Autor Tópico: Amortecedores Lancia Thema  (Lida 16280 vezes)

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LB

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Re: Amortecedores Lancia Thema
« Responder #75 em: 18 de Outubro, 2010, 14:27:36 »
sabes o que se tem de fazer à base de suporte do amortecedor onde entra esse parafuso "maravilhoso"??

Lourenço

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Re: Amortecedores Lancia Thema
« Responder #76 em: 18 de Outubro, 2010, 14:33:48 »
sabes o que se tem de fazer à base de suporte do amortecedor onde entra esse parafuso "maravilhoso"??

Pá... explica-te lá duma vez então.

Lourenço

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Re: Amortecedores Lancia Thema
« Responder #77 em: 18 de Outubro, 2010, 14:38:35 »
Mas deixa-me adivinhar.. alargar os buracos pros lados?

Luke

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Re: Amortecedores Lancia Thema
« Responder #78 em: 18 de Outubro, 2010, 15:00:30 »
o meu carro quando eu me sento la dentro acerta os cambers, a maior questão aqui é que a fabrica manda camber entre 0 e -40 minutos, e eu acho que o ideal é 1º e 30' negativos ou perto disso, para que o carro em curva agarre mais
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Rara

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Re: Amortecedores Lancia Thema
« Responder #79 em: 18 de Outubro, 2010, 15:21:40 »
A questão do camber é fácild e resolver,o meu Y tem isso,não tem parafusos mágicos,mas tem o buraco de cima do amortecedor abreto,é só desapertar e ajustar quando se vai alinhar e é preciso.... :t_up:

O Thema eventualmente deverá levar o mesmo,de modo a ajustar os cambers de modo igual.... :charge:
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LB

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Re: Amortecedores Lancia Thema
« Responder #80 em: 18 de Outubro, 2010, 15:23:57 »
Mas deixa-me adivinhar.. alargar os buracos pros lados?

tens de abrir um buracão para entrar esse parafuso que tem uma aba excentrica;

isso fica para aí com mais um terço de diametro no buraco que segura a base do amortecedor..

Lourenço

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Re: Amortecedores Lancia Thema
« Responder #81 em: 18 de Outubro, 2010, 16:40:42 »
tens de abrir um buracão para entrar esse parafuso que tem uma aba excentrica;

isso fica para aí com mais um terço de diametro no buraco que segura a base do amortecedor..


Eu não me tinha ocorrido que era mesmo preciso abrir o buraco porque coincidiu meter o camber kit e meter uns amortecedores que vieram do carro que tenho "dador" para peças e estes já vinham "esburacados". Portanto tinha ajuste, mas o homem dos pneus aconselhou-me a ir comprar um kit destes pq segundo ele diz, ao meter isto aguenta melhor na mesma posição sem desafinar. Ou seja, que se tivesse só um parafuso normal com as pancadas iria ter tendência a sair do lugar. Com o parafuso excêntrico fica tudo mais "travado" naquela posição do que só com o aperto do normal.
Como acho que o que ele diz tem lógica, meti o kit. Já ando com isso há para aí 1 ano e tal.

A questão do camber é fácild e resolver,o meu Y tem isso,não tem parafusos mágicos,mas tem o buraco de cima do amortecedor abreto,é só desapertar e ajustar quando se vai alinhar e é preciso.... :t_up:

Não desafina? Já testaste isso de alinhamento para alinhamento para comprovar se os valores são os mesmos?



o meu carro quando eu me sento la dentro acerta os cambers, a maior questão aqui é que a fabrica manda camber entre 0 e -40 minutos, e eu acho que o ideal é 1º e 30' negativos ou perto disso, para que o carro em curva agarre mais

Acho que o meu Uno é tb -0º40 ! E tenho mandado meter a medida de origem certinha. Já tive para mandar meter mais mas acabei por não..
Tb aconselhas aumentar quase 1 grau para o Uno? Já andaste a fazer experiências no teu 60?

Lourenço

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Re: Amortecedores Lancia Thema
« Responder #82 em: 18 de Outubro, 2010, 16:45:30 »
o meu carro quando eu me sento la dentro acerta os cambers, a maior questão aqui é que a fabrica manda camber entre 0 e -40 minutos, e eu acho que o ideal é 1º e 30' negativos ou perto disso, para que o carro em curva agarre mais

Já me esquecia.. Sim eu não estranhei os valores a mais de camber.. foi mesmo a diferença nos da frente.
Como é que afinas a diferença para quando te sentas no carro? Onde costumo fazer isso é uma máquina que mete com o carro levantado, logo não sei como ter isso em conta.
...Se bem que eles apoiam-mo à frente pela barra do triangulo da suspenção..

Luke

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Re: Amortecedores Lancia Thema
« Responder #83 em: 18 de Outubro, 2010, 16:47:54 »
eu no 127 tinha na frente negativo a 3º30' e curvava que nem um demónio, e não gastava pneus devido á convergencia estar a 0, camber negativo até 1º 30' é perfeitamente admissivel e é o suficiente para melhorar bastante o comportamento em curva.

falei com quem me costuma afinar o carro e ele disse-me que qnd entrasse acertava, experimentei e foi certinho e direitinho

os alinhamentos fazem-se com o carro no chão, com uns refletores montados nas rodas
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Lourenço

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Re: Amortecedores Lancia Thema
« Responder #84 em: 18 de Outubro, 2010, 16:53:41 »

os alinhamentos fazem-se com o carro no chão, com uns refletores montados nas rodas

Eles lá fazem com o carro no ar!!
Aquela máquina mete uns sensores em cada jante, tipo um caixote e depois os valores aparecem todos no computador. Até se vê eles a oscilarem e o camber tb.

Se calhar é outro tipo de máquina.. tenho que lhe perguntar sobre isso então!

Lourenço

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Re: Amortecedores Lancia Thema
« Responder #85 em: 18 de Outubro, 2010, 16:57:55 »
Olha é como esta:




Luke

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Re: Amortecedores Lancia Thema
« Responder #86 em: 18 de Outubro, 2010, 17:27:41 »
os meus são afinados com maquinas destas
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Lourenço

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Re: Amortecedores Lancia Thema
« Responder #87 em: 18 de Outubro, 2010, 18:12:07 »
Pois então isso que dizes deve ser devido às máquinas serem diferentes!

Nessa eles afinam tb a convergência com o carro em baixo?

Luke

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Re: Amortecedores Lancia Thema
« Responder #88 em: 18 de Outubro, 2010, 18:23:06 »
sim com a suspensão a suportar o peso do carro, em ordem de marcha, só n tem o condutor dentro, mas até pode ter se pedires
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

PM

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Re: Amortecedores Lancia Thema
« Responder #89 em: 05 de Janeiro, 2011, 11:43:56 »
Boas,
Depois de passar os olhos por todas as questões relacionadas com a suspensão da máquina, Kony, não Kony.... isto aquilo... fiquei na mesma e decidi por mãos à obra e começar a reparação dos amortecedores da frente tarefa que de inicio não sabia quase nada... sempre que metemos mãos á obra ficamos mais ricos e conhecedores do equipamento...
Vou tentar tirar fotos de todos os passos da reparação e colocarei aqui para todos...

Abraço