Autor Tópico: Sistema De Refrigeração  (Lida 3219 vezes)

luisgois

• Visitante
Sistema De Refrigeração
« em: 15 de Junho, 2006, 19:54:18 »
Boas.

Estou a recuperar um Tipo 1.4 de 1988 e agrdeço desde já os vossos conselhos a respeito da reconstrução do sistema de refrigeração. Este carro ainda não é uma peça de museu como os 127 e 124 que por aqui tenho visto, mas a idéia é conseguir mantê-lo a rodar por muitos mais quilómetros.

Dada a quantidade de ferrugem que encontrei na bomba e no tubo metálico (ou o que restava deste) que a esta se liga, utilizar um líquido de limpeza para remover alguma lama e ferrugem, deve servir para abrir buracos em todo o lado e mais algum. Recomendaram-me fazer umas trocas semanais de fluído durante 1 mês para limpar o mais possível. Concordam? Existe outra forma de avaliar o grau de oxidação dentro do motor? Aparentemente o radiador ainda não apresenta fugas ... mas o da chauffage já não existe há uns 3 invernos ... ui ui ui ...

Qual o anti-oxidante que recomendam?

É preferível usar as tradicionais juntas (bomba-bloco e bomba-tubo) ou é suficiente o silicone?

O dito tubo metálico é original da Fiat, mas não é o original de fábrica, e dado o seu estado de avançada corrosão, não tenho vontade de ser roubado em 41 euros por um mísero tubo ... modéstia à parte, acho que sou bem capaz de fazer a dita peça e num material que vai durar mais tempo que qualquer outra peça do carro!:) Há aqui alguém que já tenha fabricado as suas próprias peças?

Penso que o termostato esteja a funcionar, mas pode bem acontecer que esteja avariado em aberto ... mais uma vez, à quantidade de ferrugem q encontrei no famoso tubo, talvez seja melhor desmontar o termostato p/ ver se funciona, não acham? Tvz seja até melhor substituir e pronto ...

Obrigado.
Cumpriementos,
--
lG

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
Sistema De Refrigeração
« Responder #1 em: 15 de Junho, 2006, 21:36:01 »
Se fosse eu fazia desta forma:

- Existe um produto de limpeza (acho eu que é da REDEX) que se põe para limpeza de radiadores; mete-se lá, põe-se o motor a trabalhar e deixa-se trabalhar durante pelo menos 10 minutos, sempre com a chaufage aberta;

- Sangra-se o sistema.

- Depois, em caso de velhice, substitui-se tudo, ou seja tubagens, termostato e bomba de água.

- Põe-se tudo de novo, abre-se o sangrador e deixa-se o tubo de cima do radiador  para encher todo o sistema.

- Apertas o tubo do radiador e deixas a tampa do  sangrador aberta e metes o motor a trabalhar e quando o sangrador começar a encher e deitar um pouco para fora, páras o motor e deixas arrefecer.

- É só acertar o nivel do liquido refrigerador quando o carro estiver frio e voilá.

GASTAS MAIS UM POUCO DE DINHEIRO MAS FICAS COM AS COISAS COMO DEVE SER!!!
« Última modificação: 15 de Junho, 2006, 21:36:38 por luis bar »

luisgois

• Visitante
Sistema De Refrigeração
« Responder #2 em: 16 de Junho, 2006, 00:05:53 »
Parece-me bem ... inclusivé já utilizei esse produto à uns 3 anos atrás ... não me parece é que tenha feito grande coisa!;)

Será melhor fazer a limpeza ainda com termostato e bomba velhos, para não entupir já os novos com toda a porcaria que se espera que o tal produto de limpeza vá descolar, não?

A respeito da montagem da bomba/termostato ... usas silicone ou juntas?

Obrigado.
Cumps,
--
lG
« Última modificação: 16 de Junho, 2006, 00:21:37 por luisgois »

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
Sistema De Refrigeração
« Responder #3 em: 16 de Junho, 2006, 02:06:19 »
Sei que há um producto que é suposto andar bastante mais tempo..

No meu uno substitui um termostato e bastou-me usar a junta que vinha.. nao sei se justifica silicone..  :d_lookl:

small sports car...

luisgois

• Visitante
Sistema De Refrigeração
« Responder #4 em: 16 de Junho, 2006, 14:34:57 »
Foi o que constatei quando fui buscar a bomba, termostato e o tubo : vinham todos com a respectiva junta e é tudo material OEM. Na FIAT, as juntas tinham que ser compradas à parte.

Como curiosidade, parte da bomba de água é em plástico. Na bomba velha era em ferro e estava carregada de ferrugem ... vamos a ver quanto tempo demora o plástico a partir-se todo.

Contas feitas, 60 euros chegaram para a bomba, termostato e tubo ... material FIAT custava-me mais de 200 euros. Para um carro que faz 3000 km/ano acho que é suficiente.

Já agora, alguém sabe se as tubagens compradas na FIAT têm algum prazo alongado de garantia? 2 anos? Comprar tubo a metro já me trouxe alguns dissabores ...

Cumps
--
lG

luisgois

• Visitante
Sistema De Refrigeração
« Responder #5 em: 17 de Junho, 2006, 21:27:52 »
Hoje na Fiat disseram-me que o anti-congelante que lá vendem, actua sobre a ferrugem e pode abrir fugas. Já vos aconteceu algo semelhante?  :violino:

Quando coloquei anti-congelante no Tipo, a fuga que tinha na bomba de água, tapou-se ... infelizmente pouco tempo depois rebentou um tubo e os últimos 2 anos foram sempre a 100% água, ops!  :buaaa:

Cumps
--
lG

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
Sistema De Refrigeração
« Responder #6 em: 17 de Junho, 2006, 21:32:42 »
Deve ser este..

http://www.fiat.com.br/br/servicos/oleosfluidos_1235.jsp

Tenho a ideia que já lia algura que aquilo realmente limpra um bocado,...
small sports car...

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
Sistema De Refrigeração
« Responder #7 em: 17 de Junho, 2006, 21:57:30 »
Parece-me bem ... inclusivé já utilizei esse produto à uns 3 anos atrás ... não me parece é que tenha feito grande coisa!;)

Será melhor fazer a limpeza ainda com termostato e bomba velhos, para não entupir já os novos com toda a porcaria que se espera que o tal produto de limpeza vá descolar, não?

A respeito da montagem da bomba/termostato ... usas silicone ou juntas?

Obrigado.
Cumps,
--
lG
Nos  meus, quando os sangrei saiu trampa até fartar e ajuda sempre a que não aumente a ferrugem que estão nas câmaras.

Quanto a juntas é assim:

Eu utiizo juntas normais .... excepto nas zonas da bomba de água (por exemplo) que utilizo um silicone PRETO em vez do vermelho (o vermelho é muito bom). Se for bem posto e seco como deve ser fica estanque e nunca mais salta.

As juntas de origem são boas e normais....

e claro que a limpeza é feita antes de desmontar as coisas, não é???

No entanto, para liquido refrigerador, existe um que tenho muito dificuldade em obter, que é da DAF para camiões; É verde e deixa uma pelicula nas tubagens que não permite que a sujidade e corrosão se agarre às coisas e para mudar só se muda de 50 em 50.000.

Os normais são água e um anticongelante e pouco mais

rmoreira

• Zagato

• *
  • 2300
Sistema De Refrigeração
« Responder #8 em: 18 de Junho, 2006, 13:24:17 »
´Paraflu é precisamente o que o meu carro tem. Assim secalhar vou deixar de usar. Não quero fugas!!

Onde é que se compra esse silicone para juntas??Tenho querido comprar mas não sei onde.

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Sistema De Refrigeração
« Responder #9 em: 19 de Junho, 2006, 11:19:25 »
sempre usei paraflu sem qualquer problema... se ganha fugas é porque o material ja n está em condições!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Sistema De Refrigeração
« Responder #10 em: 19 de Junho, 2006, 13:05:55 »
sempre usei paraflu sem qualquer problema... se ganha fugas é porque o material ja n está em condições!
Também e recomendo  :t_up:  

luisgois

• Visitante
Sistema De Refrigeração
« Responder #11 em: 20 de Junho, 2006, 00:06:01 »
Sim, a limpeza é antes de desmontar ... mas eu desmontei primeiro <_< Agora volta-se a montar a bomba velha, faz-se a limpeza ... espero que nada fure entretanto (o radiador nunca verteu  mas não sei quantos anos tem ... só sei que o depósito de expansão está completamente castanho. Este depósito vem com o radiador ou pode-se comprar à parte? No meu Tipo parece fazer parte do próprio radiador) ...

... depois monta-se o material novo + anti-congelante e esperemos que se mantenha tudo sequinho, mas vou andar de olho na coisa.

É verdade, esse silicone, vende-se no Stand Barata e afins, ou só nos concessionários? Preços aprox.? Marcas (Deve haver por aí muito silicone vermelho que não vale nada ...)?

Obrigado.
Cumps,
--
lG

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Sistema De Refrigeração
« Responder #12 em: 20 de Junho, 2006, 10:22:23 »
silicone - casas de peças auto

vaso de expansão nos unos/tipos penso que faça parte do radiador, experimenta desmontar o radiador, coloca-lo ao alto com o vaso de expansão para baixo, com a tampa, e encher o vaso com coca cola, tendo cuidado de não  deixar a coca-cola chegar ao aluminio

a coca-cola é corrosiva, disolve metais e limpa canos, deve conseguir limpar isso :)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

rmoreira

• Zagato

• *
  • 2300
Sistema De Refrigeração
« Responder #13 em: 20 de Junho, 2006, 12:11:09 »
Obrigado pela dica :t_up: