Autor Tópico: Problema em motor 1.2 16v 86cv - Lancia Y  (Lida 2187 vezes)

Romeu_SZ

• Encartado

• *
  • 130
Problema em motor 1.2 16v 86cv - Lancia Y
« em: 13 de Março, 2016, 21:40:56 »
Boas,

O meu Y andava ha uns tempos com uns problemas em que ate as 3.000RPMs as vezes enrolava-se um bocadinho, o que me aparentava ser um problema de ignição (velas, cabos ou bobines). Mas era uma coisa ligeira que a frio mal se notava....
O carro não desenvolvia, e tremia "um pouquinho".
Em dias de calor notava-se mais...
Tirei as velas e tinham todas aparencia "normal", tenho uns cabos Magnecor KV85 que já medi a resistencia de todos e varia entre 1K e 2,5K ohms, restava as bobines.... Encontrei uma à venda por 5 euros e comprei para experimentar troquei 1 bobine e praticamente não notei diferença e dps troquei a outra e tb não notei grande diferença (a não ser que estejam as 2 bobines de origem lixadas, não será bonines o problema)
Na 5ª feira passada, passei-me no transito e puxei 1ª e 2ª, o carro enrolou um bocado.... mas subiu de regime ate perto do red line nas 2 mudanças... dps cheirou-me um pouco a queimado (nao era bem o queimado normal, mas parecido)...
A partir daí o carro enrola-se todo a subir de regime quando precisa de "força"... Faz rateres com fartura... Treme mais que uma Harley Davidson...
O ralenti esta certinho as 900RPMs, em ponto morto consigo por as RPMs que quiser que é sempre certinho.... Agora em "esforço" a andar na estrada enrola-se todo...
Alguma sugestão da causa do problema?
O meu mecanico em conversa por telefone disse que deveria ser alguma biela que foi à vida.... Tou preocupado...
Embora não me pareça ser das velas que aparentam estar em bom estado, estou a pensar comprar 4 velas novas e 2 bobines só para ter a certeza... O que me aconselham?? Ou qual a vossa suspeita?
Estou destroçado com a doença do meu carro de gaja que eu gosto tanto... :lancia: :lancia: :lancia:

Cump.

Romeu_SZ

• Encartado

• *
  • 130
Re: Problema em motor 1.2 16v 86cv - Lancia Y
« Responder #1 em: 15 de Março, 2016, 22:02:36 »
Em principio o problema esta resolvido....

Mudei a centralina e as bobines... E deixou de ter o engasgar demasiado forte que parecia que enrolava o motor todo e que mais que preocupava.
Ficou apenas com um ligeiro engasgar.... Mudei depois as velas que pareciam ainda em bom estado, e o ligeiro engasgar tb desapareceu...
Tem apenas um pequeno poço em baixas, mal se da por ele, mas o Y tb esta neste momento sem caixa de ressonancia e tubo do filtro de ar, alem de ter a sonda lambda desligada...

Ainda esta semana retiro o catalizador, monto o filtro de ar e testo a sonda lambda...

Penso que o que se passou foi as velas com problema, lixaram o comando da ignição que sai da centralina... Mas ainda vou testar montar a centralina "velha" a ver se volta o problema.

Obrigado pela ajuda e disponibilidade Rara!!

Felizmente os piores cenários não se confirmaram :D :D :D  :lancia: :lancia: :lancia: :lancia: :lancia: :lancia:  :charge: :charge: :charge: :charge: :charge: :charge: :charge:

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
Re: Problema em motor 1.2 16v 86cv - Lancia Y
« Responder #2 em: 15 de Março, 2016, 22:46:34 »
Bota na estrada!!!  :yeah: :yeah: :yeah: :yeah:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2