Autor Tópico: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável  (Lida 29242 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Epiphany

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 161
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #30 em: 08 de Março, 2011, 23:11:23 »
Pois, agora os carros mais recentes têm uma bobine para cada cilindro, portanto o carro não te deve ir abaixo de vez como no meu.

Será que pode ser uma prestes a "entrar nas couves" e por conseguinte não está a desempenhar a sua função em pleno? Quando o carro fica a trabalhar (parece trabalhar) a 3 é a bobine que se sucumbe temporariamente até voltar a funcionar outra vez.  :huh:



LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #31 em: 08 de Março, 2011, 23:16:58 »
A MAF quando está estragada provoca uma catrefada de sintomas como estes e normalmente marcam erros; se um carro tem a MAF avariada e desliga-a e o carro fica na mesm, significa que se calhar já não estará boa; mas se não estiver boa e houver mais coisas a "ajudar" então pior ainda;

se fosse só MAF, normalmente a centralina bloqueia e fica como se estivesse sem MAF gastando tanto a 20 Km/h como se estivesse a 150 (proporcionalmente claro) a proporcionalidade de ar e combustive é sempre a mesma

agora injectores a debitar da mesma forma sem controle electronico e mecânico a conjugar tudo, as sondas por exemplo podem dar leituras erradas e começas a achancalhar os sistema todo...

então se bobines estiverem a ajudar à festa...

agora uma coisa: descobri outro dia uma MAF suja de óleo, porque a tubagem estava cheia dele; é tirar a MAF e ver se tem sujidade mesma e conferir

Epiphany

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 161
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #32 em: 08 de Março, 2011, 23:42:05 »

Estou a perceber LB.

Muito obrigado pela explicação.  :)

Então o melhor mesmo é desmontar a MAF e verificar se está suja.  Em caso afirmativo limpar, voltar a montar e testar novamente. Acho que para este tipo de serviço vou recorrer ao meu mecânico, pois li que a MAF é uma peça extremamente sensível e não quero fazer asneira.  :blush:

Visto que tenho bobines em casa para o meu Fiat Coupé 1.8 caso após a desmontagem da MAF esteja tudo na mesma que troque as bobines para testar?

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #33 em: 09 de Março, 2011, 00:15:15 »
aquilo é um fiozinho metálico que não lhe podes tocar!

se isso estiver tudo sujo de gordura, provavelmente será daí

Epiphany

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 161
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #34 em: 09 de Março, 2011, 00:47:56 »
aquilo é um fiozinho metálico que não lhe podes tocar!

se isso estiver tudo sujo de gordura, provavelmente será daí

Obrigado pelo conselho.  ;)

bude

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1947
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #35 em: 09 de Março, 2011, 02:49:25 »
Estou a perceber LB.

Muito obrigado pela explicação.  :)

Então o melhor mesmo é desmontar a MAF e verificar se está suja.  Em caso afirmativo limpar, voltar a montar e testar novamente. Acho que para este tipo de serviço vou recorrer ao meu mecânico, pois li que a MAF é uma peça extremamente sensível e não quero fazer asneira.  :blush:

Visto que tenho bobines em casa para o meu Fiat Coupé 1.8 caso após a desmontagem da MAF esteja tudo na mesma que troque as bobines para testar?

Eu também agradeço as explicações, não só as do LB, mas de todos. Está a ficar um tópico muito interessante e ainda por cima sobre um motor igual ao meu.

Se tens bobines em casa, muda-as com Maf limpa ou não, fica outra parte verificada. Tens 4 novas?

Gostei de saber que o consumo baixou com as limpezas já efectuadas.

Já agora, eu pergunto: -Este motor, 1.8-16V VFD aguentará quantos quilómetros?

                               - O meu tem 109.700 km, devo preocupar-me com alguma parte em especial?

Epiphany

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 161
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #36 em: 09 de Março, 2011, 14:34:19 »
(...) Se tens bobines em casa, muda-as com Maf limpa ou não, fica outra parte verificada. Tens 4 novas?

Infelizmente não são todas novas. Tenho duas novas e duas usadas (mas a funcionar correctamente).

Embora o HGT como sabes não tenha consumo instantâneo o consumo médio baixou desde as intervenções.


Já agora, eu pergunto: -Este motor, 1.8-16V VFD aguentará quantos quilómetros?

                               - O meu tem 109.700 km, devo preocupar-me com alguma parte em especial?


Este Punto HGT tem sensivelmente 123 000 km e segundo o antigo dono ainda só queimou uma bobine de ignição. De resto tudo ok. Apenas surgiu este problema.

No que diz respeito ao meu Fiat Coupé 1.8 tem actualmente 153 000 km e goza de boa saúde. Há um user no fórum do Fiat Coupé com um 1.8 já com quase 200 000 km e sem nada de negativo a registar. Acho que o maior problema deste motor é o já nosso conhecido variador de fase.

De resto acredito que bem cuidados façam muitos e bons kms.  :)
« Última modificação: 09 de Março, 2011, 14:43:24 por Epiphany »

zukastilo

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 96
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #37 em: 09 de Março, 2011, 21:51:16 »
Olá, viva.

Obrigado pela tua atenção.

Felizmente/infelizmente Julgo não ser daí, pois hoje desliguei a ficha do sensor e o carro continuou com o ralenti instável.  :(

Fico muito agradecido pelas dicas.  :t_up:
boas, acredita que o desligar da ficha desse tipo de sensor nao dá diferença de funcionamento, faz como te digo, tira-o fora, e se tens lá, pelo que percebi, um outro carro que partilha o mesmo motor, troca o sensor pelo desse carro, ou entao limpa-o, e axperimenta. Outra coisa, já experimentaram reprogamar a posiçao da borboleta de admissao? talvez.............!!!
abraço

Epiphany

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 161
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #38 em: 09 de Março, 2011, 23:13:18 »
boas, acredita que o desligar da ficha desse tipo de sensor nao dá diferença de funcionamento, faz como te digo, tira-o fora, e se tens lá, pelo que percebi, um outro carro que partilha o mesmo motor, troca o sensor pelo desse carro, ou entao limpa-o, e axperimenta. (...)

Então se bem entendi desligar a ficha da MAF não tem influência?  :unsure:

Tenho então de desmontar a MAF, limpar e voltar a montar.

(...) Outra coisa, já experimentaram reprogamar a posiçao da borboleta de admissao? talvez.............!!!
abraço

Como se reprograma a posição da borboleta de admissão?  :blush:

Tiago88

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 207
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #39 em: 10 de Março, 2011, 10:55:58 »
Se calhar o que vou dizer é só porcaria mas pronto... Tenho um MK2a 1.2 8V e também tive esses sintomas, tremia em andamento, bebia muita gasolina, quando parava ia-se abaixo também, ao relantim as rotações variavam entre as 500 e as 1000 rpm's, estava mesmo maluco. Se a luz do motor te acendeu melhor, ligas o carro à máquina e ele diz-te o que se passa, se não, tenta tirar um sonda lambda que tens nos colectores de escape e limpa-a, pois por vezes um carro que fala muita cidade ganha muito carvão e o carvão acumula-se na cabeça da sonda e a sonda deixa de trabalhar como deve de ser e faz com que o carro fique todo maluco como descreves.



 

Epiphany

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 161
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #40 em: 10 de Março, 2011, 22:34:19 »

Muito obrigado pelo conselho.  :)

Embora a luz do motor não tenha acendido, irei ter em atenção a tua recomendação se não acusar nada na máquina.

Um abraço.

Tiago88

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 207
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #41 em: 11 de Março, 2011, 10:19:32 »
Muito obrigado pelo conselho.  :)

Embora a luz do motor não tenha acendido, irei ter em atenção a tua recomendação se não acusar nada na máquina.

Um abraço.

Se a luz alguma vez te acendeu e depois apagou, o erro ficou gravado na memória da centralina. O motivo de ela apagar é porque o motivo de ter acendido é porque já não existe mas o erro continua lá.



 

Epiphany

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 161
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #42 em: 11 de Março, 2011, 13:21:46 »
Se a luz alguma vez te acendeu e depois apagou, o erro ficou gravado na memória da centralina. O motivo de ela apagar é porque o motivo de ter acendido é porque já não existe mas o erro continua lá.

Pois, estou a ver.

Este fim de semana ainda vou confirmar se as velas e cabos estão bons e trocar as bobines. Se continuar na mesma vou pedir ao meu mecânico que desmonte e limpe a MAF e a cabeça da lambda. Se continuar na mesma tem de ir mesmo à Fiat para ser ligado à máquina.

Se não for nada disto segundo o que foi sugerido poderá ser da válvula de ralenti ou então algum injector entupido ou danificado.

Acho que o problema deve residir algures nestes componentes.  :unsure:

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #43 em: 11 de Março, 2011, 14:32:49 »
há uma zona onde fica muita porcaria agarrada que provoca subidas e descidas de ralenti que é a zona da borboleta; a chapa que abre e fecha muitas das vezes está demasiado suja e não deixa vear bem;

tem que se desmontar e limpar

Epiphany

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 161
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #44 em: 11 de Março, 2011, 17:34:09 »
há uma zona onde fica muita porcaria agarrada que provoca subidas e descidas de ralenti que é a zona da borboleta; a chapa que abre e fecha muitas das vezes está demasiado suja e não deixa vear bem;

tem que se desmontar e limpar

Obrigado pela dica LB.

Vou ter em atenção esse pormenor quando verificar as restantes peças.