Autor Tópico: Ventoinha Cinquecento  (Lida 14769 vezes)

Braz

• Zagato

• *
  • 1713

Masculino
Ventoinha Cinquecento
« Responder #15 em: 23 de Setembro, 2007, 15:56:44 »
Já fiz isso. Uma coisa que observei, foi que o nível do líquido no vaso de expansão subia e descia. Vi também bolhas de ar no vaso, tipo como se estivesse a ferver. Depois, subia tanto que acabava por sair líquido pela tampa...

Tudo isto depois de ter sangrado o circuito correctamente. :rolleyes:  

Ex- Cinquecento Sport & Ex- 166 2.5 V6 24vEx - Stilo MW 1.9 JTD

alexcoupe

• Vignale

• *
  • 701
Ventoinha Cinquecento
« Responder #16 em: 23 de Setembro, 2007, 17:13:57 »
no meu nao chega a sair liquido pela tampa...
a ventoinha e k ta a disparar mto tarde...
kual e a temperatura normal parado de um cinquecento 900??
Cinquecento Sport
Honda civic coupe

bLaS

• Giannini

• *
  • 375
    • http://
Ventoinha Cinquecento
« Responder #17 em: 23 de Setembro, 2007, 17:19:59 »
bom eu ja tive todos os problemas e mais alguns com aquecimentos...
Pela minha experiencia no motor 1100 este fds tive o mesmo problema, tinha radiador novo termostato novo junta nova, bomba de agua nova etc etc etc... praticamente tenho o circuito todo novo... fui buscar o carro na 6a feira a noite estava a funcionar perfeitamente, fui dar uma volta e estava bom mas de repente a ventoinha deixou simplesmente de funcionar ou seja, o carro em andamento arrefecia normalmente e muito rapido como sempre fez, mas assim que parava o ponteiro nao parava de subir.... sabado voltei ao mecanico. (ele pegou no fio que liga a ventoinha e fez circuito directo e a ventoinha desparava... A VALVULA DO RADIADOR DEU O BERRO.. entao la fui eu precorrer meia lisboa para encontrar uma loja aberta e com a valvula apropriada para o nosso cinquecento.. troquei valvula.... refrigerante todo novo... e estava de novo a funcionar bem.
 De novo todo  contente da vida despedi-me do mecanico e deixei o carro mais um tempo parado para continuar a ver se aquilo aquecia nao e que para meu espanto mal o mecanico me virou as costas voltou a parar acontecendo o mesmo que ao zarb a temp subia ate deitar por fora da tampa... fui a correr chama-lo ja desesperado depois de ter gasto mais de 500€ e o carro continuar com probs... tb tinha a agua a borbulhar . ele voltou a abrir akelas tampinhas para sair o ar.... depois de alguns minutos sempre a fazer aquele ritual a ventuinha comecou a voltar ao normal (devia ser ar que ainda tinha ar).
tambem ainda so o testei 1 dia por isso nao posso dizer que esta tudo bem agora mas ela esta a desparar um pouco antes dos 90º e raramente la chega o ponteiro.

nao sei se ajudou o ppl mas pronto, fica aqui a minha experiencia, infelizmente o sistema de refrigiracao tem sido o tendao de ekiles do meu carro... quantos dias vai aguentar ate ao proximo.

ja agora peco so um esclarecimento, depois de tudo isto hoje fui dar uma pequena volta e por agua no deposito dos limpa para brisas que nao me parece estar bom, e reparei que tinha muito pouco liquido dentro do deposito sera normal, pelo ar que tinha e por ter sido feito ontem?? ou sera que ando a perder algua e nao vejo por onde??

« Última modificação: 23 de Setembro, 2007, 17:26:38 por bLaS »

Braz

• Zagato

• *
  • 1713

Masculino
Ventoinha Cinquecento
« Responder #18 em: 23 de Setembro, 2007, 18:08:09 »
no meu nao chega a sair liquido pela tampa...
a ventoinha e k ta a disparar mto tarde...
kual e a temperatura normal parado de um cinquecento 900??
Eu penso que o 900 deve ser muito semelhante ao 1100, no que diz respeito ao funcionamento, por isso a temperatura "normal" de funcionamento, deve andar pelos 90º.

No meu, a ventoinha disparava sempre um pouco antes dos 90º. Mas por vezes, se passasse dos 90º, ela continuava ligada e nunca chegava perto dos 100º sequer.

Agora, ele liga na mesma perto dos 90º, mas a temperatura continua a subir. Ao chegar aos 100º, não sei porquê, a ventoinha pára e aí, a temperatura sobe rapidamente até aos 110º, altura em que começa a sair líquido pela tampa e acontece o tal borbulhar dentro do vaso de expansão... :rolleyes:

alexcoupe

• Vignale

• *
  • 701
Ventoinha Cinquecento
« Responder #19 em: 24 de Setembro, 2007, 20:44:56 »
alguem sabe como se sangra o sistema de refrigeração no cinquecento??
no outro dia exprimentei abrir a tampa do vaso de expansao e abri tb a tampa dakele tubito ao pe do farol...deixei akecer e tapei os 2 quando começou a correr agua no tubito perto do farol.
nao sei se fiz bem...
HELP!!!!!!
Cinquecento Sport
Honda civic coupe

Braz

• Zagato

• *
  • 1713

Masculino
Ventoinha Cinquecento
« Responder #20 em: 25 de Setembro, 2007, 18:52:42 »
Está novo! :D

Termostato bloqueado numa posição entreaberta que dificultava a passagem da água...

O ****** tinha um ano... :d_umpf:  

casper

• Moretti

• *
  • 281
Ventoinha Cinquecento
« Responder #21 em: 26 de Setembro, 2007, 15:37:31 »
Ainda bem que resolveste o problema antes de estragar mais qualquer coisa...

Quanto a sangrar o circuito nos Cinquecentos existem 1 ou 2 sangradores em tubos de água. Um sei que fica do lado do passageiro junto à base do pára-brisas. Básicamente o processo que eu usei no meu foi colocar água com o motor frio. Por o motor a trabalhar com os parafusos abertos para ir saindo o ar. À medida que o motor aquece e a água circula o ar vai saindo. Quando começou a sair água apertei os sangradores e deixei trabalhar mais uns minutos. Depois voltava a abrir para ver se saía ar. Convém ir sempre vendo o nível no frasco. Quando já não saía mais ar dos sangradores apertei-os de vez e deixei o motor arrefecer. Depois foi só acertar o nível.

:fiatistas:

Fiat Cinquecento Sport
Ford Focus TDdi

Braz

• Zagato

• *
  • 1713

Masculino
Ventoinha Cinquecento
« Responder #22 em: 26 de Setembro, 2007, 17:34:31 »
Ainda bem que resolveste o problema antes de estragar mais qualquer coisa...

:fiatistas:
Sim, ainda bem! Já estava a pensar se não seria mesmo a culassa...

Fiquei de boca aberta ao ver o estado do termostato, com apenas um ano!! Vou tirar umas fotos e depois mostro-vos.

alexcoupe

• Vignale

• *
  • 701
Ventoinha Cinquecento
« Responder #23 em: 26 de Setembro, 2007, 19:06:22 »
o meu tb ja esta resolvido era o fdp do ar k andava pelo circuito....mas graças ao meu amigo BLAS ficou tudo fixe...
obrigadão pelas dicas...
Cinquecento Sport
Honda civic coupe

bLaS

• Giannini

• *
  • 375
Ventoinha Cinquecento
« Responder #24 em: 26 de Setembro, 2007, 20:15:50 »
:t_up:  ainda bem que o ppl resolveu os seus probs todos.... o meu tambem nao parece andar mal... vamos la ver se ele continua a portar-se bem...
6a feira IPO...
« Última modificação: 26 de Setembro, 2007, 20:16:30 por bLaS »

Braz

• Zagato

• *
  • 1713

Masculino
Ventoinha Cinquecento
« Responder #25 em: 06 de Outubro, 2007, 12:18:21 »
Reincidência do problema...  :red:

Desta vez, foi o motor da ventoinha que pifou! Numa fila de trânsito, o líquido começou a aquecer, passou a temperatura para a ventoinha começar a trabalhar e nada... chegou aos 110º e começou a sair pelo vaso de expansão.  :d_umpf:

Chegado a casa, reparei que o fusível da ventoinha estava queimado. Troquei, voltou a queimar. Levei ao electricista e ele reparou que o motor estava a rolar em esforço, provocando sobrecarga no circuito.

Solução: Motor novo...  :aviso:

Agora, só para Segunda.

bLaS

• Giannini

• *
  • 375
Ventoinha Cinquecento
« Responder #26 em: 06 de Outubro, 2007, 13:07:01 »
pois e zarb os nossos carritos tem muitos problemas de refrigeração. desde que o tenho sempre foi a unica razao de problemas que tem dado... pensei que fosse mal do meu carro mas pelo que tenho ouvido aqui pelo forum ha sempre mais alguem com um ou outro problema como eu tenho ou parecido... :(
ainda estou a perder agua do meu hj com a maquina sobre pressao havia 2a bracadeiras que pareciam nao estar a vedar completamente bem. apertei melhor agora vou dar mais umas voltas com ele a ver se o problema continua... nao vi nenhuma fuga em nenhum dos tubos. a minha ventoinha tambem e nova porque a minha pifou um rolamento a cerca de um ano.

Fiat 600 71

• Ferrari

• *
  • 12363
Ventoinha Cinquecento
« Responder #27 em: 06 de Outubro, 2007, 13:38:48 »
O meu panda 900 n tem grandes problemas... será mesmo só do cinquecento? :(
Joined 13 May, 2004

600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003

Member nº 182

alexcoupe

• Vignale

• *
  • 701
Ventoinha Cinquecento
« Responder #28 em: 06 de Outubro, 2007, 14:10:04 »
pois n sei... o meu tb no outro dia tb tava tudo bem... sangrei o sistema, agora ta com noias outra vez e a ventoinha so dispara la pos 110º.
troquei as valvulas todas a exepção da k da a informação ao painel de instrumentos da temperatura... nao acham k e mto tarde pa disparar a ventoinha??
Cinquecento Sport
Honda civic coupe

Fiat 600 71

• Ferrari

• *
  • 12363
Ventoinha Cinquecento
« Responder #29 em: 06 de Outubro, 2007, 14:12:48 »
O meu estava a disparar tarde quando tinha pouco liquido no circuito.. enchi aquilo bem a nível e dispara sempre antes do tracinho a seguir aos 90º.

És de onde oh Alex?
Joined 13 May, 2004

600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003

Member nº 182