Autor Tópico: Jacto De Areia  (Lida 4051 vezes)

fiat 600 1958

• Abarth

• *
  • 2779
    • http://
Jacto De Areia
« em: 14 de Setembro, 2007, 10:49:54 »
Caros  :fiatistas: tenho ouvido falar em jacto de areia (o meu carro foi ao jacto de areia etc) portanto alguém me pode explicar o que é este procedimento, será que é injectar areia sobre pressão para remover materiais antigos, diam qualquer coisa para que possa ficar exclarecido.
 :t_up:  

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
Jacto De Areia
« Responder #1 em: 14 de Setembro, 2007, 11:11:45 »
O jacto de areia é proibido.

Hoje em dia é utilizado a granalha de ferro, já ouvi falar em esferas de vidro como um tal pó de fermento.

E é exactamente o que tu disseste, ou seja, um jacto de material abrasivo que é projectado contra a chapa para remover TUDO.

Em carros é preciso MUITO cuidado, pois se o trabalho for mal feito arriscas-te a ficar com os paines empenados e depois é um bico d´obra.

Se o carro tiver podres aparece tudo, ou melhor, desaparece tudo.

É um trabalho que nem é caro e deve ser a forma mais rápida de remover tinta e outros.
small sports car...

fiat 600 1958

• Abarth

• *
  • 2779
Jacto De Areia
« Responder #2 em: 14 de Setembro, 2007, 11:49:05 »
Boa Bizarro, obrigado pela dica pois tenho o meu 600 de 58 e qualquer dia tenho que lhe fazer essa intervenção, já agora de que ano é a tua Multipla? :t_up:  :t_up:  :t_up:  

fiat 600 1958

• Abarth

• *
  • 2779
Jacto De Areia
« Responder #3 em: 14 de Setembro, 2007, 11:52:43 »
Háaaa, já sei é aquela Multipla que está no doidosporclássicos ea9839??????? :palmas:  

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
Jacto De Areia
« Responder #4 em: 14 de Setembro, 2007, 12:40:35 »
Boa Bizarro, obrigado pela dica pois tenho o meu 600 de 58 e qualquer dia tenho que lhe fazer essa intervenção, já agora de que ano é a tua Multipla? :t_up:  :t_up:  :t_up:
Quando fores fazer escolhe bem o local, e qnd lá fores deixa bem claro que tem que ser feito com jeitinho!

Quando à multipla.. nem mais!  :yes:  
small sports car...

fiat 600 1958

• Abarth

• *
  • 2779
Jacto De Areia
« Responder #5 em: 14 de Setembro, 2007, 14:11:26 »
Amigo, aqui á dias contactei um tipo que tem dua ou seja uma para restauro e outra dadora e é aqui bem perto de mim só que o tipo quer uma pipa de massa.
talvez um dia terei uma e um fiat 600 descapotável.
quanto á tua está linda, tenho um tipo aqui a 10 km que tem uma colecção de 9 fiat 600 e uma fiat multipla, fui lá para ele me arranjar as molas Coisa rara) para cravar nas jantes do meu e ele depois foi-me mostrar a colecção, digo uma coisa
ESPECTÁCULO, ele tem um museu digamos assim onde tem aqueles carros todos.
Adorei.
 :fiat:  :t_up:  

miguelpaiva

• Visitante
Jacto De Areia
« Responder #6 em: 14 de Setembro, 2007, 20:24:28 »
Eu acho que as lavadoras de alta pressão da Kearcher,as de 150 Bar´s tem opcionalmente um sistema de limpeza por jacto de areia .

Quanto ao Fiat 600 a que se refere,um amigo meu dono de uma Sucata,tem lé um Fiat 600 D com as chamadas portas malcriadas,aquelas que abrem para trás,todo completo ,motor ,interiores,para-choques,mas acho que não tem documentos,mas esta impecavel,sendo que eu lhe nadava a "fazer o fadinho",mas como lhe faltam documentos não dá .

Peço desculpa ao Sr´s moderadores por escrever isto aqui,mas achei o sitio mais apropriado para a conversa que se desenrola . :fiat:  :t_up:  

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
Jacto De Areia
« Responder #7 em: 14 de Setembro, 2007, 21:50:08 »
Amigo, aqui á dias contactei um tipo que tem dua ou seja uma para restauro e outra dadora e é aqui bem perto de mim só que o tipo quer uma pipa de massa.
talvez um dia terei uma e um fiat 600 descapotável.
quanto á tua está linda, tenho um tipo aqui a 10 km que tem uma colecção de 9 fiat 600 e uma fiat multipla, fui lá para ele me arranjar as molas Coisa rara) para cravar nas jantes do meu e ele depois foi-me mostrar a colecção, digo uma coisa
ESPECTÁCULO, ele tem um museu digamos assim onde tem aqueles carros todos.
Adorei.
 :fiat:  :t_up:
Já vi esse anuncio das multiplas, mas não faço a minima ideia dos valores pedidos.

Quanto a essa coleçao toda... há uns tempos só conhecia 4 multiplas em Pt.. duas das quais no norte... essa por acaso nõ é uma multipla NSU que até parece estar um pouco rebaixada?
small sports car...

blackbee

• Vignale

• *
  • 1011
Jacto De Areia
« Responder #8 em: 14 de Setembro, 2007, 21:50:17 »
O jacto de areia é proibido.

Hoje em dia é utilizado a granalha de ferro, já ouvi falar em esferas de vidro como um tal pó de fermento.

E é exactamente o que tu disseste, ou seja, um jacto de material abrasivo que é projectado contra a chapa para remover TUDO.

Em carros é preciso MUITO cuidado, pois se o trabalho for mal feito arriscas-te a ficar com os paines empenados e depois é um bico d´obra.

Se o carro tiver podres aparece tudo, ou melhor, desaparece tudo.

É um trabalho que nem é caro e deve ser a forma mais rápida de remover tinta e outros.
Boas , quando dizes que não e caro podes dizer-me quem são essas empresas que o fazem e que valores são mais ou menos??
E que estou a ponderar fazer isso ao meu 124 antes de ir para o batechapa

Obrigado

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
Jacto De Areia
« Responder #9 em: 14 de Setembro, 2007, 21:52:22 »
Eu acho que as lavadoras de alta pressão da Kearcher,as de 150 Bar´s tem opcionalmente um sistema de limpeza por jacto de areia .

Quanto ao Fiat 600 a que se refere,um amigo meu dono de uma Sucata,tem lé um Fiat 600 D com as chamadas portas malcriadas,aquelas que abrem para trás,todo completo ,motor ,interiores,para-choques,mas acho que não tem documentos,mas esta impecavel,sendo que eu lhe nadava a "fazer o fadinho",mas como lhe faltam documentos não dá .

Peço desculpa ao Sr´s moderadores por escrever isto aqui,mas achei o sitio mais apropriado para a conversa que se desenrola . :fiat:  :t_up:
Há umas mangueiras à venda que se ligam a um compressor e está o jacto de areia feito.

O problema do jacto de areia é que MUITO perigoso para o operador, além que aquelas areias carregadas de porcaria geralmente nao costumam ter um destino muito simpático.

Quanto à falta de documentos, há sempre uma hipotesse... mas nõ deve ser facil encontrar..
small sports car...

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
Jacto De Areia
« Responder #10 em: 14 de Setembro, 2007, 22:01:58 »
Boas , quando dizes que não e caro podes dizer-me quem são essas empresas que o fazem e que valores são mais ou menos??
E que estou a ponderar fazer isso ao meu 124 antes de ir para o batechapa

Obrigado
O tópico do 128coupé tinha lá um valor para a decapagem/metalização para um carro completo, mas não me consigo lembrar de quanto era.... :d_lookr:

Sei que por 4 jantes decapar e metalizar paguei 30€, por um quadro de uma mota acho que foram 15€.

Há várias empresas que fazem isso, em Lisboa tens a SLM (www.slm.pt) que tanto já ouvi boas coisas como más. Tens tambem em Belém uma onde costuma enviar as coisas.

Em relaçao aos carros só mandei decapar um, mas não correu lá muito bem...  :d_lookr:  
small sports car...

miguelpaiva

• Visitante
Jacto De Areia
« Responder #11 em: 14 de Setembro, 2007, 22:02:38 »
Há umas mangueiras à venda que se ligam a um compressor e está o jacto de areia feito.

O problema do jacto de areia é que MUITO perigoso para o operador, além que aquelas areias carregadas de porcaria geralmente nao costumam ter um destino muito simpático.

Quanto à falta de documentos, há sempre uma hipotesse... mas nõ deve ser facil encontrar..
Qual seria o perigo que descreves em utilizar a decapagem por jacto de areia,para o operador !!??

E porque razão foi proibido ???  Sei que na America já utilizam grãos de sal para fazerem o mesmo trabalho.

Quanto ao Fiat que tinha falado é para peças ,por isso quem precisar diga alguma coisa .   Está na zona de Sintra .

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
Jacto De Areia
« Responder #12 em: 14 de Setembro, 2007, 22:14:50 »
Qual seria o perigo que descreves em utilizar a decapagem por jacto de areia,para o operador !!??

E porque razão foi proibido ???  Sei que na America já utilizam grãos de sal para fazerem o mesmo trabalho.

Quanto ao Fiat que tinha falado é para peças ,por isso quem precisar diga alguma coisa .   Está na zona de Sintra .
Confesso que não estou muito dentro do assunto.

A proibição está directmente relacionado com a quantidade de pó silica que o operador estava exposto.  A acumulação de silica nas vias respiratórias dava origem a tão famosa silicose.

A doença só se verifica em longos periodos de exposiçõ (anos..).

Dai ter sido proibido.

Outras das razões é a ambiental. Muitas empresas não tinham sistems de reutilização das areias, ou seja, quando estva estava carregada de porcaria era simplesmente vazada no quintal.

Com as novas "areias" (grenalha de aço. microesferas de vidro e um tal pó de fermento (esta ouvi muito pouco..)) o problema da silica foi resolvido. Penso que estes materiais são mais reutilizaveis/lavavei que a areia... (isto já sou eu a supor..)
« Última modificação: 14 de Setembro, 2007, 22:17:20 por Bizarro »
small sports car...

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
Jacto De Areia
« Responder #13 em: 14 de Setembro, 2007, 22:15:47 »
Quanto ao 600 é pena que acabe assim...  
small sports car...

fiat 600 1958

• Abarth