Autor Tópico: Muitos Problemas...  (Lida 10241 vezes)

almargo

• Visitante
Muitos Problemas...
« em: 12 de Setembro, 2007, 04:35:49 »
Boas

Adquiri recentemente um Punto Mk1 TD70 de 97. Na realidade já sabia que iria gastar algum €€€, pois o preço do carro era mesmo muito baixo, e já sabia de alguns problemas dele. Depois de ter levado um termostato novo, e recondicionado o motor de arranque, lá fui eu dar uma voltinha e notei estes pontos, nos quais precisava de alguma ajuda

1.- Desempenho: Sinto o carro bastante morto, e quando puxo um pouco por ele, parece que não tem turbo, ou se tem, está a dormir, só se sente levemente. Além disso, para poder acompanhar algumas subidas mais exigentes, tenho de acelerar bem fundo, o que origina uma subida de temperatura um pouco acima do normal. Dá impressão de que o turbo não está a trabalhar em pleno

2.- Quadrante: O quadrante tem um comportamento algo esquisito, além de a luz que sai de lá ser de muito baixa intensidade, o conta-rotações tem alguns ataques epilepticos, dá uns saltos esquisitos, mas volta ao normal. O manómetro da pressão do turbo custa bastante a mexer.

3.- Vibração: Quando vou a acelerar, e levanto o pé, sinto o pedal a tremer bastante, MESMO bastante.

Desculpem o testamento, mas teve de ser. Se alguém me puder dar uma mãozinha, agradecia, pois queria por esta criança a funcionar em pleno.

Aproveito também, se alguém tiver o manual em formato electrónico que possa dispensar  :yeah:

Desde já obrigado a todos

Abraço

José Fernandes

• Moderação
  • Ferrari

• Zé Foguete
  • 13303

Masculino
Muitos Problemas...
« Responder #1 em: 12 de Setembro, 2007, 05:45:15 »
Boas.. De "fumarentos" :lol: não percebo muito mas como esta casa tem alguns de certeza que ajudas não faltarão...

P.S. Babas de óleo no turbo tem? :huh:

Boa sorte! :t_up:  
LANCIA THEMA 2.0 Turbo 16V - GPL, Powered by Frontfuels

almargo

• Visitante
Muitos Problemas...
« Responder #2 em: 12 de Setembro, 2007, 07:16:03 »
Boas

Sim, pelo que consegui ver há aqui muitos entendidos do assunto, que espero que me consigam dar uma mão.

Quanto ao turbo, vou-me deitar hoje por baixo do carro e dar uma vista de olhos.
Em andamento não deita qualquer fumo esquisito, nem parece um fumarento  :palmas:

Abraços

Almargo

Lourenço

• Visitante
Muitos Problemas...
« Responder #3 em: 12 de Setembro, 2007, 10:56:04 »
Boas

Sim, pelo que consegui ver há aqui muitos entendidos do assunto, que espero que me consigam dar uma mão.

Quanto ao turbo, vou-me deitar hoje por baixo do carro e dar uma vista de olhos.
Em andamento não deita qualquer fumo esquisito, nem parece um fumarento  :palmas:

Abraços

Almargo
Para ver o turbo tiras a caixa do filtro de ar, na parte de cima do motor.

Atenção que o turbo é suposto puxar mais vigorosamente só perto das 3000.. pelo menos nos unos é assim e têm o mesmo motor (e provavelmente turbos idênticos ou iguais até..)
« Última modificação: 12 de Setembro, 2007, 10:59:03 por Lourenço »

almargo

• Visitante
Muitos Problemas...
« Responder #4 em: 12 de Setembro, 2007, 20:57:03 »
Boas

Lourenço, basta tirar a caixa do filtro e fico com acesso ao turbo?

Há alguns pontos a que deva ter atenção, tubagens, etc., que possam prejudicar o desempenho dele?

Abraços

Lourenço

• Visitante
Muitos Problemas...
« Responder #5 em: 12 de Setembro, 2007, 21:14:30 »
Boas

Lourenço, basta tirar a caixa do filtro e fico com acesso ao turbo?

Há alguns pontos a que deva ter atenção, tubagens, etc., que possam prejudicar o desempenho dele?

Abraços
Sobre o funcionamento do turbo não serei a pessoa mais indicada para falar, visto que não sou grande entendedor. De qqr das formas, penso que o teu carro não tem manómetro da pressão do turbo, certo? Se tivesse era mais facil de preceber como ele está a funcionar. O melhor é ir a uma casa especializada em afinações e bombas injectoras e turbos para te aconselharem.

Em relação a ter acesso a ele, é tirares a caixa do filtro do ar. Penso que olhando facilmente compreendes como tirá-la. Confesso que nunca tirei a minha, mas é a forma de aceder ao turbo.

Mas é como te digo, vai a uma casa especializada e pede uma opinião.
« Última modificação: 12 de Setembro, 2007, 21:15:49 por Lourenço »

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
Muitos Problemas...
« Responder #6 em: 12 de Setembro, 2007, 21:31:01 »
A válvula do turbo pode não estar em condições, o turbo idem, pode haver fugas, etc, etc....Tem que se procurar, em caso de não se encontrar é ir a uma casa de diagnóstico da Bosch, por ex e eles dizem logo o que o turbo tem

A ultima vez que o conta-rotações do meu jipe chocalhou, levou novo........

e quanto aos tremeliques dos pedais, isso é logica do Sr. de la Palisse.... alguma coisa os faz tremer...será que há algum apoio do pedal que esteja rachado???

RMace

• Illuminati
  • Maserati

• 7432

Masculino
Muitos Problemas...
« Responder #7 em: 12 de Setembro, 2007, 21:41:18 »
Tens PM :d_cool:  
CASAL BOSS Rulez ! ! !

almargo

• Visitante
Muitos Problemas...
« Responder #8 em: 12 de Setembro, 2007, 22:22:08 »
Boas

Obrigado desde já a todos pela ajuda dispensada. O carro tem manómetro do turbo, só que nem mexe....

Amanhã vou desmontar a tralha toda que puder para ver melhor o estado do bicho, e corrigir aquilo que puder.

Na pior das hipóteses, levo à bosch .....

Abraços

Lourenço

• Visitante
Muitos Problemas...
« Responder #9 em: 12 de Setembro, 2007, 22:42:07 »
O Uno que comprei há uns meses tb vinha com o manómetro do turbo sem funcionar, mas era só o tubo desligado do manómetro.. Tem atenção que pode não ser do turbo.

Mas se quiseres o meu conselho: dirige-te a alguém que perceba disso, tendencialmente a uma casa de bombas injectoras e turbos. Era o que eu faria.

Boa sorte com a máquina!

cturbo

• Giannini

• *
  • 375
Muitos Problemas...
« Responder #10 em: 12 de Setembro, 2007, 22:55:12 »
vou tentar ajudar nakilo k posso.
1- estes carros de origem sao algo morto antes das 3000 rpm. se ele mesmo assim estiver morto acima das 3000 algo se passa. pode ser desde o filtro do ar, fugas de pressao, turbo etc.
se abrires um pouquinho o debito do gasoleo na bomba ele fica bem melhor em baixas.

2- a intensidade da luz pode ser po no quadrnate ou entao as lampadas com pouca luminosidade. o conta rotacoes pode ser mau contacto ou o sensor.

3- verifica se o cabo de acelarador nao esta em contacto e presso no motor.

boa sorte
« Última modificação: 12 de Setembro, 2007, 22:55:48 por cturbo »

xjr1300

• Moretti

• *
  • 168
Muitos Problemas...
« Responder #11 em: 13 de Setembro, 2007, 02:18:49 »
Boas

Adquiri recentemente um Punto Mk1 TD70 de 97. Na realidade já sabia que iria gastar algum €€€, pois o preço do carro era mesmo muito baixo, e já sabia de alguns problemas dele. Depois de ter levado um termostato novo, e recondicionado o motor de arranque, lá fui eu dar uma voltinha e notei estes pontos, nos quais precisava de alguma ajuda

1.- Desempenho: Sinto o carro bastante morto, e quando puxo um pouco por ele, parece que não tem turbo, ou se tem, está a dormir, só se sente levemente. Além disso, para poder acompanhar algumas subidas mais exigentes, tenho de acelerar bem fundo, o que origina uma subida de temperatura um pouco acima do normal. Dá impressão de que o turbo não está a trabalhar em pleno

2.- Quadrante: O quadrante tem um comportamento algo esquisito, além de a luz que sai de lá ser de muito baixa intensidade, o conta-rotações tem alguns ataques epilepticos, dá uns saltos esquisitos, mas volta ao normal. O manómetro da pressão do turbo custa bastante a mexer.

3.- Vibração: Quando vou a acelerar, e levanto o pé, sinto o pedal a tremer bastante, MESMO bastante.

Desculpem o testamento, mas teve de ser. Se alguém me puder dar uma mãozinha, agradecia, pois queria por esta criança a funcionar em pleno.

Aproveito também, se alguém tiver o manual em formato electrónico que possa dispensar  :yeah:

Desde já obrigado a todos

Abraço
boas! em relação ao turbo tens que verificar todas as condutas de ar ver se não á fugas tubos rotos braçadeiras mal apertadas verifica se o tubo de borracha da valvula eysgat não está roto fugas de escape pelo colector filtro de ar desobestruido e condutas do mesmo ou até mesmo o proprio turbo. ou a alimentação da bomba injectora ou injectores, se não tiveres um bom débito de gásoleo o motor não puxa e pensas que é do turbo.etc.
quanto ao conta rotações verifica o sensor PMS, ou a instalação do mesmo.
a vibraçao no pedal de aceleirador verifica a folga do mesmo e se não falta nenhuma porca de aperto da bomba injectora ou no seporte da mesma porque a mesma se vibrar transmite a vibração para  o pedal de aceleirador... essa já se passou comigo faltava uma porca na bomba e fazia formigueiro no pé :t_up: um abráço  
vive a vida enquanto és vivo,vais estar mais tempo morto que vivo

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Muitos Problemas...
« Responder #12 em: 13 de Setembro, 2007, 11:53:26 »
valvula eysgat  -> valvula wastegate
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

xjr1300

• Moretti

• *
  • 168
Muitos Problemas...
« Responder #13 em: 13 de Setembro, 2007, 21:17:03 »
valvula eysgat  -> valvula wastegate
 :t_up:  :yes:  
vive a vida enquanto és vivo,vais estar mais tempo morto que vivo

almargo

• Visitante
Muitos Problemas...
« Responder #14 em: 14 de Setembro, 2007, 01:53:16 »
Boas

Depois de um dia "debaixo" do carro, já tenho algumas novidades:

1- No que toca ao pedal do acelerador, ele está um pouco solto, mas é mesmo o pedal, que tem uma pequena borracha junto ao cabo, e que quando tem folga deixa o pedal tremer. Já corrigi temporáriamente, mas vou ter de ver melhor.

2- O manómetro da pressão do turbo já funciona. O tubo que liga o quadrante ao motor (não sei o nome da peça onde ele liga) estava ressequido, e por conseguinte perdia a pressão.

Mas quando acelero, só se puxar mesmo bastante por ele é que noto o manómetro a mexer, e o máximo que atinge é os 0.6 bar. De notar que só quando vou acima das 3000 rpm é que ele se mexe.

Vou mesmo passar num Bosch Car Service para dar uma vista de olhos nisto.

Agora uma muito engraçada: Chego de trabalho às 08h da manhã, o carro pegou 5 estrelas, chego a casa e desligo o carro. Passado duas horas ligo o carro, vou ao café, desligo o carro, e quando o vou ligar.... morreu. Resultado Bateria morta.

Faço uma ligação com o carro do vizinho, vou até ao Fix N Go, e qual não é o meu espanto quando vejo a bateria que lá estava: 45 A!!!!

Até me admira ele ainda trabalhar só com aquilo. Mais grave ainda é que uma das ventoinhas não trabalhava (pensava eu que era só com o A/C), e depois de meter a nova bateria, a segunda ventoinha já funciona no arrefecimento. E o carro já arrefece muito melhor.

O mais grave é ter tido o carro num mecanico que supostamente me teria resolvido a questão do aquecimento.

No entanto, o carro continua muuuuuito preso, e noto que tenho de carregar muito no acelerador para ele desenvolver, o que também me provoca um aquecimento um pouco fora do normal, parece que o motor vai em esforço.

Desde já agradeço a ajuda de todos, e se tiverem mais ideias para poder resolver estes problemas todos... mandem lá a posta de pescada que eu agradeço ;)

Abraços