Boas eu tenho um fiat punto 1.2 16v 1998 176 e o carro falhava as vezes. Já tinha trocado cabos de velas, bobines, e velas e falhava ás vezes só quando acelerava e notava-se mais em baixa rotação. Fui analisar todos os fios da cablagem e estava tudo ok.Experimentei desligar a fixa da sonda lambada e para meu espanto denotei que o carro não falhava com ela desligada. Foi então que decidi trocar a sonda lambda. Fui ao centro de abate em Loures (Socorsul) e comprei uma sonda lambda visivelmente igual á minha, comparando as duas a única diferença era o tamanho da protecção do chicote. Lá disseram me que era a sonda lambda de um fiat punto 188 1.2 16v 80cv.Agora eu pergunto será que essa sonda dá no meu carro?Será que a unidade de comando está a reconhece-la de verdade e não está apenas em safe mode?De facto o carro deixou de falhar desde que substitui a sonda pela do punto 188. Só paguei a sonda depois de experimentar e custou 20€ porque era usada. Eu não tenho a ficha para fazer diagnostico e ficar com a certeza que a sonda não está a dar erro nem para poder apagar o mesmo, mas em condições normais, ao funcionar o motor a correcção da mistura é feita imediatamente e após cumprir o ciclo de trabalho programado, os valores adaptativos (aditivo/multiplicativo), se houver, são actualizados. Em alguns sistemas existe a possibilidade de apagar os parâmetros adaptativos da sonda, porem não é obrigatório. Entende-se que ao regularizar o funcionamento do motor, os valores adaptativos que se deram devido ao mau funcionamento não devem existir ou serão pequenos, portanto ao apaga-los evita-se um longo processo de adaptação que naturalmente irá ocorrer.
Obrigado pela dica. Ainda vou a tempo de ler essas referencias pois tenho as duas sondas. Mas se for mesmo uma sonda de um punto 188 ela funciona também num punto 176??
e a referencia tem de ser toda aigual? qual parte dos números e letras é que tem de ser mesmo igual?