Autor Tópico: Fiat Punto 1.2 16v 2001 ( Soluçar)  (Lida 18530 vezes)

jorge punto

• Giannini

• *
  • 464

Masculino
Re: Fiat Punto 1.2 16v 2001 ( Soluçar)
« Responder #15 em: 01 de Outubro, 2024, 07:32:13 »
Amigo Jorge desculpa a minha ignorância, mas não poderá ser algum cabo de velas ou mesmo as próprias velas? Para testar isso basta retirar cabo a cabo, Certo?

Enviado do meu 2201117TY através do Tapatalk
Sim pode ser, mas como tinhas dito que o mecânico falou em problemas num cilindro....
Sim podes tirar 1 a um e ver em qual não altera o funcionamento e esse será o que está a dar problemas

jorge punto

• Giannini

• *
  • 464

Masculino
« Responder #16 em: 01 de Outubro, 2024, 07:32:57 »
Mas então nem compensa mandar reparar?

Depende dos custos

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
« Responder #17 em: 01 de Outubro, 2024, 08:46:15 »
Saltar logo para o fim poderá ser uma boa opção  :sombrero:

Esta coisa de fazer diagnostico a distancia tem sempre que se lhe diga...
Aqui a malta tenta simplesmente ajudar apenas com a informação que é disponibilizada por palavras do utilizador. Não se vê nem se ouve e muito menos se "sente" o carro. Não se conhece toda a historia do carro a não ser que se pesquise todas as intervenções aqui publicadas (e por norma nem tudo e colocado aqui falta sempre muita coisa).

Isto para dizer o quê? Eu não sou mecanico como muitos de nós mas temos alguma experiencia em mecanica, tambem existem mecanicos de profissão por aqui mas acima de tudo gostamos de manter estas pecinhas na estrada a dar prazer de as conduzir a quem as possui.

Quando se diz "o carro ja foi ao mecanico" e se vem aqui pedir ajuda, assume-se que algo mais fora do vulgar possa estar a acontecer para ter "escapado" ao mecanico.
Ora "um cilindro foi a vida" poucos kms depois ter sido intervencionado a nivel de motor.
Esta situação não é normal. Pode-se até considerar vulgar, mas normal não é.

Lembro-me que se falou aqui em verificar a compressão dos cilindros, creio que nunca foi feito e trata-se de um teste que pode denunciar um problema como o que surgiu agora.
Na minha opinião este é um tipo de defeito que pode ser identificado antes de ser tarde demais.
Não vou atirar culpas para ninguém porque em primeiro lugar, não sou mecanico e meu conhecimento de mecanica é apenas algum. E tambem não se sabe como foi feita a esticadela para retirar o fumo que fazia, tal como se desconhece porque foi retirado temporariamente o termostato da agua.
Longe de considerar que tenho um vasto conhecimento de mecanica, ja me vi nesta situação por mais que uma vez e daí começar a explorar a mecanica automovel por minha conta e risco.

Desculpem o desabafo mas este tipo de situação revolta-me profundamente quando situações que podem ser evitadas não o são. Afinal quem larga as notas é sempre o mesmo. Se foi intencional ou não fica no segredo dos deuses.

Passando a questão em concreto que é aquilo que interessa.
Ok agora foi um pistão a vida,... entre reparar ou trocar o motor vou ser muito honesto.
Um outro motor que provavelmente não lhe conhece a história nem os kms ou reparar esse que lhe conhece a historia toda?
Bom,... por um lado da história que conheço do motor atual, levou muito recentemente intervenção na colassa e kit de distribuição novos.
Já tem algum valor aqui investido e agora foi um cilindro a vida. Se calhar e so mesmo o cilindro e fica OK...
Ou será que depois vem outro cilindro, capas de biela, cambota o qo que quer que seja?!!! Do que conheço, e saliento do que conheço, este motor pode muito bem estar a começar a ser um poço de problemas.
A carteira não é a minha e tendo isso em consideração, um outro motor tambem não se lhe conhece a historia, mas ao colocar a trabalhar dá para perceber como se comporta e é sempre mais de facil reclamar. Tendo em conta que para reparar devidamente o motor todo para reparar e voltar a montar. O valor deve andar proximo de retirar esse motor, meter um novo, e "dar a chave".

Com a minha francesa, optei por essa solução ha já um anos. recentemente um barulho nas touches e uma fuga de liquido para um dos cilindros obrigou-me a retirar a cabeça e perceber que andou la um oleo da treta antes de ter vindo para a mnha mão. Lavei o motor todo dentro das minhas possibilidades, reparei-o (apenas a cabeça foi ao torneiro para retificar 0.01mm, sim um centésimo apenas) e voltei a montar. Ficou bastante melhor.

O meu conselho é pondere bem a situação. pese tudo muito bem e tenha do seu lado a carteira e a paciencia necessaria para lidar com os contratempos. (a minha não é muita...)
Se eu podia ter resumido tudo á ultima frase podia mas como eu ja me vi na mesma situação não era a mesma coisa...  :t_up:

filipeleite221

• Moretti

• *
  • 176
« Responder #18 em: 02 de Outubro, 2024, 20:11:18 »
Saltar logo para o fim poderá ser uma boa opção  :sombrero:

Esta coisa de fazer diagnostico a distancia tem sempre que se lhe diga...
Aqui a malta tenta simplesmente ajudar apenas com a informação que é disponibilizada por palavras do utilizador. Não se vê nem se ouve e muito menos se "sente" o carro. Não se conhece toda a historia do carro a não ser que se pesquise todas as intervenções aqui publicadas (e por norma nem tudo e colocado aqui falta sempre muita coisa).

Isto para dizer o quê? Eu não sou mecanico como muitos de nós mas temos alguma experiencia em mecanica, tambem existem mecanicos de profissão por aqui mas acima de tudo gostamos de manter estas pecinhas na estrada a dar prazer de as conduzir a quem as possui.

Quando se diz "o carro ja foi ao mecanico" e se vem aqui pedir ajuda, assume-se que algo mais fora do vulgar possa estar a acontecer para ter "escapado" ao mecanico.
Ora "um cilindro foi a vida" poucos kms depois ter sido intervencionado a nivel de motor.
Esta situação não é normal. Pode-se até considerar vulgar, mas normal não é.

Lembro-me que se falou aqui em verificar a compressão dos cilindros, creio que nunca foi feito e trata-se de um teste que pode denunciar um problema como o que surgiu agora.
Na minha opinião este é um tipo de defeito que pode ser identificado antes de ser tarde demais.
Não vou atirar culpas para ninguém porque em primeiro lugar, não sou mecanico e meu conhecimento de mecanica é apenas algum. E tambem não se sabe como foi feita a esticadela para retirar o fumo que fazia, tal como se desconhece porque foi retirado temporariamente o termostato da agua.
Longe de considerar que tenho um vasto conhecimento de mecanica, ja me vi nesta situação por mais que uma vez e daí começar a explorar a mecanica automovel por minha conta e risco.

Desculpem o desabafo mas este tipo de situação revolta-me profundamente quando situações que podem ser evitadas não o são. Afinal quem larga as notas é sempre o mesmo. Se foi intencional ou não fica no segredo dos deuses.

Passando a questão em concreto que é aquilo que interessa.
Ok agora foi um pistão a vida,... entre reparar ou trocar o motor vou ser muito honesto.
Um outro motor que provavelmente não lhe conhece a história nem os kms ou reparar esse que lhe conhece a historia toda?
Bom,... por um lado da história que conheço do motor atual, levou muito recentemente intervenção na colassa e kit de distribuição novos.
Já tem algum valor aqui investido e agora foi um cilindro a vida. Se calhar e so mesmo o cilindro e fica OK...
Ou será que depois vem outro cilindro, capas de biela, cambota o qo que quer que seja?!!! Do que conheço, e saliento do que conheço, este motor pode muito bem estar a começar a ser um poço de problemas.
A carteira não é a minha e tendo isso em consideração, um outro motor tambem não se lhe conhece a historia, mas ao colocar a trabalhar dá para perceber como se comporta e é sempre mais de facil reclamar. Tendo em conta que para reparar devidamente o motor todo para reparar e voltar a montar. O valor deve andar proximo de retirar esse motor, meter um novo, e "dar a chave".

Com a minha francesa, optei por essa solução ha já um anos. recentemente um barulho nas touches e uma fuga de liquido para um dos cilindros obrigou-me a retirar a cabeça e perceber que andou la um oleo da treta antes de ter vindo para a mnha mão. Lavei o motor todo dentro das minhas possibilidades, reparei-o (apenas a cabeça foi ao torneiro para retificar 0.01mm, sim um centésimo apenas) e voltei a montar. Ficou bastante melhor.

O meu conselho é pondere bem a situação. pese tudo muito bem e tenha do seu lado a carteira e a paciencia necessaria para lidar com os contratempos. (a minha não é muita...)
Se eu podia ter resumido tudo á ultima frase podia mas como eu ja me vi na mesma situação não era a mesma coisa...  :t_up:
Boas, então é assim, para reparação total do motor teria que dispender de 1.200€, coisa que poderia ter evitado era não ter gasto os tais 640€ na reparação da junta, kit distribuição. Agora é como diz, arranjo um motor por 570€, com 138.000 KMS ( não sei como ele está) , já não sei mesmo o que fazer, de salientar que ontem mudei velas e cabos novamente, mas sai bastante fumo pelo coletor de admissão, mas lá está tendo problemas no cilindro irá funcionar bem durante uns kms depois vai voltar ao mesmo...

jorge punto

• Giannini

• *
  • 464

Masculino
« Responder #19 em: 02 de Outubro, 2024, 23:54:13 »
É uma pena um motor com tão poucos quilómetros....deve ter tido um início de vida difícil! O meu com quase 300 mil ainda leva a mesma esfrega de quando tinha 100 mil e até a data nunca foi aberto!

filipeleite221

• Moretti

• *
  • 176
« Responder #20 em: 02 de Outubro, 2024, 23:57:28 »
É uma pena um motor com tão poucos quilómetros....deve ter tido um início de vida difícil! O meu com quase 300 mil ainda leva a mesma esfrega de quando tinha 100 mil e até a data nunca foi aberto!
Ainda hoje estive a falar com outro mecânico que diz que o serviço foi muito mal feito, ao mudar ou retificar a colassa, deviam ter feito o serviço completo, pistões, cilindros, segmentos,etc...
E ainda por cima tenho a inspeção do carro para fazer

filipeleite221

• Moretti

• *
  • 176
« Responder #21 em: 03 de Outubro, 2024, 00:28:21 »
O dinheirão que pedem provavelmente é suficiente para comprar um pela net. Nada profissional obviamente, mas que para ler, e apagar erros para avaliar porque ordem eles reaparecem serve muito bem.
Eu sugiro que tente encontrar um, se não souber peça ajuda ao comprar porque é uma mais valia nestas coisas de tentar identificar erros para quem procura resolver os problemas mais básicos do carro sem ter de recorrer constantemente ao mecanico.

Pelo que descreve o defeito terá uma de tres origens injecção de combustível, ignição ou mecanica. Na mecanica existem variantes desde problemas de compressão a problemas de passagem na junta mas se resolvido recentemente, não quero agoirar!!!

Se as bobines forem independentes, sempre dá para desligar uma de cada vez temporariamente para se perceber de que cilindro vem a falha. Mas isto serve apenas para identificar o cilindro com problemas...  :dry:
Boas arranjei um daqueles aparelhos leitura OBDII e deu-me 3 erros, 1 no sistema da árvore de cames, outro no cilindro,o outro ja não me recordo, mas fiz mal pois era para guardar o relatório e carreguei no apagar

filipeleite221

• Moretti

• *
  • 176
« Responder #22 em: 03 de Outubro, 2024, 00:33:00 »
É como o amigo TwinThema diz e é verdade, até já tenho receio de levar o carro seja para que mecânico for, preferia ser eu a fazer ( o que soubesse) , nada contra os mecânicos, existem os bons e os maus, desta vez calhou o mau mecânico

jorge punto

• Giannini

• *
  • 464

Masculino
« Responder #23 em: 03 de Outubro, 2024, 00:48:07 »
Boas arranjei um daqueles aparelhos leitura OBDII e deu-me 3 erros, 1 no sistema da árvore de cames, outro no cilindro,o outro ja não me recordo, mas fiz mal pois era para guardar o relatório e carreguei no apagar

Até fizeste bem, agora partes do princípio, o que der erro a partir de agora está mal, pode ser algum ser erro antigo e induzir em erro!

jorge punto

• Giannini

• *
  • 464

Masculino
« Responder #24 em: 03 de Outubro, 2024, 00:48:38 »
É como o amigo TwinThema diz e é verdade, até já tenho receio de levar o carro seja para que mecânico for, preferia ser eu a fazer ( o que soubesse) , nada contra os mecânicos, existem os bons e os maus, desta vez calhou o mau mecânico

Tu não és da zona do porto?

filipeleite221

• Moretti

• *
  • 176
« Responder #25 em: 03 de Outubro, 2024, 01:42:31 »
Tu não és da zona do porto?
Sim do Porto

filipeleite221

• Moretti

• *
  • 176
« Responder #26 em: 03 de Outubro, 2024, 01:43:57 »
Até fizeste bem, agora partes do princípio, o que der erro a partir de agora está mal, pode ser algum ser erro antigo e induzir em erro!
Mas se for do cilindro como dizia num dos erros, não aparece novamente o erro

jorge punto

• Giannini

• *
  • 464

Masculino
« Responder #27 em: 03 de Outubro, 2024, 07:37:37 »
Sim do Porto

Vais ter de ir ao mecânico certo, há um, que o pessoal indica e normalmente só trabalha ou a maioria do trabalho são italianos, Fiat , Alfa Romeo!

Lau Garage

https://g.co/kgs/PJKcRMx

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
« Responder #28 em: 03 de Outubro, 2024, 08:17:15 »
Mas se for do cilindro como dizia num dos erros, não aparece novamente o erro

Mas vai aparecer com certeza. Muitos dos erros só aparem ao fim de um determinado tempo sem desaparecer a anomalia.
Depois ainda existem os erros permanentes e os casuais. Um sensor interrompido ou em curto circuito da um erro permanente, mas se for erro de leitura ligeiro já é provavel que de um erro casual. Seja como for o correto a fazer não é trocar o sensor e apagar o erro como faz (ou se ouve dizer que faz) 90% da malta. Primeiro é preciso confirmar se o dito sensor esta a medir bem ou não comparando com dados fidedignos ou outro que seja novo se o tiver a mão. Se efetivamente estiver com leituras erradas troca-se e apaga-se o erro. Caso esteja com leituras consideradas normais é necessário verificar tudo o que pode levar esse sensor a ter leituras fora do normal para dar erro. Porque existe sempre a provabiliadde de o sensor até estar a ler bem e outro problema (vamos assumir um leitor de temperatura de agua que não envia a leitura para o quadrante) faz aquecer demasiado a agua e obviamente as leituras do sensor saem do alcance do campo de funcionamento. Pela logica vai dar erro no sensor mas a causa pode ser uma bomba de agua que foi a vida e não circula a agua como deve ser.

Quanto a mecanicos,... não mecanico automovel mas sou tecnico (mecanico se lhe quizerem chamar) de maquinas industriais. É muito facil criticar o trabalho dos outros depois de feito. Eu tento evitar ao maximo julgar por porque tambem já errei e volta e meia continua a errar nas decisões que tomo em relação aos clientes. Epah,... é ingrato quando um gajo tenta fazer o melhor pelo cliente e sai-nos o tiro pela colatra. O prejudicado muito raramente compreende isso.
E depois ha aquele caso do "e sabes se ele tinha dinheiro para pagar essa reparação?" ou ainda "sabes em quanto tempo ele queria o carro pronto?" coisas deste genero que impedem que a reparação seja feita como deve ser.

Filipe, não estou a dizer que é o caso aqui e espero não leve isto a peito. Não é para levar.

Apenas estou a dar exemplos, e tentar mostrar um pouco do mundo que conheço das reparações mal feitas. Que sim, são reparações mal feitas o motivo é discutivel mas são sempre reparações mal feitas que prejudicam sempre alguem.
Tambem podia falar dos mecanicos que "se ficar bem feito para não avariar fico sem trabalho" mas para mim isso já é outro assunto.
O que o Filipe precisa (não só o Filipe) nem é tanto de um "bom mecanico", é mais de um mecanico que seja honesto e não tenha vergonha de lhe colocar as dificuldades que tem em fazer uma reparação como deve ser. Porque acredito que ele tivesse uma noção  do estado real do motor, mas tenha tido receio de lhe dizer que ia ficar uma reparação muito cara.

Dou por mim e falo mais que o Filipe que tem a batata quente na mão e nada do que disse lhe resolve a situação.  :sombrero: