Sinceramente achei que o bravo se bate bem com o 320d (177cv).Consegue ser mais rápido em acelerações a baixa e media velocidade (até uns 180/190). Em AE a subir e bem (Vila Real/Vila Pouca de Aguiar - aquilo sobe como o car...) o bravo não passa os 180. Ok podia ter sacado uma 5ª mas mesmo assim a diferença era grande.Nas outras circunstâncias, plano, ligeiras subidas e ligeiras descidas o bravo foi mesmo mais rápido.Mas também gasta muito mais.
É o 1º fiat que tenho, mas estou a adorar
Bem meu amigo, o conhecido Iuri que tem um Stilo Abarth é que andou a testar contra um Bravo T-Jet.Acima de tudo os carros acabam por ser equilibrados, com o Bravo a dar mais coice do turbo, mas o Stilo entre as 4.500 e 6.500 a ter alguma vantagem.Em arranque parado(Tipo 0-100 ou então 400m), aquilo foi tudo rés-vés.Eu não tenho essa experiência, mas tenho dos Unos Turbos e Puntos GTs, que são turbo como o Bravo.O Bravo poderá ter mais cerca de 20cv do que o Punto GT, mas o seu maior peso não lhe permitirá ser superior; pelo que como tenho os 2 carros: GT e Stilo, o que te posso dizer é que em AE a alta velocidade; até a 4ª do Stilo acabar (~200) os 1400 Turbo não o passam.Numa recuperação de velocidade, tipo quando apanhamos um gajo devagar na AE; vamos supôr: ficas a 120 e pisas.Se o Stilo enfiar a 3ª na altura certa, também vai bem.Nota final: mas todos estes modelos não têm grandes diferenças, acredita;Unos TurboPuntos GTStilo AbarthBravo T-JetGrande Punto AbarthA diferença vai ser feita pelo Kit SS (+25cv e muito aumento de comportamento).Isso sim!
Eu sempre fui um incondicional dos turbos; aliás foi num que dei os primeiros passos de condução.Adoro a maneira de ser destes motores.Ainda hoje tenho um e adoro o carro (Punto GT).No entanto o motor pentacilindrico do Abarth, realmente é fabuloso, pois quase que diria que é uma coisa à parte no mundo FIAT, uma vez que por norma nunca se utilizaram motores destes, excepto: FIAT 2300, Dino, FIAT 130 e 130 Coupé; eles mesmo modelos à parte na FIAT.No entanto, para um 2446 até nem é nada de espetacular com "apenas" 170cv; mas a verdade é que são sempre 170cv.Não consigo afirmar de que motor gosto mais: 1400 Turbo ou 2450 5 cilindros; pois as sensações são diferentes.Ambas transmitem muito prazer.No chamado arranque 0-100 na pratica o Stilo é mais possate, pois a sua 2ª dá 100 rés-vés; e se o der (nalguma unidade) como já aconteceu; o arranque não será de 8,5 mas de 7,4 como já foi conseguido.O que eu quero dizer, é que na rua ou na estrada não vamos arrancar até o ponteiro dar 100 e depois parar.Aceleramos e lá vamos.O Bravo ao ter 6 velocidades terá sempre que meter a 3ª.Mas volto a frisar que tudo será muito aproximado.Nota: na minha cabeça nunca estará em causa uma comparação Stilo Abarth com Bravo T-Jet; pois ela é evidente: em termos de performance vão ter um empate técnico; mas depois tudo o resto não é comparavél.O Bravo é um modelo competitivo do mais moderno que o mercado tem; no caso do 1400 T-Jet vem com um motor excelente que lhe permite excelentes performances.O Stilo é um carro que já acabou; e que nesta versão Abarth é muito peculiar, cheio de particularidades e singularidades, que acabam por atirar as prestações (excelentes e idênticas aos outros FIATs 1400 Turbo) para um plano secundário, pois tudo funciona em conjunto; e o que fica do modelo, não é ser um desportivo ou não, mas apenas que é um CARRO MUITO POTENTE, sem ser um carro de corridas.Até pelo facto de eistirem apenas cerca de 30 unidades em Portugal, o modelo Stilo Abarth ficará na história por isso mesmo, por ser um modelo singular.O que por exemplo é diferente de uma grande máquina em si; e nesse campo existiu o Coupé 20v turbo; "um pequeno Ferrari".Sem querer parecer vaidoso ou "Portuguesinho" e achar sempre que o nosso carro é melhor do que o do vizinho; acho que o Stilo Abarth não é melhor nem pior, é diferente; é um carro muito especial, difícil de comparar com qualquer outro carro.Já aqui se leu a opinião por exemplo do Luke, ao dizer que o Carlo Abarth não tiraria só 170cv de um motor de quase 2500cc no Stilo, e eu em parte concordo; mas também vejo as coisas por outro prisma: a diferença está em decidir colocar um motor desta nobreza num FIAT; e daí a sigla Abarth.Tinha sido mais fácil à FIAT pôr lá o motor do Coupé 20v Turbo de 230cv e pronto; mas não foi isso que se pretendeu; pois afinal até era passar de um desportivo coupé para um carro da gama média "C".O que pretenderam na altura foi equipar o carro com um motor nobre, não necessáriamente um campeão de performances; e o escolhido foi um motor que só existe no Lancia Thesis, o 5 cilindros de 2446cc e 170cv.Claro que levará coça de um Type-R ou Focus RS Turbo; mas o objectivo não era esse, o de um carro de corridas.E se para muitos 170cv podem parecer "pouco" para 2450cc; a verdade é que 170cv são 170cv; e esta potencia sempre foi muito agradavel em carros tipo Mercedes ou BMW, não é? Aliás se virmos hoje os donos de Stilos Abarth, eles não têm nada a ver em termos etários, sociológicos, etc. com os donos de Type-R, isto sem qualquer tipo de preferência da minha parte para com umas ou outras pessoas.Termino, desejando que qualquer um de vós tenha a sorte de um dia vir a ser dono de um Stilo Abarth, e já aparecem a preços interessantes.Quanto ao Bravo, gosto muito do carro, mas até por ser um 5 portas; não serei cliente dele; ainda para mais, porque já está ai o Betta (desculpem mas o Delta para mim é um Betta) e EU particularmente entre os 2 ia para o Delta, desde que o preço não seja muito maior.Não por uma razão em especial, até porque são primos e partilham mecânicas, mas porque o Delta, como é o seu objectivo pretende ser mais exclusivo, charmoso, ter mais classe; apesar de como também já disse, o seu preço poder entrar já no âmbito dos s e ai o 159 ou Brera seriam da minha preferância.