Autor Tópico: Motorclássico  (Lida 642 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Motorclássico
« em: 08 de Março, 2007, 19:52:58 »
Salão Int. de Automóveis e Motociclos Clássicos  
 

 
4ª edição da Motorclássico anima FIL em Abril  

O Motorclássico – Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Clássicos volta a Lisboa nos dias 27, 28 e 29 de Abril, com a 4ª edição do maior evento português relacionado com a temática dos Clássicos e da História automóvel. Mais de 13 mil metros quadrados e uma oferta que engloba entidades comerciais, institucionais, actividades, publicações e exposições temáticas vão estar à disposição do público em geral e dos aficionados pelos clássicos.

O impacto do Salão Motorclássico e a sua influência enquanto referência no mercado e temática dos Clássicos são cada vez mais notórios. A demonstrá-lo, o crescimento do número de visitantes e de volume de negócios em cada uma das edições. A organização deste certame está também ligada a outros eventos-chave da automobília, como por exemplo o Caramulo Motorfestival e exposições temáticas organizadas pelo Museu do Caramulo.

O Salão Motorclássico é a melhor oportunidade que existe em Portugal para conhecer um mercado de investimento onde alguns produtos podem atingir uma valorização de 15% ao ano. “Ora, nenhum ou poucos investimentos oferecem este retorno, associado ainda ao facto de se poder desfrutar do investimento”, diz Salvador Patrício Gouveia, um dos directores do certame, acrescentando que “comprar um automóvel clássico é hoje um investimento seguro. Não só não se desvalorizam, como mesmo valorizando a um ritmo mais lento, a mais-valia no momento da venda é sempre superior à maioria dos investimentos financeiros. Mais interessante ainda é que este facto não tem acontecido apenas nos automóveis de grande valor e raridade. Por vezes as maiores valorizações têm acontecido nos chamados clássicos populares, ou os veículos produzidos em série”.

São esperados cerca de 40.000 visitantes no pavilhão 4 da FIL (Feira Internacional de Lisboa) durante os três dias do salão, onde estão presentes vários expositores de stands de automóveis, motociclos e velocípedes clássicos; Oficinas especializadas e fornecedores de peças; Entidades institucionais; Museus; Clubes e associações; Rallys e publicações; Automobília e miniaturas de colecção. Tal como tem acontecido com as edições anteriores, a 4ª edição do Motorclássico conta também com expositores estrangeiros.

Os destaques da 4ª edição

O Salão Motorclássico preparou para esta edição algumas surpresas: Uma destas consiste na exposição temática ligada a um dos “grandes portugueses”, onde é possível ver os automóveis utilizados por esta personalidade, cujo nome só será desvendado a poucos dias do salão.

Em exposição no espaço do Museu do Caramulo estará ainda o raríssimo Alba, automóvel Português de competição dos anos criado em 1952, a promover o Caramulo Motorfestival, evento que ostenta este mesmo veículo na sua imagem para este ano.

Um espaço diferente no Salão Motorclássico

Um dos parceiros oficiais da 4ª edição do Salão Motorclássico é a XBox 360, empresa que vai disponibilizar um espaço onde os visitantes do salão podem experimentar gratuitamente os jogos Project Gotham Racing 3, Fifa World Cup, Dead or Alive 4 e Need for Speed Underground.

Historial e evolução do Salão Motorclássico

A 1ª edição do Salão Motorclássico, em 2004, teve uma avaliação muito positiva e grande impacto nos Media. Em 2005, a 2ª edição superou os 33.000 visitantes e foram transaccionados cerca de 1 milhão de euros. A 3ª edição, em 2006, ultrapassou os 36.000 visitantes e superou as edições anteriores em volume de negócios e número de veículos transaccionados, o que demonstra que, para além de espaço convencional de exposição, o Salão Motorclássico assume-se progressivamente como uma plataforma de negócios dinâmica e eficaz. Para a edição de 2007, espera-se um crescimento em número de visitantes, expositores, parceiros, número de veículos transaccionados e volume de negócios

Salão Motorclássico com nova imagem

A organização do Salão Motorclássico decidiu reformular a imagem para a 4ª edição. “Não só para tornar a imagem mais simples, directa e moderna”, diz Salvador Patrício Gouveia, um dos directores do certame, “como para a tornar mais coerente com o caminho que queremos seguir e com os outros eventos que o Museu do Caramulo também organiza”, como é o caso do Caramulo Motorfestival.

Salvador Patrício Gouveia define as principais alterações que foram feitas: “conferimos mais força ao logótipo, tornando-o mais simples e com uma maior ligação gráfica ao mundo motorizado. Outra das alterações é que passámos a usar motociclos na campanha, já que o salão é de automóveis mas também de motociclos, e por vezes esta ideia não passava de forma tão clara”.

Publicações especiais

O salão vai receber o lançamento de duas publicações: o “Guia Vintage de Clássicos”, editado pelas edições Vintage e com um preço especial de lançamento para o salão, incontornável para quem queira saber mais sobre clássicos e investimentos nesta área. O guia fala das características, cotações e preços de 1200 automóveis e mais de 100 motos de modelos clássicos, problemas mais comuns de alguns dos modelos e outros temas que ajudam a perceber o mercado. Nas 148 págs. do guia é ainda possível encontrar os contactos e referências de todos os profissionais portugueses que trabalham no mercado de clássicos, bem como de todos os clubes.

O guia Motorclássico é a outra publicação lançada durante o salão e fornece uma planta com os expositores e respectivos contactos, ajudando assim os visitantes a orientarem-se dentro da feira e a conhecerem melhor as peças expostas.

Os patrocinadores

Para a edição de 2007, são seis os principais patrocinadores: Mercedes-Benz, Automóvel Clube de Portugal; SOV; Antena 3; Câmara Municipal de Tondela e Câmara Municipal de Lisboa. Há ainda várias entidades com parcerias estabelecidas com o Salão Motorclássico.

Horários: 27 de Abril – 18h às 23h / 28 de Abril – 11h às 23h / 29 de Abril – 11h às 21h

Preço de Bilheteira: Adultos – €8 / Crianças – €3

Fonte: Velocidade Online