Autor Tópico: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável  (Lida 29327 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Epiphany

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 161
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #45 em: 15 de Março, 2011, 14:29:07 »

Bem, quanto ao estado do "paciente" informo que infelizmente está tudo na mesma.  :dry:

Durante o fim-de-semana, foram verificadas as velas que deveriam ter cerca de 4. 000 km segundo a factura da Fiat, porém pelo aspecto terão mais de 20. 000 km.  :angry:

Quando às bobines, embora o meu Coupé partilhe o mesmo motor com o HGT afinal não são iguais, nem sequer a referência.  :(

Contudo, parece que as bobines correspondentes ao primeiro e segundo cilindro não estão a funcionar bem.

Entretanto, como foi sugerido pelo user LB a MAF vai ser desmontada e limpa como deve de ser.

Já se excluiu a sonda lambda como um companheiro de outro fórum sugeriu, pois se não estivesse a 100% iria acusar gases. Coisa que não fez quando se verificou a saída de escape.

A válvula do ralenti também já foi limpa e aparentemente também não será daí.

O carro só ainda não foi à marca, ou melhor à máquina, porque parece que há uma epidemia na Fiat em Évora e três dos mecânicos estão doentes desde domingo (alguém abusou a afogar as mágoas de um certo empate no futebol :P) e estão sobrecarregados tendo inclusive que desmarcar algumas marcações para ontem. Todavia, assim que a situação estiver regularizada será chamado de imediato.

Mais recentemente o carro já esteve em três mecânicos e o diagnóstico muito por alto (pois, mais uma vez a leitura da máquina é imperativa) será ou bobine (s), injector (es) ou vávula (s). O que vos parece?  :unsure:

Actualmente está na garagem de um senhor já reformado que foi chefe dos mecânicos da Fiat.

Aguardemos pelos próximos capítulos.  :wacko:

Epiphany

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 161
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #46 em: 15 de Março, 2011, 20:38:45 »
Durante o dia de hoje a MAF foi desmontada, limpa e novamente colocada no sítio e... não há melhorias. O carro continua instável ao ralenti e cada vez que se acelera as rotações descem bruscamente e se não se acelerar de forma mais agressiva ele vai abaixo. Essa situação verifica-se em reduções de terceira para segunda velocidade e quando se pára totalmente e se coloca uma primeira (por exemplo à entrada nas rotundas).
Ainda em relação à MAF o antigo mecânico da Fiat referiu que em caso de avaria ou funcionamento anormal era suposto acender uma luz no painel de instrumentos, o que ainda não aconteceu. Aliás, (por enquanto) nunca acendeu nenhuma luz de aviso.

Pelos sintomas dá ideia que quando se acelera ou se reduz (isto a quente e a baixa rotação) não chega gasolina suficiente ao motor. Poderá ser a bomba de gasolina? Pelo menos o mecânico desconfia dessa peça ou então de um pico de um injector.  :unsure:

Resta aguardar pelo contacto da Fiat para o carro ser finalmente ligado à máquina.

Entretanto aceitam-se sugestões.
« Última modificação: 15 de Março, 2011, 20:43:45 por Epiphany »

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #47 em: 15 de Março, 2011, 20:47:42 »
Contudo, parece que as bobines correspondentes ao primeiro e segundo cilindro não estão a funcionar bem.

Mediante isto,ainda andas á procura de mais coisas pq? :blink: :blink:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Epiphany

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 161
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #48 em: 15 de Março, 2011, 22:15:48 »
Mediante isto,ainda andas á procura de mais coisas pq? :blink: :blink:

Não há certezas se será mesmo das bobines. Por agora e perante os sintomas as causas possíveis são injector (es), bobine (s) e/ou bomba de gasolina. Continuo à procura, ou melhor a eliminar possibilidades por tentativa/erro, pois é possível que o problema tenha várias origens.  :unsure:

Só na Fiat se poderá resolver essas incertezas (embora esteja difícil conseguir vaga). Todavia a máquina pode nem sequer acusar erros, é esse o meu principal receio.

BladeRunner

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 861
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    Do Androids Dream Of Electric Sheep?
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #49 em: 16 de Março, 2011, 00:09:03 »
Não há certezas se será mesmo das bobines. Por agora e perante os sintomas as causas possíveis são injector (es), bobine (s) e/ou bomba de gasolina. Continuo à procura, ou melhor a eliminar possibilidades por tentativa/erro, pois é possível que o problema tenha várias origens.  :unsure:

Só na Fiat se poderá resolver essas incertezas (embora esteja difícil conseguir vaga). Todavia a máquina pode nem sequer acusar erros, é esse o meu principal receio.
Mas se chegaram à conclusão que duas bobines não estão a 100%... seria lógico começar por ai, não?
Sempre se começava pela opção (já confirmada) mais barata... partindo do principio que os injectores são mais caros... a bomba de gasolina não faço ideia.
O meu Stilo teve problemas de bobines... e um dos sintomas era o relanti instável, por vezes o motor abanava todo.

Epiphany

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 161
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #50 em: 16 de Março, 2011, 00:35:08 »
Mas se chegaram à conclusão que duas bobines não estão a 100%... seria lógico começar por ai, não?
Sempre se começava pela opção (já confirmada) mais barata... partindo do principio que os injectores são mais caros... a bomba de gasolina não faço ideia.
O meu Stilo teve problemas de bobines... e um dos sintomas era o relanti instável, por vezes o motor abanava todo.

Sim, mas antes disso convém ligar o carro à máquina (o que não está a ser fácil) a fim de confirmar a eventual avaria. Mediante o relatório é que se tomará efectivamente uma posição. Caso não acuse nenhum erro será mais complicado. Aí sim tem de se começar a substituir peças do mais plausível (e preferencialmente mais barato) até ao menos provável.

BladeRunner

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 861
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    Do Androids Dream Of Electric Sheep?
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #51 em: 16 de Março, 2011, 01:08:07 »
Sim, mas antes disso convém ligar o carro à máquina (o que não está a ser fácil) a fim de confirmar a eventual avaria. Mediante o relatório é que se tomará efectivamente uma posição. Caso não acuse nenhum erro será mais complicado. Aí sim tem de se começar a substituir peças do mais plausível (e preferencialmente mais barato) até ao menos provável.
Se for bobines... pode ser algo intermitente.
Eu cheguei a fazer dois testes... e não foi detectada a avaria na bobine.

Epiphany

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 161
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #52 em: 16 de Março, 2011, 02:13:38 »
Se for bobines... pode ser algo intermitente.
Eu cheguei a fazer dois testes... e não foi detectada a avaria na bobine.

Obrigado pela dica. Vou ter isso em consideração.  :)

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #53 em: 16 de Março, 2011, 21:42:20 »
Se for bobines... pode ser algo intermitente.
Eu cheguei a fazer dois testes... e não foi detectada a avaria na bobine.

no meu caso tambem havia muitos sintomas de bobines e injectores mas quando reduzi a diagnostico basico o resultado foi clarissimo...

bobine é simples de testar, basta trocar o cilindro e se o problema seguir o cilindro voilá.. injectores a mesma coisa...

no meu caso como ja se sabe era valvulas queimadas...

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

Epiphany

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 161
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #54 em: 17 de Março, 2011, 01:44:28 »
(...)

no meu caso como ja se sabe era valvulas queimadas...

Ainda foi uma reparação avultada, não?  :(

BladeRunner

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 861
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    Do Androids Dream Of Electric Sheep?
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #55 em: 17 de Março, 2011, 01:58:54 »
no meu caso tambem havia muitos sintomas de bobines e injectores mas quando reduzi a diagnostico basico o resultado foi clarissimo...

bobine é simples de testar, basta trocar o cilindro e se o problema seguir o cilindro voilá.. injectores a mesma coisa...

no meu caso como ja se sabe era valvulas queimadas...
Mas só sabes isso com um teste na máquina... e as bobines por vezes funcionam... ou não. Lá está a intermitência.

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #56 em: 17 de Março, 2011, 19:28:00 »
Mas só sabes isso com um teste na máquina... e as bobines por vezes funcionam... ou não. Lá está a intermitência.

nope, teste basico é compressão e leakdown.. depois de saber a saude dos cilindros ja se pode procurar causas para misfires..

compressão é a coisa mais facil de eliminar da lista das 3 bases quando o motor trabalha..

eu no lugar do OP tinha seguido um diagnostico bem diferente, carro com relanti instavel quente ou frio, pouca força em todo o regime...

-primeira coisa a verificar seria o ponto, correia pode estar mal colocada ou ter saltado dentes.
-compressão, não sei o estado das velas mas se realmente têm 4mil e aparentam 20mil pode ser passagem de oleo por segmentos ou vedantes (sem saber os consumos de oleo é dificil saber)

geralmente a partir dai ja tinha uma ideia do que seria..

basta dizer que MAF pouco ou nada afecta o relanti, normalmente é mapas e posição de borboleta, a quente entra tambem a sonda lambda..

nem sabemos o que começou os sintomas pelo que li até agora...

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

BladeRunner

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 861
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    Do Androids Dream Of Electric Sheep?
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #57 em: 18 de Março, 2011, 01:45:52 »
nope, teste basico é compressão e leakdown.. depois de saber a saude dos cilindros ja se pode procurar causas para misfires..

compressão é a coisa mais facil de eliminar da lista das 3 bases quando o motor trabalha..

eu no lugar do OP tinha seguido um diagnostico bem diferente, carro com relanti instavel quente ou frio, pouca força em todo o regime...

-primeira coisa a verificar seria o ponto, correia pode estar mal colocada ou ter saltado dentes.
-compressão, não sei o estado das velas mas se realmente têm 4mil e aparentam 20mil pode ser passagem de oleo por segmentos ou vedantes (sem saber os consumos de oleo é dificil saber)

geralmente a partir dai ja tinha uma ideia do que seria..

basta dizer que MAF pouco ou nada afecta o relanti, normalmente é mapas e posição de borboleta, a quente entra tambem a sonda lambda..

nem sabemos o que começou os sintomas pelo que li até agora...
Se tu o dizes... eu não sou grande "expert" em mecânica... nem pouco mais ou menos.
Falei baseado no que me tinham dito, relativamente às bobines no Stilo.

Acho estranho, mesmo, a questão das velas... 4K quilometros e têm aspecto de 20K?

Epiphany

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 161
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #58 em: 18 de Março, 2011, 13:52:28 »

(...) eu no lugar do OP tinha seguido um diagnostico bem diferente, carro com relanti instavel quente ou frio, pouca força em todo o regime... (...)

De referir que o carro só tem pouca força a baixa rotação e nota-se principalmente a quente. Friso que ainda não foi à máquina da Fiat (tem marcação para a próxima quarta-feira).

(...) -primeira coisa a verificar seria o ponto, correia pode estar mal colocada ou ter saltado dentes.
-compressão, não sei o estado das velas mas se realmente têm 4mil e aparentam 20mil pode ser passagem de oleo por segmentos ou vedantes (sem saber os consumos de oleo é dificil saber)

geralmente a partir dai ja tinha uma ideia do que seria..

Segundo o mecânico o estado das velas era justificado pelo facto de não terem apenas 4 000 km, mas pelo menos 20 000 km. Na opinião dele, as velas embora tivessem sido facturadas e consequentemente pagas nem sequer chegaram a ser mudadas na última revisão na Fiat.  :huh:

O Óleo quando o carro chegou estava sensivelmente no mínimo. Porém, não sabemos se nessa revisão foi realmente atestado/mudado (entretanto já foi atestado).
O último proprietário referiu que circulava apenas 2/3 vezes por semana com o carro em curtos trajectos e que o estava a vender precisamente devido à pouca utilização que lhe dava.

Com efeito, a nível de conservação/apresentação o carro está muito bem cuidado e possui todas as facturas das intervenções que lhe foram efectuadas pelo primeiro e segundo dono (o carro tem três registos) na marca. Não existe registo de anomalias à excepção da substituição da bobine do primeiro cilindro.

De destacar que a última revisão ascendeu aos 800 euros e além de óleo (?), filtros, velas (ou não...), etc levou também discos, pastilhas, uma bobine, uma bomba de gasolina, porque alegadamente a última "entregou a alma ao criador" por o carro andar na reserva.  :wacko:

(...) basta dizer que MAF pouco ou nada afecta o relanti, normalmente é mapas e posição de borboleta, a quente entra tambem a sonda lambda..

A MAF foi excluída por não afectar propriamente a estabilidade do carro ao ralenti ou a falta de força em baixas, bem como pelo facto de em caso de avaria ou mau funcionamento acender uma luz avisadora no painel de instrumentos. Contudo, foi desmontada, limpa e colocada de novo no sítio.

Quanto à sonda lambda se estivesse danificada quando o primeiro mecânico onde se foi com o carro o ligou à máquina iria acusar altas emissões de CO2 o que não aconteceu.

(...) nem sabemos o que começou os sintomas pelo que li até agora...

Também segundo o antigo dono o carro já fazia isso. Não referiu se foi antes ou depois da revisão.  :dry:

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #59 em: 18 de Março, 2011, 13:56:45 »
-primeira coisa a verificar seria o ponto, correia pode estar mal colocada ou ter saltado dentes.
-compressão, não sei o estado das velas mas se realmente têm 4mil e aparentam 20mil pode ser passagem de oleo por segmentos ou vedantes (sem saber os consumos de oleo é dificil saber)

Eu tomava atenção a isto,na FIAT mudaram as velas quase de certeza,isso é uma coisa fácil para o cliente verificar e para eles facturar e não mudar é entalarem-se por meia duzia de trocos...

Se tiver passagem de oleo,vai isolar a vela e ficas com o carro a trabalhar coxo... :t_up:

Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2