Autor Tópico: Problema com bateria Lancia Y 16v  (Lida 3192 vezes)

Romeu_SZ

• Encartado

• *
  • 130
Problema com bateria Lancia Y 16v
« em: 31 de Março, 2016, 13:24:30 »
O meu Y tem andado sempre com problemas de bateria... Nos ultimos anos
As baratas não me chegam a durar 2 anos...
Meti uma Varta ha 1 ano e ja fiquei apeado 2 vezes... (as 2 vezes estava a chover e era preciso usar as escovas limpa vidros).
De uma das vezes esperei 2:30h (enquanto fui ver um jogo a Alvalade) e da outra peguou de empurrão.
Tenho um leitor de tensão dentro do carro e a bateria anda nos 12,3V com o carro desligado, com o carro a trabalhar fica nos 14.0V. Com as escovas ligadas passa para os 13.9-13.8V.
Ha possibilidade de o alternador estar a "mandar" uma tensão de 14V "vazia" sem capacidade de encher a bateria?

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
Re: Problema com bateria Lancia Y 16v
« Responder #1 em: 31 de Março, 2016, 13:50:14 »
Verifica os cabos de ligação, o punto que estou a recuperar apresentava sintomas de pegar mal e eram os cabos de ligação oxidados e mal apertados.

Romeu_SZ

• Encartado

• *
  • 130
« Responder #2 em: 31 de Março, 2016, 15:27:35 »
Verifica os cabos de ligação, o punto que estou a recuperar apresentava sintomas de pegar mal e eram os cabos de ligação oxidados e mal apertados.

O meu por norma pega bem, pq pega sempre à primeira, mas tenho a sensação que se precisasse tentar 3 ou 4 vezes não tinho bateria... Se deixo o radio ligado 15 min com o carro desligado já não pega...
Uso todos os dias para ir ao Gym, faço 1,8km+1,8km e normalmente não tenho problemas... Mas tem sempre a tensão baixa, na casa dos 12,3V. O que não acho que seja normal para uma bateria em "bom estado", que devia estar mais perto dos 13V.
O maior problema é quando ando com as escovas e farois ligados, alias a ultima vez que fiquei apeado fiz 19kms só com as escovas a funcionar. Parei o carro numa subida ingreme e quando voltei não tinha bateria para acionar o motor de arranque... Teve de pegar "de empurrão" em marcha atras...

Os cabos não aparentam estar oxidados.

Por acaso tenho um alternador a mais de outro carro igual que desmanchei para peças... Mas não queria tar a ter o trabalho ou mandar fazer o trabalho e não ser disso... É que em funcionamento o carro tem entre 13,8 e 14,1V, dependendo do que eu tiver ligado... (farois, sofagem, escovas, etc)

afonsopatrao

• Zagato

• *
  • 1737

Masculino
« Responder #3 em: 31 de Março, 2016, 20:09:30 »
Eu acho que deve estar alguma coisa a descarregar-te a bateria. Tipo um alarme, ou isso.

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #4 em: 31 de Março, 2016, 20:30:51 »
O liquido da bateria está a nível!!?

Romeu_SZ

• Encartado

• *
  • 130
« Responder #5 em: 11 de Abril, 2016, 17:02:41 »
O Alarme ha muito que estava desligado, mas ha cerca de 1 ano arranquei toda a cablagem que lhe pertencia... Só por via das duvidas...
Problema continuou...

Não vejo que seja pelo nível da bateria... Já vou na 3ª em 5 anos... Teoricamente todas seladas... As 2 primeiras eram marca "rasca"... Duraram 2 anos à raaquinha... Esta ultima é Varta nas primeiras semanas tava brutal, sentia que o motor de arranque tinha "mta força"... Agora é à rasquinha que liga o carro... O que vale é que pega sempre à 1ª.

Hj por exemplo choveu de manhã, tive de ir a Cascais (+-22kms) em que parcialmente usei as escovas do vidro. Quando voltei a tentar ligar o carro... Ia ficando apeado...

Continuo com a ideia que não esta a carregar devidamente o alternador... Embora tenha em funcionamento tensões na bateria entre os 14,1 e os 13,9V...
Logo vou trazer a bateria para casa, e carrega-la fora do carro... Tenho quase a certeza que vai haver grande diferença na força do motor de arranque depois...

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
« Responder #6 em: 12 de Abril, 2016, 08:26:07 »
Pelas tensoes que rferes em funcionamento o alternador estara Ok. carregar a bateria fora do carro parece-me uma boa opçao para tirar duvidas.
Qual o resultado afinal?

Romeu_SZ

• Encartado

• *
  • 130
« Responder #7 em: 12 de Abril, 2016, 23:09:32 »
Pelas tensoes que rferes em funcionamento o alternador estara Ok. carregar a bateria fora do carro parece-me uma boa opçao para tirar duvidas.
Qual o resultado afinal?

Ainda não carreguei fora do carro.
Mas tenho mais um dado "estranho".
80% do uso do meu carro é para ir 5 dias por semana para o ginasio que fica a 2km de casa.
Usando com esta frequencia, mesmo fazendo apenas 2 kms (so carregando durante 2km) a bateria não fica fraca...
Se faço uma deslocação maior como me aconteceu 2 vezes para Lisboa (15-20kms) ou Cascais (22kms) e com chuva (limpavidros a funcionar) fico com a bateria de tal forma fraca que se desligo o carro e volto a ligar na chave não tenho bateria...

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
« Responder #8 em: 13 de Abril, 2016, 08:33:25 »
Hmmmm weird  :blink:

Estara o regulador de tensao do alternador marado e acima de x rpms desliga e deixa de carregar?  :unsure:

Se tiveres como, liga um voltimetro a bateria enquanto fazes uma viagem dessas e monitoriza a carga...

afonsopatrao

• Zagato

• *
  • 1737

Masculino
« Responder #9 em: 13 de Abril, 2016, 12:05:10 »
Eu estou com o TwinThema: deve ser o regulador de tensão que apaga a partir de certa rotação. Experimenta ligar um multimetro à bateria e acelerar a borboleta, para ver se ele mantém os 14v.

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #10 em: 13 de Abril, 2016, 12:54:48 »
Eu estou com o TwinThema: deve ser o regulador de tensão que apaga a partir de certa rotação. Experimenta ligar um multimetro à bateria e acelerar a borboleta, para ver se ele mantém os 14v.

Pode nem ser a partir de certa rotação, pode estar "cansado" e apagar quando aquece,ou depois de trabalhar x tempo... um voltímetro directo á bat com uma puxada para dentro do habitáculo, ou ligar o Multiecu ao carro e ver a tensão da bat com o portátil.

Eu prefiro o oldschool,mas o Multiecu funciona bastante bem...  :t_up:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

evandro

• Piccolo

• *
  • 53
« Responder #11 em: 13 de Abril, 2016, 13:20:20 »
se fazes sempre 2km para ir ao ginásio, isso não da para carregar a bataria, quando esta nova tudo bem ela vai aguentando depois, não consegue, não se esqueçam que o motor de arranque e o componente que mais corrente eletrica gasta quando acionado

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
« Responder #12 em: 13 de Abril, 2016, 14:00:57 »
Se o carro pegar de estalo (como se costuma dizer) a tensao "roubada" a bateria nao e mt significativa. Agora se pre precisar de virar mais um pouco ai sim,... ja e um gasto a ter em conta. ;)

Romeu_SZ

• Encartado

• *
  • 130
« Responder #13 em: 13 de Abril, 2016, 16:04:38 »
Boas sugestões... Vou testar com rotações mais altas e em viagem a ver se ha alguma altura que deixe de carregar... O que faz sentido pois as 2 ultimas vezes que não pegou (sem bateria) tinha acabado de desligar o carro... Em dia de chuva dps de mais de 15kms...

Recentemente instalei um voltimetro na bateria com o display junto à caixa de fusiveis, mas tava a ir buscar o ground à ficha da centralina do imobilizador, e quando a centralina queimou tive de meter a centralina de origem (com imobilizador) e já não esta "livre" o pino do ground... mas vou dar um jeito...
Os 12V tou a ir buscar aos 12V continuos do radio...
Já testei e qualquer um destes pontos com o carro desligado e ligado e estão em "CC" com os terminais da bateria... E como o display da tensão está la perto... ;)
Mas quando estava o voltimetro a funcionar nunca experimentei fazer uma viagem a chover e ler a tensão... Não calhou... Mas lembro-me que dava entre 14,1 sem nada ligado/ao ralenti.... baixava 0,1-0,2 com a ventoinha da sofagem ou o limpa vidros...

Ha bocado troxe a bateria para casa para carregar... Hoje não me deixou apeado, mas uma das vezes que liguei o carro foi quase... Amanha testo essas sugestões