Autor Tópico: Quinta Velocidade Caixa Uno TD  (Lida 1217 vezes)

luismarques88

• Recem chegado

• *
  • 4
Quinta Velocidade Caixa Uno TD
« em: 29 de Agosto, 2016, 10:47:12 »
Bom dia pessoal.
Venho aqui fazer-vos uma questão.
Estava com ideias de substituir o carreto da 5ª velocidade do Fiat Uno TD 1.4 para um carreto com um ratio mais baixo, de maneira a diminuir a rotação a maiores velocidades na AE.
Pelo que andei a "estudar", a fiat tem (ou teve) vários tipos de caixas...C513, C514, C510 pelo que a minha primeira duvida é se podemos trocar carretos entre os vários tipos de caixa ou apenas de caixas iguais. Outra duvida é se podemos trocar carretos das versões gasolina para diesel, ou até se estas alterações são tipo tirar e por ou se é necessário algum tipo de "afinação" adicional.

A minha ideia era colocar o carreto de 5ª velocidade, de um fiat uno versão a gasolina (as tais quintas falsas) que no Uno Turbo D já não seria falsa, pois é apenas ligeiramente mais longa, pelo que a minha questão é se alguem sabe se é possivel facilmente fazer essa alteração (ou seja: se é retirar o carreto antigo to TD e colocar o novo do 45S por exemplo, sem fazer mais nada)

O ratio/relação da 5ª Original do Uno Turbo D é de 0.827, enquanto a 5ª da versão Uno 45S é de 0.780, na minha maneira de ver trocando apenas este carreto, iria ter um pouco menos de RPM a velocidades médias de autoestrada 120KM/h - 140KM/h sem ter o motor a gritar tanto, e penso que por ser um aumento ligeiro não iria perder velocidade de ponta nem perder muita aceleração, e ganhava em consumo e em "poupar o motor" por circular a menos RPM.

Já alguem fez este tipo de alteração ou tem experiencias com isto? Alguem me sabe dar a certeza se consigo trocar o carreto directamente sem mais nenhum tipo de alteração? É que tenho o carro com o motor desmontado num mecânico e caso fosse facil, uma vez que o motor está cá fora, fazia-se já.

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Quinta Velocidade Caixa Uno TD
« Responder #1 em: 30 de Agosto, 2016, 14:15:39 »
A quinta consegues em teoria trocar, as outras não, na prática nunca comparei os estriados

respondido com Passione

Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

luismarques88

• Recem chegado

• *
  • 4
Re: Quinta Velocidade Caixa Uno TD
« Responder #2 em: 30 de Agosto, 2016, 22:01:48 »
Obrigado pela resposta Luke.
Era mesmo só a 5ª velocidade que queria trocar, mas não sei se é algo plug and play ou não.
Pelo que li na net, a caixa do Fiat Uno TD é a C510 (tal como a do turbo IE) e a das versões gasolina é a C513 nos primeiros MK1 ou C514 nos ultimos unos MK2, não sei se é possivel trocar carretos entre caixas diferentes (mas da mesma epoca) ou apenas de caixas iguais, tens alguma ideia ou conhecimento sobre isto?

A ser verdade de se puder mudar apenas de uma caixa igual (C510) então uma opção seria colocar o carrecto da 5ª velocidade do Punto TD (que usa a mesma caixa, C510, apenas muda o diferencial e carretos) que é ligeiramente mais longa (0,790) no entanto penso que é "demasiado ligeiramente" nem sei se traz grande vantagem mas isto já é outra questão.

Luke já agora, porque motivo a quinta "em teoria" conseguiria trocar mas outras velocidades não? Apenas cuirosidade...não percebo nada de caixas de velocidade e gostava de compreender o porquê.