Autor Tópico: Poço nos Punto ELX 16v  (Lida 4708 vezes)

renblog

• Visitante
Poço nos Punto ELX 16v
« em: 27 de Março, 2006, 09:47:39 »
Olá,
Tenho um Punto ELX 16 v de 85 Cv,talvez o primeiro em Portugal da série antes do Grande Punto, com 80 mil Km e em excelente estado de conservação.
Bem, já tive muitos dos problemas normais dos Fiat, entre os quais ter de substituir a coluna de direcção pelo facto de ficar frequentemente sem direcção assistida e cada vez noto mais que, não andando no regime de "acelera" em altas rotações, quando acelero, o carro primeiro engasga-se, fazendo tipo poço, antes de desenvolver e isto tende a agravar-se cada vez mais. E mesmo ao ralenti assim lá muito de vez em quando parece que há por lá um pistonzito que falha.
Não o assisto na Fiat mas sim na oficina de um particular que já foi lá mecânico e que me diz que aquilo é "normal" nos Punto. Também já vi na Net outros queixosos mas não quero acreditar que "seja normal".
Na revisão dos 80 mil pedi ao mecânico para ir com o carro à máquina de diagnóstico da Fiat, o que fez, pois trouxe-me o recibo e o relatório, e nada lhe foi diagnosticado.
Admito que, tendo ido ao teste, o carro até tenha a última versão de software.
As velas já foram substituidas 2 vezes e julgo (sem garantia) que também os cabos.
Já me aconselharam a mudar as bobines das velas, limpar a borboleta do acelerador, talvez seja da bomba do combustível, usar óleo 5W40 (já uso) substituir a válvula da temperatura, etc., mas não sei por onde começar e a fazer isto tudo sem quaisquer garantias qualquer dia já gastei o equivalente a um motor novo e o problema mantém-se.
Trantando-se aparentemente de um problema não exclusivo do meu carro, enquanto Fiatistas, presumo que haverá por aí verdadeiros experts na matéria que me poderão obsequiar com umas dicas mais ou menos seguras para eu resolver isto.
Fico a aguardar as vossas prestimosas contribuições. Obrigado. [email protected]

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Poço nos Punto ELX 16v
« Responder #1 em: 27 de Março, 2006, 10:40:05 »
falas de muitas coisas trocadas... mas n falas no filtro de ar...
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

spayz

• Maserati

• *
  • 7740
Poço nos Punto ELX 16v
« Responder #2 em: 27 de Março, 2006, 14:09:46 »
Ja mudaste a sonda Lambda? e o sensor de oxigenio k ta nos colectores de admissao. pelo menos no meu lancia era esse o problema.
« Última modificação: 27 de Março, 2006, 14:11:26 por spayz »
Panda 750 Cl 75cv
Palio weekend Td70
Fiesta 1.8Td
Corsa C DTI
A4 Avant TDI

Recuperaçao do Bolide

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Poço nos Punto ELX 16v
« Responder #3 em: 27 de Março, 2006, 14:32:15 »
O problema não é problema mas sim uma characteristica de motores 16V de baixa cilindrada, pode ser minimizado com um remap e admissão melhorada.

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

renblog

• Visitante
Poço nos Punto ELX 16v
« Responder #4 em: 27 de Março, 2006, 17:12:37 »
Já mudei o filtro de ar.
Por esta última resposta devo concluir realmente que não é defeito, ... é feitio????
Nem quero acreditar nisso. Não posso conceber que uma marca que se preza continue a fabricar mtores com um problema desses durante uma série de anos e que ninguém o denuncie.
Além disso vem-se agravando cada vez mais. Agradeço as vossas opiniões, cada vez mais dispersas,  mas não haverá por aí quam tenha tido este problema em concreto, neste carro específico e que o tenha resolvido?

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Poço nos Punto ELX 16v
« Responder #5 em: 27 de Março, 2006, 17:26:39 »
Se está a piorar, alguma coisa se "passa", não?

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
Poço nos Punto ELX 16v
« Responder #6 em: 27 de Março, 2006, 17:34:00 »
Já mudei o filtro de ar.
Por esta última resposta devo concluir realmente que não é defeito, ... é feitio????
Nem quero acreditar nisso. Não posso conceber que uma marca que se preza continue a fabricar mtores com um problema desses durante uma série de anos e que ninguém o denuncie.
Além disso vem-se agravando cada vez mais. Agradeço as vossas opiniões, cada vez mais dispersas,  mas não haverá por aí quam tenha tido este problema em concreto, neste carro específico e que o tenha resolvido?
Os Punto 16V têm uma characteristica de serem vivos apenas acima das 4000rpm mas no entanto nunca se deve agravar.

Acho que o que tu te referes é mais hesitation e não poço, nesse caso limpa o corpo de admissão e mete um producto para limpar os injectores. O problema que descreves deve ser ou isso ou o filtro da gasolina ou até mesmo gasolina de má qualidade :t_up:  

mini127man

• Maserati

• *
  • 6401

Masculino
Poço nos Punto ELX 16v
« Responder #7 em: 28 de Março, 2006, 11:19:19 »
o meu em 2ª numa subida em curva (é sempre quando noto) tb faz por vezes um pouco de poço, mas é muito curtom, é um 55sx poderá também ter algo a ver com isto smoke?
'14 Nissan Qashqai 1.5dci
'07 Opel Corsa 1.3cdti Van - For SALE!
'06 Mercedes A150
'96 Opel Frontera 4x4 2.8TDi
'91 Fiat Uno Turbo I.E.
'73 "Cicciolina" 127mk1

'13 SYM GTS 125i
'02 Yamaha Fazer 600

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
Poço nos Punto ELX 16v
« Responder #8 em: 28 de Março, 2006, 11:37:56 »
o meu em 2ª numa subida em curva (é sempre quando noto) tb faz por vezes um pouco de poço, mas é muito curtom, é um 55sx poderá também ter algo a ver com isto smoke?
Um FIRE bem afinado é lindo especialmente em 1º e 2º, o Punto 55 é um 1108cc 8V SPI como deves saber e não tem manias (a não ser aquele barulho viciante que parece tár a puxar e puxar e quando olhas para o ponteiro ainda vais a 80...).

experimenta limpar o corpo de admissão, normalmente fica logo o motor mais solto e com melhor resposta, tirar a folga do cabo do acelarador tambem é boa ideia :t_up:  

spayz

• Maserati

• *
  • 7740
Poço nos Punto ELX 16v
« Responder #9 em: 28 de Março, 2006, 15:16:35 »
O meu y10 tb fazia isso, é um 1108 de 55cv e em baixas rotaçoes tb fazia isso, mudaram a sonda lambda e o sensor de aoxigenio k se encontra nos colectores de admissao se ñ tou em erro, e ficou bom.
Panda 750 Cl 75cv
Palio weekend Td70
Fiesta 1.8Td
Corsa C DTI
A4 Avant TDI

Recuperaçao do Bolide

mini127man

• Maserati

• *
  • 6401

Masculino
Poço nos Punto ELX 16v
« Responder #10 em: 28 de Março, 2006, 15:31:57 »
smoke...agora que já li o teu conselho, sem duvida vou sentar-me no sofá (lol) não leves a mal, mas o mais provável é que deixasse de ter um poço para ter um oceano , eu e mecânica não jogamos muito bem :(
'06 Mercedes A150
'91 Fiat Uno Turbo I.E.
'73 "Cicciolina" 127mk1

'13 SYM GTS 125i
'02 Yamaha Fazer 600

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
Poço nos Punto ELX 16v
« Responder #11 em: 28 de Março, 2006, 15:40:12 »
smoke...agora que já li o teu conselho, sem duvida vou sentar-me no sofá (lol) não leves a mal, mas o mais provável é que deixasse de ter um poço para ter um oceano , eu e mecânica não jogamos muito bem :(
couch patatoes rule  :t_up:

e eu aqui a polir jantes e a falar no msn :pimba:  

mini127man

• Maserati

• *
  • 6401

Masculino
Poço nos Punto ELX 16v
« Responder #12 em: 29 de Março, 2006, 10:56:33 »
smoke you need some rest (lol)
'06 Mercedes A150
'91 Fiat Uno Turbo I.E.
'73 "Cicciolina" 127mk1

'13 SYM GTS 125i
'02 Yamaha Fazer 600

Fiat 600 71

• Ferrari

• *
  • 12363
Poço nos Punto ELX 16v
« Responder #13 em: 29 de Março, 2006, 19:06:51 »
hmmm se dizem que Punto tem poço... já alguem conduziu um corsa C com o motor ECO? (lol)
Arrancar com aquilo é uma bela ... piii :P
Joined 13 May, 2004

600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003

Member nº 182