Início
Fórum
Ajuda
Entrar
Registe-se
Início
Fórum
Ajuda
Entrar
Registe-se
Fiatistas
Tecnica
Manutenção / Discussão Tecnica
Fia stilo1900 jtd 16 V, apaga-se e e já não pega.
Imprimir
Páginas:
1
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Fia stilo1900 jtd 16 V, apaga-se e e já não pega. (Lida 7535 vezes)
viperstag
Encartado
111
Fia stilo1900 jtd 16 V, apaga-se e e já não pega.
«
em:
14 de Março, 2026, 20:30:11 »
Olá, boas. Cumprimentos ao forum.
Precisava de alguma orientação se alguém puder.
O stilo cá de casa agora deu em apagar-se á segunda vez que dou ao arranque.
Já fiz varias intervenções a nível de teste de sensores MAP e MAF, faltando o de RPM apenas.
Tambem com uma DELPHI que tenho cá em casa. As mensagens de erro são sempre as mesmas.
Hoje apagou-se outra vez após viagem e tentativa de o pôr segunda vez a trabalhar, pega mas vai logo abaixo.
Ele tem a EGR restrita já a alguns anos.
Hoje com uma ELM deu estes erros.
Com estes erros e estes sintomas o que pode ser? já estou saturado de tanta pesquisa.
Atenciosamente.
Registado
jorge punto
Giannini
464
Re: Fia stilo1900 jtd 16 V, apaga-se e e já não pega.
«
Responder #1 em:
15 de Março, 2026, 09:52:12 »
Com esses erros dá a sensação de alguma falha elétrica em algum ponto....para despistar eu com a máquina de diagnóstico quando desse o problema punha a analisar as rpm quando dava a chave para confirmar se o sinal está presente.
Enviado do meu M2101K6G através do Tapatalk
Registado
viperstag
Encartado
111
«
Responder #2 em:
15 de Março, 2026, 19:49:54 »
Olá, boas.
Quero agradecer pela resposta rápida antes de qualquer outro assunto.
Já fui fazer diagnostico quando do arranque, pegou e trabalhou 15 segundos e foi abaixo como se faltasse combustível, mas deu para ver que tinha sinal de RPM.
A bomba secundaria ouve-se a trabalhar quando se liga dai que hipoteticamente poderíamos excluir falta de alimentação???
A rampa tem pressão, acima dos 300 Bar, pelo menos enquanto funciona.
Não tenho conhecimento para mais.
Ob.
Registado
jorge punto
Giannini
464
«
Responder #3 em:
15 de Março, 2026, 23:19:50 »
Agora que me lembrei, já presenciei um problema idêntico numa doblo, e após ter corrido algumas oficinas e trocado peças em vão, o problema estava no sensor/válvula de pressão de rail se não estou em erro
Enviado do meu M2101K6G através do Tapatalk
Registado
TwinThema
Moderação
Maserati
7193
Texto Pessoal
Only one is not enough.
«
Responder #4 em:
16 de Março, 2026, 08:07:48 »
Vou só meter mais um litro de gasolina para complicar ainda mais o que não parece ser fácil de resolver. O problema que relata reporta-me a um problema que tive num Japonês, a diferença é que ao dar a chave morria tudo e só passado alguns segundos era possível tentar pô-lo a trabalhar. O defeito era elétrico numa tomada dum fusível, que ao dar a chave as pinças na tomada com o aquecimento abriam cortava tudo, e só depois de arrefecerem voltavam a fazer contacto. Como dá para adivinhar um problema "muito fácil" de detetar.
Não será o mesmo problema mas tanto pode ter haver com leituras de sensores como um problema elétrico a afetar as leituras e "mandar" o motor abaixo. Se suspeitar de condições dúbias na cablagem eu teria em conta a possibilidade de falhas na tensão, curto-circuitos ou maus contactos nos conetores, que com a vibração do motor podem afetar as leituras.
Eu disse que só vinha meter mais gasolina,... ao preço que está e para um carro a diesel.
Boa sorte nessa aventura que não me parece muito fácil de resolver!
Registado
viperstag
Encartado
111
«
Responder #5 em:
29 de Março, 2026, 00:36:06 »
Olá, boas
Saudações aos membros do forum.
Finalmente e depois de queimar as pestanas, a paciência e algum capital lá descobri o que se passou.
Tudo começou com o alternador, ardeu o regulador e rotor. Ainda o tentei reparar mas já não deu, curto na bobinagem do estator.
Alternador novo, e ai já funcionou a direcção a EGR, mas continuou a ir abaixo. Verifiquei que a válvula da borboleta de admissão estava fechada. Fui dar com o selenoide que regula essa borboleta que se encontra da pare de trás do motor avariado, está sempre sempre aberto e a deixar fazer vácuo e não deve pois assim fecha a admissão e o motor abafa como quem desliga a ignição.
Vou substitui-lo e depois digo mais alguma coisa.
Bom final de semana
Registado
TwinThema
Moderação
Maserati
7193
Texto Pessoal
Only one is not enough.
«
Responder #6 em:
30 de Março, 2026, 08:17:54 »
Ora ainda bem que a coisa já se encaminha e se descobriu esse problema no alternador.
A mau disso é que problemas com alternadores e reguladores de tensão por vezes provocam picos de tensão que podem, senão "fritar", afetar componentes eletrónicos mais sensíveis. Espero que não obviamente, mas quando o regulador da minha francesa foi á vida substitui por um de concorrência. Ao aperceber-me da intensidade das luzes mais elevada que o normal fui medir e tinha picos de 17v. Tudo se safou menos o modulo de GPL que teve de levar novo.
Sem querer agoirar, esteja atento e continue com essa paciência que nem todos têm.
Registado
Imprimir
Páginas:
1
Ir para o topo