Autor Tópico: Abriu a caça á multa!  (Lida 42080 vezes)

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Re: Abriu a caça á multa!
« Responder #90 em: 12 de Abril, 2010, 17:06:28 »
Ah Blade.... Blade.

Aceito a tua opinião... mas não quero dizer que concorde com ela!

Fica bem.

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Re: Abriu a caça á multa!
« Responder #91 em: 12 de Abril, 2010, 17:28:51 »
A minha postura não... Referi 'alguém' porque eu felizmente tenho alguns valores morais, não faria isso. O que não me impede de achar na mesma merecido... Ou estás a querer dar em polícia, e prender-me por ter a intenção?  :P

Não tenho familiares na PSP, mas tenho nas forças militares... Felizmente, nesse aspecto, estão bem servidos de valores, e posso estar descansado quanto a eles.

Até te digo mais: Só o facto de referires que o comportamento pós (suposta) infracção tem influência sobre a decisão do agente, que deve ser acima de tudo objectiva, estás a validar aquilo que referi: São apenas pessoas, e comportam-se como pessoas.

Por ultimo e para fechar a minha participação neste tópico: Tu és livre de achares o que quiseres, mas se me conhecesses pessoalmente, verias que sou uma pessoa amigável, condescendente, e acima de tudo, pacífica. O que distingue um homem de um 'monstro', é que o homem pensa, o 'monstro' faz. Como não me conheces pessoalmente, não admito que faças juizos de valor sobre a minha maneira de ser, tal como eu não faço da tua.

Se quiseres falar e ir beber uns copos um dia destes, logo continuamos este assunto. Por agora dou por encerrada a minha participação neste tópico.

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Re: Abriu a caça á multa!
« Responder #92 em: 12 de Abril, 2010, 18:00:27 »
Blade estive a ler este topico todo, ha respostas que das que parece que te sentes picado.. és policia? Sinceramente o teu conservadorismo bate records, não que esteva mal em algumas coisas mas o homem deixa la os putos divertirem se um pouco.. Mas só um pouco e com juizo.. As forças policias tbm erram não somos só nós.. Isto do andarem a meterem se atras é um perigo, se tivermos derepente de travar quero ver como é :unsure:
E subescrevo o que o bluecat disse.. é isto e multarem por ter uma barra antiaproximação e rebaixamento que so contribui para a segurança do veiculo, ou então chumbarem nas Ipo os carros por terem discos de travão ranhorados, rebaixamento , ou qualquer outra alteração para segurança e não para rendimento.. graças a deus em leiria existe outro tipo de normas nestes parametros..

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Re: Abriu a caça á multa!
« Responder #93 em: 12 de Abril, 2010, 18:05:57 »
isto agora está a ficar engraçado....

não há um dia que não se consiga bloquear um tópico !!

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Re: Abriu a caça á multa!
« Responder #94 em: 12 de Abril, 2010, 18:08:59 »
Eu que não bebo álcool... já fui por duas vezes mandado parar em Operações Stop por volta das 4 da manhã, alturas em que vinha de noitadas passadas a trabalhar.

Se numa delas foi simples... soprei e segui caminho, numa o agente não queria acreditar que um rapaz novo (20 anos na altura) numa sexta à noite estivesse são. Pois eu já tinha-lhe dito que vinha do trabalho e que não bebia álcool, mas mesmo assim (acho bem) fez-me soprar o balão e como o resultado foi 0000, voltei a repetir o teste mas desta vez soprar com mais força. Eh pah deviam de ver a cara de decepção do agente. :D

Volto a frizar... acho bem operações STOP, para caçar álcool e drogas, e acho também muito bem policia nas estradas... mas façam prevenção... ou seja mostrem que os cidadãos podem andar tranquilos pois estão em segurança, e isso consegue-se com carros patrulha nas estradas e não Caça à multa!

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Re: Abriu a caça á multa!
« Responder #95 em: 12 de Abril, 2010, 18:12:03 »
isto agora está a ficar engraçado....

não há um dia que não se consiga bloquear um tópico !!

Da minha parte, e pertencendo à equipa de moderação, acho saudável discussões em que não se insulta verbalmente users, e que não se fale em politicas e afins.

Este tópico demonstra vários tipos de visão de cada user, que como é obvio e vivemos em democracia, gera conflitos como este.

Por enquanto não existe motivos para que este tópico seja encerrado até porque ninguém faltou ao respeito a ninguém e falamos de automóveis e a sua utilização.

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Re: Abriu a caça á multa!
« Responder #96 em: 12 de Abril, 2010, 18:45:23 »
Atenção... eu não tenho a minima intenção de insultar quem quer que seja. Posso defender "com unhas e dentes" a minha argumentação, mas quem se achar "ferido na sua dignidade" por mim que o diga logo, aqui ou por pm!
Bem...
Para alguns, aqueles que se informam antes de falar:
http://www.aspp-psp.pt/images/aspp/pdf/PolCriminal0911.pdf
http://www.aspp-psp.pt/index.php?option=com_content&view=category&id=51&Itemid=49
http://www.gnr.pt/portal/internet/gnr/organizacao/organizacao.asp

O enquadramento das suas funções esta bem descrito, para quem quer ver. Basta saber ler e procurar...
O resto...  são opiniões. Eu baseio-me em factos, porque é disso que se trata quando se discute contextos destes. Porque se fosse-mos a ligar a opiniões, bem... corria-mos o risco de aceitar isto: "Muita bem feito era alguém ter tomates para mandar uma travadela e mandar o carro da policia para o £$&#$(%!"
Quero acreditar que a maioria não aceita isto.
Atenção que a GNR é uma força para-militar, subordinada ao Ministério da Defesa e a PSP é uma força civil, subordinad pelo Ministério da Administração Interna!
As suas funções são determinadas nesses contextos!

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Re: Abriu a caça á multa!
« Responder #97 em: 12 de Abril, 2010, 18:52:01 »
Blade estive a ler este topico todo, ha respostas que das que parece que te sentes picado.. és policia? Sinceramente o teu conservadorismo bate records, não que esteva mal em algumas coisas mas o homem deixa la os putos divertirem se um pouco.. Mas só um pouco e com juizo.. As forças policias tbm erram não somos só nós.. Isto do andarem a meterem se atras é um perigo, se tivermos derepente de travar quero ver como é :unsure:
E subescrevo o que o bluecat disse.. é isto e multarem por ter uma barra antiaproximação e rebaixamento que so contribui para a segurança do veiculo, ou então chumbarem nas Ipo os carros por terem discos de travão ranhorados, rebaixamento , ou qualquer outra alteração para segurança e não para rendimento.. graças a deus em leiria existe outro tipo de normas nestes parametros..
Epá... já disse acima que defendo com afinco os meus argumentos, isto porque não me baseio em opiniões mas em factos, ok!
Eu sou porreiro e bem amigo... de cerveja, por exemplo! :D
Agora isso das multas mal aplicadas... barras antiaproximação, rebaixamentos... acho que o GT ABARTH colocou ai um tópico com esses itens, para IPOs.
Lá podes ver o que passa e não passa, logo o que esta legal e não. Se uma multa não tem fundamento, e acontece, eu sei bem que acontece, não a paguem de imediato e reclamem. Usem os direitos que vos/nos assistem!

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Re: Abriu a caça á multa!
« Responder #98 em: 12 de Abril, 2010, 19:04:01 »
Eu que não bebo álcool... já fui por duas vezes mandado parar em Operações Stop por volta das 4 da manhã, alturas em que vinha de noitadas passadas a trabalhar.

Se numa delas foi simples... soprei e segui caminho, numa o agente não queria acreditar que um rapaz novo (20 anos na altura) numa sexta à noite estivesse são. Pois eu já tinha-lhe dito que vinha do trabalho e que não bebia álcool, mas mesmo assim (acho bem) fez-me soprar o balão e como o resultado foi 0000, voltei a repetir o teste mas desta vez soprar com mais força. Eh pah deviam de ver a cara de decepção do agente. :D

Volto a frizar... acho bem operações STOP, para caçar álcool e drogas, e acho também muito bem policia nas estradas... mas façam prevenção... ou seja mostrem que os cidadãos podem andar tranquilos pois estão em segurança, e isso consegue-se com carros patrulha nas estradas e não Caça à multa!

Fiquem bem.
Devo dizer que bates recordes... encontras sempre agentes que devem fazer do acto de persiguição á tua pessoa, a sua vida.
Andam sempre a pegar contigo. Se estivesses informado, e já que achas que ele te queria "apanhar", é simples... recusa-te! É um direito que te assiste. Depois vais ao hospital e provas com uma análise ao sangue.
è que se ele te mandou repetir, deve ter sido por não teres soprado devidamente na primeira vez. Isso acontece mais vezes que o que pensas... e não, não é perseguição nem vontade pessoal do agente... é dever!
O facto de dizeres que ele não queria acreditar que um jovem de vinte anos... isso é uma ilação tua, algo que tu achas, mas que não podes afirmar como facto!
De realçar que nas operações stop estão sempre agentes e graduados, logo os agentes tendem, naturalmente, a não facilitar.
Pelo que conheço da sua actuação não entendas o facto de te ter pedido para repetir como algo de pessoal, ou que não foi com a tua cara, etc. Tenho a certeza que estava a cumprir e a não facilitar!
Até, porque é muito fácil descortinar quem se encontra sob efeito de alcool ou outras substâncias, sem fazer o teste... o teste serve para reafirmar a desconfiança e graduar a quantidade ingerida! Os agentes têm essa formação!

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Re: Abriu a caça á multa!
« Responder #99 em: 12 de Abril, 2010, 19:13:16 »
Quanto a barra AA, eu perguntei a um GNR; e ele não tendo a certeza ficou de saber junto da malta do trânsito.
A resposta foi que Barra AA não tinha problema nenhum.

Agora em Portugal nunca se sabe... atenção que um político pode lembrar-se e mandar ordens para multarem tudo e mais alguma coisa.

Atenção: não assumo pois a responsabilidade de alguém for multado por ter barra AA.
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Re: Abriu a caça á multa!
« Responder #100 em: 12 de Abril, 2010, 19:18:02 »
Segundo sei, quando é para multar e mandar para inspecção B, claro que vão ao mais fácil e indiscutível; o que não dá hipótese de argumentação ao condutor.

E são 3 coisas que conferem e que se não estiverem homologadas não dão hipótese de barafustar:
- Jantes + Pneus fora do que está no livrete;
- Xénon ilegal;
- Películas ilegais.

Depois outras coisas como tubagens coloridas XPTO e assim podem implicar mas é sempre mais subjectivo e carece de competência técnica, que não é a deles.
Mas já aconteceu levarem um "compasso" de medição de altura ao solo e cava da roda, com a consulta de uma tabela por modelo.

Sobre o básico nem é preciso falar, pois já se sabe:
- Livrete, carta, triângulo, colete, cinto e teste do balão.
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Re: Abriu a caça á multa!
« Responder #101 em: 12 de Abril, 2010, 19:19:17 »
Devo dizer que bates recordes... encontras sempre agentes que devem fazer do acto de persiguição á tua pessoa, a sua vida.
Andam sempre a pegar contigo. Se estivesses informado, e já que achas que ele te queria "apanhar", é simples... recusa-te! É um direito que te assiste. Depois vais ao hospital e provas com uma análise ao sangue.
è que se ele te mandou repetir, deve ter sido por não teres soprado devidamente na primeira vez. Isso acontece mais vezes que o que pensas... e não, não é perseguição nem vontade pessoal do agente... é dever!
O facto de dizeres que ele não queria acreditar que um jovem de vinte anos... isso é uma ilação tua, algo que tu achas, mas que não podes afirmar como facto!
De realçar que nas operações stop estão sempre agentes e graduados, logo os agentes tendem, naturalmente, a não facilitar.
Pelo que conheço da sua actuação não entendas o facto de te ter pedido para repetir como algo de pessoal, ou que não foi com a tua cara, etc. Tenho a certeza que estava a cumprir e a não facilitar!
Até, porque é muito fácil descortinar quem se encontra sob efeito de alcool ou outras substâncias, sem fazer o teste... o teste serve para reafirmar a desconfiança e graduar a quantidade ingerida! Os agentes têm essa formação!

Não acho que seja recordes.

Tenho carta à mais de 10 anos, e já fizx para cima de 400000km em 4 paises diferentes, e assim de repente soprei duas vezes o balão, parei em duas devido a tunning, e fui caçado por 3km/h em toda a minha vida de automobilista. Claro está que tenho vários episodios mas que não tiveram gravidade.... entre esses alguns que enumerei.
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Re: Abriu a caça á multa!
« Responder #102 em: 12 de Abril, 2010, 19:27:58 »
Claro que as leis estão mal feitas em muitos aspectos; mas isso não é da competência da polícia.

Eu posso dar um exemplo,
tenho um carro com duas medidas de pneus homologadas pela FIAT, mas curiosamente não tenho a que devia ter.
Passo a explicar:
205/55-16
215/45-17

Ora a 225/45-17 é que devia ser a homologada, pois é a equivalente a 205/55-16
Mas não está; a que está é a 215/45-17

Falando em termos de lógica técnica; as leias e depois as autoridades na aplicação das mesmas deviam ser alertados para tomar como medida legal todas as contidas no intervalo das duas que estão homologadas.
Ora como o perimetro de 225/45-174 está contido entre 215/45-17 e 205/55-16; devia estar automáticamente homologada.

Um exemplo mais corrente:
se o vosso carro tem 155/70-13 e 175/60-13; logo o 165/65-13 que está contido deveria ser aceite.
Mas não interessa... o comodismo político é gritante.
Portanto se não está escrito: multa. Mas devia estar!
Medidas contidas no intervalo.  ;)

E isto tudo porquê?
Porque os 215/45-17 são bem mais caros do que os 225/45-17; então se soubessem que em semi-novos o preço é cerca de metade  :spanka:
Isto porquê?
Porque os carro grandes que se vendem novos são essencialmente BMW, Mercedes e Audi e vêm quase todos com 205/55-16 ou 225/45-17; mas a malta endinheirada que os compra, muitas vezes com zero Kms mete patorras 18 ou 19 e borrifam-se nos pneus de série.
Ora procurando, não faltam pneus novos ou quase novos destas duas medidas vendidas ao preço da uva mijona.
Já 215/45-17 não há.
É uma medida que até quase ninguém faz stock.
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Re: Abriu a caça á multa!
« Responder #103 em: 12 de Abril, 2010, 19:36:39 »
Acho que o problema aqui não se prende com o ser multado ou não, mas sim com atitudes. Sinceramente, acho muito bem que multem quando haja legitimidade para tal. Isso inclui multas por xénon, rebaixamentos, etc...

O que já não acho bem (e que me traz de volta ao assunto das atitudes das forças policiais) foi terem-me mandado parar, terem estado quase 10 minutos a "inspeccionar" o meu carro, e no fim ainda me quererem multar em 250€ por "não perceber nada" (foram as palavras do agente) do que vem escrito no certificado de homologação da minha panela Supersprint. Será que o guarda realmente carecia de competência técnica? Ou seria apenas um acto de má fé, a ver se pegava? Sinceramente não sei, mas achei a atitude deplorável. Porque na realidade, uma pessoa esforça-se por manter o carro legal, e ainda assim tem de marrar com uns quantos...

Acho que isto contrasta um bocado com os "factos" aí do amigo Blade. As coisas na teoria são sempre bonitas, mas na prática... No dia a dia... Nem sempre é o que se vê. E atenção, porque já o disse várias vezes e volto a referir: O problema não é das forças policiais, mas sim (de alguns) dos policias enquanto pessoas.

No dia que eu tiver de ser multado por usar xénon (é a unica coisa que ainda estou em processo de legalizar) vou pagar a multa de bom grado e sem reclamar. Mas uma vez legal, não me atirem areia aos olhos.


PS: Multa por xénon não dá direito a IPO B. É classificada como iluminação irregular, e é punida com coima de 60€ (por falta dos reguladores e/ou do limpa faróis).

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Re: Abriu a caça á multa!
« Responder #104 em: 12 de Abril, 2010, 19:39:05 »
Eu tudo o que meti nos carros, meti sempre com critério técnico.
Mas eventualmente uma ou outra coisa pode não estar dentro da lei.
Se assim é, nestes casos a lei está mal feita.

Em tempos usei medidas de pneus que não vinham no livrete, mas nessa época isso não era fiscalizado nem sequer havia inspecções.
Mesmo assim nunca alterei o tamanho da jante nem me afastei dos perímetros já homologados.

Agora o que tenho caso não seja legal é estúpido:

- Barra AA: só confere maior segurança e rigidez ao veículo.
- Pedais em aço de competição: agarram muito mais aos pés e inclusivamente permitem pelo desenho um melhor controlo do carro.
- Molas Abarth/Eibach de pequeno rebaixamento: só melhoram o comportamento dos carros.
Porque não vêm assim de fábrica? Pela mesma razão que fora da Europa os mesmos carros ainda são mais altos (6 cm nos FIAT Lineas por exemplo).
Estando mais baixos, os carros ficam mais limitados no que à superação de obstáculos diz respeito; isto porque tanbém deveria existir uma regra e fiscalização para rampas e parques sobre um certo declive máximo.
Pois implica com os ângulos de ataque, saída e ventral do carros.
Claro que estradas de terra são incógnitas; com chuvas principalmente; e é por isso que nos países tropicais os carros têm que vir mais altos de série.   
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