Autor Tópico: Alternativas Ao Combustivel  (Lida 854 vezes)

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
Alternativas Ao Combustivel
« em: 06 de Julho, 2006, 20:30:47 »
Bem, agora é a minha vez de dar umas boas postas de pescada aqui no Fórum (um assunto de cada vez):

Não sei se têm, notado que a gasolina e o gasóleo estão a ficar um pouquito caros, estando o consumidor final (nós !) a pagar a factura, com os consequentes aumentos dos bens, transportes, estando o nosso ordenado a diminuir perante o aumento das despesas que temos......

Para combater este tipo de males, uma das opções mais lógicas é a liberalização dos fornecedores dos serviços existentes, recorrendo muitas das vezes à concorrência, de forma a que a oferta seja a mais barata para o cliente; ora vejamos:

Se em vez de irmos a uma Repsol, ou uma Galp, podemos ir a uma AGIP, ou outra do tipo de venda efectuada efectuada por Supermercados que têm acordos que podem baixar o seu preço;

Isto, logicamente, não beneficia em muito o consumidor, mas atrasa em muito o subir dos preços dos grandes monopólios, como a Galp e a Repsol, por não terem no fim de contas o consumidor final a comprar lá o combustível.

Esta opção é a mais lógica, no que concerne à relação oferta/procura.

Uma outra opção é a substituição do próprio combustível em si, ou seja combustíveis alternativos; O GPL para a substituição da gasolina, que em cerca de 2 anos já se poderá entrar nos parqueamentos normais, dado a legislação estar-se a alterar; esse mesmo sistema, permite que com uma pequena alteração, se possa usar metano em vez de GPL, à posterior que é a molécula mais simples e menos poluente dos hidrocarbonetos (Ch4);
O GPL sobe o seu preço como a gasolina ou o gasóleo, mas derivado ao preço do crude e não dos impostos que se acumulam; aliás o único imposto que o GPL tem é o IVA e mais nenhum !!

A sua instalação de um depósito de 90 litros (sendo úteis 70 litros), num motor de 2000 cc é de cerca de 1.800 EUR, cuja amortização é feita em cerca de 2 a 3 anos (+ ou -), mas cuja contrapartida é fazer com que a mecânica consiga durar mais (tirando aqueles que não autorizam a sua transformação) diminuindo quase para metade a poluição em comparação com a gasolina; por ex. tenho uma Volvo S70 Bi-Fuel (a gás e gasolina) à frente da minha porta de casa com cerca de 515.000 Km, sem ter sido o motor aberto!!!

Nesta circunstância o Estado irá começar a reparar no disparo do aumento de GPL em detrimento da gasolina, não podendo aplicar mais nenhum imposto dado Portugal ter aderido ao tratado de Kyoto.....

As outras opções ainda são, nesta data um pouquinho futuristas, como o caso dos carros hibridos (já em uso, mas não muito convincentes..), gás natural (há em barda, mas não há para venda ao público...a não ser em BRAGA !!!!!!!!!!!!!!), o alcool (não deixam ainda porque o pessoal bebe-o...sendo ainda caro...) e finalmente o hidrogénio (que para mim vai ser mesmo o futuro..)

Quanto ao gasóleo, existem duas alternativas, sendo apenas uma viável já nesta data com grandes restrições: O Biodiesel, ou o óleo usado da "batatinha frita e bolos" devidamente decantado e limpo em blends de percentagem a usar conforme a bomba de injecção que estiver instalada na viatura (no futuro os carros poderão ser totalmente transformados para trabalhar a Biodiesel, como se faz já noutros países, mas que já têm postos de abastecimento fazendo curiosamento o efeito contrário ao de estufa...).
A segunda opção para os Diesel é o GPL (SIM !!!), mas esse está fora de questão dado ser PROIBIDO em Portugal....(para variar..), mas como mera curiosidade, o que o Óxido Nitrico (NOS) é para os carros a gasolina, é o propano para o Diesel......(aceitam-se aventuras...)

E prontos, aqui vai uma opinião para ajudar o PPL, a tentar gastar menos nos consumos...

:t_up:  :t_up:  :t_up:

Cris_Stilo

• Vignale

• *
  • 809
    • http://
« Responder #1 em: 07 de Julho, 2006, 02:24:12 »
Ora ora..o meu amigo Nitro no meu carro..aí sim andava bem..
É pena que o combustível aumente todos os dias..No entanto não é por isso que deixo de ver tantos carros ou deixamos de ter transito..pelo contrário!!! :(
É uma boa ideia a do gas...:D

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #2 em: 07 de Julho, 2006, 12:30:19 »
pode-se por nitro em diesel segundo consta e a reacção é ainda melhor que na gasolina :)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #3 em: 07 de Julho, 2006, 21:33:13 »
É; mas os americas usam o gás propano em bilha e depois retiram-na para andar normalmente...
Uma maneira de andar escondido... :d_naughty:
« Última modificação: 07 de Julho, 2006, 21:33:34 por luis bar »

RMace

• Illuminati
  • Maserati

• 7432

Masculino
« Responder #4 em: 08 de Julho, 2006, 20:53:12 »
já era altura de arranjarem alternativas, a gasolina está um roubo!
Hedrogenio :t_up:  
CASAL BOSS Rulez ! ! !