Autor Tópico: motor abarth com problema  (Lida 6657 vezes)

Helder Carvalho

• Vignale

• *
  • 684

Masculino
motor abarth com problema
« em: 12 de Junho, 2016, 00:03:11 »
Boas, estou com um problema muito sério, refis um motor a112 abarth e da primeira vez o motor derreteu os pistões, vim a descobrir que me tinham montado as vielas ao contrário, refis novamente e desta vez vejo que a junta de colaça sedeu dos pistões para o circuito da água, já da outra vez isso aconteceu,mas de um pistõe para outro, será das juntas?

Helder Carvalho

• Vignale

• *
  • 684

Masculino
Re: motor abarth com problema
« Responder #1 em: 12 de Junho, 2016, 00:08:46 »
Conseguem ver?

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
« Responder #2 em: 12 de Junho, 2016, 03:22:54 »
Ainda que sendo eu um pouco leigo na coisa, alem da questao da junta sera que as valvulas estao a abrir e fechar no tempo certo? Nao andara por ai compressao a mais? Medir a compressao seria algo que eu faria quando for montado de novo...  :unsure:

Helder Carvalho

• Vignale

• *
  • 684

Masculino
« Responder #3 em: 12 de Junho, 2016, 09:58:11 »
Ainda que sendo eu um pouco leigo na coisa, alem da questao da junta sera que as valvulas estao a abrir e fechar no tempo certo? Nao andara por ai compressao a mais? Medir a compressao seria algo que eu faria quando for montado de novo...  :unsure:

Ainda não tinha pensado na situação dos martelos, a junta e da marca "Athena" e ja muntei juntas payen so que em motores 903cc e .numca me aconteceu isto, não será compressão a mais mas para a junta?a mistura estava 5 estrelas

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
« Responder #4 em: 12 de Junho, 2016, 16:25:09 »
 :autobianchi:

Ainda não tinha pensado na situação dos martelos, a junta e da marca "Athena" e ja muntei juntas payen so que em motores 903cc e .numca me aconteceu isto, não será compressão a mais mas para a junta?a mistura estava 5 estrelas

R ai que entra a minha parte de leigo,... nao sei se por exemplo uma valvula de escape e fechar antes do tempo provoca isso. outra situaçao que me ocorre. o bloco e cabeça foram facetados? se tiver empeno tambem podera acontecer isso onde a junta sofrer menos aperto, ou por outro lado aperto a mais, esmagar e dai a ceder com a compressao sera um passo. Mas isto sou eu a divagar um pouco...

Helder Carvalho

• Vignale

• *
  • 684

Masculino
« Responder #5 em: 12 de Junho, 2016, 19:09:45 »
:autobianchi:
R ai que entra a minha parte de leigo,... nao sei se por exemplo uma valvula de escape e fechar antes do tempo provoca isso. outra situaçao que me ocorre. o bloco e cabeça foram facetados? se tiver empeno tambem podera acontecer isso onde a junta sofrer menos aperto, ou por outro lado aperto a mais, esmagar e dai a ceder com a compressao sera um passo. Mas isto sou eu a divagar um pouco...
Estive a meditar sobre o assunto hoje o dia todo, uma válvula não pode ser porque esta nos 4 pistões, e eu não iria errar nas 4 válvulas de escape. Penso eu hipótese 1 junta de qualidade fraca, hipótese 2 junta de qualidade fraca e eu não dei o reaperto aos 300 km e ja tinha feito 2700 km.

maniac

• Vignale

• *
  • 768

Masculino
  • Texto Pessoal
    Abarth nel cuore
« Responder #6 em: 13 de Junho, 2016, 00:49:11 »
Poderá ser da qualidade das juntas.. Essa cabeça foi faceada? Se sim, foi bem faceada? Eu media a folga no bloco e na cabeça, só por descargo de consciência. É que, se montam mal umas bielas, imagino como fizeram o resto  :dry:

Next - ?
FIAT Seicento Sport Abarth Elaborata - sold
FIAT Punto Sport 1.2 16v - sold
FIAT Cinquecento Sport  - sold
Abarth 500 '09 - sold
FIAT Bravo '11 Multijet 120 - Il familiare

Helder Carvalho

• Vignale

• *
  • 684

Masculino
« Responder #7 em: 13 de Junho, 2016, 09:50:45 »
Poderá ser da qualidade das juntas.. Essa cabeça foi faceada? Se sim, foi bem faceada? Eu media a folga no bloco e na cabeça, só por descargo de consciência. É que, se montam mal umas bielas, imagino como fizeram o resto  :dry:
Quem montou mal a biela não foi a mesma pessoa que voltou a montar agora, acho que o problema desta vez devo ter sido eu que não reapertei a colaça ou mesmo a junta que é fraca. Facilitei agora fico sem saber se é da junta ou do aperto...

maniac

• Vignale

• *
  • 768

Masculino
  • Texto Pessoal
    Abarth nel cuore
« Responder #8 em: 13 de Junho, 2016, 10:57:35 »
Voltas a fazer as duas coisas. Trocas a junta e apertas com os Nm necessários  ;)

Next - ?
Abarth 500 '09 - sold

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
« Responder #9 em: 13 de Junho, 2016, 14:00:23 »
Voltas a fazer as duas coisas. Trocas a junta e apertas com os Nm necessários  ;)

Era o que eu faria...
Se ja se sabe de algo que foi descorado o resto sao tudo possibilidades... E chato arriscar a ficar outra vez igual mas no minimo, antes de voltar a montar despistar empenos na cabeça ou no bloco.  :dry:

Helder Carvalho

• Vignale

• *
  • 684

Masculino
« Responder #10 em: 15 de Junho, 2016, 15:20:48 »
Boas, ja tenho uma junta normal e comprei também uma reforçada, os parafusos tenho uns novas mas mandei fazer uns no torneiro de aço 12.9, será que vale apena ? E a junta reforçada nem sei se meta porque vai perder um pouco de taxa

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
« Responder #11 em: 15 de Junho, 2016, 20:29:47 »
Eu mantinha tudo original dado que podera ter cedido por falta de reaperto. S e a coisa voltar a correr pro torto ai sim tomaria medidas de prevençao...  :unsure:

maniac

• Vignale

• *
  • 768

Masculino
  • Texto Pessoal
    Abarth nel cuore
« Responder #12 em: 16 de Junho, 2016, 11:51:05 »
Eu verificava empenos, é uma coisa simples de se fazer, e depois voltava a montar tudo com material original e com o aperto necessário.

Next - ?
Abarth 500 '09 - sold

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #13 em: 16 de Junho, 2016, 11:59:05 »
Boas, ja tenho uma junta normal e comprei também uma reforçada, os parafusos tenho uns novas mas mandei fazer uns no torneiro de aço 12.9, será que vale apena ? E a junta reforçada nem sei se meta porque vai perder um pouco de taxa

Não terás aí granel no bloco? O meu 900cc tinha uma ligeira passagem na junta, foi mudada no quintal do @Fiat600 aqui do fórum, andou a levar pau como gente grande,já tinha veio de martelos do 127, borboleta do Punto 75, escape 4-2-1 do 112 Abarth e pelo que sei, ainda anda todos os dias... sem stress.

Ah,e se era para reapertar a junta, não o fiz... hehehe
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Helder Carvalho

• Vignale

• *
  • 684

Masculino
« Responder #14 em: 17 de Junho, 2016, 10:31:52 »
Eu vou por tudo de origem novamente, e vou ver se corre bem desta vez, e vou dar o reaperto, em princípio vai ser hoje vou me benzer...