Autor Tópico: Alterar motor y10 1301cc GT ie  (Lida 18881 vezes)

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
Re: Alterar motor y10 1301cc GT ie
« Responder #45 em: 06 de Novembro, 2015, 13:51:59 »
AFM e MAF são a mesma coisa, não sei porque é que o pessoal insiste em fazer essa distinção... Simplesmente tens MAFs com "vane", MAFs com flapper (como é o caso da dos FIATs antigos), MAFs com resistência (as mais recentes)... Mas o funcionamento é o mesmo. Medem fluxo de ar.

Faço a distinção exactamente por causa disso... as afm medem o volume do ar, as maf a velocidade do fluxo de ar. São semelhantes, não são iguais, como tal não podem ter o mesmo nome.

Quando falo em Afm, sabes do que falo,quando digo Maf também, a ideia é mesmo essa, a malta entender-se.  :t_up:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

ThunderFox

• Vignale

• *
  • 834
  • Texto Pessoal
    Queres ""reprogramar"" em C ou em Java?
« Responder #46 em: 06 de Novembro, 2015, 13:57:14 »
medir fluxo e medir volume, lamento dizer-te, neste caso são exactamente a mesma coisa ;)

Considerando que a área seccionada da MAF não muda e que a pressão do ar também não entre elas...

E inclusive o principio de funcionamento lógico dos dois é exactamente a mesma coisa. A evolução deve-se ao simples facto de se passar constantemente de soluções electromecânicas (como as MAFs de flapper) para soluções 100% electrónicas (MAFs de resistência). Pondo o cenário hipotético de um carro com uma electrónica feita completamente do zero, se quiseres meter uma MAF, não importa qual metes, fazem todas o mesmo e da mesma maneira.

A MAF à moda antiga ainda tinha também funções extra como incluir o interruptor de corte da bomba de combustível. Hoje em dia as centralinas controlam isso ;)

Punto S 1.2 8V - Panda Devil (GPL Powered - 8x cv)
Mazda MX5 NB - Track Daily Car
mais valia estourarem o dinheiro em putas, sempre não borravam a estrada com fumos diesel mal queimados, e sempre mediam o raio das pilas sem chatearem ninguém.

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #47 em: 06 de Novembro, 2015, 13:59:54 »
eu gostava era de substituir a MAF do thema por algo menos complicado e sem peças moveis

Eu prefiro a Afm que tens no Thema, muito mais simples e fácil de testar...  :yeah: :yeah: mas se pedires com jeitinho eu ajudo...  :P :P
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

jmonteiro

• Abarth

• *
  • 3829

Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
« Responder #48 em: 06 de Novembro, 2015, 15:13:42 »
colectores de escape de Y10 turbo, com turbo

Colector de admissão de Y10 GT com respectivos sensores de borboleta e tal..

Junta da cabeça á medida, para reduzir a compressão

Cablagem de injecção, debimetro e injectores de uno turbo ie, sendo que a polie da cambota tem que ser a do Y10 gt... assim como o volante de motor.

Rezar para que as leituras dos captores de ponto batam certo.

(para quem ainda não reparou, á excepção da gestão da ignição que é uma digiplex 2. a electronica é igual á do uno turbo MK2)

ficas com um 1300 Gt turbo

:)
já foi testado?
tenho de mudar mesmo a cabelagem?
ninguém tem uns colectores do y10 turbo ? :p

Fiat 600 71

• Ferrari

• *
  • 12363
« Responder #49 em: 06 de Novembro, 2015, 17:21:35 »
Nunca testei, mas do q olhei, desde q batam certo os pontos aquilo deve pegar no y10gt, sugeri a electronica do uno turbo, por ser semelhante á do gtie e os periféricos serem os mesmos e por estar 'afinada' para turbo.. tens isso a injecção ou carb? Manda fotos..  a minha sugestão é o q é, sugestão, agora discutam o q bem entenderem acerca disso..só tentei ajudar. :deal:
« Última modificação: 06 de Novembro, 2015, 17:33:36 por Fiat 600 71 »
Joined 13 May, 2004

600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003

Member nº 182

ThunderFox

• Vignale

• *
  • 834
  • Texto Pessoal
    Queres ""reprogramar"" em C ou em Java?
« Responder #50 em: 06 de Novembro, 2015, 17:24:25 »
Ui... Isso é tudo tão vago. Não basta chegar e meter e vai funcionar só porque "é para turbo". Primeiro passo para o desastre.

Punto S 1.2 8V - Panda Devil (GPL Powered - 8x cv)
Mazda MX5 NB - Track Daily Car
mais valia estourarem o dinheiro em putas, sempre não borravam a estrada com fumos diesel mal queimados, e sempre mediam o raio das pilas sem chatearem ninguém.

Fiat 600 71

• Ferrari

• *
  • 12363
« Responder #51 em: 06 de Novembro, 2015, 18:34:44 »
Thunderfox, se funciona, se não funciona, não sei, sei que estamos a falar de um motor de 8 válvulas, com caracteristicas bastante semelhantes onde existiu uma versão turbo e onde há uma electronica idêntica á do uno turbo.. que por sinal, não vou dizer que é simples, mas sim que é antiga e não tem muitas paneleirices tipo motores passo a passo e sensores de pressão absoluta e afins... há algo que lê o ar que entra, há 2 sensores de ponto, há um sensor de posição na borboleta que é igual, há uma injecção semelhante, há um sensor de temperatura de água, um arranque a frio que pode ser anulado e um sensor de detonação... pouco mais do que isso, há mais a explorar sobre a ignição no que diz respeito a avanços e atrasos respectivos, do que propriamente da injecção... mas isto são tudo suposições e não me acredito que não seja possivel tendo em conta que não se trata de uma electronica propriamente avançada, já que nem sonda lambda tem, é tudo afinado á pata.. relenti, tempo de injecção, ponto do distribuidor e um simples tubo de vácuo que vai á centralina de ignição e tal e tal..

bem... deixem para lá a ideia, esqueçam o que eu disse lol façam o q entenderem, foi só uma ideia.. se alguém tiver uma melhor e mais viável economicamente, força :D perguntaram por ideias e eu dei uma.. se funciona ou não, não faço ideia, nunca experimentei.. :charge:

Põe uma megasquirt, gastas umas guitas e depois afinas.. ou com o mesmo dinheiro compras um y10 turbo e encavas o turbo, carburador e tá bom para andares a afinar todas as semanas  :charge:
« Última modificação: 06 de Novembro, 2015, 18:39:21 por Fiat 600 71 »
Joined 13 May, 2004

600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003

Member nº 182