Autor Tópico: Relanti a frio  (Lida 3489 vezes)

Alfasisley

• Encartado

• *
  • 75

Masculino
Relanti a frio
« em: 11 de Dezembro, 2016, 18:55:23 »
Boas, no passado fim de semana troquei o filtro de gasolina do meu Panda Sisley, até essa data o carro pegava bem tanto a frio como a quente, sendo que a frio passado pouco tempo já podia desligar o "starter" e ele aguentava-se, após a troca de filtro, mesmo com o "starter" ligado ao máximo tenho de lhe ir dando umas aceleradelas até aquecer, senão vai-se abaixo.
Acho estranho poder ser do filtro, mas acho muita coincidência, o filtro que coloquei é um pouco mais pequeno que o que tinha...
Alguém me pode ilucidar se vale a pena comprar outro filtro igual ao que estava para solucionar ou se é apenas uma coincidência?

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Relanti a frio
« Responder #1 em: 12 de Dezembro, 2016, 08:56:21 »
Desde filtro com menor capacidade para a passagem de combustivel a ar no sistema sao possibilidades (embora a do filtro remota) para esse tipo de coincidencias.

Tenta perceber se nao ficou ar na tubagem, se possivel sangrar a linha de combustivel para despistar essa provabilidade.
Depois disso se nao resolver colocava entao um filtro igual ao anterior.  :dry:

Alfasisley

• Encartado

• *
  • 75

Masculino
« Responder #2 em: 12 de Dezembro, 2016, 09:12:20 »
 Como sangro a linha de combustível?

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
« Responder #3 em: 12 de Dezembro, 2016, 10:34:36 »
Como sangro a linha de combustível?

Eu devia ter colocado outra virgula depois do "se possivel".  :sombrero:

Mas se tiver bomba no deposito em principio e so desligar o tubo que vem la junto ao motor, coloca-lo num recipiente de forma a que fique mergulhado em combustivel apos este começar a sair. Deixar sair algum combustivel de forma a confirmar que nao sai ar. Para sair o combustivel basta rodar a chave sem ligar o motor de arranque.
Espero nao estar a dizer nenhum disparate, se assim for alguem mais entendido corrija se faz favor. ;)  :t_up:

Alfasisley

• Encartado

• *
  • 75

Masculino
« Responder #4 em: 12 de Dezembro, 2016, 10:48:40 »
O meu Panda tem bomba de gasolina mecanica, o seja é uma bomba que está na cabeça e é acionada pela árvore de cames se não estou em erro. Mas agradeço na mesma a intenção. Embora eu ache que não deve ser ar porque andei com o carro e a quente não falha, parece um relógio... :D

Alfasisley

• Encartado

• *
  • 75

Masculino
Re: Relanti a frio/alterar bomba gasolina
« Responder #5 em: 12 de Dezembro, 2016, 10:56:11 »
Já agora aproveito o tópico para perguntar se alguém sabe se posso adaptar uma bomba de gasolina eléctrica a substituir a manual?

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
« Responder #6 em: 12 de Dezembro, 2016, 13:58:57 »
O meu Panda tem bomba de gasolina mecanica, o seja é uma bomba que está na cabeça e é acionada pela árvore de cames se não estou em erro. Mas agradeço na mesma a intenção. Embora eu ache que não deve ser ar porque andei com o carro e a quente não falha, parece um relógio... :D

Se e mecanica o processo e ligeiramente diferente.
Teras de desengatar o tubo que sai da bomba (no lado oposto) e coloca-lo dentro do recipiente da mesma forma.
Desligas os cabos das velas e das a chave como se fosse para colocar o motor a trabalhar, ou seja com o motor de arranque fazer rodar o motor. Nao vai pegar por ter os cabos das velas desligados e porque nao vai ter gasolina. A intençao e perceber se sai ar junto com a gasolina ou nao.

No entanto se ja andaste com ele, lhe tiveres dado umas ecelaradelas, e ele nao engasgou nem nada considero a minha teoria de ar no circuito estar a perder pontos. ;)

Helder Carvalho

• Vignale

• *
  • 684

Masculino
« Responder #7 em: 12 de Dezembro, 2016, 17:12:29 »
A teoria do ar na gasolina está errada, passa isso à frente, nesmo que tivesse ar com duas gasadas saia o ar todo, e se fosse por isso quando andasses com pouca gasolina andavas sempre mal, porque a gasolina salta de um lado para o outro nas curvas e vai apanhando ar.
O que eu penso que será é o seguinte, o filtro velho deveria dar pouca passagem e este novo dá boa passagem, tu abres o ar todo ele pega e tens que passar logo o ar para meio pau, como deixas ficar começa logo a encharcar, isto é o que eu acho, faz o teste, ligar e por o ar logo quase a meio.

Alfasisley

• Encartado

• *
  • 75

Masculino
« Responder #8 em: 12 de Dezembro, 2016, 17:50:13 »
A teoria do ar na gasolina está errada, passa isso à frente, nesmo que tivesse ar com duas gasadas saia o ar todo, e se fosse por isso quando andasses com pouca gasolina andavas sempre mal, porque a gasolina salta de um lado para o outro nas curvas e vai apanhando ar.
O que eu penso que será é o seguinte, o filtro velho deveria dar pouca passagem e este novo dá boa passagem, tu abres o ar todo ele pega e tens que passar logo o ar para meio pau, como deixas ficar começa logo a encharcar, isto é o que eu acho, faz o teste, ligar e por o ar logo quase a meio.

Hélder Carvalho, obrigado pela dica, mas penso que se fosse essa a causa quando acelerasse no pedal o carro fazia poço, coisa que não acontece, se eu for acelerando ele não vai abaixo, mas deveria manter-se em funcionamento uma vez que o starter aciona um pouco o acelerador, já afinei essa aceleração e só se estiver bastante acelerado com o starter no máximo é que continua a trabalhar, se baixar para meio vai abaixo. Penso que me espessei correctamente.

Helder Carvalho

• Vignale

• *
  • 684

Masculino
« Responder #9 em: 12 de Dezembro, 2016, 18:59:29 »
O poço normalmente acontece quando se acelera muito de uma vez, aos poucos eles vão sempre subindo. Quando acionas o starter ele acelera e feça a boca do carburador com uma borboleta, a borboleta é para forçar a entrada de gasolina, porque como o motor está frio precisa de mais gasolina para ela explodir, quando fica quente a gasolina já explode bem, ai começas a fechar primeiro essa borboleta abre e por fim deixa de acelarar mais ao menos de meio para baixo. Eu normalmente puxo o starter todo ponho a trabalhar e baixo quase logo, se tu não consegues pode ser falta de ar deve ter um parafuso de afinação de ar vais ter que mexer ai, mas sem ver as coisas é muito difícil.

Alfasisley

• Encartado

• *
  • 75

Masculino
« Responder #10 em: 12 de Dezembro, 2016, 19:04:44 »
Pois, o receio é mexer e ficar pior, pois fui com ele à inspeção e passou com distinção, inclusive no teste de gases.

Helder Carvalho

• Vignale

• *
  • 684

Masculino
« Responder #11 em: 12 de Dezembro, 2016, 19:09:33 »
Fica atento quando ele for a baixo se se desligar a querer se engasgar é falta de ar, se for ir a baixo muito solto é falta de gota, repara nisso e diz

Alfasisley

• Encartado

• *
  • 75

Masculino
« Responder #12 em: 12 de Dezembro, 2016, 19:17:55 »
Ainda à pouco o pus a trabalhar, pega muito bem, depois acelero para manter, largo o acelerador (sempre com o starter puxado), passado 5/10seg. começa a enrolar e vai-se abaixo.

Helder Carvalho

• Vignale

• *
  • 684

Masculino
« Responder #13 em: 12 de Dezembro, 2016, 21:41:23 »
Ainda à pouco o pus a trabalhar, pega muito bem, depois acelero para manter, largo o acelerador (sempre com o starter puxado), passado 5/10seg. começa a enrolar e vai-se abaixo.
Enrrola porque tem muita gota, fax assim puxa o starter liga, deixa 3 segundos, e passa o starter para meio, se for a baixo liga outra vez com o starter fechado e só com um toque no acelarador, se ele ficar a trabalhar com um pouco de acelarador e o starter fechado é o starter que está mal encaixado no carburador

Alfasisley

• Encartado

• *
  • 75

Masculino
« Responder #14 em: 13 de Dezembro, 2016, 09:42:21 »
Engraçado este Panda, fiz como disseste, foi abaixo, mesmo com acelerador, depois puxei o starter e pus a trabalhar, ficou 5*, a trabalhar sem ir abaixo.  :blush: