Autor Tópico: Fiat Uno 1.9td  (Lida 12895 vezes)

blocker

• Visitante
Fiat Uno 1.9td
« em: 11 de Agosto, 2006, 17:15:25 »
Boas Pessoal.
Gostaria de começar com um projecto no meu carro em q varias pessoas já me disseram q nao era viavel e q iria gastar muito e q nao ia dar em nada.
Então é assim, gostaria de meter o motor (1929cc) de um Fiat Tipo/Tempra Alfa 145/146/155 Lancia Dedra/Delta (disse estes motores todos pois são todos iguais e que apenas a unica diferença q há é a nivel de tampa das valvulas).
Então no meio disto tudo as informações que tenho é q não há muito a fazer para esta alteração e q é a seguinte:

Colocar o Volante do Motor 1.4TD no Motor 1.9TD (o volante do 1.9TD tem mais dentes e maior diametro logo não iria dar na caixa do 1.4TD).
O Colector de Admissão também teve de ser o do motor 1.4TD (para além do 1.9 ter uma entrada diferente, não se deve por para nao dar nas vistas nas inspecções)
Colector de Escape do 1.4TD no motor 1.9TD
O Apoio de Motor no 1.4TD é a bomba de Água, e no 1.9 é uma peça de aluminio que segura a bomba injectora, então Montar no Bloco 1.9TD a Bomba de Água do Bloco 1.4TD, que se adapta perfeitamente devido à furação ser igual.
Serrar o Apoio em Aluminio que faz de Apoio ao Bloco 1.9TD que segura também a bomba injectora (Será q nao dá mudar o dito apoio em vez de o serrar e meter o apoio do 1.4TD ?!?!?) .
Acrescentar 2 Centimetros ao Escape devido ao motor ser cerca de 2cm mais alto e por consequencia os colectores tb ficarem mais altos.

Peças que se aproveitou do 1.4TD:
Os colectores de admissão (pq eles que suportam a caixa preta do filtro de ar (que tb quero manter).
Volante do motor
Caixa de Velocidades
Motor de Arranque
Alternador
Radiador de Óleo
Radiador de água
Intercooler

A pessoa que iniciou o projecto e já o concluiu garantiu q o carro não aquece de forma alguma. (Pessoa que gostaria de mencionar de futuro se o mesmo for possivel e o forum onde a mesma postou as alterações que fez no dele)
Quanto a isto gostaria de saber ao certo qual a fiabilidade de meter o dito motor e se em termos de carroçaria aguenta.

Claro que se isto for fiavel gostaria de começar com o projecto o mais rapido possivel pq já encontrei o motor que pretendia com Turbo e Bomba Injectora a um preço razoavel e com garantia, pois o motor que tenho já deita fumo que se farta para nao falar que consome uma media de 2/3L de Oleo por semana (cerca de 700Km).

Não sei se fui muito explicito no que pretendo e quais os passos a tomar, mas qq coisa digam e se algo estiver errado no que pretendo, façam o favor de me corrigir.

Obrigado pessoal.
« Última modificação: 11 de Agosto, 2006, 17:22:10 por blocker »

spayz

• Maserati

• *
  • 7740
Fiat Uno 1.9td
« Responder #1 em: 12 de Agosto, 2006, 00:23:15 »
e em termos de centralina e electonica tb vais ter k alterar.
o colector de escape teem k ser o do 1.9 pk o do 1.4 deve ser mais estreito.
Panda 750 Cl 75cv
Palio weekend Td70
Fiesta 1.8Td
Corsa C DTI
A4 Avant TDI

Recuperaçao do Bolide

blocker

• Visitante
Fiat Uno 1.9td
« Responder #2 em: 12 de Agosto, 2006, 01:51:38 »
Oix...
Centralina ? Mas entao aquilo nao é basicamente mecanica pura sem grandes electronicas ?

darth vader

• Abarth

• *
  • 4410
Fiat Uno 1.9td
« Responder #3 em: 12 de Agosto, 2006, 21:46:46 »
ó smokeme mas onde é que tu andas ? (lol)  

spayz

• Maserati

• *
  • 7740
Fiat Uno 1.9td
« Responder #4 em: 13 de Agosto, 2006, 01:36:09 »
axo k o 1.9td ja teem centralina.
Panda 750 Cl 75cv
Palio weekend Td70
Fiesta 1.8Td
Corsa C DTI
A4 Avant TDI

Recuperaçao do Bolide

TheViper

• Visitante
Fiat Uno 1.9td
« Responder #5 em: 13 de Agosto, 2006, 11:35:36 »
Posso falar do meu 1.9TD100, tem centralina mas não é nada que controle a injecção e etc... é uma centralina de diagnóstico penso eu...
Apesar de ter descoberto á pouco tempo que o meu carro tem Medidor de massa de ar... o que é mau... a bomba injectora é controlada por uma electrovalvula a nivel de avanço, mas o débito é controlado manualmente pelo belo parafuso :d_grin:  

blocker

• Visitante
Fiat Uno 1.9td
« Responder #6 em: 14 de Agosto, 2006, 19:42:53 »
Oi
Pelo que pude verificar pela imagem em anexo o motor do tempra é exactamente igual ao do Uno, continuando com a teoria que é 2cm mais alto a nivel de cabeça do motor. Neste caso nao terei que fazer qq tipo de alteraçao (dita centralina) para o adaptar no meu Uno. Certo?

blocker

• Visitante
Fiat Uno 1.9td
« Responder #7 em: 29 de Agosto, 2006, 01:36:15 »
Boas, gostaria de obter uma info com alguma urgencia.... já fui ver o motor de um alfa 146 2.0TD com motor 1929cc do ano de 97 mas notei uma diferença q é em relação á bomba injetora, q é seguinte, aquilo vem com algumas partes electricas/electronicas ou seja, um interruptor, uma centralina e um potenciomento como podem ver na imagem anexa, será q é possivel anular/retirar essas partes na bomba.

tks
« Última modificação: 29 de Agosto, 2006, 03:38:28 por blocker »

cturbo

• Giannini

• *
  • 375
Fiat Uno 1.9td
« Responder #8 em: 02 de Setembro, 2006, 20:35:03 »
o k chamas centralina, é um interruptor. depois confirma se o carro tem ou nao ar condicionado. esse interruptor faz desligar o ac kuando se acelera a fundo. podes verificar se ele activa kuando aceleras no tirante da bomba ao maximo.
a outra peca, pode ser um actuador do relanti a frio. confirma tb se a bomba tem ou nao o sistema mais antigo, k é uma valvula k aperta na cabeca com um cabo, cabo esse k vai ligar na zona do acelarador da bomba com um serra cabo. se nao tiver este sistema, kuase de certeza k é um actuador de relanti a frio.
cump    

blocker

• Visitante
Fiat Uno 1.9td
« Responder #9 em: 04 de Setembro, 2006, 01:17:39 »
Obrigado Cturbo por a ajuda, mas entretanto fui-me informar a uma empresa chamada BarraDiesel que fazem reparação de bombas injectoras e turbos e informaram-me que a centralina era corta-la e ligar o fio directamente á electrovalvola que se encontra no seu interior, pois a mesma serve só para codificação de chave, coisa q o meu nao tem, em relação ao potenciomentro disseram q era simplesmente o sacar pq serve simplesmente para diagnosticos, coisa que o meu nao faz, qnt ao interruptor nao me informaram pq esqueci-me de perguntar...

só uma coisa, esse actuador a frio ou o tal potenciomentro vai ter infloencia na bomba se nao se ligar á cabeça do motor ou ele simplesmente nao irá fazer o control do relantim ?

Mas desde já o obrigado pela vossa ajuda
« Última modificação: 04 de Setembro, 2006, 01:49:17 por blocker »

blackbee

• Vignale

• *
  • 1011
    • http://
Fiat Uno 1.9td
« Responder #10 em: 05 de Maio, 2008, 23:44:18 »
Boas, andava eu a pesquizar uma forma de por um pouco de pimenta no TD e deparei-me com isto...alguem sabe como ficou este projecto..??

Parece-me bem interessante..isto n pensando ns investimentos..

Tipo11

• Ferrari

• *
  • Pedro S. Filipe, Lisboa
  • 10165

Masculino
  • Texto Pessoal
    TIPO 2.0 16v
    • FIAT TIPO FORUM
Fiat Uno 1.9td
« Responder #11 em: 06 de Maio, 2008, 00:20:31 »
Boas.
Este foi o último post, até à data do BLOCKER.
http://www.fiatistas.com/forum/index.php?s...ic=10782&st=0&#
Como vês, acabou o projecto e... vê o post e contacta-o por mail.  :t_up:

P.S. Queres apimentar ainda mais??? noutro dia passaste por mim, nem me viste, parece que levavas fogo  :d_evil:  

comturbo

• Visitante
Fiat Uno 1.9td
« Responder #12 em: 07 de Maio, 2008, 09:33:00 »
não percebo o porque de porem a caixa do 1.4. para que querem uma caixa curta?

spayz

• Maserati

• *
  • 7740
Fiat Uno 1.9td
« Responder #13 em: 07 de Maio, 2008, 13:09:29 »
pk a do 1.9 daria mt trabalho a aplicar la ja para nao falar em arranjar transmiçoes.
Panda 750 Cl 75cv
Palio weekend Td70
Fiesta 1.8Td
Corsa C DTI
A4 Avant TDI

Recuperaçao do Bolide

pimentinha

• Recem chegado

• *
  • 6
Fiat Uno 1.9td
« Responder #14 em: 26 de Novembro, 2010, 14:13:34 »
Olá fiatistas,
Apresento aqui algumas fotos do meu Uno 1.9TD
Motor tempra 1.9TD (comprado em Espanha e todo rectificado)
Cx Tempra com transmissões encurtadas
Direção assistida
Eixo traseiro do Turbo ie
Suspensão g-max
Muitos mods
Infelizmente vou-me desfazer dele não passa no IPO (Até se arranjava a passar mas os nosso amigos BT andam aí...)
abraço,
Jorge