Autor Tópico: Fiat Uno TD - manual e bomba injectora  (Lida 9166 vezes)

DV82

• Visitante
Fiat Uno TD - manual e bomba injectora
« em: 25 de Abril, 2006, 12:55:45 »
Olá a todos.

Alguem tem ou sabe onde encontrar um manual técnico do fiat uno td e o manual, se é que há, da respectiva bomba injectora?

Dava-me bastante jeito ambos.

O primeiro para manutençao, o segundo porque queria fazer umas alteraçoes à bomba.

Quero aumentar-lhe um pouco o debito, mas como esta operaçao implica que o ralenti aumente tambem, ficando o carro algo acelerado, sei que há um parafuso qualquer na bomba que permite ajustar unicamente o ralenti, para o baixar um pouco.

Sabem qual deles é?

Obrigado desde ja

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #1 em: 25 de Abril, 2006, 13:36:28 »
Espero que este não tenha platinados como o outro..... :smash:  

spayz

• Maserati

• *
  • 7740
« Responder #2 em: 25 de Abril, 2006, 19:10:31 »
os injectores sao mt pequenos, por isso mesmo k aumentes o debito axo k vais ter um maior consumo e ñ deves notar grande diferença.
Panda 750 Cl 75cv
Palio weekend Td70
Fiesta 1.8Td
Corsa C DTI
A4 Avant TDI

Recuperaçao do Bolide

fiat127power

• Giannini

• *
  • 528
    • http://
« Responder #3 em: 25 de Abril, 2006, 21:49:39 »
o pa cuidado com isso e que a culaça da o peido podes a dintar a bomba injectora um pouco

Delta1300

• Zagato

• *
  • 1209
« Responder #4 em: 26 de Abril, 2006, 10:28:10 »
Olá a todos.

Alguem tem ou sabe onde encontrar um manual técnico do fiat uno td e o manual, se é que há, da respectiva bomba injectora?

Dava-me bastante jeito ambos.

O primeiro para manutençao, o segundo porque queria fazer umas alteraçoes à bomba.

Quero aumentar-lhe um pouco o debito, mas como esta operaçao implica que o ralenti aumente tambem, ficando o carro algo acelerado, sei que há um parafuso qualquer na bomba que permite ajustar unicamente o ralenti, para o baixar um pouco.

Sabem qual deles é?

Obrigado desde ja
Em relação a aumentares o debito, é possivel, sim.

O ralanti sobe um pouco, mas podes compensar com um "Recuar" do pedal do acelarador.
Se tiveres uma foto da tua bomba, é mais facil.

Sabes onde fica o parafuso do debito?

Mas isso seria melhor, se compensado com um ligeiro aumento da pressao do turbo, senao... é *quase* so fumarada.

E verifica o estado do motor.
Saudades do 1.3 ... agora com 1.6T

DV82

• Visitante
« Responder #5 em: 28 de Abril, 2006, 20:26:19 »
Obrigado a todos...

O meu motor está em muito bom estado, nao gasta oleo, a quantidade de fumo penso que se situa em valores normais.

O parafuso do debito sei onde fica, ja alterei algumas vezes o referido valor, e é uma alteraçao simples e muito eficaz.

Nao faz so mais fumo...tenho uma posiçao do dito parafuso standard, marcada com um marcador, com a qual anda qb e faz-me muito bons consumos, e tanto meia volta mais abaixo para ir á inspecçao como meia volta mais acima para andar um pouco mais, a diferença é notoria a toda a faixa de rotaçao permitindo fazer subidas em 5ª com bastante facilidade, neste ultimo caso.

Aumentar a pressao do turbo nao me interessa muito, pois raramente ando a elevadas rotaçoes e velocidades. O que me interessa mais é força nas baixas rotações, pois como normalmente faço muito consumo urbano e quando faço auto-estrada raramente passo dos 100km/h (proximo das 3000rpm). Sendo que a essa rotaçao o turbo encontra-se ainda a baixa pressao, e este carro tem muito pouca força antes do turbo entrar em acçao, ando á procura de metodos que me deem mais força nas baixas, com a finalidade de conseguir medias mais baixas (com a menor necessidade de recorrer ao acelerador pois tenho mais força) e maior comodidade de conduçao.

A modos que obter o mesmo efeito de uma reprogamaçao ou um chip para quem tem carros com gestao electronica. Quando se faz uma alteraçao destas, os motores ficam a gastar especificamente menos...na realidade gastam mais, para para produzir a mesma aceleraçao, precisam de menos acelerador pois disponibilizam mais força. Ora como o meu velhinho é quase todo mecanico, tenho de me virar para outras opçoes.

Já me falaram numa valvula reguladora de caudal situada perto da bomba, que pertence a um citroen qualquer acho eu, que nas baixas rotaçoes deixa passar mais caudal, aumentando o debito e consequentemente a força, fechando-se progressivamente até o valor normal com o aumentar da rotaçao. Foi um conhecido que me falou nesta alteraçao, que tem a referida valvula instalada no Uno TD dele. Mas como raramente o vejo, ainda nao consegui tirar a historia a limpo.

A outra hipotese é o conhecido aumento do debito. Mas como o motor fica algo acelerado, gostava de lhe baixar o ralenti, de modo a que faça um pouco menos de rotaçao, beneficiando os consumos.

Bom, ja vai algo longo, obrigado desde ja a quem tiver sugestoes.
« Última modificação: 28 de Abril, 2006, 20:27:28 por DV82 »

RMace

• Illuminati
  • Maserati

• 7432

Masculino
« Responder #6 em: 07 de Junho, 2006, 19:42:48 »
Boas! Eu também tenho um Uno TD,  :t_up:  Em relação as mexidas na bomba injectora não te aconselho nada a fazer isso.
Não abuses do motor, isso é um 1400, mais potencia não te aconselho. Esses motores não gostão muito de andar sempre no prego!!
Se quiseres ir em fernte com a ideia, avança a bomba um dente na distribuição, e abre mais a aste "Gaite" do trubo, aumentando assim o débito de pressão para a adamissão.
Só espero que não te váz arrepender,  :buaaa: quanto mais poténcia, mais atrito mais desgaste!
Esse motor não tem estrotura para andares a inventar na injecção, :yeah:  com potencia a mais do que ele tem de origem, isso tem que estourar por algum lado, o material não resiste.
Caro fiatista, eu sei o que te estou a dizer, é a minha profissão.
Isto é so a minha opinião, espero que não me leves a mal  :t_up:  
CASAL BOSS Rulez ! ! !

RMace

• Illuminati
  • Maserati

• 7432

Masculino
« Responder #7 em: 07 de Junho, 2006, 23:21:37 »
Esses motores são muito rasoaveis, o meu até á data nunca deu qualquer tipo de problemas, isso é um motor para andar nas calmas, é muito économico, faz mais de 300.000Km na boa, mastem de ser tratado como deve de ser, tenho colegas meus que tiveram TD´s e arrebentaram com eles todos pos causa dos maus tratos. Estima-o que esse motor não é nada mau!
Olha isto é a minha seincera opinião! Espero que não fiques chateado!
Um abraço! :t_up:  
CASAL BOSS Rulez ! ! !

Delta1300

• Zagato

• *
  • 1209
« Responder #8 em: 08 de Junho, 2006, 10:18:57 »
Não discordo.

"aste Gaite " não é mais do que a " Waste Gate ".

Gostaria de poder afinar isso no meu GT TDI. Anda-me a entrar em safe-mode por vezes.

ZerO-CooL

• Vignale

• *
  • 801

Feminino
« Responder #9 em: 08 de Junho, 2006, 19:45:26 »
ora expliquem-me la uma coisa, ja k n sou mto entendido no k toca a turbos.

ao abrir a waste gate o turbo n irá produzir menos pressao?
supostamente a waste gate é para libertar pressao em excesso, logo abrindo mais perdera pressao, certo?

digo isto pk uma mod comum nos y10 turbo é fazer um pequeno bypass à waste gate o k permite produzir mais 0.1 bar.

edit: desisti do grafico :P lol
« Última modificação: 08 de Junho, 2006, 19:48:39 por ZerO-CooL »

BL-xx-xx '59 Triumph TR3A Projecto a longo prazo
FH-xx-xx '82 FIAT 127 "BodyBoard" 1/3 900/C, 1/3 SURF, 1/3 A112 abarth :p
SI-xx-xx '89 LANCIA Y10 1.1 FIRE LX Beachmobile :p

xx-xx-JV '98 Alfa Romeo 156 1.8 TS Sport Kit Encostado...

xx-JL-xx '10 Suzuki GSR 600 Daily driver/2

xx-LJ-xx '11 Opel Astra ST Daily driver

RMace

• Illuminati
  • Maserati

• 7432

Masculino
« Responder #10 em: 08 de Junho, 2006, 20:01:12 »
O que se passa no teu TDI é:
Vais a andar muito bem, e de repente o carro deixa de puxar! :point: (lol)  (lol)  
Se desligares a chave e voltares a ligar mesmo em andamento volta ao normal não é?
Apanho casos desses quase todos os dias! É cronico nos TDI
O que acontece é que a unidade de comando detecta pressão a mais na admissão, atravez do sensor de pressão de sobrealimentação, porque o turbo não faz o corte, e então entra em estado de emergencia não em "safe mode".
O estado de emergencia feito pela unidade de comando, corta a sobrealimentaçao e o gasóleo, por mais que aceleres não passa daquele valor establecido pela unidade de comando do motor (centralina)
Pode ser a geometria do turbo presa, a valvula do turbo avariada, ou mesmo até o sensor de pressão
não te ponhas a mexer na gate do turbo.
O que te aconselho na minha opinião é ligar o carro á maquina e fazer um diagnóstico, a unidade de comando do motor guarda os códigos de avaria em memória.
Um abração Fica bem :t_up:  
CASAL BOSS Rulez ! ! !

RMace

• Illuminati
  • Maserati

• 7432

Masculino
« Responder #11 em: 08 de Junho, 2006, 20:37:20 »
Jovem, a gate do turbo serve só e unicamente para abrir e fexar o turbo.
O que gera a pressão é o turbo.
Na valvula da gate do turbo normalmente existe um tubinho de vacuo que vai ligar á valvula do do turbo (Ex:TDI) ou ao colector de admissão.
A função da gate é:
Quando o motor vai em aceleração, existe vacuo, na admissão, e quando a sucção de vacuo gerada pelo motor for muito elevada o vacuo vai abrir a aste gate, e o turbo gradualmente comessa a gerar pressão para a admissão, por isso é que o motor ganha mais potencia, porque lhe é enjectado ar á  pressao na admissão, e quando a pressão for muita a gate feixa o turbo, e novamente existe vacuo na admissão.
Se desliares a gate do turbo, o turbo abre de esticão e não gradualmente
O que se pode fazer na gate é por o turbo a abrir mais cedo ou a fexar mais tarde,
nos carros TDI se alterar muito a gate a unidade detecta pressão fora do vilgar e corta, entrando em estado de emergencia!
E bai bai aceleração!!!!

CASAL BOSS Rulez ! ! !

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
« Responder #12 em: 08 de Junho, 2006, 21:23:04 »
Não discordo.

"aste Gaite " não é mais do que a " Waste Gate ".

Gostaria de poder afinar isso no meu GT TDI. Anda-me a entrar em safe-mode por vezes.
então o belo e fiavel SDI? :P
small sports car...

RMace

• Illuminati
  • Maserati

• 7432

Masculino
« Responder #13 em: 08 de Junho, 2006, 21:43:38 »
prefiro o SDI! Aquelo não anda tanto mas se for tratado dura uma vida!

CASAL BOSS Rulez ! ! !

Delta1300

• Zagato

• *
  • 1209
« Responder #14 em: 27 de Junho, 2006, 12:56:16 »
O que se passa no teu TDI é:
Vais a andar muito bem, e de repente o carro deixa de puxar! :point: (lol)  (lol)  
Se desligares a chave e voltares a ligar mesmo em andamento volta ao normal não é?
Apanho casos desses quase todos os dias! É cronico nos TDI
O que acontece é que a unidade de comando detecta pressão a mais na admissão, atravez do sensor de pressão de sobrealimentação, porque o turbo não faz o corte, e então entra em estado de emergencia não em "safe mode".
O estado de emergencia feito pela unidade de comando, corta a sobrealimentaçao e o gasóleo, por mais que aceleres não passa daquele valor establecido pela unidade de comando do motor (centralina)
Pode ser a geometria do turbo presa, a valvula do turbo avariada, ou mesmo até o sensor de pressão
não te ponhas a mexer na gate do turbo.
O que te aconselho na minha opinião é ligar o carro á maquina e fazer um diagnóstico, a unidade de comando do motor guarda os códigos de avaria em memória.
Um abração Fica bem :t_up:
Pois, acredito que nao seja so o turbo a fechar , como tambem o debito do gasoleo a diminuir, porque caso contrario faria uma fumarada desgraçada quando piso a fundo ... e nao é o caso.

O andamento do carro fica igual ou ligeiramente mais rapido que o SDI. Eu ainda consigo ouvir ( se pisar a fundo ) o turbo... mas oiço mto mto mto mal.

Devo referir que o meu Tdi, tem bicos de injectores PP502 e turbo hibridado de VNT15 para 17.

Logo.... Se o pico de pressao for maior que o estabelecido no mapa... basta 3 ou 4 segundos nessa situação e *puf*.
Especialmente, se levar o AC ligado. É certinho.

Agora voltei a colocar o chip de potencia que ele trazia so para fazer o teste. Neste, os limites sao bem superiores, ou até nem existirão.

Se não acontecer isto com o chip reprogramado , eu penso que "libertar" a waste gate um pouco, deveria escoar fora alguma pressão em excesso. Estou certo ?
É que gostava de colocar o chip da Seat outra vez.... mas os componentes mecanicos estão a fazer o tal conflito hardware vs software.