Autor Tópico: gimmicks que compram  (Lida 6102 vezes)

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
gimmicks que compram
« em: 14 de Abril, 2006, 17:52:11 »
hoje enquanto o forum esteve de férias andei por ai a vêr se conseguia acalmar o vicio....

acabei por encontrar alguns sites na minha lista de favoritos que deve interessar a algumas pessoas.

está tudo em inglês :t_up:

http://www.carbibles.com/fuel_engine_bible.html#retrofit

aqui é a base...uma leitura interessante

http://www.carbibles.com/

espero que seja util a alguem :t_up:  

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
gimmicks que compram
« Responder #1 em: 14 de Abril, 2006, 18:13:09 »
Muito porreiro sim senhor!!

Dá para perceber mais um bocadinho de tudo!!  
small sports car...

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
gimmicks que compram
« Responder #2 em: 14 de Abril, 2006, 18:37:30 »
esta parte especialmente aplica-se a muitos

Octane and power
It's a common misconception amongst car enthusiasts that higher octane = more power. This is simply not true. The myth arose because of sportier vehicles requiring higher octane fuels. Without understanding why, a certain section of the car subculture decided that this was because higher octane petrol meant higher power.
The reality of the situation is a little different. Power is limited by the maximum amount of fuel-air mixture that can be jammed into the combustion chamber. Because high performance engines operate with high compression ratios they are more likely to suffer from detonation and so to compensate, they need a higher octane fuel to control the burn. So yes, sports cars do need high octane fuel, but it's not because the octane rating is somehow giving more power. It's because it's required because the engine develops more power because of its design.
There is a direct correlation between the compression ratio of an engine and its fuel octane requirements. The following table is a rough guide to octane values per engine compression ratio for a carburettor engine without engine management. For modern fuel-injected cars with advanced engine management systems, these values are lowered by about 5 to 7 points.

Compression ratio Octane
5:1 72
6:1 81
7:1 87
8:1 92
9:1 96
10:1 100
11:1 104
12:1 108

Octane and gas mileage
Here's a good question : can octane affect gas mileage. The short answer is absolutely, yes it can, but not for the reasons you might think. The octane value of a fuel itself has nothing to do with how much potential energy the fuel has, or how cleanly or efficiently it burns. All it does is control the burn. However, if you're running with a petrol that isn't the octane rating recommended for your car, you could lose gas mileage. Why? Lets say your manufacturers handbook recommends that you run 87 octane fuel in your car but you fill it with 85 instead, trying to save some money on filling up. Your car will still work just fine because the engine management system will be detecting knock and retarding the ignition timing to compensate. And that's the key. By changing the ignition timing, you could be losing efficiency in the engine, which could translate into worse gas mileage. Again as a practical example, my little tale above about our trip to Vegas on low octane gas. (Whether you want to believe some bloke on the internet or not is up to you). On the low octane gas on the trip down, we could barely get 23.5mpg out of the Subaru. Once I was able to fill it up again with premium at the recommended octane rating, we got 27.9mpg on the way back. A difference of 4.4mpg over 450 miles of driving.
Doing the maths, you can figure out that by skimping on the price during fill-up, you may save a little money right there and then, but it costs in the long term because you're going to be filling up more often to do the same mileage. My advice? Do what the handbook tells you. After all it's in the manufacturers better interests that you get the most performance out of your car as you can - they don't want you badmouthing them, and in this day and age of instant internet gratification, you can bad-mouth a large company very quickly and get a lot of publicity.

Octane boosters

In some extreme cases, the highest octane fuel available might not solve a knocking or detonation problem. That's normally a symptom of a deeper problem in the engine involving carbon deposits on the cylinder heads, bad spark timing, faulty engine management systems or similar. In these cases, some people choose to add octane booster to their petrol. Basically you fill the tank as normal, then put in a measured amount of octane booster and it further raises the octane level in an attempt to stop the detonation. One of the downsides of this is that it can make the engine harder to start from cold, because the octane booster has made the fuel so much less volatile that it's hard to get it to ignite on the first couple of strokes. Products like Klotz and Redex octane boosters are readily available over the counter in most auto parts stores. Octane boosters are typically used by mis-educated motorcyclists who believe the myth (explained above) that high octane = more power.
In England, octane boosters are typically also sold as "lead replacements" or "4 star additive". A lot of European cars relied on the lead in 4-star petrol for the increased octane. Lower octane unleaded fuels caused a lot of problems when they first appeared, especially with cars that didn't have engine management systems. Knocking and detonation became evident in a lot of cars and for some reason French and German engines were more susceptible than most. Dumping a shot of octane booster in the tank when filling up solved the problem by raising the RON a few points to make it the equivalent of what old leaded petrol had been. Eventually, by the late 90s, most English and European petrol stations introduced LRP - lead replacement petrol, and the problem went away. Well. Sort of......

Lead Replacement Petrol (LRP) and valve seats
Whilst LRP solved the problem of lower octane unleaded petrol, it introduced a new problem. The lead in leaded petrol also had a secondary function and that was to lubricate the valve seats - the top of the engine block where the valves "park" when not being opened by the cams. With the advent of LRP, detonation went away but the chemicals used to increase octane didn't have any lubricating function. Some older engines started to suffer from increased wear to the valve seats, to the point where the valves could no longer properly close and seal the intake and exhaust ports. There were a couple of high profile cases before I left for America in 2001 but I've never been able to find out the end result. If you have any information on what happened in these cases, drop me a line and I'll include the info here.

de facto eu já sabia isso mas não como esplicar ao tótó da esquina...praticamente nós dizermos isso a eles é como falar para uma parede...é só BP100!!!! e eu a rir de gozo...só de pensar no que gastam desnessessariamente em gasolina :point:  (lol)  

Baiones

• Vignale

• *
  • 1106
    • http://www.alfanord.pt
gimmicks que compram
« Responder #3 em: 14 de Abril, 2006, 19:47:00 »
Eu em todos os meus carros conseguia melhores consumos e performances com BP100.

No 33 então é uma diferença brutal.

Na subida da padeirinha consigo dar 160/165 com BP100, e pondo 95, e re-ajustando o carro, já só consigo dar 140.

No Punto Sport conseguia fazer entre 70 a 100kms a mais, com um deposito de BP100 do que com 95.

Os FIATs Tipo 1.1 que tive todos grilavam com 95, mesmo após reafinados.

O 156 aguentava bem os 190/200 com 4 pessoas, mala cheia, e AC ligado.

Com 95, sozinho, via-me e desejava-me para chegar aos 200...

Nos com injecção chegava a desligar a bateria umas horas e só começava a contabilizar custos ao 2º deposito.

BP100 sempre e na bomba onde coloco sempre que é de confiança.  :t_up:  
Cumprimentos,

Baiones

ALFA ROMEO 33 1.5 QV
ALFA ROMEO 33 1.7 QV
ALFA ROMEO 33 s16 QV
ALFA ROMEO 33 Imola
ALFA ROMEO Sprint Veloce 1.3
ALFA ROMEO 156 SW Locomotive
FIAT Punto Sport

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
gimmicks que compram
« Responder #4 em: 14 de Abril, 2006, 19:50:41 »
Acerca do tipo girlar..

Não é sinal de uma boa afinação? tinha a ideia que os fire grilavam quando estão bem afinado..

É que o meu grila bastante..
small sports car...

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
gimmicks que compram
« Responder #5 em: 14 de Abril, 2006, 19:54:37 »
Acerca do tipo girlar..

Não é sinal de uma boa afinação? tinha a ideia que os fire grilavam quando estão bem afinado..

depende do motor...sinceramente duvido que haja uma unica pessoa com um FIRE bem afinado...a carburador então nem se fala (lol)

para mim nada bate a gasolina super que tinhamos...e não uso nem quero usar bp100 por razões muito obvias :t_up:  (e não estou a falar de preços)

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
gimmicks que compram
« Responder #6 em: 14 de Abril, 2006, 20:01:56 »
Acerca do tipo girlar..

depende do motor...sinceramente duvido que haja uma unica pessoa com um FIRE bem afinado...a carburador então nem se fala (lol)

para mim nada bate a gasolina super que tinhamos...e não uso nem quero usar bp100 por razões muito obvias :t_up:  (e não estou a falar de preços)
:D

O meu nem está muito mau afinado.. pelo menos os consumos demostram isso! :)

Mas é bem provavel que falhe ali qq coisa.. estou a ver que tenho que ir a lourinha! :P
small sports car...

Baiones

• Vignale

• *
  • 1106
gimmicks que compram
« Responder #7 em: 14 de Abril, 2006, 20:19:48 »
Acerca do tipo girlar..

Quem te disse isso ou te espetou uma grande peta, ou então sabe tanto de mecanica como eu de dialectos orientais...

Se grila, ou está mal afinado, ou estás com uma gasolina "pobre", ou então está com algum problema...

Não ha muito pot onde fugir...

Nos carros a carburador faço mesmo questão de usar BP100 pois é aquela que tem um poder de explosão semelhante á antiga super.

Has-de trazer o teu Uno para afinar-mos isso em condições.

Mas pôe-lhe BP100, senão vai sempre grilar.
Cumprimentos,

Baiones

ALFA ROMEO 33 1.5 QV
ALFA ROMEO 33 1.7 QV
ALFA ROMEO 33 s16 QV
ALFA ROMEO 33 Imola
FIAT Punto Sport

Baiones

• Vignale

• *
  • 1106
gimmicks que compram
« Responder #8 em: 14 de Abril, 2006, 20:22:11 »
Acerca do tipo girlar..

É a coisa mais simples do mundo afinar um FIRE carburado.

Havias era de afinar um 33, com dois carburadores duplos, o que dá efectivamente um carburador por cilindro.

Isso sim, dá luta...

Afinar um FIRE é para meninas!!  (lol)  
Cumprimentos,

Baiones

ALFA ROMEO 33 1.5 QV
ALFA ROMEO 33 1.7 QV
ALFA ROMEO 33 s16 QV
ALFA ROMEO 33 Imola
FIAT Punto Sport

Baiones

• Vignale

• *
  • 1106
gimmicks que compram
« Responder #9 em: 14 de Abril, 2006, 20:23:35 »
Lembrei-me agora de outra coisa:

O grilar pode vir do facto de, aquando da mudança da super para a sem-chumbo, não se ter sacado a cabeça fora para rectificar as valvulas e sedes.
Cumprimentos,

Baiones

ALFA ROMEO 33 1.5 QV
ALFA ROMEO 33 1.7 QV
ALFA ROMEO 33 s16 QV
ALFA ROMEO 33 Imola
FIAT Punto Sport

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
gimmicks que compram
« Responder #10 em: 14 de Abril, 2006, 20:31:10 »
Acerca do tipo girlar..

Havias era de afinar um 33, com dois carburadores duplos, o que dá efectivamente um carburador por cilindro.

Isso sim, dá luta...

deves andar a gozar...afinar um FIRE não involve mexer no carborador...

eu não gosto de afinar carros, só quando os conheço bem e o estado em que estão....é o mesmo com as mulheres....precisas de conhecer bem para saber se está bom ou mau :t_up:

num FIRE a carborador tem mais coisas para afinar que muitos imaginam!! afinar um motor não é rodar parafusos da mistura como certos mecanicos fazem...

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
gimmicks que compram
« Responder #11 em: 14 de Abril, 2006, 20:49:02 »
No proximo encontro lá estara o uno...  :d_grin:

Quanto à mudança super => S/C 95 supostamente o meu uno nao precisava de nada...
small sports car...

Baiones

• Vignale

• *
  • 1106
gimmicks que compram
« Responder #12 em: 14 de Abril, 2006, 20:53:19 »
Acerca do tipo girlar..

Isso sim, dá luta...

deves andar a gozar...afinar um FIRE não involve mexer no carborador...

eu não gosto de afinar carros, só quando os conheço bem e o estado em que estão....é o mesmo com as mulheres....precisas de conhecer bem para saber se está bom ou mau :t_up:

num FIRE a carborador tem mais coisas para afinar que muitos imaginam!! afinar um motor não é rodar parafusos da mistura como certos mecanicos fazem...
Eu sei.

Tens o ponto tb.

E além do carburador e do ponto só se for a tensão das correias...

Claro que não estou a falar de afinar valvulas, pelo menos estou a assumir que qd s fala em afinações estamos a falar de afinações que não implicam mexer dentro do motor...

Estou a falar das afinações normais, não de reparar um motor. ;)
Cumprimentos,

Baiones

ALFA ROMEO 33 1.5 QV
ALFA ROMEO 33 1.7 QV
ALFA ROMEO 33 s16 QV
ALFA ROMEO 33 Imola
FIAT Punto Sport

Baiones

• Vignale

• *
  • 1106
gimmicks que compram
« Responder #13 em: 14 de Abril, 2006, 20:56:38 »
No proximo encontro lá estara o uno...  :d_grin:

Quanto à mudança super => S/C 95 supostamente o meu uno nao precisava de nada...
Claro que não. Ele anda não anda não anda?

O que não quer dizer que seja a mudança ideal.

O motor antes tinha lá o chumbo a proteger internamente.

Quando se passa para sem-chumbo, deveria-se retirar a cabeça fora e rectificar as valvulas e sedes, e descarbonizar por completo o motor.

Só que isso sai caro, dá trabalho e ninguêm quer fazer, afinal de contas o motor continua a rodar...

Por isso é que gostava de ter uma garagem, nunca mais me apanhavam em mecanicos...

( não é que agora lá vá qd preciso, mas trabalhar na rua não dá tanto jeito... )
Cumprimentos,

Baiones

ALFA ROMEO 33 1.5 QV
ALFA ROMEO 33 1.7 QV
ALFA ROMEO 33 s16 QV
ALFA ROMEO 33 Imola
FIAT Punto Sport

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
gimmicks que compram
« Responder #14 em: 14 de Abril, 2006, 21:00:46 »
No proximo encontro lá estara o uno...  :d_grin:

O motor antes tinha lá o chumbo a proteger internamente.

Quando se passa para sem-chumbo, deveria-se retirar a cabeça fora e rectificar as valvulas e sedes, e descarbonizar por completo o motor.

Só que isso sai caro, dá trabalho e ninguêm quer fazer, afinal de contas o motor continua a rodar...

ainda por cima num carro que custou 100€..

Sempre ouvi dizer que a memoria do chumbo se mantinha durante os tempos, mas em 60.000 já deve ter ido à vida nao?
small sports car...