhas duvidas.
Desde já agradeço a vossa ajuda
Abraço
JCM

Ps Desculpem-me os administradores por ter aberto o topico em dois locais mas este pareceu-me o mais indicado de pois do primeiro.
JCM

Mocetao

• Piccolo

• *
  • 61

Masculino
Re: Montar coluna direcção seiscento no cinquecento
« Responder #1 em: 01 de Setembro, 2015, 05:29:54 »
Bom dia amigos,
Ontem antes de jantar fiz um pedido de ajuda que parece pouca gente saber informação, por essa razão estive a queimar as vistas e já sei alguma coisa deste assunto para partilhar, isto é bem mais simples do que parece no inicio, se alguém estiver interessado posso partilhar os esquemas que desenhei.
Neste momento só tenho uma duvida, se necessito ligar o sensor de velocidade que vai montado na caixa no local de bicha no seiscento e melhor ainda se o montar na caixa tirando a bicha se este fica a dar leitura.
Vou fazer uma breve descrição das ligações uma vez que não encontrei nada em nenhum forum:

esta transformação necessita de uma coluna de direcção electrica e uma centralina de um fiat seiscento, necessita de algumas adaptações mecânicas mas coisa simples que não complica a vida a ninguém, o mais complicado parecem ao inicio as ligações, essas são assim:
A centralina é composta por duas entradas uma a esquerda com 4 terminais dois em cima e dois em baixo que se chama porta s98B esses terminais estão numerados em cima da direita para esquerda 1 e 2 em baixo da direita para esquerda 3 e 4, nesse terminal nos numeros 1 e 2 liga o terminal do motor S99a 1 e 2 1 é negativo do motor o 2 é o positivo, o 3 entrada massa na centralina e o 4 entrada directa da bateria com fusível de 40 AMP

O outro terminal é mais complexo, tem 16 pinos 8 em cima e 8 em baixo e estão numerados da direita para a esquerda de 1 a 8 na linha de cima e de 8 a 16 na linha de baixo este conector chama-se s98a, neste terminal liga tudo que é importante, primeiro vou indicar a outra ficha do motor que vem do potenciómetro, essa ficha está numerada da direita para a esquerda de 1 a 4 que ligam assim:
1 liga no pino 7
2 liga no pino 14
3 liga no pino 8
4 liga no pino 6
agora nos restantes pinos ligam assim:
1 entrada 12v fusivel 10 amp corte de chave
2 e 3 nao liga nada
4 sinal do tacómetro
5 nao liga nada
9 e 10 nao liga nada
11 sinal ficha de diagnostico fica desligado
12 sinal positivo do alternado deve ser tirado do quadrante
13 sinal positivo da luz avisadora do painel pode ficar desligada
15 nao liga nada
16 negativo ficha diagnostico fica desligada tb

e pronto está feito o esquema, qualquer duvida do que estudei não hesitem, se me puderem ajudar com o sensor do tacómetro que entra no local da bicha do conta tacómetro fico grato, é lógico que se der para montar o sensor se perde o tacómetro mas isso depois é fácil montar um eléctrico no painel do seiscento.

Abraço

JCM 

JCM

jmonteiro

• Abarth

• *
  • 3829

Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
« Responder #2 em: 01 de Setembro, 2015, 11:51:12 »
Adorava puder ajudar mas ainda sei menos que tu.. Obrigado pela partilha pois pode dar jeito em quem queira fazer o mesmo  ;)

ThunderFox

• Vignale

• *
  • 834
  • Texto Pessoal
    Queres ""reprogramar"" em C ou em Java?
« Responder #3 em: 01 de Setembro, 2015, 11:54:58 »
Lamento decepcionar-te mas creio que tal não é possível.

A coluna de direcção eléctrica do Punto pelo menos, precisa de estar ligada à CAN. De uma forma genérica, todas elas para qualquer carro, precisam de receber um sinal da CAN ou do sensor VSS.

O Cinquecento não tem nem CAN, nem sensor VSS. Só os Seicentos a partir de 2001 têm isso.

Punto S 1.2 8V - Panda Devil (GPL Powered - 8x cv)
Mazda MX5 NB - Track Daily Car
mais valia estourarem o dinheiro em putas, sempre não borravam a estrada com fumos diesel mal queimados, e sempre mediam o raio das pilas sem chatearem ninguém.

Mocetao

• Piccolo

• *
  • 61

Masculino
« Responder #4 em: 01 de Setembro, 2015, 12:56:42 »
Olá Monteiro, isto não é para animar ou decepcionar, isto é exatamente assim com descrevo, esca coluna que estou a montar é do seiscento e não tem duvidas como montar, o sensor que falo é o que leva na caixa de velocidades para o tacometro que tem duas opções ou não o ligo (pode não funcionar) ou ligo um que não fique montado em nenhum lado quer dizer só para efectuar a ligação electrica nesse caso estaria sempre na assistencia maxima como se o carro estiver parado. mas creio que é facil montar na caixa e trocar o tacometro por um electrico é o que me falta detalhar. O Resto amigo não falha. ( estive das 1 as 7 da manha nisto era o que mais faltava :)
Abraço

P.S. Anexo esquema mais grafico, envio em pdf porque o excel é demasiado pesado
JCM

jmonteiro

• Abarth

• *
  • 3829

Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
« Responder #5 em: 01 de Setembro, 2015, 13:16:00 »
Espero que metas isso a funcionar.
Se não tens de meter a miúda a comer mais bifes ehehe

joka_ abarth

• Encartado

• *
  • 146
« Responder #6 em: 08 de Setembro, 2015, 11:53:08 »
Nao tendo o sinal de velocidade , o unico sinal q podes tentar é o do alternador, ou entao pores o quadrante com sinal electrico incl. sensor.
Isto nao é uma mod simples pq e complicado de se reproduzir um sinal Vss. :huh:

ThunderFox

• Vignale

• *
  • 834
  • Texto Pessoal
« Responder #7 em: 08 de Setembro, 2015, 12:45:12 »
Nao tendo o sinal de velocidade , o unico sinal q podes tentar é o do alternador, ou entao pores o quadrante com sinal electrico incl. sensor.
Isto nao é uma mod simples pq e complicado de se reproduzir um sinal Vss. :huh:

Não tem nada a ver... Sinal do alternador? Para velocidade?

Um sinal VSS é muito muito fácil de reproduzir. O problema é que para o fazer, ou enterras dinheiro numa solução cara (um conversor intermédio ou um mecanismo de leitura directo á roda/transmissão) ou então abdicas do sistema mecânico.

mais valia estourarem o dinheiro em putas, sempre não borravam a estrada com fumos diesel mal queimados, e sempre mediam o raio das pilas sem chatearem ninguém.

Mocetao

• Piccolo

• *
  • 61

Masculino
« Responder #8 em: 08 de Setembro, 2015, 22:01:26 »
Amigos, partilho convosco o ponto em que estou.
Enviei o código de origem fiat de dois sensores vss um o de origem do seiscento outro que vinha montado em alguns modelos fiat como o palio que é misto, ou seja aperta na caixa e no sensor aperta a bicha. O envio foi feito para um importador se sensores variados para tentar saber se as informações são parecidas entre os dois, se forem problema resolvido se não forem vou comprar o sensor de origem do seicento sabendo que no momento da montagem perco o conta km, nesse caso vou comprar um quadrante do seicento e com paciência montar o velocímetro eléctrico no quadrante do cinq. Dará trabalho mas garantidamente que a direcção ficará totalmente instalada de origem.
Abraço
JCM
JCM

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #9 em: 09 de Setembro, 2015, 00:14:22 »
Gabo o trabalho que tás a ter, mas sempre achei a direcção do Cento levezinha... :OMG: :OMG:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

jmonteiro

• Abarth

• *
  • 3829

Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
« Responder #10 em: 09 de Setembro, 2015, 10:00:48 »
é um trabalho que havia quem já tivesse desistido mas força  :palmas:

ThunderFox

• Vignale

• *
  • 834
  • Texto Pessoal
« Responder #11 em: 09 de Setembro, 2015, 10:07:49 »
Eu já tinha desistido, porque com esta última parte do plano não vejo mesmo forma de isso funcionar. Já alguma vez olhaste o quadrante digital de um Seicento?

Com o sensor misto tens melhores hipóteses mas em todo o caso força na verga ;)

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #12 em: 09 de Setembro, 2015, 11:43:01 »
Continua, estou a gostar de acompanhar o teu esforço, admiro a tua resistência e persistência perante os obstáculos que se apresentam neste teu trabalho. :t_up:

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #13 em: 09 de Setembro, 2015, 14:05:08 »
Continua, estou a gostar de acompanhar o teu esforço, admiro a tua resistência e persistência perante os obstáculos que se apresentam neste teu trabalho. :t_up:

Vou fazer um quadro e meter no bules!  :yeah: :yeah: :yeah: :yeah:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

maniac

• Vignale

• *
  • 768

Masculino
  • Texto Pessoal
    Abarth nel cuore
« Responder #14 em: 09 de Setembro, 2015, 18:25:50 »
Epá ainda ontem encontrei um tópico no Fiat Forum a falar sobre algo parecido, mas depois esqueci-me de copiar o link para aqui  :smash:
Hoje tentei procurar e não encontrei, como é óbvio...  :dry: :spanka:

Next - ?
FIAT Seicento Sport Abarth Elaborata - sold
FIAT Punto Sport 1.2 16v - sold
FIAT Cinquecento Sport  - sold
Abarth 500 '09 - sold
FIAT Bravo '11 Multijet 120 - Il familiare