Autor Tópico: Muitos Problemas...  (Lida 10249 vezes)

marky

• Zagato

• *
  • 2096

Masculino
Muitos Problemas...
« Responder #15 em: 14 de Setembro, 2007, 09:52:29 »
Boas.

Se o queres pôr a andar mais abre o parafuso do gasoleo na bomba injectora, convêm é que fique muito bem afinado pois senão ainda vais dar cabo da embraiagem....aconteceu-me com a palio, patinava totil quando se carregava mais e aquecia bastante, por isso, essa afinação tem de ser muito bem feita!

:t_up:  
2012 Alfa Romeo Giulietta 1.6Mjet
2017 Audi A4 avant 40Tdi

Ex:
2000 Fiat Palio TD70
2000 Fiat Bravo GT Jtd105
2009 Fiat Bravo 1.6 Mjet Emotion

almargo

• Visitante
Muitos Problemas...
« Responder #16 em: 15 de Setembro, 2007, 05:46:51 »
Boas

Bem, o "diabo azul" já se anda a portar melhorzito, já desenvolve um pouco melhor, no entanto apareceram (ou será que já lá estavam?) mais uns problemitas...

1- Quanto ao aquecimento, penso que esteja resolvido, apesar de se eu puxar um pouco mais por ele, o ponteiro da temperatura fica a meio caminho entre os 90º e o máximo. Malta dos fumarentos, é normal nos vossos?

2- Hoje pus a "o diabo azul" com as patas no ar, e fiquei da cor dele.. azul. Tenho o motor bastante babado de oleo, e depois de dar uma voltita com ele, reparo que ele deita umas pingas para o chão depois de uma viagem mais puxada. Vou tentar lavar o motor para ver onde está, mas alguém tem sugestões para eu começar a procurar? De notar que o óleo aparenta estar normal quando vou ver na vareta (um pouco liquido demais, aparenta precisar de trocar). O liquido de refigeração está no mesmo nível, e sem pingas de oleo, o que me faz pensar que não será passagem agua-oleo ou vice-versa.

3- Como cereja no topo do bolo, tenho notado um barulho esquisito, apenas quando meto a 5ª, tipo wiiiiiiiiiiiiiiii (desculpem lá mas não deu para mais). Se eu levantar o pé, mas continuar engrenado, o barulho desaparece. Quanto mais acelerar, mais intenso ele fica. A juntar a isto, cheira-me que vou ter despesa na caixa de velocidades, sempre que meto a famosa 5ª sinto a arranhar um pouco, é algo muito leve, mas não parece que seja nada de bom.

Se alguém tiver ideias de como começar a resover e os possíveis problemas que reportei, desde já agradeço.

NOTA: baptizei o meu punto de "diabo azul", não de ser uma máquina infernal azul, mas sim porque o DIABO do carro poe-me azul de tanto problema (eu já sabia que ia ser assim  :violino: )

Abraços a todos
 :fiatistas:  

almargo

• Visitante
Muitos Problemas...
« Responder #17 em: 17 de Setembro, 2007, 22:14:16 »
Boas

Troquei hoje o filtro do ar, e já o noto um pouco mais solto, mas ainda persistem duas situações que me preocupam:

1- Aquecimento se puxar um pouco por ele, se andar em regime normal mantém-se estável.

2- O babar do oleo .

Se alguém tiver ideias por onde devo começar, desde já agradeço

Além disso, vou muito provavelmente precisar de um bom mecanico (e barato) na zona do Estoril, alguém me aconselha um?

Abraços  :fiatistas:  

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
Muitos Problemas...
« Responder #18 em: 17 de Setembro, 2007, 22:30:14 »

1- Aquecimento se puxar um pouco por ele, se andar em regime normal mantém-se estável.

2- O babar do oleo .

1º - purga totalmente o circuito de água, limpa tudo com um bom liquido de limpeza e susbstitui o termostato.

se ainda fizer vai ao mecânico que se calhar alguma junta foi pró boneco.

2º limpa o motor todo com liquido de limpeza e faz uma boa lavagem e depois de andar bem quente, pára o carro e põe-lhe um jornal por baixo do motor e vê se aparecem pingos;

se só se babar, procura.............

almargo

• Visitante
Muitos Problemas...
« Responder #19 em: 17 de Setembro, 2007, 22:41:57 »
Boas

luis bar,

O circuito foi todo limpo, foi colocado líquido de refrigeração e o termostáto trocado há 200 km's, pelo que posso eliminar essa parte.

Qual a junta que pode ter entregue a alma ao criador, e que me provoque este tipo de situação?

Vou dar uma lavadela amanhã e fazer o teste.

Obrigado

Abraço

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
Muitos Problemas...
« Responder #20 em: 17 de Setembro, 2007, 22:45:52 »
junta de cabeça???

ou então para animar ainda mais a "festa"... a cabeça rachada????

almargo

• Visitante
Muitos Problemas...
« Responder #21 em: 17 de Setembro, 2007, 22:51:30 »
Boas

Pois.... vai ter mesmo de ir ao mecãnico.....

Por curiosidade, se for a junta, qual o valor com que posso contar?

É que o mecanico aqui ao meu lado até é um gajo porreiro, agora quando foi a minha Marea portou-se um pouco mal....nos preços.

Enquanto passeava pelo forum, lembrei-me de uma coisa que, não estando directamente relacionada com o aquecimento, poderia provocar a falta de força que sinto no carro. O Punto TD70 de 97 tem MAF?

Abraços

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
Muitos Problemas...
« Responder #22 em: 17 de Setembro, 2007, 23:01:14 »
A junta é super barata, mas a cabeça do motor se precisar de ser rectificada, ou inclusivamente soldada, aí.....................

fala com o mecânico, mas não lhe fales em juntas nem em cabeças, deixa-o descobrir o que é e só depois é que lhe dizes mais alguma coisa

cturbo

• Giannini

• *
  • 375
Muitos Problemas...
« Responder #23 em: 20 de Setembro, 2007, 23:09:55 »
Boas

Pois.... vai ter mesmo de ir ao mecãnico.....

Por curiosidade, se for a junta, qual o valor com que posso contar?

É que o mecanico aqui ao meu lado até é um gajo porreiro, agora quando foi a minha Marea portou-se um pouco mal....nos preços.

Enquanto passeava pelo forum, lembrei-me de uma coisa que, não estando directamente relacionada com o aquecimento, poderia provocar a falta de força que sinto no carro. O Punto TD70 de 97 tem MAF?

Abraços

nao tem maf.
a junta é das ultimas coisas a pensar.. ate la ha pontos basicos a verificares:
- sangrar o circuito de refrigeracao
- termoestato
- valvula do radiador
- ventilador
- radiador - verif se nao esta tapado e se aquece por todo de forma uniforme.
- posiveis fugas de agua que facam o nivel baixar e consequentemente o motor aquecer por falta da mesma... ex:bomba agua e respectivo tubo de ferro da mesma.
depois destes pontos verif , pensa entao na hipotese da junta ou cabeca rachada.

as fugas de oleo nesses motores, normalmente sao:
- junta carter
- tubo retorno oleo turbo ao carter
- valvula de pressao oleo
- filtro oleo.
boa sorte com a maquina  :t_up:
« Última modificação: 20 de Setembro, 2007, 23:10:17 por cturbo »

yfz

• Visitante
Muitos Problemas...
« Responder #24 em: 23 de Setembro, 2007, 23:44:22 »
Para ver o turbo tiras a caixa do filtro de ar, na parte de cima do motor.

Atenção que o turbo é suposto puxar mais vigorosamente só perto das 3000.. pelo menos nos unos é assim e têm o mesmo motor (e provavelmente turbos idênticos ou iguais até..)
Atenção que o uno td é um 1.4 e o punto td é 1.7

Lourenço

• Visitante
Muitos Problemas...
« Responder #25 em: 24 de Setembro, 2007, 00:07:12 »
Atenção que o uno td é um 1.4 e o punto td é 1.7
Ainda bem que me corrigiste.. Que estupidez pensava que tinham os mesmos motores. Abre-se o capot do punto e o motor parece o mesmo (só a admissão do ar é que tem diferenças facilmente visiveis), além do som ser muito igual e de ter a mesma potencia.

Mas os puntos são todos 1.7 ou também há na versão 1.4?

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Muitos Problemas...
« Responder #26 em: 24 de Setembro, 2007, 00:09:20 »
o punto td 70 n tem intercooler se bem me lembro
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

almargo

• Visitante
Muitos Problemas...
« Responder #27 em: 23 de Outubro, 2007, 12:30:14 »
Boas

Bem, aqui vai a actualização do estado do "diabo azul":

1- O sr. que se diz mecãnico e que mora aqui perto, esteve a ver a criança, e diz que são os retentores da "transmissão", que estão a fazer babar o carro todo. Além disso, vai trocar a valvolina. Diz ele que também será este o motivo para a 5ª arranhar quando entra

De notar que quando ando em 5ª o carro faz assim um barulho como se fosse um eléctrico na baixa ;). Mas apenas quando acelero, se for numa descida sem acelerar (mas engatado), não faz o barulho.

2- Além disso, vai dar uma vista de olhos no aquecimento, diz ele que pode ser o radiador que esteja "entupido" e assim provocar o aquecimento quando puxo um pouco mais por ele.

Acham plausivel estas teorias deste senhor?

Mas o que mais me preocupa é o aquecimento, pois não queria queimar (mais) nada.

Venham as vossas opiniões ;)

Abraços

127.127

• Vignale

• *
  • 671
Muitos Problemas...
« Responder #28 em: 25 de Outubro, 2007, 10:52:56 »
Boas

Bem, aqui vai a actualização do estado do "diabo azul":

1- O sr. que se diz mecãnico e que mora aqui perto, esteve a ver a criança, e diz que são os retentores da "transmissão", que estão a fazer babar o carro todo. Além disso, vai trocar a valvolina. Diz ele que também será este o motivo para a 5ª arranhar quando entra

De notar que quando ando em 5ª o carro faz assim um barulho como se fosse um eléctrico na baixa ;). Mas apenas quando acelero, se for numa descida sem acelerar (mas engatado), não faz o barulho.

2- Além disso, vai dar uma vista de olhos no aquecimento, diz ele que pode ser o radiador que esteja "entupido" e assim provocar o aquecimento quando puxo um pouco mais por ele.

Acham plausivel estas teorias deste senhor?

Mas o que mais me preocupa é o aquecimento, pois não queria queimar (mais) nada.

Venham as vossas opiniões ;)

Abraços
Tenho cá uma ideia que esse "eléctrico da baixa" que dizes é......o turbo a trabalhar.

Tal como já disseram, o radiador entupido (não na totalidade mas não deixar passar totalmente o líquido) é referido por esses fóruns fora como uma das razões para aquecimentos...

Não te esqueças que os motores turbo aquecem mais que os sem turbo....

Quanto ao rendimento do "diabo azul", está melhor?

Do que me lembro da Palio TD, numa subida que faço com o 127 em 3ª, com a Palio e com o A/C ligado, tinha de fazer em 1ª :crash:  :crash:  :crash: (adoro este boneco!!!!)

E do que me lembro dela, puxava bem até aos 80km/h, depois a partir daí era só barulho....

Mário Ribeiro
127 mk1 1976
ganda machina
------------------------------
 ----)

127.127

• Vignale

• *
  • 671
Muitos Problemas...
« Responder #29 em: 25 de Outubro, 2007, 10:55:00 »
A junta é super barata, mas a cabeça do motor se precisar de ser rectificada, ou inclusivamente soldada, aí.....................

aí vais a uma sucata e sacas uma.....

Mário Ribeiro
127 mk1 1976
ganda machina
------------------------------
 ----)