Autor Tópico: Limpeza de EGR+Admissão  (Lida 4042 vezes)

miky_boy

• Recem chegado

• *
  • 2
Limpeza de EGR+Admissão
« em: 05 de Janeiro, 2017, 00:12:15 »
Boas malta, venho pedir a vossa ajuda sff

Possuo um Punto Multijet 1.3 Diesel de 2005 e tenho verificado que desde há uns meses o consumo ficou mais elevado, passou a ficar mais engasgado e passou a sair fumo preto do escape com aquele cheiro que fica na garagem quando o estaciono.

Como já andava desconfiado de algum problema na EGR (porque o carro tem 140.000Km e ela nunca foi limpa) com um daqueles equipamentos ELM via bluetooth fconsegui fazer leituras na porta OBD do carro e verifico que apresenta o erro P400 da EGR Flow.

Na primeira abordagem que tive para me aventurar a limpar a EGR e Admissão removi o tubo que vos apresento nas 2 imagens com o circulo vermelho. Pela ideia que tenho liga a saída da admissão para o turbo, será? De qualquer forma, o tubo estava bastante tapado e a saída da admissão mal se via o buraco. Limpei aquilo com uma chave de fendas e navalha para tirar o maior e o carro passou a ficar melhor, o consumo baixou logo mas ainda assim tem o erro e nem cheguei a tocar na EGR.

Pelo que andei a ler na net o melhor mesmo é limpar a EGR e a admissão. Já vi vídeos sobre como remover a EGR para este carro, já sei que não me espera uma tarefa fácil dado que o acesso é muito em baixo e apesar dos vídeos há-de ser um trabalho á descoberta, se alguém tiver alguma dica preciosa também agradeço desde já.

No entanto estava com ideias de limpar a admissão também, o problema é que não vi nenhum vídeo de como desmontar a parte da admissão que liga á EGR e que deve estar bastante obstruída. Os únicos vídeos deste tipo que tenho encontrado são para outros modelos, ou o Grande Punto ou o Fiat Linea.

Se alguém tiver alguma documentação, fotos ou vídeos que possa partilhar agradeço desde já a vossa ajuda.

Obrigado desde já malta.

Cumps,

Romeu_SZ

• Encartado

• *
  • 130
Re: Limpeza de EGR+Admissão
« Responder #1 em: 14 de Janeiro, 2017, 19:15:09 »
Tb estou interessado nestas questoes... O meu GPunto 1.3 anda com consumos de 7 ou mais e parece que puxa menos...

miky_boy

• Recem chegado

• *
  • 2
« Responder #2 em: 16 de Janeiro, 2017, 00:40:41 »
Boas malta,
Entretanto na segunda tentativa que fiz para tentar aceder á EGR acabei por retirar a parte eléctrica da EGR (onde tem o conector) e limpei o carvao que tinha ali e na parte da mola. Ficou com bom aspecto mas ao tentar limpar melhor andei com a porca da mola ás voltas (foto em anexo) e o carro ficou todo marado, nem se aguentava quando dava á chave.
No inicio nao percebi a razao mas pensei que poderia ter sido dessa cena da mola. Voltei a desmontar tudo de novo e dei um aperto na mola. Testei e o carro ja se aguentava mas ao acelerar nao tinha força nenhuma.
Voltei a apertar aquilo e agora o carro está +/- estavel, já anda e tem força mas quando passo para 3ª sinto que tem ali um engasganço antes de começar a puxar.
Se calhar fiz uma grande merd* ao ter mexido na mola, aquilo provavelmente está ligado á "borbuleta de aceleração" nao? Ainda assim o problema agora é saber qual a posição correcta dessa porca, e se está muito apertada ou desapertada.
Alguem tem alguma ideia? Estou a pensar desapertar mais, mas nao faço ideia se estou no caminho certo. Thanks
Cumps,

NunoAntunes93

• Giannini

• *
  • 538

Masculino
« Responder #3 em: 16 de Janeiro, 2017, 12:52:24 »
O trabalho a ser bem feito é fazer a descarbonização de toda admissão, para além da EGR, há outro sensor de pressão positiva na admissão. Possivelmente estará obstruído.

Atenção que caso avances para o colector, será sempre aconselhado efectuar a troca das juntas.  :t_up: