Autor Tópico: O Meu Micromachine Renasce...  (Lida 3554 vezes)

Braz

• Zagato

• *
  • 1713

Masculino
O Meu Micromachine Renasce...
« em: 26 de Abril, 2006, 22:06:24 »
No início do mês de Abril comecei uma fase para o meu Micromachine (aka Cinquecento Sport). Decidi que os 11anos já lhe começavam a pesar e, mesmo com somente 75mil km's, ele já merecia uma bela de uma reparação. Sendo assim, iniciei a fase do rejuvenescimento do "gajo" :D

A ideia da direcção assistida que falei aqui, há uns tempos, foi abandonada. Provavelmente voltarei a pensar nisso mais tarde, caso a minha mãe piore dos pulsos.

Sendo assim, comecei pelos travões. O pedal estava esponjoso e se, numa travagem forte a eficácia de travagem era boa, numa travagem "ao de leve" sentia o pedal a afundar-se debaixo do pé, levando a que tivesse de "injectar" como se fazia antigamente.  :point:

Mudei o óleo dos travões (Lockheed DOT 4), sangrando o circuíto. Antes, tinha também mudado a bomba central dos travões. Afinei o travão-de-mão, também. Após verificação das pastilhas e discos, vi que ainda estavam ali para... os travanços!   (lol)

Após teste na estrada, as mudanças foram muitas!  :palmas:  Pedal mais duro, melhor poder de travagem e aquele "afundar" do pedal, desapareceu.   :uikabom:

Passo seguinte: Mudar termostato. Tal como descrito neste tópico notei que o meu Cinquecento estava mesmo a precisar de o trocar. De Inverno, o carro chegava a fazer quase 10km's sem que o ponteiro "largasse" os 50ºC e o ralenti estava sempre ligeiramente acelerado.

Qual não foi o meu espanto, quando deparei-me com a inexistência do mesmo!!!  :omg: Muito provavelmente, nalguma reparação qualquer, foi retirado de forma a evitar o sobreaquecimento.  :pimba:  Que raio, nunca me passou pela cabeça que tivessem feito tal coisa... :red:

Aproveitei, e troquei o líquido de refrigeração que já começava a assemelhar-se à côr do barro. Pois, ele já circulou durante muito tempo com somente água...  :red:  Prevejo, futuramente, problemas com os vedantes... :pimba: Vou trocar com mais frequência o líquido de forma a minimizar o problema. :unsure:

Bateria nova. Semana passada fui brindado com a "morte" da bateria... Não faço ideia de quanto tempo já teria, mas já não era nada recente. Bateria Fiamm 44A nova a bombar!  :yeah:

Para já, foi isto. Ainda há muito para fazer e, aos poucos, vou actualizando isto.

Esperem pelo resultado final, pois vai valer a pena.  :d_naughty:

O Micromachine vai "ressuscitar"! :t_up:

:fiat:  

Ex- Cinquecento Sport & Ex- 166 2.5 V6 24vEx - Stilo MW 1.9 JTD

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
« Responder #1 em: 26 de Abril, 2006, 22:42:00 »
Sim senhor!!

O cinq merece!

:fiatistas:  
small sports car...

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #2 em: 26 de Abril, 2006, 23:44:49 »
nada como um bom DIY

não queres fazer uns tutorials?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Braz

• Zagato

• *
  • 1713

Masculino
« Responder #3 em: 27 de Abril, 2006, 11:30:13 »
Por acaso não me lembrei de fazer.

Posso tentar fazer, sem desmontar nada, novamente. :point:  A ver se consigo explicar. ;)

Braz

• Zagato

• *
  • 1713

Masculino
« Responder #4 em: 11 de Julho, 2006, 02:09:45 »
Tenho-me esquecido de vir actualizar isto. Como o tempo é pouco... :smasher: :))

Anti-choques novos nas suspensões da frente. Estavam completamente desfeitos e em zonas onde exigia o curso total da suspensão, ouvia-se batidas bastante fortes. 80€ +IVA o par, na FIAT. Acabei por arranjar numa loja de um amigo a metade do preço de origem, na mesma! :D

Um tubinho que saía da caixa do filtro do ar teve de ser colado. Estava partido e notava-se que o carro perdia rendimento e consumia mais. Não sei para que serve aquele tubinho bastante fino, mas fazia cá uma diferença não estar em condições...  :smash: Vou tentar arranjar uma foto desse tubo para ver se alguém me consegue explicar para que é que ele serve.

Direcção faz uns "toq's, toq's"... Pode ser folga na direcção ou nas violetes (ou lá como é que se escreve :)) ). A roda Esquerda também vai ter de ser alinhada. O camber está negativo demais para meu gosto. Até a olho se nota a difrença para a roda direita!!  :o

Os pneus que uso actualmente (165/65R13) vão ser homologados. Vai ser feito pedido de homologação na FIAT  pois os averbados no livrete (165/55R13) são extremamente caros!!

Para a próxima semana, conto ter tempo, para começar por lhe beneficiar o look!

:love:
« Última modificação: 11 de Julho, 2006, 02:11:11 por Zarb »

darth vader

• Abarth

• *
  • 4410
« Responder #5 em: 11 de Julho, 2006, 18:52:27 »
Cinquecento rules  :d_finger:
essa do tubinho tens de me mostrar foto  :d_grin:

os antichoques é que alguem me mostar a foto disso?  :smasher:

assim é que é! tratar o menino  :yeah:  

darth vader

• Abarth

• *
  • 4410
« Responder #6 em: 20 de Julho, 2006, 21:30:31 »
mandei-te pm urgente!!!!  :yeah:  

Uno60SX

• Giannini

• *
  • 306
    • http://
« Responder #7 em: 28 de Julho, 2006, 08:33:51 »
esse tubinho é o k te mantem o relenti certo.

Esses toq toq... se forem a virar é transmissoes, se for qd passas em buracos é dos triangulos de suspensão.
« Última modificação: 28 de Julho, 2006, 08:35:01 por Uno60SX »
Uno 60 SX proud owner
My Webpage

Uno60SX

• Giannini

• *
  • 306
    • http://
« Responder #8 em: 28 de Julho, 2006, 08:36:50 »
Cinquecento rules  :d_finger:
essa do tubinho tens de me mostrar foto  :d_grin:

os antichoques é que alguem me mostar a foto disso?  :smasher:

assim é que é! tratar o menino  :yeah:
OS anti choques devem ser o xenoblocos. umas borrachas k no topo do amortecedor, onde ele aperta. Se tiverem gastos é com cada sticada k mete dó.
Uno 60 SX proud owner
My Webpage

darth vader

• Abarth

• *
  • 4410
« Responder #9 em: 28 de Julho, 2006, 22:57:56 »
Cinquecento rules  :d_finger:
essa do tubinho tens de me mostrar foto  :d_grin:

os antichoques é que alguem me mostar a foto disso?  :smasher:

assim é que é! tratar o menino  :yeah:
OS anti choques devem ser o xenoblocos. umas borrachas k no topo do amortecedor, onde ele aperta. Se tiverem gastos é com cada sticada k mete dó.
pois, mete dó e já veio a conta  :pimba:  

Braz

• Zagato

• *
  • 1713

Masculino
« Responder #10 em: 03 de Agosto, 2006, 20:29:27 »
Aproveitei, e troquei o líquido de refrigeração que já começava a assemelhar-se à côr do barro. Pois, ele já circulou durante muito tempo com somente água...  :red:  Prevejo, futuramente, problemas com os vedantes... :pimba: Vou trocar com mais frequência o líquido de forma a minimizar o problema. :unsure:
O meu receio, acabou por acontecer...  :smash:   Fuga do líquido de refrigeração pela bomba de água. Não sei o estado da bomba de água, mas muito provavelmente terá de a levar, também.

Bem, sendo assim, já que ele vai ter de ir à "box", vou aproveitar para lhe fazer uma limpeza ao circuíto, mudar todos os vedantes e ver da junta da cabeça e junto aos colectores de escape, pois começa a haver vestígios de óleo... Se a junta da cabeça tiver de ser mudada, aproveito para comprar o kit de descarburação. Já que se vai mexer nele, ao menos fica como deve ser.  :rolleyes:
A correia de distribuição vai ser verificada a ver se é necessário trocá-la, ou não, tal como a correia do alternador. ;)

Como, quem me vai fazer isto, fá-lo em horário pós-laboral, prevejo uma semana sem ele...  :rolleyes:

Ao menos que fique direito!  :point:  

:t_up:  

Braz

• Zagato

• *
  • 1713

Masculino
« Responder #11 em: 03 de Agosto, 2006, 20:30:24 »
mandei-te pm urgente!!!!  :yeah:
Desculpa darth vader, mas estive ausente...

darth vader

• Abarth

• *
  • 4410
« Responder #12 em: 10 de Agosto, 2006, 22:47:15 »
:t_up: . no problema
comprei tudo novo na fiat  :d_look:  

Braz

• Zagato

• *
  • 1713

Masculino
« Responder #13 em: 11 de Agosto, 2006, 20:34:53 »
O carrito já cá está de novo!  :yeah:

A bomba de água estava uma lástima... Apesar de ter sido feita uma lavagem ao circuíto, o mecânico alertou-me para a possibilidade de ainda haver restos de ferrugem. Aconselhou-me a verificar com frequência o depósito e sempre que o visse com côr muito barrenta, trocar imediatamente e fazer nova lavagem. A ver se aquilo fica bom de vez e evito mais fugas e chatices...  :smash:

A junta da tampa de válvulas foi trocada, bem como a correia de distribuíção e o rolamento do tensor. Quanto ao resto, para já não houve necessidade. :)

Ontem veio de Amarante até ao Porto, pela A4, numa média de 140km/h com um pico de 180... :yeah: . Portou-se lindamente!  :t_up:  

darth vader

• Abarth

• *
  • 4410
« Responder #14 em: 12 de Agosto, 2006, 21:41:23 »
assim é que é!!! :yeah:

o meu na altura tb tive de tirar o radiador e foi limpeza total, agora está 5 estrelas  :d_finger:

ainda me falta o apoio da caixa mas ainda esgotado na fiat  :smasher:  :smasher: