Autor Tópico: Um Motor Maior Po 850  (Lida 13073 vezes)

Fiat 600 71

• Ferrari

• *
  • 12363
Um Motor Maior Po 850
« Responder #45 em: 08 de Dezembro, 2007, 17:09:14 »
Lembrem-se que este carro pesa cerca de 800 kg, a frente é muito leve, a diferença de pesos entre o eixo traseiro e dianteiro é um factor a não negligenciar.
Quanto ás alterações que eram feitas na altura, bem nem vamos comparar, habitualmente constavam de:
Farois Suplementares
Buzina a ar
Mudança de jantes e pneus
Colocação no vidro traseia de uma resistencia para desembaciar
Mudança de tubo de escepe , muitas das vezes o escpae ficava livre, e pouco mais.
Isto claro nos carros do dia-a-dia, os de competiçao era  diferente
A semana passada tive o prazer de observar com atenção um 600 Alterado na suspensão da frente, excelente, meteram-lhe triangulos á frente e atrás uma barra estabilizadora... entre outras coisas!

Na pista era vê-lo devorar outros canhões! :t_up:  
Joined 13 May, 2004

600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003

Member nº 182

Ricardo_850

• Abarth

• *
  • 2577

Masculino
    • http://classicparts.blogspot.com/
Um Motor Maior Po 850
« Responder #46 em: 08 de Dezembro, 2007, 19:20:12 »
Uma das particularidaes do Fiat 850 é a rotação do motor, como tal, isto provoca dificuldades  a quem quer modificar o motor.
No entanto, se me é permitido opinar sobre esta assunto temos que avaliar bem o que estamos a falar, isto é o carro em si.
Colocar um motor mt potente num carro destes pode ser interessante numas coisas mas mt perigoso no que toca nomedamente á travagem. Lembrem-se que este carro pesa cerca de 800 kg, a frente é muito leve, a diferença de pesos entre o eixo traseiro e dianteiro é um factor a não negligenciar.
Quanto ás alterações que eram feitas na altura, bem nem vamos comparar, habitualmente constavam de:
Farois Suplementares
Buzina a ar
Mudança de jantes e pneus
Colocação no vidro traseia de uma resistencia para desembaciar
Mudança de tubo de escepe , muitas das vezes o escpae ficava livre, e pouco mais.
Isto claro nos carros do dia-a-dia, os de competiçao era  diferente
tudo o que refere foi pensado ao pormenor..
em breve aparece no topico da preparaçao a "ordem" de trabalhos..

esperem para ver..  :d_naughty:  :d_naughty:

cumps :fiat:  
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://classicparts.blogspot.com/ (peças e acessórios p/ clássicos FIAT e multi-marcas)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

MGConcept

• Illuminati
  • Zagato

• 1261
Um Motor Maior Po 850
« Responder #47 em: 09 de Dezembro, 2007, 02:02:31 »
A semana passada tive o prazer de observar com atenção um 600 Alterado na suspensão da frente, excelente, meteram-lhe triangulos á frente e atrás uma barra estabilizadora... entre outras coisas!

Na pista era vê-lo devorar outros canhões! :t_up:
Essa frente já foi discutida com o Ricardo,aumenta e muito a segurança dos 600.Penso que encaixa na perfeição nos 850,mas o Ricardo tambem já descobriu uma especifica para 850 :t_up:

Quanto as modificações,tenho que discordar do Sr. Claudio.Já na altura se abusava e bem,ainda por cima não havia IPO :d_evil: .O meu pai chegou a ter 1 Fiat 600 com preparação Nardi,que fazia Arcos - Porto(120km em estrada de montanha) em 1h,hoje por auto-estrada e a andar bem leva-se o mesmo tempo,por isso não era só mudança de jantes e pneus...  
2 Fiat 600D 65-68
2 Fiat 850 Sport Coupe 68?
2 Autobianchi Abarth 74-85
1 Autobianchi Junior 80
1 NSU 500 Weinsberg 58
E a lista continua...

Picado pelo Escorpião á 25 anos...

Ricardo_850

• Abarth

• *
  • 2577

Masculino
Um Motor Maior Po 850
« Responder #48 em: 20 de Dezembro, 2007, 22:40:49 »

Existe sempre a possibilidade de meteres 1 grupo pinhão/roda de coroa do diferencial com uma relação maior.Para os 600 facilmente se encontra,para os 850 não será tão facil,mas quanto mais não seja mandas fazer a 1 torneiro,eu conheço 1 bom :d_grin:
voltando ao assunto, ja qu ultimamente nao tenho andado com grande tempo para o 850..

descobri reentemente que a relaçao do grupo pinhao/roda de coroa é diferente do 850 berlina para o sport spider/coupe.. no berlina é de 8x37 e nos sport 8x39..

sera uma boa ideia colocar o grupo do sport? ou sera que nao compensa, visto a diferença nao ser muito grande..

cumps
« Última modificação: 20 de Dezembro, 2007, 22:41:17 por Ricardo_850 »
http://classicparts.blogspot.com/ (peças e acessórios p/ clássicos FIAT e multi-marcas)

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Um Motor Maior Po 850
« Responder #49 em: 20 de Dezembro, 2007, 23:32:51 »
as relações de caixa dependem do motor e da utilização a dar ao carro
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Ricardo_850

• Abarth

• *
  • 2577

Masculino
Um Motor Maior Po 850
« Responder #50 em: 21 de Dezembro, 2007, 00:43:30 »
o motor/preparaçao ja esta definidos..
o fim do carro nao é a competiçao, é apenas para o fim de semana, e de vez em quando uns passeios.. mas nada de longas viagens em AE..

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Um Motor Maior Po 850
« Responder #51 em: 21 de Dezembro, 2007, 10:03:07 »
o fim do carro define-se por estilo de condução, queres um carro que tenha aceleração ou ponta? queres um carro para estradas sinuosas? ou para pista? o que ja definiste?

Ricardo_850

• Abarth

• *
  • 2577

Masculino
Um Motor Maior Po 850
« Responder #52 em: 21 de Dezembro, 2007, 11:51:17 »
o fim do carro define-se por estilo de condução, queres um carro que tenha aceleração ou ponta? queres um carro para estradas sinuosas? ou para pista? o que ja definiste?
Acho que uns 150/160km/h reais de ponta chegam bem, não quero andar ai a "acenar os verdinhos".. se ele aguentar bem os 120km/h já chega..
O que quero mesmo é tirar partido dos melhoramentos e para isso acho que só mesmo estrada de montanha, a sentir as acelerações/desacelerações rápidas e ouvir o "barulhinho" lá a trás..
Quanto ao estilo de condução, apesar de não ser para competição defino sem duvida como um estilo desportivo..

Resumindo, para mim basta que o carro aguente bem (sem sentir o motor a desintegrar-se) os 120km/h de resto quero é capacidade de aceleração..

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Um Motor Maior Po 850
« Responder #53 em: 21 de Dezembro, 2007, 13:29:56 »
para teres 160 de ponta... os 120 vão significar desintegração... pensa la... um motor "aquecido" faz 7000 rpms, se o topo for 160 ás 7000 para ires a 120 vais a 5500+/-

percebes o dilema, ou tens um carro de caixa curta ou um de longa o intermédio normalmente é estranho... a n ser que seja uma por medida, eu no meu caso quero vir a usar uma caixa de a112ab que tem as 4 primeiras relações iguais á minha caixa de 4 e depois tem uma 5ª relação mais longa, no teu caso n podes por uma caixa de 5 sem gastar uma pequena fortuna, a solução é alongar o diferencial... mas cuidado! se vais por o motor do a112ab, tenta copiar as relações de caixa dele

Ricardo_850

• Abarth

• *
  • 2577

Masculino
Um Motor Maior Po 850
« Responder #54 em: 21 de Dezembro, 2007, 13:41:55 »
ja me falaram em tentar colocar o "miolo" de uma caixa de 5 numa de 4.. isto sera possivel?.. seria colocar o miolo de uma caixa de a112ab na minha caixa de 4..

Fiat 600 71

• Ferrari

• *
  • 12363
Um Motor Maior Po 850
« Responder #55 em: 21 de Dezembro, 2007, 13:43:32 »
Há pela net caixas de 6 para Fiat 600, supostamente "arraçadas" com a caixa do punto 6 speed.. já não me lembro é onde as vi..
Joined 13 May, 2004

600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003

Member nº 182

MGConcept

• Illuminati
  • Zagato

• 1261
Um Motor Maior Po 850
« Responder #56 em: 22 de Dezembro, 2007, 02:28:05 »
ja me falaram em tentar colocar o "miolo" de uma caixa de 5 numa de 4.. isto sera possivel?.. seria colocar o miolo de uma caixa de a112ab na minha caixa de 4..

Isso é completamente impossivel,a filosofia das caixas é completamente diferente.

O que o Fiat60071 fala é uma adaptação feita com a caixa do punto de 6,tambem pode ser a de 5,mas isto implica saber bem o que se faz,pois a caixa do 600,ou do 850,tem de ser cortada a seguir ao diferencial.Tem de se soldar 1 aumento e só depois soldar a caixa do punto.No entanto o veio primário da caixa do punto tem de ser aumentado,o local do diferencial tem de ser cortado e tapado...Enfim,muita complicação para pouca coisa.
Alem disso a caixa entra e muito no interior do carro,o que impossibilita a montagem de qualquer banco trazeiro.
Se encontrar as fotos ainda as posto :t_up:    
2 Fiat 600D 65-68
1 Autobianchi Junior 80
1 NSU 500 Weinsberg 58
E a lista continua...

MGConcept

• Illuminati
  • Zagato

• 1261
Um Motor Maior Po 850
« Responder #57 em: 22 de Dezembro, 2007, 02:48:52 »
2 Fiat 600D 65-68
1 Autobianchi Junior 80
1 NSU 500 Weinsberg 58
E a lista continua...

Ricardo_850

• Abarth

• *
  • 2577

Masculino
Um Motor Maior Po 850
« Responder #58 em: 22 de Dezembro, 2007, 12:43:49 »
ca esta o segredo!!  :d_naughty:
"-Would I recommend it to others?
.-Sure if you have good machining and fabrication resources available to you."

Nao me parece..
Tou a ver que entao a melhor solução é alongar o diferencial e copiar as relaçoes de caixa do a112ab (isto implica refazer todas as engrenagens no torno certo?)

MGConcept

• Illuminati
  • Zagato

• 1261
Um Motor Maior Po 850
« Responder #59 em: 22 de Dezembro, 2007, 20:16:32 »
Copiar as relações do a112 é complicado,uma vez que só tens 4 velocidades e o a112 5...mais vale alterar só a relação do diferencial,e depois de ter o carro a andar,se for necessario,então sim,fazer uma caixa com rapport diferente.
Esta operação requere muito trabalho de torneiro e nunca fica por menos de 1000€, isto para carretos direitos,para carretos com dentes helicoidais o preço aumenta e bem,pois entra o cabeçote divisor....
Se quiseres 1 bom torneiro avisa :d_grin:  :t_up:  
2 Fiat 600D 65-68
1 Autobianchi Junior 80
1 NSU 500 Weinsberg 58
E a lista continua...