Autor Tópico: Falha aleatória  (Lida 4986 vezes)

joaolopes

• Encartado

• *
  • 106

Masculino
Falha aleatória
« em: 12 de Janeiro, 2017, 01:28:08 »
Bom ano novo  :t_up:
Estou com um problema enervante no meu fiat punto 1.2 16v 86cv 1998. Quando saio de um semáforo e acelero, dá umas engasgadas por uns 2 ou 3 segundos depois fica normal. Se estiver a acelerar com ele a fundo a subir, está muito bem, e de repente dá umas pequenas falhas aleatoriamente.
       O carro liga normalmente e, quando em ponto morto, mantém a marcha lenta normal, sem variar a rotação e sem desligar.
Já fiz secan com o multiscan da fiat e tinha lá gravado um erro de sonda lambda e um erro no primeiro injector de aterramento. Apaguei os erros e não voltaram mais aparecer.
Já montei uma sonda lambda nova da bosch com a referencia certa para o meu carro.
Troquei as bobines há 35mil kms por novas.
Montei cabos de vela da BERU novos há 35mil kms.
As velas montei novas há 20mil kms.
Limpei o corpo da borboleta.
O regulador de pressão de combustível que está na régua está um pouco tocado para dar mais pressão mas não tem fuga de gasolina para dentro do colector de admissão.
O que poderá ser? Se alguma cablagem tivesse traçada não deveria dar um erro no scan?
O que pode ser?

joaolopes
Encartado

*
77
Ver Perfil Email Mensagem pessoal (Online)
Re: Falha aleatória
« Enviada para: lovefiat em: 05 de Janeiro, 2017, 15:10:11 » ResponderCitarApagar
Citação de: lovefiat em 05 de Janeiro, 2017, 07:41:54
Bom dia e bom ano  :t_up:

Eventualmente tens lixo nos injetores ou algum a falhar...
A cablagem pode estar trincada e ainda deixar passar corrente , mas, não a suficiente e não aparece erro no scan.
Que marca de velas colocaste, estes carros são muito esquisitos com as velas...

Caso a situação seja pontual, eu começava por colocar um bom limpa injetores e verificava a cablagem toda, à procura de trincadelas ou fichas mal ligadas/estragadas e também verificava o estado das velas.

Coloquei velas Beru já vai fazer uns 20mil kms, ontem tirei-as limpei-as e afinei-as, diminui um pouco a distancia entre os eléctrodos voltei a montá-las fui dar uma volta com o carro e não teve efeito nenhum elas também já estão um pouco carbonizadas, mas já encomendei velas de Iridium da NGK para experimentar.
         A dica que deste sobre a cablagem ainda deixar passar corrente mas não a suficiente faz todo o sentido ainda não tinha pensado nisso. Vou tentar medir com o multímetro a continuidade entre os terminais da ficha dos injectores e a ficha da centralina e também da ficha da sonda lamba e ver se algum está com uma resistência superior a 1,3ohms ou mesmo que esteja uma a 3 ou 4 ohms as outras a 1,5ohms por exemplo é porque essa não está a deixar passar a corrente suficiente.
             Mas tenho mais uma coisa chata, na cablagem dos injectores eu tenho uma cablagem que vai da centralina até a uma ficha que liga por sua vez noutra cablagem muito mais curta que vai directamente só aos quatro injectores, se eu quiser medir também a continuidade dessa cablagem mais curta terei de tirar metade do colector de admissão para desconectar a fichas dos injectores e medir não é?

joaolopes
Encartado

*
77
« Enviada para: lovefiat em: 05 de Janeiro, 2017, 21:27:18 » ResponderCitarApagar
Citação de: lovefiat em 05 de Janeiro, 2017, 20:52:47
Devias ter encomendado as de origem NGK na Fiat, ficavas melhor servido.

Sabes que em alguns casos temos de desmontar mesmo, infelizmente é mesmo assim.

Verifica cabos trincados/partidos ou fichas avariadas/partidas...Mede a resistência e a alimentação dos aos injetores...

Pois medir a resistência também dos próprios injectores não pode estar muito diferente de uns dos outros, mas olha que hoje fui andar com o carro falhou muito menos. Ontem eu diminui a distancia dos eléctrodos das velas mas também as limpei e só tinha ido dar uma volta para experimentar muito curta. Se calhar as velas precisavam de secar melhor ou de ficarem mais quentes não sei. Mas também amanhã chegam as de iridium que encomendei, se depois de montar as de iridium o carro ficar a 100% fica tudo ok, se não ai sim vou checar as cabelagens. As fichas já vi que estão ok.

joaolopes
Encartado

*
77
« Enviada para: joaolopes em: 05 de Janeiro, 2017, 21:51:17 » ResponderCitarApagar
Sim claro obrigado

joaolopes
Encartado

*
77
« Enviada para: lovefiat em: Hoje às 01:19:54 » ResponderCitarApagar
 Boa noite. Já montei as velas de iridium da ngk, já tirei os injectores e limpei-os com petróleo sob pressão a 3 bares no sentido do bico e no sentido inverso os 4 injectores. Melhorou muito não engasga já mas a acelerar ainda dá umas falhas aleatórias muito rápidas e só por alguns momentos. Já via as fichas todas media resistência dos injectores também estava tudo ok.

Já estou por tudo será que a centralina pode fazer isso?
Será que estou pouca pressão na linha de alimentação?

joaolopes

• Encartado

• *
  • 106

Masculino
« Responder #1 em: 12 de Janeiro, 2017, 01:48:03 »
Fotos

joaolopes

• Encartado

• *
  • 106

Masculino
« Responder #2 em: 12 de Janeiro, 2017, 01:49:52 »
Fotos

joaolopes

• Encartado

• *
  • 106

Masculino
« Responder #3 em: 12 de Janeiro, 2017, 01:50:21 »
Fotos

joaolopes

• Encartado

• *
  • 106

Masculino
« Responder #4 em: 12 de Janeiro, 2017, 01:51:01 »
Fotos

joaolopes

• Encartado

• *
  • 106

Masculino
« Responder #5 em: 12 de Janeiro, 2017, 01:52:06 »
Fotos

joaolopes

• Encartado

• *
  • 106

Masculino
« Responder #6 em: 12 de Janeiro, 2017, 01:52:46 »
Fotos

joaolopes

• Encartado

• *
  • 106

Masculino
« Responder #7 em: 12 de Janeiro, 2017, 01:53:46 »
Fotos

joaolopes

• Encartado

• *
  • 106

Masculino
« Responder #8 em: 12 de Janeiro, 2017, 01:54:11 »
Fotos

joaolopes

• Encartado

• *
  • 106

Masculino
« Responder #9 em: 12 de Janeiro, 2017, 01:54:29 »
Fotos

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #10 em: 12 de Janeiro, 2017, 13:58:11 »
Regulador de pressão...
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

joaolopes

• Encartado

• *
  • 106

Masculino
« Responder #11 em: 12 de Janeiro, 2017, 14:09:51 »
Se for o regulador de pressão e eu experimentar desligar o tubo de vácuo do regulador de pressão e tapar o orifício de vácuo no colector de admissão ele vai fazer a mesma coisa?

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #12 em: 12 de Janeiro, 2017, 14:21:39 »
Se for o regulador de pressão e eu experimentar desligar o tubo de vácuo do regulador de pressão e tapar o orifício de vácuo no colector de admissão ele vai fazer a mesma coisa?

Se fizeres isso aumentas a pressão ao relantim ainda mais, mas depois em andamento ele não compensa, vai ficar muito pior.

O Y já tem sonda lambda, não percebo o sentido de mexeres no regulador de pressão... só vais aumentar o que ele bebe, com riscos para o catalizador e afins... se for demais, afoga em altas. Tens ao menos a noção da pressão que está a fazer?
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

joaolopes

• Encartado

• *
  • 106

Masculino
« Responder #13 em: 12 de Janeiro, 2017, 14:30:17 »
não sei a pressão que ele está a fazer deve ser entre 2.5 a 3.4bar não sei. Mas não é para eu andar assim com o carro isto era só um teste para ver se fazia alguma diferença para ter mais a certeza se era do regulador de pressão, mas já percebi que este teste não indica nada.

Quer dizer que o regulador pressão pode estar a mandar menos pressão que aquela que é predefinida?

Se eu tirar o regulador de pressão e o limpar achas que resolve alguma coisa ou tenho mesmo de comprar outro?

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #14 em: 12 de Janeiro, 2017, 15:08:17 »
não sei a pressão que ele está a fazer deve ser entre 2.5 a 3.4bar não sei. Mas não é para eu andar assim com o carro isto era só um teste para ver se fazia alguma diferença para ter mais a certeza se era do regulador de pressão, mas já percebi que este teste não indica nada.

Quer dizer que o regulador pressão pode estar a mandar menos pressão que aquela que é predefinida?

Se eu tirar o regulador de pressão e o limpar achas que resolve alguma coisa ou tenho mesmo de comprar outro?

Pressão não é fluxo.... o regulador mantêm a pressão mesmo quando o fluxo aumenta... ou pelo menos é essa a função dele. Se a bomba de gasolina não estiver a conseguir manter o fluxo, não há regulador nem aumento de de pressão que te safe...

Pelo que dizes, penso em falha de alimentação, mas ao mesmo tempo, falha de ignição não me parece descabido...
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2