Autor Tópico: Fuga de água  (Lida 2781 vezes)

Pedro Florência

• Recem chegado

• *
  • 5
Fuga de água
« em: 27 de Março, 2026, 10:07:39 »
Olá a todos, tenho um Fiat Uno 60 de 1990 e recentemente começou a perder muita água. Levei-o a uma oficina daquelas "cadeias", o que não me agrada nada... O mecânico ao ver o carro, disse que a fuga vinha do tubo do coletor de admissão e que, para arranjar, não bastava trocar o tubo, sendo necessário reparar todo o “bocal” do coletor, porque estava muito degradado.

Acham que faz sentido? À primeira vista, não me pareceu que fosse caso para tanto e, por isso, deixo aqui a dúvida para os experts do fórum: acham que vale a pena arranjar este problema nesta oficina ou recomendam uma segunda avaliação noutro sítio? Se for o caso, que oficinas para este tipo de carros recomendam?

É que o senhor desta oficina nem me queria muito arranjar o carro por ser “velho”...

jorge punto

• Giannini

• *
  • 464

Masculino
Re: Fuga de água
« Responder #1 em: 28 de Março, 2026, 02:09:35 »
Foge dessa oficinas, pelo local que fala suponho que a fuga seja da parte de trás do motor do lado direito junto á caixa certo?
É um motor fire penso eu, talvez seja só necessário substituir a falange que sai para os tubos da sofagem.

Enviado do meu M2101K6G através do Tapatalk

Pedro Florência

• Recem chegado

• *
  • 5
« Responder #2 em: 28 de Março, 2026, 16:37:02 »
Já fugi, fui lá a pensar que talvez me resolvessem o problema no próprio dia, mas queriam cobrar-me mais de 400€ pelo arranjo, com a desculpa de o carro ser “velho”...

Pela sua descrição, parece-me ser exatamente isso a água até pinga para cima da caixa, vou tentar colocar uma foto. Eu não sou nenhum expert nisto, mas acho que mais de 400€ por este arranjo é um pouco exagerado.

jorge punto

• Giannini

• *
  • 464

Masculino
« Responder #3 em: 29 de Março, 2026, 02:48:21 »
Nessa zona pode ser isso, ou então se andar com o circuito de refrigeração com água em vez de anti congelante por ser algum taco/rela do motor podre (peça que custa meia dúzia de tostões) pode é estar num local de difícil acesso

jorge punto

• Giannini

• *
  • 464

Masculino
« Responder #4 em: 29 de Março, 2026, 02:54:27 »
A vermelho os tacos, a azul o que eu tinha falado anteriormente a zona da falange

jorge punto

• Giannini

• *
  • 464

Masculino
« Responder #5 em: 29 de Março, 2026, 02:56:45 »
Também podia ser por aqui, a vermelho este taco grande, que para ser mudado tem de sair a caixa de velocidades, a azul a zona do termostato

Pedro Florência

• Recem chegado

• *
  • 5
« Responder #6 em: 29 de Março, 2026, 14:49:24 »
É mesmo um tubo que sai/entra no coletor de admissão, eu tirei algumas fotos mas não estou a conseguir colocar aqui...

Pedro Florência

• Recem chegado

• *
  • 5
« Responder #7 em: 29 de Março, 2026, 14:55:57 »
Não sei se consegue ver aquela zona toda suja é dai que pinga

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
« Responder #8 em: 30 de Março, 2026, 08:32:45 »
Pelas fotos parece que é "só mesmo" a ponteira onde engata a mangueira degradada e a verter.
Só mesmo porque pode complicar ao retirar o velho para substituir por novo. Se estiver em muito mas condições pode ser complicado retirar a parte da rosca.
Não sou expert mas creio que não estarei muito errado.  :t_up:

Pedro Florência

• Recem chegado

• *
  • 5
« Responder #9 em: 30 de Março, 2026, 20:28:32 »
Pois a mim tambem me parece isso mas daí a ser um trabalho para custar mais de 400€ acho um pouco absurdo mas enfim... Em breve irei resolver isto! Obrigado pela ajuda!

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
« Responder #10 em: 31 de Março, 2026, 08:25:05 »
Pois a mim também me parece isso mas daí a ser um trabalho para custar mais de 400€ acho um pouco absurdo mas enfim... Em breve irei resolver isto! Obrigado pela ajuda!
Eu nunca precisei de recorrer a essas oficinas mas percebo o conceito.
O tipo de mecânico próximo que e conhecido de A ou B que tem um nome de família a defender, gosta de atrair novos clientes e ser bem visto entre a vizinhança já existem poucos. Atualmente as lojas de mecânica (nem me atrevo a chamar de oficinas) existem para o lucro a troco de trabalho básico. Quando a coisa complica, atira-se um valor lá pra cima caso o cliente esteja disposto a pagar.
Se é carro de dia a dia, torna-se mais complicado. Se tem um segundo carro e tiver um pouco de jeito para a mecânica, com tempo e paciência eu creio que resolve isso.
O meu maior receio, no caso de ser o tubo furado, é ao desapertar a rosca partir devido a degradação da ponteira.