Autor Tópico: Amortecedores Lancia Thema  (Lida 16282 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Amortecedores Lancia Thema
« Responder #60 em: 15 de Outubro, 2010, 14:00:01 »
Bem,e como tem um bocado a ver,e ninguém percebe pq é que o carro parece uma bailarina,boto aqui a folh do alinhamento da suspensão/direcção a ver se alguém percebe mais disto que eu:



Help... :nhedaxe: :nhedaxe:
« Última modificação: 15 de Outubro, 2010, 14:04:48 por Rara »
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Amortecedores Lancia Thema
« Responder #61 em: 15 de Outubro, 2010, 16:28:58 »
logo posto as minhas afinações de suspensão
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: Amortecedores Lancia Thema
« Responder #62 em: 15 de Outubro, 2010, 20:30:47 »
Bem,e como tem um bocado a ver,e ninguém percebe pq é que o carro parece uma bailarina,boto aqui a folh do alinhamento da suspensão/direcção a ver se alguém percebe mais disto que eu:



Help... :nhedaxe: :nhedaxe:

isso anda tudo desalinhado, não admira que seja bailarina  :lol:
vou ver se encontro a minha folha, alinhei as 4 segundo os specs de um thema que anda a competir, o unico senão é um ligeiro desgaste nos pneus de tras mas basta rodar os pneus para a frente de vez em quando para gastar normal :t_up:

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Amortecedores Lancia Thema
« Responder #63 em: 15 de Outubro, 2010, 20:58:11 »
isso anda tudo desalinhado, não admira que seja bailarina  :lol:
vou ver se encontro a minha folha, alinhei as 4 segundo os specs de um thema que anda a competir, o unico senão é um ligeiro desgaste nos pneus de tras mas basta rodar os pneus para a frente de vez em quando para gastar normal :t_up:

Venha de lá isso.... :uikabom: :uikabom:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Amortecedores Lancia Thema
« Responder #64 em: 17 de Outubro, 2010, 14:53:24 »
tenho aqui os relatórios de dois alinhamentos, um aos 397K kms, e outro aos 438K, os valores neste ultimo estão diferentes, porque o carro está a precisar de ponteiras dos triangulos, mudaram a máquina entre os dois alinhamentos (o primeiro foi em 2006 o segundo foi em agosto, o carro também mudou, os pneus eram 195/60R15 e agora tem 195/55R15.
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Amortecedores Lancia Thema
« Responder #65 em: 17 de Outubro, 2010, 14:59:36 »
para quem quiser, aqui fica a folha de xls para preencher
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: Amortecedores Lancia Thema
« Responder #66 em: 17 de Outubro, 2010, 15:13:11 »
para quem quiser, aqui fica a folha de xls para preencher

a folha que tenho era do Lindsay Ward, não estou a ver onde anda mas tinha la as specs completas de suspenção que ele usava..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Amortecedores Lancia Thema
« Responder #67 em: 17 de Outubro, 2010, 15:19:10 »
preenche isso, era porreiro depois no topico dos dados dos themas espetar la com umas afinações maléficas e descrições do comportamento
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Amortecedores Lancia Thema
« Responder #68 em: 18 de Outubro, 2010, 00:54:08 »
Bem,pelo que sei o Thema não tem afinação nem de Caster nem de Camber,por isso deve levar apenas um toque nas convergencias....certo?

Ora á frente : de -1 a +1mm ( estou com -0,01 )
Atrás : de 1 a 4mm ( estou com 0.13 )

Cheira-me que é por isso que a traseira anda a bailar.... :wacko:
« Última modificação: 18 de Outubro, 2010, 01:18:33 por Rara »
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Amortecedores Lancia Thema
« Responder #69 em: 18 de Outubro, 2010, 10:03:04 »
não é mm é graus
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Lourenço

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2533
  • Karma:
    +0/-0
Re: Amortecedores Lancia Thema
« Responder #70 em: 18 de Outubro, 2010, 10:47:04 »
Vocês andam com os cambers todos marados.. camber kit nisso!

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Amortecedores Lancia Thema
« Responder #71 em: 18 de Outubro, 2010, 13:03:31 »
Vocês andam com os cambers todos marados.. camber kit nisso!

explica a tua teoria
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Amortecedores Lancia Thema
« Responder #72 em: 18 de Outubro, 2010, 13:29:26 »
Bem,e hoje de volta á oficina,em principio já se descobriu pq é que a traseira baila,como se costuma dizer,o material tem sempre razão... :unsure: :unsure:

O problema estará na ordem de montagem das anilhas/parafuso que agarram as barras ao amortecedor:

No meu caso,terei o caster muito elevado,o que em andamento provoca a instabilidade na traseira... :nhedaxe:

No seguimento,deixo os valores do alinhamento da suspensão do Thema,de acordo com o manual de oficina.... :t_up:
« Última modificação: 18 de Outubro, 2010, 13:31:39 por Rara »
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Amortecedores Lancia Thema
« Responder #73 em: 18 de Outubro, 2010, 13:37:03 »
carros italianos é o que dá..........

Lourenço

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2533
  • Karma:
    +0/-0
Re: Amortecedores Lancia Thema
« Responder #74 em: 18 de Outubro, 2010, 14:12:29 »
explica a tua teoria

Eu a olhar para as vossas folhas do alinhamento parece-me que os cambers não estão iguais dos 2 lados. Certo?

Então, é botar um "camber kit" para ajusta-lo. Eu tenho no meu.
É isto:


Metes um destes parafusos em cada lado (o carro tem 2, um mantém-se o mesmo e o outro passa a ser um destes). Aquilo é um parafuso excêntrico que permite ajustar o amortecedor para um lado ou para o outro, alterando o ângulo da suspenção e assim tens o camber que queres.

Os tipos que afinam a direcção na máquina é que metem isso. ACHO que há carros que até vêm com eles de origem.. tipo seats e vw's.

É bom!