Autor Tópico: Fiat brava td100  (Lida 34007 vezes)

Pintaporto

• Piccolo

• *
  • 29
Lavagem de radiador FIAT Brava TD100
« Responder #30 em: 02 de Dezembro, 2024, 15:29:09 »
Boa tarde. Tenho um Fiat brava 1.9td e queria fazer a tal limpeza ao circuito. Tiro as 2 mangueiras do radiador e meto a água sob pressão num tubo, até sair limpa no outro? Muito obrigado. Cumprimentos

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Lavagem de radiador FIAT Brava TD100
« Responder #31 em: 03 de Dezembro, 2024, 08:39:11 »
Em principio sim, será isso que deve fazer se pretende lavar um radiador. Eu iniciaria a lavagem no sentido oposto ao sentido normal do liquido e no final no mesmo sentido do liquido.

Abra um "Diário de bordo" no local do forum criado para tal que a sua brava já merece.  :t_up:

Pintaporto

• Piccolo

• *
  • 29
« Responder #32 em: 03 de Dezembro, 2024, 11:50:46 »
Obrigado mas não me referia a lavar o radiador. Era para lavar o circuito depois do radiador. Tirava os tubos enfiava uma mangueira num desses tubos até sair no outro tubo que depois ligaria novamente ao radiador, água limpa

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
« Responder #33 em: 04 de Dezembro, 2024, 08:07:14 »
Ok, então nesse caso verifique se não existem incrustações nas paredes dos tubos. Em tubos de borracha basta aperta-los em toda a volta que as incrustações vão-se soltando e no final lavar apenas com agua corrente será suficiente. Em tubos metálicos ou plásticos a coisa complica mais um bocado. Existem produtos químicos para o efeito que podem ser utilizados nas tubagens em plástico, mas é necessário ter uma boa noção da "gravidade" da incrustação nas tubagens em ferro. Se a incrustação for muita desaconselho porque a própria incrustação pode estar a tapar buracos ou colocar a descoberto area muito delicadas da tubagem. E isto serve também para o motor.

Mas no essencial é como você tenciona fazer. A única coisa a fazer diferente, na minha opinião, é iniciar a lavagem no sentido oposto ao sentido de circulação do liquido de arrefecimento e terminar no mesmo sentido.
Tenha em atenção se no troço do circuito a ser lavado não existe nenhuma válvula que impeça a circulação.

Pintaporto

• Piccolo

• *
  • 29
« Responder #34 em: 04 de Dezembro, 2024, 12:37:47 »
Muito obrigado.O que eu estava a pensar fazer era tirar os 2 tubos do radiador e meter uma mangueira com pressão no tubo que vai direto ao termostato porque se fizer no tubo contrário posso dar cabo do termostato, não? Desculpe tanta pergunta. M

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
« Responder #35 em: 05 de Dezembro, 2024, 08:18:38 »
Muito obrigado.O que eu estava a pensar fazer era tirar os 2 tubos do radiador e meter uma mangueira com pressão no tubo que vai direto ao termostato porque se fizer no tubo contrário posso dar cabo do termostato, não? Desculpe tanta pergunta. M

Eu desconheço se o termostato fecha a circulação de agua para o o radiador por completo ou se continua a deixar passar uma pequena quantidade de agua.
No entanto é uma "válvula" que permite a passagem do liquido pelo radiador ou não. Sendo uma "valvula" deve ser retirado ou respeitado o sentido do liquido.
No caso concreto do termostato ele so abre com a agua quente na casa dos 90º, não vai conseguir fazer passar agua (pelo menos a quantidade normal de funcionamento) com agua da torneira.
Falou em pressão mas desconheço a que pressão se refere. Pode ser pressão da rede, pressão de uma bomba em casa, ou de maquina de pressão. Eu não colocaria o termostato sob pressão de um dos lados. (ele está sob pressão no circuito em funcionamento mas  essa pressão e idêntica em ambos os os lados o que leva a que "uma anule a outra" logo o diferencial de pressão entre ambos os lados do termostato seja perto de 0. (não é porque para existir circulação tem de existir diferencial de pressão, mas não vamos entrar na física da coisa)
O que vai acontecer, ao colocar a agua no sentido normal, é que a agua vai circular apenas pelo bloco do motor e não vai a tubagem do radiador. Isto assumindo que o termostato está bom e não está avariado em aberto. (creio que quando avaria , fecha. O que é mau, quando a malta da por ela ja o ponteiro vai no final da escala.)
Para ficar com a certeza de que ficou bem limpo, se calhar era de desmontar o termostato, lavar termostato e tubagens independentemente e voltar a montar. Atenção que para fazer isto convem ter a junta do termostato. Caso contrario meta agua por um lado e deixe correr livremente (sem criar pressão), depois pelo outro. E na generalidade ficará limpo se a sujidade não for nada exagerado.

Não tem de pedir desculpa. Se tem duvidas tire as duvidas. Nem sempre conseguimos ser tão explícitos como pensamos que estamos a ser.  :sombrero:

Eu é que se calhar preciso de pedir desculpa pelo testamento na vez de dizer "sim", "não" ou "talvez"  :sombrero:

jorge punto

• Giannini

• *
  • 464

Masculino
Re: Fiat brava td100
« Responder #36 em: 06 de Dezembro, 2024, 22:10:46 »
Tudo dito em cima!
Eu nesse caso metia um liquido fraco ou água destilada e andava uns dias e tirava tudo fora! E repetia o processo se tivesse muito suja/lixo!

Pintaporto

• Piccolo

• *
  • 29
Re: Fiat brava td100
« Responder #37 em: 07 de Dezembro, 2024, 12:58:49 »
Muito obrigado.... cumprimentos