Eu tomava atenção a isto,na FIAT mudaram as velas quase de certeza,isso é uma coisa fácil para o cliente verificar e para eles facturar e não mudar é entalarem-se por meia duzia de trocos...Se tiver passagem de oleo,vai isolar a vela e ficas com o carro a trabalhar coxo...
Se tu o dizes... eu não sou grande "expert" em mecânica... nem pouco mais ou menos.Falei baseado no que me tinham dito, relativamente às bobines no Stilo.Acho estranho, mesmo, a questão das velas... 4K quilometros e têm aspecto de 20K?
foi mesmo pela parte das velas que me fez confuzão, so depois de ler o topico é que reparei nisso..uma foto das 4 velas seria util neste caso..apesar de muitos acharem que sou "expert" em mecanica eu não me considero tal, nem de longe, erro como todos
Olha... eu só o que vou vendo fazer. No meu mecânico posso lá estar a ver, depois vou aplicando o que vou aprendendo.Claro que sei o essencial... mudar lâmpadas, velas, bobines (infelizmente), óleo, filtros, discos travão... quer dizer, o importante para a manutenção. E já poupo muito em mão de obra, que anda muito cara.Tem de ser assim, nos dias de hoje. A cena das velas, pode acontecer por esquecimento. Já aconteceu isso a um amigo meu. Cobraram mas não mudaram...
esquecimento num concessionario não se admite, tanto pode ser esquecimento ou ver se é parvo e passa... tipo aquela historia do medico e da carraça...
smokeme... longe vão os tempos em que um Concessionário (com Letra Grande) era sinónimo de garantia e confiança!Hoje é raríssimo encontrar os velhos mecânicos com a escola da marca toda feita. Encontramos é funcionários... a contrato e que nunca chegam a conhecer profundamente os modelos, tecnologias, motores e as suas manhas, truques, manias...Os concessionários abrem e fecham consoante o mercado e empregam consoante o mercado também. É a minha maneira de ver as coisas...
não falo em mecânica, mas é muitissimo mais barato por um capot novo do que endireitá-lo e pintá-lo..
E vês muito bem!O problema é que não é só nos concessionários... Para o mercado em geral, e também para as marcas, cada vez é mais rentável "trocar" peças do que "reparar"... Principalmente quando é o cliente a pagar!Por consequência as oficinas apostam em "trocadores de peças" com formação a condizer, em vez de apostarem em mecânicos!Hoje numa oficina "tipo" tens um experimentador e um chefe de oficina que sabem + ou - o que estão ali a fazer! Tudo o resto são "peões" de mão de obra barata!
Novos desenvolvimentos (ou não):O carro foi hoje de manhã à Fiat, foi ligado à máquina e nada. Não acusou anomalia nenhuma. Pelos vistos vai ter que ser pelo velho (e dispendioso) método da tentativa-erro.
Pondo a máquina de lado (que só serve para lixar o cliente): - o carro apresentou o(s) defeito(s) na frente do pessoal da Fiat? _ Se sim, eles que se desenmerdem e arranjem. Em útimo caso pedes assistência técnica, no site da Fiat, no separador "Contactos", como eu fiz para o Stilo do meu pai.
Já mudaste as velas?