Início
Fórum
Ajuda
Entrar
Registe-se
Início
Fórum
Ajuda
Entrar
Registe-se
Fiatistas
Notizie
Notizie Tricolore
Vamos salvar Monza
Imprimir
Páginas:
1
2
3
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Vamos salvar Monza (Lida 10562 vezes)
Tiffosi
Moderação
Ferrari
17082
Vamos salvar Monza
«
em:
23 de Março, 2006, 19:52:45 »
Vamos salvar Monza
Data: 23/03/2006
Era uma tarde de Setembro solarenga, mas isso pouco importava, para um adolescente uma viagem solitária de autocarro não passa de um momento de grande aborrecimento, sobretudo quando esta medeia a escola de um grupo de amigos. Estava metido comigo mesmo sem que prestasse muita atenção a tudo o que me rodeava. Foi então que de uma conversa entre dois italianos se soltou uma palavra – Monza.
Um arrepio percorreu-me um corpo como se me estivesse a acordar de um estado de letargia que me tinha adormecido quase completamente todos os sentidos que, no fundo, estavam até então por sua conta a reagir sem que passassem qualquer informação ao cérebro. Foi preciso aquela palavra – que para muitas das pessoas daquele autocarro nada significava, mas que, para um jovem adepto de corridas, tem o sentido de Scala para um amante do belo canto – para que acordasse para me embrenhar em memórias oferecidas por livros, jornais, revistas, imagens a que ia deitando a mão. Até então nunca tinha estado no mítico circuito italiano, mas ainda assim ia viajando pelas lendárias provas a que não tinha assistido mas que tinha bem presentes na minha memória.
Anos mais tarde, já adulto, encontrava-me novamente dentro de um autocarro numa manhã solarenga de Setembro. Desta feita todos os sentidos estavam bem vivos, esta viagem era o derradeiro obstáculo entre mim e o Autodromo Nazionale di Monza e era necessário estar atento, procurar o circuito, tentar ouvir um grito de um motor, sentir o pulsar do mundo das corridas, no fundo, procurar qualquer coisa que me garantisse que Monza era já ali. E realmente era…
Ao entrar pelos portões deste belíssimo circuito enquadrado num parque magnífico imediatamente se sente a sua imensidão histórica, pressente-se que ali se travaram duelos roda a roda, que, infelizmente, houveram momentos trágicos e que a glória se abateu sobre os donos daqueles nomes que ouvimos e aprendemos a respeitar desde muito cedo. O imponente banking do antigo anel de velocidade de Monza recorda-nos como no passado era preciso ser temerário para abraçar a profissão de pilotos de corridas. É um desfilar de sensações e sentimentos que, numa primeira visita, acabam por relegar qualquer corrida para segundo plano.
É, portanto, com naturalidade que grande parte das pessoas que vibram com o fenómeno das corridas veriam com bons olhos a possibilidade de viverem ao lado de Monza, de modo a poderem dar um salto ao Templo della Velocita sempre que desejassem, fosse para assistir a corridas ou apenas para viajar no tempo e imaginar lutas intensas entre o Nuvolari, o Fangio, o Clark, o Villeneuve o Senna ou o Schumacher.
É claro que existem pessoas que se incomodam com rugido de um motor de competição, é natural nem toda gente tem que gostar de automobilismo – eu também não acho piada nenhuma à patinagem artística – mas essas, desde que plenas das suas faculdades, não comprariam uma casa ao lado de um autódromo, construída muito depois deste ter nascido. Mesmo que o façam, seria ridículo que se queixassem à justiça, dado que antes de irem para lá viver já lá se fazia barulho, não era uma novidade. Mas seria surreal que um juiz lhes desse razão, dado que, apesar de tudo, ainda existe alguma lógica na nossa sociedade, certo…?
Errado! Duas famílias residentes nos arredores de Monza queixaram-se à justiça italiana do barulho que chegava às suas novas casas oriundo do circuito construído há mais de oitenta anos e um qualquer juiz anónimo do Tribunal de Milão, sedento dos holofotes da fama – aquela que toca os nossos heróis – ditou que apenas carros equipados com silenciadores de escapes poderão participar em corridas efectuadas no majestoso circuito transalpino, na prática, esta medida proíbe qualquer corrida de verdadeiros carros de competição em Monza.
Isto não pode deixar de indignar todos os adeptos de automobilismo que têm que se juntar e gritar em uníssono VAMOS SALVAR MONZA. Existe já uma
petição online
que pretende juntar todos os que vibram com as corridas de automóveis e impedir que meia dúzia de pessoas destruam a Catedral do Automobilismo. E já agora, não se esqueçam que, um dia destes, o mesmo poderá acontecer no Estoril…
Fonte: Sportmotores / Jorge Girão
«
Última modificação: 25 de Março, 2006, 23:32:46 por Tiffosi
»
Registado
Drachen
Visitante
Vamos salvar Monza
«
Responder #1 em:
25 de Março, 2006, 18:15:55 »
Entao pessoal? Ninguem diz nada?
Eu ja assinei! Isto é uma vergonha...é por isso que gosto de classicos, de ver a F1 de antigamente e os Rallys doutros tempos! Querem acabar com o desporto automovel :smasher: :smasher: :smasher:
Registado
Luke
Administrador
Ferrari
45140
Texto Pessoal
In Racing we Trust!!!
Vamos salvar Monza
«
Responder #2 em:
25 de Março, 2006, 20:37:05 »
Toda a gente a assinar!
se todos os
assinassem eram mais 600 assianturas em cima das actuais quase 10000
Registado
Piccole:
Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -]
X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi:
125 -> Dedra -> Thema -> Tempra ->
Prisma / Thema / Croma
Drachen
Visitante
Vamos salvar Monza
«
Responder #3 em:
25 de Março, 2006, 20:43:30 »
Nao ouviram o nosso adm? Toca a assinar!
Quem se esquecer fica 1 mes sem poder frequentar o forum :d_finger:
Registado
Tiffosi
Moderação
Ferrari
17082
Vamos salvar Monza
«
Responder #4 em:
25 de Março, 2006, 21:44:17 »
Eu acredito
Registado
Fiat 600 71
Ferrari
12363
Vamos salvar Monza
«
Responder #5 em:
25 de Março, 2006, 22:30:33 »
Já assinei ontem...
Registado
Joined 13 May, 2004
600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->
VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ
carcount since 2003
Member nº 182
mekinhos
Vignale
948
Vamos salvar Monza
«
Responder #6 em:
26 de Março, 2006, 02:49:49 »
Assinado. Vamos salvar Monza!
Registado
spayz
Maserati
7740
Vamos salvar Monza
«
Responder #7 em:
26 de Março, 2006, 03:28:13 »
Ja assinei, ja vai em 9267, quantas assinaturas sao precisas?
Registado
Panda 750 Cl 75cv
Palio weekend Td70
Fiesta 1.8Td
Corsa C DTI
A4 Avant TDI
Recuperaçao do Bolide
Luke
Administrador
Ferrari
45140
Texto Pessoal
In Racing we Trust!!!
Vamos salvar Monza
«
Responder #8 em:
27 de Março, 2006, 09:33:07 »
the more the merrier
Registado
Piccole:
Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -]
X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi:
125 -> Dedra -> Thema -> Tempra ->
Prisma / Thema / Croma
Xavi77
Visitante
Vamos salvar Monza
«
Responder #9 em:
27 de Março, 2006, 12:56:26 »
Assinado
Registado
pedro127super
Giannini
598
Vamos salvar Monza
«
Responder #10 em:
27 de Março, 2006, 16:05:49 »
Já está... :yes:
Registado
127"SUPER"
127"Sport"
Tiffosi
Moderação
Ferrari
17082
Vamos salvar Monza
«
Responder #11 em:
27 de Março, 2006, 18:02:32 »
Alcançado acordo para Monza
O presidente da Câmara de Monza e as famílias desta pequena cidade italiana que se queixavam do barulho produzido no histórico circuito transalpino, chegaram a um acordo para que se continuem a realizar corridas no Autodromo Nazionale di Monza.
Como é do conhecimento público, duas famílias queixaram-se aos tribunais de Milão devido ao barulho resultante das corridas na pista situada nos arredores da capital financeira transalpina, tendo um juiz dado-lhes razão, ao banir qualquer prova em que os carros não tivessem um sistema que permitisse reduzir substancialmente o ruído.
Porém, esta impasse quanto à actividade do Circuito de Monza poderá esta perto de ser ultrapassado depois de um encontro entre os queixosos e o presidente da Câmara da cidade onde se situa o circuito. De acordo com Michele Faglia, os residentes acordaram em dois pontos, passando pela realização de um estudo que permita ao autódromo manter a sua actividade com limitações a eventos com grande impacto acústico e mitigar a poluição acústica com barreiras acústicas construídas por companhias especializadas.
O documento assinado pelas duas partes será agora apresentado ao juiz Marco Manunta, estando a audição marcada para o próximo dia 30 de Março. Apesar desta aproximação, não deixa de ser ridículo que algumas pessoas que compraram uma casa num local onde já sabiam à priori que o ruído era uma característica latente possam encontrar-se numa posição negocial tão forte.
Fonte: Sportmotores / Jorge Girão
Registado
unoboy
Zagato
1262
Vamos salvar Monza
«
Responder #12 em:
27 de Março, 2006, 18:02:44 »
assinado.............
Registado
Jorge
F/I/A/T
uno 1.0 ie
F/I/A/T
punto ELX 75
Tiffosi
Moderação
Ferrari
17082
Vamos salvar Monza
«
Responder #13 em:
27 de Março, 2006, 18:06:31 »
A petição online continua
Salviamo la pista di Monza!
Registado
low_raider
Vignale
961
Vamos salvar Monza
«
Responder #14 em:
27 de Março, 2006, 19:44:50 »
vamos fazer uma petiçao para o rally de portugal e para a formula 1???
quando falo de rally de portugal falo no norte porque rally de portugal no sul nao tem logica ...
Registado
127 MK1 ABARTH(1978)
124 special T 1600 (1974)
Lancia HF Turbo (1989)
FIAT Strada 1.9Ds (2001)
FIAT Panda 750L (1990)
FORD CORTINA 1600GT mk2 Twodoors (1970
Polo G40 (1993)
A112 Abarth (1983)
NO MORE
Vou comprar um
Imprimir