Autor Tópico: Óleo no líquido de refrigeração  (Lida 10993 vezes)

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
Re: Óleo no líquido de refrigeração
« Responder #15 em: 10 de Janeiro, 2017, 11:29:34 »
O reboque seria o ideal, acredito que será do radiador/permutador do óleo...

Bingo!

P.S. Agradeço que o(s) moderador(s) não apaguem as respostas que dou, quando o conteúdo das mesmas não é ofensivo, é que apagaram uma resposta igual a esta.

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
« Responder #16 em: 10 de Janeiro, 2017, 13:47:35 »
Finalmente tenho carro novamente...

Como trabalho muito longe teve que ser outra pessoa a ir buscar pois já tinha esgotado todas as possibilidades de carros emprestados.

Não se mexeu na colaça e foi-se directamente ao permutador/radiador. O carro já fez mais de 100km desde ontem quando saiu do mecânico e noto que o vaso de expansão está escuro outra vez mas, contrariamente ao que aconteceu quando o problema foi detectado e ao estado do vaso do gabrieljstavares, não transbordou e o nível está igual portanto assumo que não esteja a haver passagem de óleo e sejam ainda resíduos do que aconteceu pois o nível de óleo não desceu... Mas, se souberem, respondam a esta questão:

Se fosse colaça e tendo feito hoje 50km seguidos com carro, seria expectável já ter algum sintoma como vaso de expanção a verter devido ao aumento do nível pela entrada de óleo no circuito de água, aumento de temperatura, diminuição do nível de óleo?

É que para já, com a excepção do vaso ter o líquido numa cor mais escura, está tudo normal com o carro...

A ter problemas na colaça depende do tamanho da fuga. se for muito pequena so com esforço e que se nota alguma coisa. Se for grande notava-se nesse precurso.
Creio que o problema residia apenas no radiador de oleo.
Fazer uma limpeza ao circuito de refrigeraçao para retirar os residuos de oleo nao era mal visto ate para ficares mais descansado e conseguires controlar melhor a questao. ;)  :t_up:

bob-cat

• Encartado

• *
  • 96

Masculino
« Responder #17 em: 10 de Janeiro, 2017, 14:45:16 »
A ter problemas na colaça depende do tamanho da fuga. se for muito pequena so com esforço e que se nota alguma coisa. Se for grande notava-se nesse precurso.
Creio que o problema residia apenas no radiador de oleo.
Fazer uma limpeza ao circuito de refrigeraçao para retirar os residuos de oleo nao era mal visto ate para ficares mais descansado e conseguires controlar melhor a questao. ;)  :t_up:

Pois, na 5ª como é a minha tarde de folga vou voltar lá.

Como me apercebi ontem à noite da cor da água, ao ir para casa até meti pela via rápida e puxei um pouco (fui uns 15 segundos perto dos 170km/h) e hoje de manhã voltei a puxar um pouco, não tanto.

Além disso, como o facto de entregar o carro do seguro faria com que me atrasasse  para entrar ao serviço, os 50km que fiz de manha foram sempre com condução mais agressiva, ultrapassagens, etc e fiz isso propositado para forçar um pouco e perceber se havia mais fuga...

Obrigado pela tua resposta
Não tenho assinatura.. ;)

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #18 em: 10 de Janeiro, 2017, 15:14:55 »
O circuito vai precisar de pelo menos mais 2 a 3 lavagens até ficar completamente limpo de óleo.

bob-cat

• Encartado

• *
  • 96

Masculino
« Responder #19 em: 11 de Janeiro, 2017, 09:17:35 »
Bem, as coisas parecem iguais cerca de 190km depois da intervenção, não aquece, o vaso não transborda e o nível do óleo parece-me igual ao que estava no início. Hoje de manhã, antes de sair estava assim:

Quando cheguei ao trabalho, continua a dar a sensação que o líquido é claro ao entrar no frasco, tem aqui um vídeo que mostra isso:

https://www.dropbox.com/s/rrl8lk94e425li2/Video_Zip_20170111_091009.mp4?dl=0

Independentemente disso, e uma vez que amanhã de tarde tenho folga, vou passar no mecânico nem que seja para fazer nova limpeza...

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #20 em: 11 de Janeiro, 2017, 15:25:14 »
Limpeza nisso, nem que seja para andares descansado... por outro, assim não enferruja de certeza...  :sombrero: :sombrero: :sombrero:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

bob-cat

• Encartado

• *
  • 96

Masculino
« Responder #21 em: 16 de Janeiro, 2017, 09:30:26 »
Bem, na passada 5ª fiz nova limpeza mas voltou a ficar sujo... Vai mesmo ser com o tempo...

Mas a minha saga continua... No Domingo à hora de almoço quando me aproximei do carro vi alguma água por baixo. Como foi a primeira vez que ficou estacionado na rua desde que voltou do mecânico, assumi que fosse do gelo mas, já era tarde e a água teria evaporado.

Fiz a verificação normal, nível do óleo ok mas o de anti congelante estava a meio entre a marca do mínimo e o fundo do vaso... Espreitei por baixo e vejo que a água no chão era mesmo do meu carro. Estava a pingar +/- atrás do farol de nevoeiro do lado direito... Líquido de cor esverdeada por isso já estava encontrado o problema e por onde tinha saído o líquido...

Compus com água (sei que não era a melhor opção mas era a única solução) e saí na mesma com o carro. Quando estacionei verifiquei o nível e estava ok. Quando saí não havia líquido no chão. Fui a outro sítio antes de voltar a casa e, mais uma vez, nada, nem baixou o nível nem pingou no chão.

Pelo sim pelo não deixei o carro com os meus mais (a 13km da minha casa) para o levarem ao mecânico e tentar perceber o que é agora. A minha dúvida é a seguinte:

Poderia ter perdido o líquido devido às baixas temperaturas? Como anda uma mistura de óleo e líquido de refrigeração, poderá ser sido a baixa temperatura da noite a provocar a saída do líquido? É que em circulação não aconteceu nada e, caso houvesse alguma fuga, acredito que nessa situação a pressão será bem maior e teria que haver novamente fuga de líquido...

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #22 em: 16 de Janeiro, 2017, 09:33:39 »
Uma abraçadeira mal apertada tem esse sintoma, com as baixas temperaturas...ou tubo rachado na zona da abraçadeira.

NunoAntunes93

• Giannini

• *
  • 538

Masculino
« Responder #23 em: 16 de Janeiro, 2017, 11:10:18 »
Provavelmente deve ser algum tubo mal apertado, julgo que do lado que falas é o lado do termostato. Verifica essa zona e procura fugas. É provavel que possa estar meio obstruído com resíduos do óleo, mas supostamente o teu mecânico limpou-o integralmente.

Se continuares a ter problemas com fugas, deverá ser avaliado se tens alguma pressão anormal no sistema de refrigeração (junta, colassa etc).  :violino:

bob-cat

• Encartado

• *
  • 96

Masculino
« Responder #24 em: 17 de Janeiro, 2017, 15:18:31 »
Ontem trouxe o carro para casa e já está a pingar, a minha namorada mandou-me fotos  e está tudo igual, 5ª na minha folga encosta... Notei que o líquido de refrigeração mantêm a cor durante mais tempo mas surgiu agora isto...

Já nem sei que pensar. Para mim foi como o Nuno referiu e é algo mal apertado mas ontem ao meu pai voltaram a falar na colaça... Mas o nível de óleo e a cor estão normais, a única coisa é mesmo a fuga do líquido de refrigeração...

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #25 em: 17 de Janeiro, 2017, 17:31:31 »
Ontem trouxe o carro para casa e já está a pingar, a minha namorada mandou-me fotos  e está tudo igual, 5ª na minha folga encosta... Notei que o líquido de refrigeração mantêm a cor durante mais tempo mas surgiu agora isto...

Já nem sei que pensar. Para mim foi como o Nuno referiu e é algo mal apertado mas ontem ao meu pai voltaram a falar na colaça... Mas o nível de óleo e a cor estão normais, a única coisa é mesmo a fuga do líquido de refrigeração...

Uma abraçadeira mal apertada tem esse sintoma, com as baixas temperaturas...ou tubo rachado na zona da abraçadeira.

Olha que curioso, eu também tinha dito, até antes do Nuno, que poderia estar uma abraçadeira desapertada, mais, até poderia dizer que tens o radiador a verter...

A dificuldade de verificares se, dois tubos, um vaso de expansão e o radiador, vertem não é muita... o problema está num deles. 
« Última modificação: 17 de Janeiro, 2017, 17:33:15 por lovefiat »

bob-cat

• Encartado

• *
  • 96

Masculino
« Responder #26 em: 17 de Janeiro, 2017, 17:48:02 »
Pois lovefiat, tens razão, não reparei na tua resposta... Pela posição em que é também suspeitei que seria algo na zona do radiador.

O que me deixou mais intrigado foi ter andado com o carro desde 2ª e só no primeiro dia em que o deixei na rua isto aconteceu. Poderá ter sido do frio? Começo a achar que tenho que ir benzer o carro...

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #27 em: 17 de Janeiro, 2017, 17:56:55 »
Pois lovefiat, tens razão, não reparei na tua resposta... Pela posição em que é também suspeitei que seria algo na zona do radiador.

O que me deixou mais intrigado foi ter andado com o carro desde 2ª e só no primeiro dia em que o deixei na rua isto aconteceu. Poderá ter sido do frio? Começo a achar que tenho que ir benzer o carro...

Tens algo na zona que referi, que com a retração (frio) deixa passar liquido de refrigeração, que provavelmente dilatou com a compressão ocorrida durante a viagem, portanto, aconselho-te a verificares a fuga durante a noite que é quando está muito frio.  :t_up:

:point: até te vão gelar os joelhos  :lol:

NunoAntunes93

• Giannini

• *
  • 538

Masculino
« Responder #28 em: 17 de Janeiro, 2017, 20:03:43 »
Bruxas das Bruxas ontem também surgiu me uma fuga de líquido de refrigeração no tubo por cima da caixa de velocidades. Abraçadeira danificada.

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
« Responder #29 em: 17 de Janeiro, 2017, 21:57:17 »
Antes isso q algo pior.  :t_up: