O estande da Fiat no 73º Salão Internacional de Genebra está repleto de novidades. Entre elas estão duas pré-estréias mundiais: o “Projeto 169” e o “Projeto 350”. O primeiro, é um novo carro destinado ao segmento dos supercompactos. Já o segundo é um MPV (Multi Purpose Vehicle) compacto, que faz parte de um novo sub-segmento que não pára de crescer.
Além dos novos carros, que em breve estarão nas ruas, a Fiat tem também no Salão uma área dedicada aos concept cars nascidos sobre a base do “Projeto 169”. Um é o Fiat Simba, o primeiro exemplo na Europa de um fora-de-estrada de dimensões reduzidas. O segundo é o Fiat Marrakech, um simpático concept para viver as férias e momentos de lazer com alegria e divertimento.
O “projeto 350” será comercializado nos principais países europeus entre o final deste ano e o início de 2004. Com dimensões compactas (tem pouco menos de quatro metros de comprimento, 1,70 m de largura, 1,66 m de altura e distância entreeixos de 2,51 m), o carrinho tem interior que pode ser modulado de acordo com as exigências do usuário.
O modelo tem ar-condicionado automático com regulagem independente para motorista e passageiro, cruise control, seis airbags e câmbio robotizado – pode funcionar tanto no modo seqüencial quanto no automático.
O carro chegará ao mercado com dois motores disponíveis: um 1.4 16 válvulas a gasolina e um 1.3 Multijet 16V – ambos com câmbio manual ou robotizado “Dualogic” –, seguidos nos meses sucessivos pelo 1.2 16V e pelo 1.9 JTD Multijet.
O “Projeto 169” é um carro muito compacto – tem 3,54 metros de comprimento, 1,58m de largura e 1,53m de altura – pode acolher de quatro a cinco pessoas e é dotado de um porta-malas com capacidade para mais de 200 litros, segundo a Fiat.
Disponível com cinco portas, o Projeto 169 tem, ainda, assento traseiro deslizante, que pode ser também desdobrado. Tem o câmbio no centro do painel, direção elétrica Dualdrive e o assento do motorista fica numa posição elevada.
Inicialmente esse modelo terá três motores disponíveis: o novíssimo 1.3 Multijet 16V com 70 cv de potência; o propulsor de 1.108 cm3 e 55 cv e o 1.2 8V que fornece uma potência máxima de 60 cv. A eles são acoplados dois câmbios: um manual de 5 marchas e o novo “Dualogic”, com função seqüencial e automática.
O novo modelo oferece até seis airbags, ESP, ABS e EBD.
O “Projeto 169” forneceu a base para a criação de dois concept cars: Fiat Marrakech e Fiat Simba. O primeiro tem 3,57 metros de comprimento, 1,61m de largura, 1,48m de altura e com distância entre-eixos de 2,30 metros.
O protótipo da Fiat não tem capota nem janelas. Em compensação, conta com tração 4X4, rodas de 16” e pneus 205/50.
O Fiat Simba também dispõe de tração integral 4X4 e dimensões reduzidas: 3.68 m de comprimento, 1.73 m de altura e 1.63 m de largura.