Autor Tópico: Fiabilidade e durabilidade, ainda existe?  (Lida 35245 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

MK1

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 77
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiabilidade e durabilidade, ainda existe?
« Responder #45 em: 24 de Agosto, 2013, 13:41:53 »
Este tópico faz-me lembrar o que se publicou aqui no fórum há uns tempos sobre um 128 algures na Europa que estava mais que rodado com 30 anos e só tinha avariado uma vez, e ainda ia ser vendido em segunda mão.

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Fiabilidade e durabilidade, ainda existe?
« Responder #46 em: 24 de Agosto, 2013, 15:05:15 »
prepara-te para seres banido!

Oh LB, sabes quantas pessoas foram até hoje banidas deste fórum? Sabes né?
Muito poucas.

Quem o foi por uma questão de gostos? Zero.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Fiabilidade e durabilidade, ainda existe?
« Responder #47 em: 24 de Agosto, 2013, 15:07:57 »
Há actualmente algum Fiat, que permita ser usado por cerca de 12 anos (ou mais) e que consiga fazer cerca de 400.000kms quase só com a manutenção programada?

400.000 é impossível garantir.

O que te posso aconselhar são FIRE 8 Válvulas, onde até pode sair mais barato não investir nada e ir comprando carros, com pouco investimento entre a venda e a compra; tipo:

Compras em 2013 um Punto por 700 €
Vendes em 2015 por 400 € e compras outro de 700 e assim.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Fiabilidade e durabilidade, ainda existe?
« Responder #48 em: 24 de Agosto, 2013, 17:29:34 »
Oh LB, sabes quantas pessoas foram até hoje banidas deste fórum? Sabes né?
Muito poucas.

Quem o foi por uma questão de gostos? Zero.

Sei!

Mas há muitas formas de se ser banido..

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Fiabilidade e durabilidade, ainda existe?
« Responder #49 em: 24 de Agosto, 2013, 19:50:04 »
Sei!

Mas há muitas formas de se ser banido..

Oh.
Até houve quem pedisse para apagar a conta e por isso tecnicamente banido, embora solicitado.

No total, por isso, por Vigarice (mais grave) e por falta de educação, se não estou em erro meia dúzia na história.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Fiabilidade e durabilidade, ainda existe?
« Responder #50 em: 24 de Agosto, 2013, 20:28:04 »
isso está tudo correto e na grande maioria dos casos acho bem!

agora há é a versão dele (do banido) do que bane e a verdadeira que colide sempre com eles os dois;

já houve para aí um caso meio esquisito...

agora aquela que disse ao Borgata tem a ver com ele falar dos BM´s, mas isso tá toda a gente a dizer o mesmo que eu aos outros todos..

mo meu caso e quando disse aquilo é pura critica ao fanatismo! o resto é gozo...

Borgata

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1505
  • Karma:
    +7/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Borgata Performance
    • Borgata Performance
Re: Fiabilidade e durabilidade, ainda existe?
« Responder #51 em: 24 de Agosto, 2013, 20:40:46 »
fala com os moderadores oh yeah...

quem te manda gostar de german sausage??????

loool o que me ri!!!  :lol:

Borgata

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1505
  • Karma:
    +7/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Borgata Performance
    • Borgata Performance
Re: Fiabilidade e durabilidade, ainda existe?
« Responder #52 em: 24 de Agosto, 2013, 20:42:30 »
Não querendo deixar tristes os amantes de outras marcas que estão fora do âmbito do  :fiatistas:, eu por muito que tentem vender aqui a vossa "banha" não vou comprar nada de BMW, Mercedes, etc, as marcas do grupo Fiat são tão boas e fiáveis como as outras e não vejo a utilidade de andar aqui a defender a "galinha do vizinho"!!

Nota: A minha opinião aqui é tão válida com outra qualquer, por isso não valorizo comentários de que sou fanático e afins, estamos no  :fiatistas: todos sabem no meio onde se encontram, eu não espero ficar mal visto por gostar da Fiat aqui, o contrário já acho mais estranho!!

Ninguém ta a defender a galinha, apenas a demonstrar que o produto não é mau.
Gosto sim, mas dificilmente irei sair da Alfa Romeo...

 :alfa: :fiat: :lancia:

Borgata

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1505
  • Karma:
    +7/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Borgata Performance
    • Borgata Performance
Re: Fiabilidade e durabilidade, ainda existe?
« Responder #53 em: 24 de Agosto, 2013, 20:43:07 »
Oh LB, sabes quantas pessoas foram até hoje banidas deste fórum? Sabes né?
Muito poucas.

Quem o foi por uma questão de gostos? Zero.

Acho que era a brincar, tipo "aqui não se fala em German!  :d_umpf:"

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Fiabilidade e durabilidade, ainda existe?
« Responder #54 em: 24 de Agosto, 2013, 21:50:55 »
eu vou repetir uma coisa que anda aqui há muito tempo para ser dita e anda-me atravessado!

quem gosta de Fiat deve continuar a gostar! quem gosta de Peugeot idem, de Lada idem, etc, etc. etc.

mas dizer às pessoas que ou se está aqui porque se deve gostar desta marca porque é a melhor, é a maior, e isto ou aquilo ou acoloutro, é puro fanatismo; quem gosta, gosta mas não impinge!!

eu gosto de outras marcas mas não ando para aqui a impingi-las a ninguém! mas se me perguntam se aquela ou a outra marca é boa, epá... aguentem-se ! todas as marcas têm carros bons e maus!! (EXCEPTO KIA que é uma bosta!!)

senão acham bem que um gajo goste de carros (!!) e não de marcas, temos pena... garanto que não sou eu que estou errado desta vez...

mas continuo a manter que gostos não se discutem... e isso sempre respeitei apesar de ter certas opiniões sobre certos carros... mas nunca disse para venderem o carro, pois não??


lmml

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 666
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Actualmente a Fiat faz Automóveis !!!
Re: Fiabilidade e durabilidade, ainda existe?
« Responder #55 em: 24 de Agosto, 2013, 23:06:20 »
400.000 é impossível garantir.

O que te posso aconselhar são FIRE 8 Válvulas, onde até pode sair mais barato não investir nada e ir comprando carros, com pouco investimento entre a venda e a compra; tipo:

Compras em 2013 um Punto por 700 €
Vendes em 2015 por 400 € e compras outro de 700 e assim.
Em tempos, mas não me recordo se foi aqui ou no forúm da Autohoje, houve alguém que na empresa onde estava, havia Puntos 1.3 Multijet e nem sempre bem tratados e foram despachados com cerca de 400.000 kms, sem problemas de motor. Se era verdade, isso já não garanto, não conheço a pessoa e os carros.
Esse sistema de ter carro..., não me convence. Faço cerca de 25000 kms por ano, todos os dias preciso do carro. Se fosse de transportes, em passe e carro aos fins de semana, ficava práticamente no mesmo custo e com "menos tempo" por dia.
Outra coisa, os 400.000 kms são um número, que não é assim tão descabido de se atingir. Se o motor chega lá, ou principalmente o resto do carro..., já a dúvida é maior.
A pergunta de se há algum Fiat que se aguente, com pouca despesa, além da normal manutenção e outras coisa que obrigatoriamente se desgastam, como pneus, baterias, travões, etc..., é porque na Fiat, um Fiat para retoma chaga a valer cerca de 1500€ mais, que em outra marca.
lmml
De volta à Fiat a 24/05/2021, embora de forma inesperada.
Finalmente a Fiat tem híbridos... mas... até chegar à excelencia de alguns Japoneses... se calhar ainda vai demorar.

Carrera_Ace

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 96
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo 1.6MJet Sport | Punto 1.3MJet Sound
Re: Fiabilidade e durabilidade, ainda existe?
« Responder #56 em: 25 de Agosto, 2013, 01:16:13 »
Segundo sei, o 1.3mjet foi projectado para durar em média 250.000km sem intervenções de grande monta. Isto não significa que bem tratado não dure muito mais, como o provam vários exemplares nas nossas estradas, assim como poderá "patinar" mais cedo por manutenção deficitária ou uso abusivo...

Tenho um com 8 anos e 121.000, o maior problema que tive (recente) foi uma reparação na bomba injectora por ligeira fuga de gasóleo. Tive também de mudar a distribuição por falha do famoso tensor, mas qual é o carro do segmento do Punto (e até de outros) que muda a distribuição com 8 anos?! Se tivesse correia teria de a substituir bem mais cedo! Alinhamento de direcção? Fiz a 1ª por volta dos 60.000km. Problemas eléctricos? Até hoje zero. Claro que daqui para a frente pode ser diferente e os azares podem surgir, mas tenho um amigo com um 1.3mjet que já vai com 210.000 e até hoje teve de trocar um motor eléctrico de um vidro e pouco mais...

A minha experiência diz-me que é um carro fiável, no entanto existem sempre excepções à regra e claro, o tipo de utilização também é determinante para a durabilidade da viatura...

Quanto à discussão sobre as marcas... não sei se há muito a dizer. Ando aqui por gostar muito de carros italianos e defendo-os sempre do estigma injusto que sofrem da maior parte das pessoas, muitas delas só porque ouviram o vizinho em conversa de café dizer "italiano não presta"! Isso dá-me um nó nos intestinos! Agora também não alinho em fanatismos de dizer que os italianos são os melhores e mais fiáveis do mundo e de pensar que não existe vida para além do que é transalpino... Acima de tudo gosto de automóveis. E sim, também sou dos que aprecia BMW. :P Não penso que sejam gostos incompatíveis...

Bom, posto isto espero não ter ficado na lista negra... :lol:

Carrera_Ace

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 96
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo 1.6MJet Sport | Punto 1.3MJet Sound
Re: Fiabilidade e durabilidade, ainda existe?
« Responder #57 em: 25 de Agosto, 2013, 01:31:16 »
Toyota só o SUPRA, o resto arruma para o lado que está a estorvar.
Quero lá saber que durem, são feios que nem cornos!
Eu olho para esta imagem e tem o mesmo efeito que um cebola!



Sim, é verdade. E também é verdade que os japoneses nunca se distinguiram pelo design, mas estes exemplares já têm alguns "séculos"! :D Temos de ser justos e reconhecer que eles ultimamente até têm feito um esforço... Por exemplo:



Desculpem lá a poluição visual para os vossos olhos... :sombrero:

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Fiabilidade e durabilidade, ainda existe?
« Responder #58 em: 25 de Agosto, 2013, 03:51:37 »
Em tempos, mas não me recordo se foi aqui ou no forúm da Autohoje, houve alguém que na empresa onde estava, havia Puntos 1.3 Multijet e nem sempre bem tratados e foram despachados com cerca de 400.000 kms, sem problemas de motor. Se era verdade, isso já não garanto, não conheço a pessoa e os carros.
Esse sistema de ter carro..., não me convence. Faço cerca de 25000 kms por ano, todos os dias preciso do carro. Se fosse de transportes, em passe e carro aos fins de semana, ficava práticamente no mesmo custo e com "menos tempo" por dia.
Outra coisa, os 400.000 kms são um número, que não é assim tão descabido de se atingir. Se o motor chega lá, ou principalmente o resto do carro..., já a dúvida é maior.
A pergunta de se há algum Fiat que se aguente, com pouca despesa, além da normal manutenção e outras coisa que obrigatoriamente se desgastam, como pneus, baterias, travões, etc..., é porque na Fiat, um Fiat para retoma chaga a valer cerca de 1500€ mais, que em outra marca.

Pá, eu... se fosse para tentar 400.000 kms num novo ainda apostaria no FIRE 8V:

Panda 1.2
500 1.2
Punto 1.2
Punto 1.4

O 500 até será o mais sólido.
Há testes de 200.000 kms e aguentou-se muito bem.

Mais acima em preços e já Diesel, os 1.6 talvez.
Mas eu confio mais em gasolina 1.2 8 Válvulas NA.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

lmml

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 666
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Actualmente a Fiat faz Automóveis !!!
Re: Fiabilidade e durabilidade, ainda existe?
« Responder #59 em: 25 de Agosto, 2013, 14:52:54 »
Carrera_Ace, pelo que sei, quando o 1.3 Multijet foi lançado, tenho ideia que li que o mesmo tinha sido feito de modo a aguentar até aos 230.000 kms, sem intervenções além da normal manutenção. Pela minha experiência, pelo que li também e pelo que acontece com outros com carros iguais ao meu (Punto 188, ou 2ª geração) por o que me dizem da oficina onde eu e outros "Punto´s" vão, os problemas eléctricos são crónicos e uns sofrem mais que outros. A direcção também tem problemas e é fácil, muito, muito fácil encontrar Puntos iguais ao meu e quando se olha para o sopé..., parece que as rodas se querem deitar...!!!
O motor do meu nunca deu problemas e desejo que continue assim. Já o puxei até ao corte de injecção, mas passam-se meses, muitos meses entre cada vez que faço isso e sempre sem o motor estar frio. Diariamente, só começo a andar depois do motor estar um bocado ao relanti, assim como só o desligo um bocado depois de ter parado, assim como só começo a andar normalmente após atingir a temperatura ideal de funcionamento, etc...!!!
Há tópicos e respostas minha, onde apareço a defender a Fiat (mesmo sendo proprietário de um que não é exemplar...), pois sou daqueles que admito que a minha unidade pode ter sido uma das "azaradas", embora numa série que não saiu muito boa.
Toyota Avensis Station, 2.0 D4D, é uma espécie de carro de sonho para mim. Discreto, mas com ar robusto, motor despachado mas económico e pelo que sei, só pede manutenção e diesel, mas... não chego lá... €´s...!!!

GT Abarth, o fire pode ser o mais fiável, mas depois como é que fico nos custos de combustível ?!, por curiosidade, até já tenho pensado ou divagado sobre um carro novo, ou usado para a minha esposa (tem um "tanque", um Corsa B, 1.2 de 45cv com cerca de 20 anos) e quando analiso a oferta da Fiat, penso no novo Panda que acho bem interessante (não me importava de ter um para mim), mas o motro que considero é sempre o 1.2 fire, que pode ser antigo, mas tem força, consumos razoáveis e fiabilidade, muito por ser mecanicamente muito simples e este ultimo ponto, deve ser a sua maior e mais valiosa vantagem. No caso da minha esposa, por dia faz apenas cerca de 5 kms, nem chega a aquecer o motor...!!!
 Se voltar a comprar um Fiat, só há 2 a considerar, o 500L (principalmente o mais comprido), ou o Bravo.
lmml
De volta à Fiat a 24/05/2021, embora de forma inesperada.
Finalmente a Fiat tem híbridos... mas... até chegar à excelencia de alguns Japoneses... se calhar ainda vai demorar.