Autor Tópico: Problema no AC/Sofagem? (Punto 2004)  (Lida 5627 vezes)

MFB

• Recem chegado

• *
  • 9
Problema no AC/Sofagem? (Punto 2004)
« em: 20 de Julho, 2016, 22:50:00 »
Olá a todos!
Espero que este tópico esteja na secção correcta.

Tenho um Punto 1.4 de 95cv de 2004 com 102.000kms, que adquiri usado este ano.
O AC é automático e bizona.

Quando adquiri o carro, o ar condicionado funcionava sem qualquer problema (o ar que saía das condutas era absolutamente gelado e funcionava no automático correctamente - regulava a temperatura).
Comprei o carro em época de frio e chuva (Março), pelo que o AC foi utilizado sobretudo para desembaciar o vidro frontal. Nunca tive problemas.

Durante os meses que se seguiram, com o aumento das temperaturas, comecei a reparar que o carro deixou de dar qualquer tipo de ar das condutas (nem quente, nem frio, nada).
Os primeiros sintomas que notei foi que o AC só disparava em velocidades a partir dos 80km/h. Ligava e desligava, ligava e desligava.

Quando ligo o AC, noto o cheiro típico das condutas de um carro com AC (aquele cheiro característico), mas não acontece absolutamente nada, nem no manual nem no automático.

Se mantiver o AC ligado em cidade, noto que não há qualquer ar a sair. Se circular a partir dos 90/100kms/h, sinto que sai ar das condutas centrais (não me parece sair nada das laterais), mas o ar que sai é tão ténue, que nem sequer chega para arrefecer, parece apenas "ar" que entra porque a conduta está aberta e não porque o AC esteja a funcionar.

Parece me que o compressor arranca, mas não consigo ter a certeza (utilizei poucas vezes o AC). Parece me ouvir um click e uma ligeira diferença nas rotações.

Optei por não re carregar o AC porque não quero pagar 40€ em vão (caso seja uma fuga ou algo que inviabilize o gás). Há qualquer coisa nesta situação que não me parece ser indicadora de falta de gás.

Alguém passou por uma situação semelhante?
Já me falaram de problemas eléctricos, fugas, tubos que saíram do sítio, avaria do compressor...

Obrigada pela v/ ajuda!
Cumprimentos.

naso

• Moderação
  • Maserati

• 8755

Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Re: Problema no AC/Sofagem? (Punto 2004)
« Responder #1 em: 20 de Julho, 2016, 23:46:16 »
Pelo que descreves parece que não tens o ventilador a funcionar, falta saber a razão, se tens AC automático creio que dá para fazer o diagnostico ligando à máquina.

89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

MFB

• Recem chegado

• *
  • 9
« Responder #2 em: 20 de Julho, 2016, 23:50:00 »
Sugeriram-me que fosse a um eletricista antes de considerar ir directamente à marca fazer diagnóstico.
Acham que é uma boa solução? É que de todas as pessoas com quem falei, cada um dá o sua opinião e são sempre distintas.
Falei com uma oficina da marca e foram da opinião de ligar o carro a máquina a ver se é possível detectar logo o problema. Mas queria evitar de pagar a ligação, correndo o risco de não ser dali.
Pensei também em problemas de fusíveis... Mas já li tanta coisa sobre esta situação que não chego à conclusão nenhuma.

MFB

• Recem chegado

• *
  • 9
« Responder #3 em: 20 de Julho, 2016, 23:52:10 »
Lembrei-me agora que tenho um familiar que tem um cabo OBD, que utiliza com o iPhone, mas será compatível?

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
« Responder #4 em: 21 de Julho, 2016, 09:20:50 »
Independetemente do que ja tenhas ouvido, em relaçao ao AC, tenho a dizer:
Se nao ha ar a correr pelas condutas o compressor vai ter de chegar a um ponto que tem obrigatoriamente de desligar por segurança ou entao vai chegar o gas em estado  liquido ao compressor e vai partir.
 Se ouves um "tic" de vez em quando esse "tic" acompanhado de uma ligeira alteraçao da rotaçao do motor isso e o som caracteristico do compressor a atracar.

A meu ver teras um problema eletrico.

Se por acaso conseguires identificar o compressor do AC, vais encontrar dois tubos. O mais fino deve estar quente (pode queimar) nao aconselho a meter la os dedos ou a mao, o mais grosso deve estar gelado, a ressoar, se nao (nas condiçoes que referes) com gelo mesmo. Se assim for podes colocar de parte a questao da carga de gas do AC.

Qt ao odb, julgo que podera ser necessario um software especifico para esse tipo de diagnostico.
Normalmente os softwares para smartphones sao para leitura de erros mais comuns. ;)

MFB

• Recem chegado

• *
  • 9
« Responder #5 em: 21 de Julho, 2016, 10:24:53 »
Independetemente do que ja tenhas ouvido, em relaçao ao AC, tenho a dizer:
Se nao ha ar a correr pelas condutas o compressor vai ter de chegar a um ponto que tem obrigatoriamente de desligar por segurança ou entao vai chegar o gas em estado  liquido ao compressor e vai partir.
 Se ouves um "tic" de vez em quando esse "tic" acompanhado de uma ligeira alteraçao da rotaçao do motor isso e o som caracteristico do compressor a atracar.

A meu ver teras um problema eletrico.

Se por acaso conseguires identificar o compressor do AC, vais encontrar dois tubos. O mais fino deve estar quente (pode queimar) nao aconselho a meter la os dedos ou a mao, o mais grosso deve estar gelado, a ressoar, se nao (nas condiçoes que referes) com gelo mesmo. Se assim for podes colocar de parte a questao da carga de gas do AC.

Qt ao odb, julgo que podera ser necessario um software especifico para esse tipo de diagnostico.
Normalmente os softwares para smartphones sao para leitura de erros mais comuns. ;)

Muito obrigada pela ajuda!
Efectivamente sinto que o compressor atraca, mas acaba por não sair nada pelas condutas.
A maioria das pessoas com quem falei referem todas problemas eléctricos, só resta saber ao certo de onde.
Já me falaram também em avaria do motor da sofagem, fusíveis, ou outros pequenos problemas.
A verdade é que desde que comprei o carro achei que o AC tinha um funcionamento estranho. Quando ia a altas velocidades (e em automático), ele ligava tudo ou desligava tudo. Tenho outro carro em casa com AC automático e não faz este tudo ou nada na temperatura, ajusta e mantém.
Mas como o meu anterior carro era AC manual, desvalorizei porque achava que podia ser só eu a demorar a habituar me a este funcionamento.
Possivelmente já teria alguma pequena avaria e acabou por avariar de vez.
Só espero que seja um problema que não seja demasiadamente caro.

Muito obrigada mais uma vez!

Erbium

• Moretti

• *
  • 284
« Responder #6 em: 21 de Julho, 2016, 10:33:10 »
Lembrei-me agora que tenho um familiar que tem um cabo OBD, que utiliza com o iPhone, mas será compatível?
Só deves conseguir ler o módulo de motor... para restantes módulos (neste caso climatização) não deve dar!
Fiat Croma 1.9M-Jet

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #7 em: 21 de Julho, 2016, 10:43:35 »
Mas espera lá, a Stilo também tem AC auto e se lá meter a pata passa a manual....  isso pode ter a ver com a compensação da temperatura, se meteres aquilo sempre no minimo também faz?
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

MFB

• Recem chegado

• *
  • 9
« Responder #8 em: 21 de Julho, 2016, 11:24:13 »
Mas espera lá, a Stilo também tem AC auto e se lá meter a pata passa a manual....  isso pode ter a ver com a compensação da temperatura, se meteres aquilo sempre no minimo também faz?

Os sintomas são sempre os mesmos, seja em manual ou automático, é indiferente a temperatura e a velocidade...
Não sai absolutamente nada das condutas, nem quente nem frio. Apenas sai cheiro (não é desagradável, é só o cheiro normal das condutas de AC).
Das laterais nem sequer sinto o cheiro, não sai mesmo absolutamente nada.

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
« Responder #9 em: 21 de Julho, 2016, 14:18:53 »
Isto basicamente passa tambem por uma questao.
Ouves o ventilador funcionar? Se n o ouves a funcionar esse e o primeiro problema a tentar resolver. Se o ventilador nao funciona nao ha leitura de temperaturas correta a nao ser a temperatura ambiente/exterior (caso o sensor esteja na carroçaria.
Um fusivel queimado pode estar a causar-te imensos problemas e dores de cabeça...  :dry:

MFB

• Recem chegado

• *
  • 9
« Responder #10 em: 21 de Julho, 2016, 14:27:23 »
Não me parece que o ventilador esteja a funcionar...
Eu no sábado vou passar num electricista com o carro e como é uma pessoa de confiança, espero que ele consiga resolver o problema ou pelo menos detectar, só rezo que seja algo simples, como um fusível!

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #11 em: 21 de Julho, 2016, 15:20:02 »
Não me parece que o ventilador esteja a funcionar...
Eu no sábado vou passar num electricista com o carro e como é uma pessoa de confiança, espero que ele consiga resolver o problema ou pelo menos detectar, só rezo que seja algo simples, como um fusível!

E abrires a caixa dos fusiveis e veres?  :unsure: :unsure:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

MFB

• Recem chegado

• *
  • 9
« Responder #12 em: 21 de Julho, 2016, 15:25:34 »
E abrires a caixa dos fusiveis e veres?  :unsure: :unsure:

Confesso que não é algo para mim, sou mulher!  :) já safar-me com manutenções e saber algumas coisas básicas...
Prefiro entregar a quem sabe. Definitivamente não iria saber resolver!

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #13 em: 21 de Julho, 2016, 20:48:08 »
Ok então,boa sorte ;)

Smokeless power! :)
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

MFB

• Recem chegado

• *
  • 9
« Responder #14 em: 23 de Julho, 2016, 16:37:53 »
Boa tarde!

Já passei pelo electricista e à partida é a resistência da sofagem, está tudo ok com o compressor.
Ainda não vou deixar o carro para reparação porque o mecânico vai de férias.
Conseguem dizer-me se isto é uma reparação muito cara? Ele não me soube dizer ao certo (ficou de ver melhor o carro quando o deixasse). Também se pôs hipótese de ser avaria do motor da sofagem.

Obrigada!