Autor Tópico: Fiat punto 55 1.1 MK1  (Lida 5083 vezes)

ct3im

• Novato

• *
  • 15
Fiat punto 55 1.1 MK1
« em: 10 de Março, 2021, 17:12:41 »
 Viva a todos! Testamento:
 Tenho um charuto , um Fiat Punto 55 MK1 1100cc , após inspeção foi detetado que o travão de mão a eficácia de travagem e inferior a 16% , no entanto o que me levou a criar este post foi também ter “acusado” gases em marcha lenta superior a 0,5% , gases de escape com teor CO em aceleração superior a 0,3% , e gases de escape com valor “Lambda” sup a 1.030/ Inf a 0,970.

Comprei este carro que teve 6 anos sem trabalhar , a primeira inspeção na minha mão foi a 2 anos , ao iniciar a inspeção expliquei tal facto ao inspector. Ao iniciar a inspeção  o inspector teve que aguardar um bocado porque a máquina estava a ler gases com valor fora do padrão mas após uns 3/5 minutos segundo o inspector o valor ficou dentro dos parâmetros , o ano passado foi o mecânico que o levou a inspeção e passou sem nada assinalado, este ano voltou a manifestar-se os gases.
 Antes da inspeção foi colocado um catalisador (usado) de um outro carro que não tinha problemas de gases , após a inspeção troquei também a sonda lambda pela do carro que não tinha problemas , coloquei velas novas no entanto pelo cheiro dos gases acho que não tenho o problema resolvido. Também noto que as velas novas ficam muito pretas comparadas com o carro que funciona bem. A respectiva sonda lambda quando troquei tambem achei que estava muito preta em relação ao carro que funciona bem (fotografei ambas).
 Já verifiquei também o tubo de vácuo que vem da “admissão” para o sensor que fica debaixo de uma tampa preta está em boas condições. No passado em outro carro idêntico bastou ter esse tubo rasgado na ponta para perder por gases , nessa época na inspeção também acusou gases na sonda lambda , foi mudada mantendo o problema sendo resolvido corrigindo o tubo.
  Tenho o software IAW scan 2 em que consigo ler a ECU / Centralina , não sei se alguém conseguirá dar-me alguma orientação baseado nos parâmetros lidos.

Alguém que já tivesse tido problemas de gases e que me possa dar uma orientação ?!

jorge punto

• Giannini

• *
  • 464

Masculino
Re: Fiat punto 55 1.1 MK1
« Responder #1 em: 10 de Março, 2021, 22:10:16 »
Uma coisa é certa o problema nunca ficou resolvido, com a presença do mecânico o carro passou por ser alguem conhecido do centro!
Umas perguntas;
O carro consome muito ou fora do normal?
O carro puxa bem? Tem força?
Soluços tem?
Distribuição fora de ponto? Já foi verificada?
Com o software consegue ler os valores das sondas lamba?

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
« Responder #2 em: 11 de Março, 2021, 09:11:09 »
Ora ai esta algo pelo qual ja passei algum tempo a pesquisar, e consultar outras opiniões...
Tem de se ir com calma e analisar as alterações apos cada intervenção na descoberta da causa(s)
Vou-lhe deixar alguma informação para ir tentando, com calma, diagnosticar o problema no seu caso.
https://qph.fs.quoracdn.net/main-qimg-86c1cde90ea75170772428b98a037f97
https://youtu.be/-JOyjuBwaBE
https://youtu.be/Dwij_fuceUo
Tente obter pelas velas uma dico de qual podera ser a causa da cor anormal. De seguida tente perceber como funciona e qual a função das lambdas.
So depois, creio, que conseguirá começar a ter uma ideia da causa.
Eu tive de chegar ao ponto de adquirir um osciloscopio para analisar o funcionamento dos injetores... Fartei-me de mecanicos e eletricistas a trocar peças sem resolver nada.
Va dando feedback e aqui a malta vai orientando como pode.  :t_up:

ct3im

• Novato

• *
  • 15
« Responder #3 em: 23 de Março, 2021, 21:59:07 »
Uma coisa é certa o problema nunca ficou resolvido, com a presença do mecânico o carro passou por ser alguem conhecido do centro!
Umas perguntas;
O carro consome muito ou fora do normal?
O carro puxa bem? Tem força?
Soluços tem?
Distribuição fora de ponto? Já foi verificada?
Com o software consegue ler os valores das sondas lamba?

Desde já agradeço a resposta , como não esperava que me respondessem só agora entrei no fórum.
 Portanto , o carro não consome muito , acho que consome o normal.
 O carro pega sem problemas e anda normalmente sem problemas.
 A distribuição não foi verificada , como nunca foi substituída a correia nem tinha surgido essa ideia.
 Com o software IAW consigo fazer todas as leituras dos sensores bem como da Lambda.
 Entretanto o carro voltou novamente a inspeção e apenas tinha gases ao ralenti. Antes de ir a inspeção andei a fazer percursos em rotação mais alta.
 Após troca de opiniões com outra pessoa , segundo ele a leitura feita pelo IAW no parâmetro “Correção da sonda lambda “ deveria ter uma leitura de 1  (a mesma leitura que deveria ocorrer com o carro as 3000rpm) , no entanto no meu caso começa com o valor 1 e depois vai descendo até cerca de 70 , o que significa mistura muito rica (excesso de gasolina) no entanto se der um toque no pedal do acelerador o valor sobe para 1 e depois lentamente volta a descer.

Neste período também já mudei todo o corpo de injeção que eu tinha em outro carro no entanto o si Tina mantém-se.

ct3im

• Novato

• *
  • 15
« Responder #4 em: 23 de Março, 2021, 22:33:52 »
Ora ai esta algo pelo qual ja passei algum tempo a pesquisar, e consultar outras opiniões...
Tem de se ir com calma e analisar as alterações apos cada intervenção na descoberta da causa(s)
Vou-lhe deixar alguma informação para ir tentando, com calma, diagnosticar o problema no seu caso.
https://qph.fs.quoracdn.net/main-qimg-86c1cde90ea75170772428b98a037f97
https://youtu.be/-JOyjuBwaBE
https://youtu.be/Dwij_fuceUo
Tente obter pelas velas uma dico de qual podera ser a causa da cor anormal. De seguida tente perceber como funciona e qual a função das lambdas.
So depois, creio, que conseguirá começar a ter uma ideia da causa.
Eu tive de chegar ao ponto de adquirir um osciloscopio para analisar o funcionamento dos injetores... Fartei-me de mecanicos e eletricistas a trocar peças sem resolver nada.
Va dando feedback e aqui a malta vai orientando como pode.  :t_up:

Agradeço o comentário, referente ao funcionamento do sistema de injeção , não sou um expert mas também não sou um zero a esquerda. Tenho alguns conhecimentos de como funciona , no entanto os vídeos complementou informação.
 Este modelo de Fiat punto 55S e um monoponto, ou seja , apenas um injector tendo já sido trocado o injetor bem como todo o corpo onde o mesmo e fixado.
 Neste momento como tenho conhecimento que só ao ralenti e que há os gases , em rotação superior isso já não acontece porque a queima está a ser feita corretamente , o que quero dizer com isto? que se deixar o carro a trabalhar ao ralenti ao fim de 1 hora possivelmente as velas estejam pretas , ja se andar 1 hora sempre em aceleração as velas vão ganhar uma cor normal.

jorge punto

• Giannini

• *
  • 464

Masculino
« Responder #5 em: 23 de Março, 2021, 23:22:36 »
Já que falas que é ao relantim não consegues afinar o parafuso do acelerador, para lhe dar só um cheirinho de aceleração a ver se resolve?

ct3im

• Novato

• *
  • 15
« Responder #6 em: 24 de Março, 2021, 02:28:09 »
 Em um sistema de injeção , o que define por parafuso do acelerador?
 E do meu interesse resolver o problema é não propriamente fazer um “bypass”.

jorge punto

• Giannini

• *
  • 464

Masculino
« Responder #7 em: 24 de Março, 2021, 07:33:41 »
Normalmente há um parafuso de posição da borboleta do acelerador que é ajustável!

Já agora como verificou tanta coisa, já viu o estado do evaporador de canister? (Não vai se esse modelo tem)

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
« Responder #8 em: 24 de Março, 2021, 08:47:56 »
Eu de "expert" também tenho muito pouco, no entanto tento perceber como a coisa funciona ja que me dei conta que tenho de pagar para individuos que supostamente deveriam saber o que estao a fazer aprenderem.

Consegue perceber se o negro das velas resulta de oleo ou mistura rica? Lendo o valor da lambda pre catalisador (se tiver) provavelmente chegará a uma conclusão,...  :dry:
Medir a compressão e verificar a quantidade de oleo existente na admissão também é capaz de ajudar!

ct3im

• Novato

• *
  • 15
« Responder #9 em: 24 de Março, 2021, 20:11:48 »
Normalmente há um parafuso de posição da borboleta do acelerador que é ajustável!

Já agora como verificou tanta coisa, já viu o estado do evaporador de canister? (Não vai se esse modelo tem)

Tive hoje na oficina a mudar o canister bem como a respectiva eletrovalvula. Também foi mudado o sensor MAP , o problema mantém-se ....já não há muito mais para mudar.
 Referente a esse parafuso , sei que existe nos carburadores , nestes sistemas de injeção não vi parafuso e também não seria a solução para o problema , não vou manter o carro ao ralenti por exemplo as 1200/1500rpm.

ct3im

• Novato

• *
  • 15
« Responder #10 em: 24 de Março, 2021, 20:26:08 »
Eu de "expert" também tenho muito pouco, no entanto tento perceber como a coisa funciona ja que me dei conta que tenho de pagar para individuos que supostamente deveriam saber o que estao a fazer aprenderem.

Consegue perceber se o negro das velas resulta de oleo ou mistura rica? Lendo o valor da lambda pre catalisador (se tiver) provavelmente chegará a uma conclusão,...  :dry:
Medir a compressão e verificar a quantidade de oleo existente na admissão também é capaz de ajudar!

Neste momento seria uma grande ajuda alguém que tivesse o mesmo modelo / cilindrada pudesse fazer a leitura da centralina com o IAW para eu poder comparar parâmetros.
 A leitura da lambda consigo ler , as 3000rpm dizem que o valor deve ser 1 , bem como ao ralenti deveria ser o mesmo valor , só que no meu caso ao ralenti o valor desce entre os 70 a 75 , isto significa que está a ser injetado muita gasolina....dai a vela ficar preta , no entanto não noto nenhuma falha em nenhuma circunstância. Se andar sempre em aceleração e bem provável que a vela não chegue a ficar preta.

No corpo de injeção que eu tinha no carro inicialmente , em aceleração as 3000rpm , o valor de correção de lambda mantinha-se no 1 , já ao ralenti vinha para os cerca de 66 , com um outro corpo de injeção em aceleração fica a volta dos 90 com o valor muito oscilante , e no ralenti fica entre os 70 a 75.
 Este corpo que foi colocado por último foi retirado de um carro que circulava e passava na inspeção sem problemas.

jorge punto

• Giannini

• *
  • 464

Masculino
« Responder #11 em: 24 de Março, 2021, 20:49:05 »
Tive hoje na oficina a mudar o canister bem como a respectiva eletrovalvula. Também foi mudado o sensor MAP , o problema mantém-se ....já não há muito mais para mudar.
 Referente a esse parafuso , sei que existe nos carburadores , nestes sistemas de injeção não vi parafuso e também não seria a solução para o problema , não vou manter o carro ao ralenti por exemplo as 1200/1500rpm.
Ok tens razão é uma rpm muito alta! Realmente já te restam poucas coisas, mas já agora como está no catalisador? E mais uma coisa não te custa abrir a tampa e vir se a distribuição está no ponto correcto!

ct3im

• Novato

• *
  • 15
« Responder #12 em: 24 de Março, 2021, 21:49:15 »
Ok tens razão é uma rpm muito alta! Realmente já te restam poucas coisas, mas já agora como está no catalisador? E mais uma coisa não te custa abrir a tampa e vir se a distribuição está no ponto correcto!

O catalizador foi trocado por um que estava em um carro sem problemas de gases.
 Hoje foi verificado e o motor está no ponto.

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
« Responder #13 em: 25 de Março, 2021, 08:47:16 »
Vou dizer algo que se eu estiver errado, tenho a minha francesa mal afinada mas a trabalhar lindamente, e sem qualquer problema de erros de motor poluição etc e tal.

O valor da sonda lambda pode picar nos 1.0v mas nao deve la ficar. Os valores devem oscilar muito inicialmente (entre 1.0 e 0.1) e mantendo a acelaração o valor deve começar a estabilizar rondando os 0.7 e os 0.4 +/- dando uma media de 0.5v resultado da correção de combustivel (Short Time Fuel Trim)
Isto e valido para ralenti e outras rotações desde que fixas.
Com rotação a oscilar "entra" o LTFT (Long Time Fuel Trim) que e basicamente um mapa otimizado memorizado na ecu.
Tive de aprender isto para conseguir afinar a centralina de GPL.
Se o Rara aparecesse por aí,... ele é capaz de perceber quase tanto do assunto como eu...  :sombrero:

Se fosse num PSA diria que uma "adaptação", (no caso dos Fiats nao sei qual o termo usado) que nao é mais que um reset aos componentes que a ECU usa para fazer os ajustes de injeção, era capaz de resolver o caso...  :dry:

Eu tive de chegar ao ponto de medir componente a componente e ver qual deles davam leituras menos corretas. Acabei por encontrar bloco de ignição com disparos algo irregulares e pequenas oscilações nos dados enviados a ECU por parte do sensor de posição da borboleta e de uma sonda Lambda recente. Troquei o corpo da borboleta (o sensor esta integrado no corpo), a dita sonda Lambda e o bloco de ignição e foi a partir dai que consegui estabilizar comportamentos e afinal a centralina de GPL.